Por que o cachorro uiva a noite

A cena é clássica: um cão ou um lobo uivando melancolicamente, com a lua cheia ao fundo. Mas não é só nas noites mais claras de luar que esses animais uivam. E você já parou para pensar por que eles fazem isso?

Por que o cachorro uiva a noite
Por que o cachorro uiva a noite

De acordo com Rubia Burnier, veterinária especialista em comportamento animal, uivar é um recurso usado pelo cão para se comunicar à distância, uma ferramenta útil especialmente quando não há contato visual. Quando o animal uiva, sua voz atinge um timbre mas alto e ele pode ser ouvido de longe.

"O uivo de um cão pode ser percebido a quilômetros de distância e serve para chamar atenção, localizar e reunir os membros do grupo. Esse comportamento foi herdado do lobo e é uma característica marcante em algumas raças, como husky siberiano, samoieda e malamute do Alaska. Esses cães uivam em vez de latir", diz a veterinária.

Outro motivo que estimula o cão a uivar, ressalta a especialista, é a presença de uma cadela no cio, cujo cheiro se espalha pelo vento, atraindo machos mesmo distantes e criando assim uma "sinfonia de uivos". Uivar geralmente não significa dor ou sofrimento, mas muitas vezes serve para aliviar o tédio e a solidão. Pode ser também uma maneira de o cão extravasar sua frustração.

Segundo Rubia, cães que ficam sozinhos por períodos longos uivam numa tentativa de trazer de volta seus companheiros de matilha, no caso, a família. "O uivo também expressa excitação e contentamento, como aqueles cães que uivam quando ouvem música", exemplifica a veterinária.

Esta pergunta foi enviada pela internauta Maristela Souza. Clique aqui e envie já a sua.

Fonte: Redação Terra

Você sabe por que cachorro uiva? Não importa o local onde more, certamente você já ouviu algum cãozinho uivando em um fim de tarde ou na calada de uma noite qualquer.

Por que cachorro uiva?

Existem três motivos que explicam porquê cachorro uiva:

  • Chamar a atenção ou demonstrar ansiedade
  • Ferimentos ou descobertas
  • Sons e estímulos

Os pesquisadores acreditam que a genética é o principal motivo que explica porquê cachorro uiva. Isso porque, como todos sabem, os cachorros têm ascendência com os lobos, que têm como característica principal o uivo, utilizado principalmente para se comunicar com a alcateia.

Algo a se considerar é que esse ruído canino, como qualquer outra forma de expressão vocal, não tem significado fixo. Mas, apesar de ser hereditário, os uivos possuem alguns motivos específicos.

Chamar a atenção ou demonstrar ansiedade

Assim como o latido, muitos cães utilizam o uivo simplesmente para chamar a atenção. Muitos pais sabem que eles podem ser emocionalmente manipuladores, mas ainda assim acabam correndo pela casa achando que há algo de errado quando ouvem esses sons, e no fim é apenas um cãozinho que quer brincar ou sair para passear.

Ainda assim, é preciso destacar que existem dois lados para essa moeda. Se o seu peludo sabe que você fica longe de casa por um bom tempo, ele pode uivar como uma expressão de ansiedade de separação. Uivos são completamente comuns, entretanto, quando em excesso, pode mostrar que o cachorro passa muito tempo sozinho.

Cães que são deixados sozinhos por períodos extensos estão sujeitos a essa síndrome. Se este for o caso do seu filho de quatro patas, comece a dedicar um pouco mais de tempo a ele. E quando estiver longe do lar, deixe brinquedos ou coisas suficientes para entretê-lo na sua ausência.

Ferimentos ou descobertas

Outra resposta para a pergunta “porque os cães uivam?” é que muitos cachorros uivam para expressar dor referente a um ferimento ou lesão – as pessoas choram em situações do tipo, já os cães uivam. Alguns também são treinados para uivar quando fazem descobertas. Um cão de caça, por exemplo, é educado para emitir uivos no intuito de sinalizar a busca ou apreensão de algo.

Sons e estímulos

Por último, quem nunca ouviu um cãozinho uivando ao ouvir o som de um carro do gás ou de uma sirene de polícia? A razão é incerta, mas talvez alguns ruídos como esses possam despertar alguma memória genética inativa.

Alguns peludos não têm o hábito de uivar, mas basta ouvir o som distante de sirenes se aproximando para se sentar e começar a uivar. Esses “gatilhos” podem ser qualquer coisa: música em estéreo em uma festa, vinhetas e jingles populares da televisão ou som de instrumentos musicais.

