Por que devemos ter cuidado ao andar descalço na areia

Por que devemos ter cuidado ao andar descalço na areia


Por que devemos ter cuidado ao andar descalços na areia? 


Caminhar pela praia e fazer belos castelos de areia... Brincar descalço no parquinho, livre, leve e solto... O que pode ser melhor?

Qualquer que seja a sua preferência, vale a pena registrar que onde a areia é quente e úmida pode haver seres microscópios causadores de doenças, os geo-helmintos. 

Geo significa terra e helmintos, vermes. Logo, estamos falando de vermes que passam parte da vida na terra. Alguns contaminam cachorros, gatos, aves e outros bichos. Já outros pegam carona em nós, humanos. A fase adulta dos geo-helmintos é sempre dentro do corpo de um hospedeiro. 

Acontece que o verme precisa do solo para a eclosão de seus ovos e para passar a primeira fase de suas vidas, a fase de larvas. Mas como esses ovos vão parar no solo? Pelas fezes dos animais contaminados. Um cachorro, por exemplo, contaminado por geo-helmintos, ao liberar suas fezes na areia, libera junto com elas os ovos do verme.

Esses ovos podem ficar vivos no solo por muito tempo -- em alguns casos, por anos -- até eclodirem, deixando sair as larvas que podem ir parar dentro de um animal e continuar seu ciclo de vida. 

Opa! Mas como as larvas vão parar dentro de um animal? Pode ser de carona em uma fruta que alguém come sem lavar ou grudadas em um alimento que cai na areia e é levado à boca ou, ainda, perfurando a pele dos pés descalços -- neste momento, sentimos apenas uma coceirinha. 

Dentro do corpo do hospedeiro, as larvas seguem pela corrente sanguínea até chegar aos intestinos, onde encontram os nutrientes que precisam para se tornar geo-helmintos adultos, reproduzir e colocar os ovos, que chegarão ao solo junto com as fezes do animal contaminado, recomeçando o ciclo de vida do verme.

Nos intestinos, os vermes disputam com o organismo do hospedeiro os nutrientes, como proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas. Se ficarem por muito tempo ou em grande quantidade no corpo humano, por exemplo, a pessoa pode desenvolver uma doença conhecida como anemia, que dá uma grande sensação de indisposição e fraqueza. 

Mas não entre em pânico! Existem maneiras simples de evitar a contaminação por geo-helmintos, como lavar bem os alimentos, recolher o cocô que o seu animal de estimação faz na areia e andar de sapatos em áreas onde existe esgoto aberto ou a presença de muitos pombos. Quer mais dicas? Visite a CHC Online: www.cienciahoje.com.br

(Elisabeth Christiano de Almeida)

https://ensinarhoje.com/artigo-de-divulgacao-cientifica-texto-e-atividades/

01) Qual é o assunto abordado no texto? Justifique sua resposta: 

02) Por que podemos afirmar que se trata de um artigo científico? Quais são as características dessse gênero? 

03) Justifique o emprego de algumas interrogativas no texto: 04) O que o "Opa", presente no sexto parágrafo, expressa? 05) Que recomendações o texto dá para evitar a contaminação por geo-helmintos?

06) O que você aprendeu de importante com o texto em questão?


07) Diga a que classe gramatical pertence cada palavra sublinhada no texto: 

Preciso que crie uma história chamado "Um Caipira No Pedaço" que tenha problema, conflito e solução. com o personagem aprendendo uma lição de moral.

Você acha que os personagens retratados por McCurry posaram para fotos? Por que? Que diferença vc vê entre uma foto na qual os personagens posam para … o fotógrafo fazendo o que ele determina e outra em que o registro é espontâneo?

O que é uma narrativa? História contada por alguém. Momentos da narrativa. Apresentação/Introdução (situação inicial): Nessa parte inicial o autor do … texto apresenta os personagens, o local e o tempo em que se desenvolverá a trama. No inicio, tudo está tranquilo, "a princesa vivia feliz em seu castelo". Pode-se também chamar de estabilidade, pois tudo está em paz, calmo. • Desenvolvimento (conflito ou complicação): vêm logo após a introdução. Nessa parte, aparece o problema da história, e os acontecimentos se desenvolvem. Há uma transformação, algo acontece e desequilibra a situação inicial. A paz transforma-se em pesadelo e as personagens não são mais felizes. -Climax parte do desenvolvimento da história, o clímax esigna o momento mais emocionante da narrativa, o mento de maior tensão da história. onde tudo começa a ainhar para o desfecho. sfecho também chamon lata 2 6Q va​

Observe com atenção o olhar do menino que está sentado na primeira carteira. O que ele sugere

Qual é a origem de tá de informal para formal

Martha Medeiros: Fizeram a gente acreditar que amor... Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente ante … s dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é racionado nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais rápido. Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um", duas pessoas pensando igual, agindo igual, que isso era que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Ninguém nos disse que chinelos velhos também têm seu valor, já que não nos machucam, e que existe mais cabeças tortas do que pés. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que poderíamos tentar outras alternativas menos convencionais. O QUE VOCE ENTENDEU ? EXPLIQUE

Hoje durante também somos desafiados a anunciar a solidariedade do Deus de Jesus Cristo, que nos consola com sua cruz.Durante a semana, anotar situaçõ … es de sofrimento observadas na internet, na televisão ou mesmo nas ruas da cidade, a fim de refletir sobre quem são os sofredores de nosso tempo e o que podemos fazer por eles.Tema de catequese por favor me ajudem ​

E quanto ás informações, qual é a diferença fundamental entre os textos?

1 no emprego anterior, Maria não ERA muito preocupada com horários 2 Maria PEGA o ônibus errado , ela É amiga do motorista; conversa com ele até o pon … to final esses verbos indicam ação ou modelo de ser ?​

Qual e a silaba tonica de prega