Por que surgiu o outubro rosa

Por que surgiu o outubro rosa

Já estamos em outubro e o movimento do Outubro Rosa é um dos assuntos mais comentados e abraçados nas ruas. A beleza da sutil luz rosa dá toques fraternos a favor da campanha em alguns dos monumentos e instituições do Brasil. O que realmente não deveria ser por menos, afinal, o espírito de luta, garra, fé e determinação pela cura desta doença é o ponto chave desta campanha. O objetivo do Outubro Rosa nós já sabemos e por trás deste movimento há toda uma história de amor ao próximo. Mas e você, sabe como ele surgiu?

A história se deu no final da década de 70, depois que Susan Goodman Komen, descobriu ter câncer ao diagnosticar um tumor na mama. Naquele momento a jovem se viu sem rumo, pois na época não havia tratamento para a cura da doença, muito menos métodos de prevenção. Sua sentença serviu de inspiração para que Nancy Goodman Brinker, irmã e melhor amiga de Susan, prometesse que faria o possível para descobrir a cura e a conscientização pública da cancerização na mama. Após dois anos do falecimento de sua irmã, que ocorrera em 1980, Nancy lançou a Fundação Susan. G. Komen for The Cure.

A partir deste momento as mulheres ganharam a maior aliada na busca da prevenção, diagnóstico, tratamento e cura da doença. O câncer de mama já tinha alta taxa de mortalidade entre as mulheres no mundo e quase zero de importância na sociedade. A luta de Nancy pela busca da cura contra o maior vilão cancerígeno nas mulheres é também, assim como na luta da cura e tratamento, uma história de superação. Viver naquela época onde os meios de comunicação sequer falavam a palavra ‘seio’ em sua programação e uma sociedade retrógrada que abordava o tema como tabu, não seria nada fácil. Mas como toda mulher guerreira, ela conseguiu dar voz ao movimento em muitas cidades nos Estados Unidos, à partir de então, as pessoas começaram a abraçar a causa, o que fez o poder público se interessar, discutir e estudar sobre a cura. Nancy provou que este era um movimento não só dela ou da irmã, mas sim de todo o mundo que busca qualidade de vida para as mulheres.

A campanha se popularizou mais ainda em Outubro de 1997, quando a Fundação Susan G. Komen for The Cure resolveu atrair o público a participar das primeiras edições da Corrida da Cura, realizado em Nova York e Califórnia. Nancy e os promotores estimulavam a população, empresas e entidades a se prevenir e participar da campanha no controle do câncer de mama. Todas essas ações eram direcionadas à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce. E para sensibilizar a população, as cidades de Yuba, CA, e Lodi, NY, se vestiram de laços rosa, homenagem a cor favorita de Susan. Corridas, partidas de boliche e até um desfile de moda com as sobreviventes do câncer de mama para resgatar a autoestima feminina dentro de cada uma foram realizadas. O sucesso foi tanto que assim surgiu o hoje conhecido OUTUBRO ROSA, cumprindo sua promessa a irmã e se propagando para todo o mundo como forma de conscientização.

As primeiras ações no Brasil apareceram apenas em 2002, com a iluminação em rosa do monumento do Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo-SP. Desde 2010 o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA, participa deste movimento. Promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de mama e divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais da saúde quanto para a sociedade. 
 

Por que surgiu o outubro rosa
Por que surgiu o outubro rosa

Kerry Robert Lopes
Estagiário de Comunicação – CSPS

Você com certeza já ouviu falar no Outubro Rosa, certo? Afinal, esse movimento acontece todos os anos desde o início da década de 90. Mas como foi que o Outubro Rosa surgiu e por que é tão importante falar sobre a prevenção do câncer de mama?

Continue lendo para descobrir:

O que é o Outubro Rosa?

Simplificando, podemos resumir o Outubro Rosa como uma campanha internacional que tem por objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Mas e por que Outubro e por que Rosa?

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da sociedade como um todo, unindo população, empresas e entidades.

Quando o Outubro Rosa surgiu?

O movimento começou nos Estados Unidos com diversas ações isoladas referentes ao câncer de mama que aconteceram no mês de outubro, em diferentes estados do país.

Posteriormente, o Congresso Americano veio a sancionar Outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. E foi apenas depois disso, que os laços cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa, começaram a aparecer.

O símbolo foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em 1990, na cidade de Nova York, durante a primeira Corrida pela Cura.

No evento, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida. Depois disso, o laço passou a ser distribuído em diversos outros eventos, até se popularizar e alcançar os quatro cantos do mundo.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. Foi apenas em outubro de 2002 que a primeira iniciativa em relação à campanha foi vista no Brasil, quando o monumento conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.

Mesmo levando um pouco mais de tempo para ficar conhecido aqui no país, assim que o Outubro Rosa surgiu, já foi possível descobrir porque a campanha é tão importante.

Para entender melhor essa história, continue lendo.

Outubro Rosa e suas contribuições no combate ao câncer de mama

Infelizmente,  o câncer de mama superou o câncer de pulmão em 2020, tornando-se o de maior incidência mundial, totalizando cerca de 2,3 milhões de novos casos no mundo.

Por si só, isso já seria um ótimo motivo para chamar tanta atenção para a doença, porém, o mais impressionante, é o fato de que o câncer de mama apresenta um índice de cura de até 95%, se diagnosticado precocemente.

Levando esse dado em consideração, podemos entender porque a campanha do Outubro Rosa é tão importante na luta pela vida das mulheres.

No final das contas, embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, a intensa comunicação sobre o tema faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para dar a devida atenção ao assunto.

O fato é que, além de chamar a atenção para a necessidade de frequentar o médico e de fazer os exames regularmente, há também um maior compartilhamento de informações sobre a relevância do controle da doença através do autoexame.