Uma coisa é certa: nunca dê bronca ou tente reprimir um cão que esteja uivando com frequência. Isso só causará ainda mais complicações comportamentais e esconderá o verdadeiro problema. Assim como os lobos, os cães usam o uivo como uma forma de comunicação com a sua família, então pode ocorrer de ele apenas estar querendo avisar sobre algum sufoco, como alerta de perigo, fome, sede ou todos estes citados acima.

Agora que você já sabe porque cachorro uiva visite o Blog da Petlove para mais curiosidades sobre o mundo canino!

Você voltou do trabalho e seu vizinho reclamou dos uivos do seu cachorro?

Calma, você não está sozinho!

Advocate, Advantage, Frontline, Mebendazole Vetnil, Vermivet, Petzi, Canex, Drontal, Bravecto, Capstar, Novartis, Simparic, PetLove, Petz, Cobasi

O uivo é uma característica dos Canis lupus, ou seja, dos famosos lobos.

Os lobos são tão antigos que sobreviveram à Era do Gelo.

Desde o início, eles utilizam o uivo como forma reagrupar sua alcateia e avisar outras alcateias que aquele território já tem dono.

Por que os cães uivam?

Estudos genéticos, e a sequência de DNA, confirmam que o lobo cinzento é o ancestral do Canis lupus familiaris, o nosso cão doméstico.

Mesmo tendo sido domesticados há mais de 100 mil anos, os cães ainda possuem o uivo como parte do seu instinto. Ele está impregnado lá no fundo, onde o tempo não poderá apagar.

Por esse motivo, até mesmo os filhotes uivam, sem ao menos saber o porquê.

Todos os cães uivam, mas algumas raças tendem á uivar bem mais que as outras, são elas:

  • Samoieda
  • Pastor Alemão
  • Malamute do Alasca
  • Pastor Belga Malinois

Você sai de casa e seu cão uiva?

Se você ouve reclamação dos vizinhos sempre que retorna para casa, sinta-se privilegiado.

Como dito anteriormente, os lobos uivam para reagrupar os membros da sua matilha.

Se seu cão põe-se a uivar quando você sai, ou mesmo durante a noite, é sinal de que ele lhe ama tanto que o considera parte da sua família. Afinal, é disso que se trata a matilha.

Quando se vê sozinho, inconscientemente, seu cão desenterra o instinto de seu ancestral e começa à uivar com o intuito de lhe trazer de volta.

Ele sente sua falta, acha que não irá sobreviver sozinho, e não deve ser punido por isso.

Por que o cachorro uiva a noite

Mesmo estando em casa, o cão uiva?

Assim como os lobos uivam para espantar outra matilha, a fim de evitar correr riscos, os cães também podem uivar quando acham que estão sendo ameaçados.

É comum um cão se pôr à uivar quando ouve um barulho estranho ou muito alto, por exemplo. Nessa hora, o uivo serve como um aviso de que o cão está ali, e ele não vai deixar o “inimigo” se aproximar dele ou de sua família.

O que fazer

Você pode pensar: “Ah, mas meu cachorro não fica dentro de casa e uiva mesmo assim”.
Mesmo ele ficando na rua, lembre-se que a audição dele é muito superior à sua.

Se ele não ouve movimentação no interior da casa, seja enquanto você trabalha ou dorme, ele poderá pensar que você não irá voltar, e começará à uivar.

Não repreenda seu amigo. Isso pode passar a impressão de que você não gosta dele.

Por que o cachorro uiva a noite

No caso dos animais que ficam no pátio, o ideal é deixar uma lâmpada acesa dentro de casa, de maneira que ele possa ver. Geralmente, cães associam a claridade artificial à presença humana.

Caso não resolva, você pode deixar um rádio ligado, pois ele pensará que você está em casa.

Para os cães que ficam dentro de casa, uma televisão ligada em volume baixo costuma resolver, ou ao menos amenizar o problema. O truque do rádio também é válido.

No caso do cão que uiva mesmo não estando sozinho, ao ouvir o primeiro sinal de uivo o tutor deve se aproximar, ou ao menos ficar onde ele possa ver, e conversar com o cão.
Isso serve para que ele perceba que você está ali, o que transmite a sensação de segurança.

Você pode recorrer ao serviço de creche ou hotel em uma Pet Shop.

Nunca deixe seu cão no escuro total, pois ele pode sentir que foi abandonado!

Leia também

Sabia que seu cão pensa que é seu filho? Saiba tudo sobre o assunto aqui!