Por que axilas ficam escuras

Por que axilas ficam escuras
Por que axilas ficam escuras

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, acabam se incomodando com a pigmentação escura das axilas e, inclusive, deixam de usar certos tipos de roupa devido ao constrangimento. Mas, convenhamos, é compreensível: não existe nada pior do que sair de casa e se preocupar com as próprias axilas.

Mas quais são as causas?

De acordo com a dermatologista Mayla Carbone, as causas são diversas e, entre elas, está o uso de ceras quentes - a cera sensibiliza a região com o calor e gera um processo inflamatório na pele, podendo levar ao aparecimento de manchas. A médica também alerta que o uso incorreto de lâminas também pode ser um causador do problema, já que há a possibilidade do método provocar foliculites e, consequentemente, escurecer a região.

A dermatologista comenta que até mesmo o uso de desodorantes inadequados pode escurecer a pele. "Especialmente aqueles com grande concentração de alumínio e/ou álcool que, além de impedirem a transpiração, podem se concentrar na região causando o escurecimento da área", esclarece.

Ainda segundo a dermatologista, no caso de pessoas obesas ou gestantes, o escurecimento das axilas pode ser por conta da acantose nigricans, doença de pele caracterizada por manchas escuras em dobras e vincos do corpo.

Como evitar?

Para a prevenção das axilas escuras o ideal é evitar o uso de desodorantes que contenham álcool e alumínio em suas formulações, tais ingredientes podem agravar o cenário em uma região já irritada.

Ter a hidratação da área em dia também faz grande diferença para que as axilas fiquem menos escurecidas. "É importante a higiene adequada com uso de sabonetes suaves, além de secar bem para evitar o acúmulo de fungos na região", especifica Carbone.

Na hora de depilação, em casos de foliculites de repetição, o famoso "pelo encravado", uma das opções é a depilação definitiva realizada com lasers, para que os pelos não cresçam novamente, evitando voltar a passar outros produtos na área.

Como tratar?

"Para tratamento das axilas escuras, precisamos sempre de uma consulta com seu dermatologista, pois alguns clareadores a base de ácidos podem gerar um processo irritativo e piorar o quadro, por isso existem alguns clareadores específicos para a área de atrito das axilas", explica a dermatologista.

A médica também recomenda, além do laser, a técnica de peeling, mas ambos métodos devem ser uma alternativa após a consulta com um dermatologista.

Consultoria: Mayla Carbone, dermatologista do Hospital San Gennaro.

Axilas e Virilhas escuras: causas e soluções

Axilas e Virilhas escuras: causas e soluções

Por que axilas ficam escuras

Axilas e virilhas escuras são problemas que qualquer pessoa pode ter. Por essas áreas possuírem uma pele mais sensível e estarem em um local de dobra cutânea, são mais suscetíveis ao aumento da pigmentação – processo chamado de hipercromia. Mas esse problema tem solução!

Os fatores mais comuns na causa desses problemas são: alterações hormonais, gestação, tendência a diabetes, infecção de pele bacteriana, o atrito com roupas justas e de tecidos grossos, e o uso de alguns desodorantes com alto teor de cloridróxido de alumínio, álcool ou triclosan pode causar irritação ao reagirem com a pele, levando ao espessamento e à mudança de coloração. Os métodos depilatórios também podem causar esse escurecimento, a lâmina pode provocar uma dermatite de contato (alergia), já algumas ceras podem causar uma reação inflamatória.

A solução para o problema de axilas e virilhas escuras mais indicada é procurar um profissional dermatológico. Com o auxílio de um dermatologista será possível diagnosticar a causa específica do escurecimento, e após alguns exames como: exame de sangue ou raspagem do local. O tratamento será realizado de forma mais assertiva e eficaz.

Não existe apenas uma maneira de clarear as axilas e virilhas. Em alguns casos, peelings corporais ajudam muito, e alguns cremes clareadores também causam um bom efeito na pele escurecida. Mas se o problema for hormonal ou infeccioso precisará de um tratamento mais cuidadoso. Já se a causa for o método depilatório, a solução pode ser recorrer ao laser para eliminar os pelos.

Existem na internet muitos métodos caseiros, que prometem ajudar a ou até mesmo resolver o problema do escurecimento das axilas e virilhas. Mas tenha cuidado com alguns deles. Limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são citadas como milagrosas na remoção das manchas, mas podem se tornar um pesadelo, deixando-as ainda maiores e mais escuras.

A melhor solução é prevenir

Como dito popular, é melhor prevenir do que remediar, sendo assim segue algumas dicas para evitar o escurecimento de axilas e virilhas:

– Evite desodorantes e cremes com álcool na composição;

– Abuse dos cremes hidratantes nessas áreas mais sensíveis;

– Dê preferência a depilação a laser, elas são menos agressivas a pele;

– Acostume-se a usar roupas de tecidos mais leves, e não tão justas ao corpo;

– Lembre-se de usar cremes específicos para o seu tipo de pele;

– Não esqueça o protetor solar, o sol intensifica o problema.