Resumindo, o Outubro Rosa traz, ainda hoje, resultados positivos ao ampliar o diagnóstico precoce, uma vez que, essa ação auxilia, comprovadamente, na redução da mortalidade de muitas mulheres.

Como é feito o diagnóstico do câncer de mama?

Você sabia que a maioria dos sinais do câncer de mama podem ser identificadas pelas próprias mulheres?

Sim, isso acontece graças à realização do autoexame das mamas, procedimento feito em casa, apenas com o toque dos dedos.

Contudo, vale salientar que o ideal é sempre buscar ajuda profissional, pois apenas dessa forma é possível obter o diagnóstico correto para os sintomas.

A detecção do câncer de mama é feita por exames específicos, como mamografia e ultrassom. Contudo, os casos suspeitos precisam de biópsia para confirmação do diagnóstico.

Por que surgiu o outubro rosa

Outubro Rosa Mormaii: um toque de gentileza

Em 2021, a Mormaii decidiu contribuir efetivamente e de forma solidária à causa do Outubro Rosa, pois acreditamos que pequenas ações geram grandes resultados.

Sendo assim, durante todo o mês de Outubro, a Mormaii irá destinar R$ 1,00 a cada venda realizada no site e lojas físicas ao hospital São Camilo Oncologia, instituição que atua amplamente no combate ao câncer de mama.

Para conhecer mais sobre o trabalho e linha de atuação do hospital São Camilo clique aqui. Lembre-se: não deixe para depois, faça o autoexame regularmente. Previna-se!

Quer dicas sobre como melhorar sua imunidade? Então confira aqui essa receitinha rápida da nossa nutricionista Ivy Ayach.

Outubro chegou e, com ele, os lacinhos rosas começam a tomar conta de tudo. Estamos falando do Outubro Rosa, um movimento internacional que – agora – está bem difundido no Brasil. É comum ver por aqui lugares iluminados ou pintados de rosa e os lacinhos sendo distribuídos. Mas você sabia que a data existe desde a década de 1990? Pois é. 

Vamos saber mais sobre essa importante campanha – como surgiu o Outubro Rosa, do que se trata e por que é importante participar? Confira neste post!

Por que surgiu o outubro rosa

Por que o Outubro Rosa é em outubro?

O Outubro Rosa foi oficialmente criado após a aprovação do congresso norte-americano. O primeiro mês de conscientização sobre o câncer de mama foi realizado em outubro de 1986 pela Fundação Susan G. Komen Breast Cancer. Decidiu-se, então, que este seria o mês de um movimento maior.

Leia também:
Saiba a cor de cada mês para fazer campanhas de conscientização

O que se trata o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Muitas pessoas não sabem, mas a data é celebrada anualmente desde 1990, quando foi criada pela Fundação Susan G. Komen Breast Cancer, maior ONG do mundo voltada para pessoas com câncer de mama. 

O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre essa doença, pois a prevenção e o diagnóstico precoce são sempre os maiores aliados para a redução da mortalidade. 

A Fundação Susan G. Komen Breast Cancer distribuiu um laço cor de rosa, na época, aos participantes da primeira Corrida pela Cura (Race for the Cure), realizada em Nova York, em 1991. Desde então, este passou a ser o símbolo da campanha. 

Como fazer campanha Outubro Rosa?

Todos nós podemos participar deste movimento compartilhando informações sobre prevenção do câncer de mama. Na internet, por meio das redes sociais – seja no perfil corporativo, da sua empresa, ou pessoal – podemos nos posicionar com materiais que mostram os cuidados básicos. Já compartilhamos aqui no blog uma campanha de prevenção do câncer de mama com folheto explicativo para download.

Quando começou o Outubro Rosa no Brasil?

Não se tem uma data definida no Brasil, pois o movimento foi criado em 1990 nos Estados Unidos, pela Fundação Susan G. Komen Breast Cancer. Por aqui, demorou alguns anos para ganhar visibilidade, principalmente de órgãos oficiais. Em São Paulo, a campanha começou a ganhar mais repercussão após o Obelisco do Ibirapuera ser iluminado de rosa em outubro de 2002. Esta foi a primeira grande iniciativa em relação à campanha. Em 2008, o Rio de Janeiro chamou a atenção ao iluminar de rosa o Cristo Redentor. Atualmente, o Outubro Rosa faz parte do calendário nacional de campanhas pelo Ministério da Saúde.

Quais os cuidados com as mamas para prevenção?

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença acomete mais de 60 mil mulheres por ano no país. 

O cuidado com a saúde deve ser permanente. Por isso, é preciso seguir cuidados básicos com regularidade – como autoexame da mama, mamografia, alimentação saudável e exercício físico, e não deixar de consultar um ginecologista. Confira mais detalhes, de acordo com o Dr. Drauzio Varella:

  • Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores  são detectados pela própria paciente;
  • Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;
  • Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.

Quais são os sinais de alerta do câncer de mama?

Os sinais não são os mesmos para todas as mulheres. Os mais comuns são:

  • Mudança na aparência ou sensação da mama OU 
  • Mudança na aparência ou sensação do mamilo OU
  • Secreção mamilar

Consulte um médico se você:

  • Encontrar um caroço (ou qualquer alteração) que pareça diferente do resto do seu seio;
  • Encontrar um novo caroço (ou qualquer mudança) que pareça diferente do seu outro seio;
  • Sinta algo diferente do que você sentia antes.

Se você tiver algum desses sinais de alerta, consulte um profissional de saúde. Se você quer mais informações sobre a rede privada de saúde, por meio da contratação de plano de saúde, nós podemos te ajudar. 

Fonte: Redação blog Nocta

Imagem: Freepik