Mas, se você já se encontra com esse problema, procure um dermatologista.

O nosso desodorante antitranspirante foi especialmente desenvolvido para reduzir as manchas escuras nas axilas, ajudando a restaurar o tom natural da pele.

Nosso exclusivo Serum Aclarant tem uma combinação única de Vitamina B3 e ácido hidroxiesteárico (12-HSA) que ajuda renovar as células danificadas, enquanto previne nova pigmentação, cuidando da pele direto na fonte do problema.

E porque ele é um antitranspirante, ele se encaixa perfeitamente na sua rotina, então você pode manter suas axilas com um tom mais uniforme com o uso contínuo.

Por que axilas ficam escuras

Mulher usando desodorante

Desodorante, não dá pra ficar sem, né? Mas como você escolhe o seu? Pelo cheiro? Agora imagina quem não pode usar porque tem alergia?

Uma doença que deixa as axilas escuras é a acantose. A pele fica amarronzada e isso pode acontecer também no pescoço e em outras áreas de dobras. Duas dermatologistas explicam que pode ser um sinal de diabetes, a Dra. Márcia Purceli e a Dra. Valéria Campos.

Saiba mais

A axila é uma região do corpo que, em geral, as pessoas não gostam de ficar mostrando o tempo todo. Especialmente as mulheres. Primeiro porque é uma região onde o odor e o suor precisam ser controlados, segundo porque nas mulheres existe a preocupação de deixá-las sempre sem pelo e clarinha.

Axilas escuras

As axilas podem ficar escuras por alguma irritação, que pode ser causada pelo uso de desodorantes muito secos, pela fricção da lâmina nos pelos, pela agressão que a cera provoca durante a depilação e até por um problema mais grave e sistêmico, que é a resistência periférica à insulina, um sinal de diabetes. Neste caso, a cor vem acompanhada de um espessamento da pele.

Neste caso, o tratamento é a perda de peso e o controle da diabetes. Há também os tratamentos tópicos, com ácidos clareadores e laser, que também podem ser usados nas outras causas de axilas escuras.

Dicas – Use sempre uma lâmina nova. A reutilização aumenta a chance de foliculite. Hidrate sempre depois do banho e antes do desodorante! A hidratação evita o ressecamento excessivo e, consequentemente, o escurecimento.

Inflamações

Hidradenite – É uma doença inflamatória provocada por uma anomalia da glândula sebácea. Este problema causa obstrução do folículo piloso e isso gera vários nódulos (um do lado do outro) que inflamam e acumulam pus. É uma doença crônica, que não tem cura. Normalmente causa muito impacto na qualidade de vida da pessoa, porque as lesões causam dor, mau cheiro e costumam vazar o tempo todo.

O tratamento tem o objetivo de estabilizar os "furúnculos" com algumas medicações que diminuem a contaminação de flora e combatem a infecção.

Quando o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e outros medicamentos não resolvem, o tratamento mais indicado é a cirurgia.

Foliculite – A foliculite é uma inflamação menor, causada normalmente por pelo encravado. A diferença entre ela e a hidradenite é que a foliculite é única, não atinge outra área. O tratamento é com sabonete anti-séptico (só na região) e antibiótico. Costuma não dar recidiva.

Furúnculo - É a inflamação de pele que envolve folículo piloso, glândula sebácea e tecido subcutâneo, causada normalmente pelo staphilococcus. No entanto também pode ser causada por outras bactérias e fungos presentes na pele.

Qualquer caroço na axila é um sinal de alerta! Pode ser reacional, provocado por uma inflamação em alguma parte do braço, como uma inflamação na cutícula, e pode ser sistêmica, desde um linfoma, câncer de mama ou uma simples virose, como citomegalovírus. Dra. Márcia é categórica: Caroço na axila = procure um médico!

Depilação a laser X Fotodepilação

Laser - É uma luz unidirecional, por isso, tem um alvo mais preciso. No caso da depilação, o alvo da luz é a coloração escura, por isso, é um método definitivo. O que o laser lê, ele destrói. Como temos várias camadas de folículos são necessárias várias sessões.

Fotodepilação - A luz não é unidirecional, portanto o alvo não é tão preciso. Atinge o pelo com menos precisão. É um método duradouro.

Todos os equipamentos para depilação à laser e fotodepilação, sejam para uso profissional ou para uso doméstico, estão passíveis de regularização junto à Anvisa. É possível consultar os equipamentos regularizados no portal da Agência.