Por que algumas coisas boiam e outras afundam

Por que algumas coisas boiam e outras afundam
Por que algumas coisas boiam e outras afundam
Por que algumas coisas boiam e outras afundam
Whatsapp

Por que algumas coisas boiam e outras afundam

Por que a fruta flutua na água?

Conceitos como a densidade de um objeto podem fazer parte do conteúdo educacional de crianças das séries primárias. Considerando que é um assunto um pouco complexo, pode surgir a dúvida: como ensinar esta matéria para alunos que mal compreendem o que é peso? Tudo é uma questão de como aplicar tal conceito, se for de forma simples e criativa você poderá se surpreender com a esperteza da turma, então mãos a obra! Material: - Recipiente grande cheio de água (bacia ou balde); - Frutas como: maçã, laranja, quiwi, etc; - Objetos com diferentes tamanhos e pesos: borracha, lápis, pedaços grandes de isopor, clips metálicos, entre outros; - Alimentos: ovos em casca, feijão cru. A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Seu estudo se faz importante porque nos auxilia na caracterização de uma substância.

Observação: A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), por exemplo, a densidade da água é 1,0 g/cm3.

É claro que os conceitos acima são complicados para alunos de 1ª a 4ª série, o professor deve destacar apenas que um objeto flutua ou não de acordo com sua densidade:

1. Densidade maior: objeto mais pesado;


2. Densidade menor: objeto mais leve. *Neste caso, a densidade do objeto é comparada com a da água. Confira uma sugestão de procedimento: 1. Construa uma tabela com a classificação: flutua / afunda. 2. Coloque os objetos, frutas e alimentos um a um dentro do recipiente com água e anote o resultado na tabela: se o objeto flutuar anote na classificação “flutua” e se afundar na “afunda”. 3. O resultado final deve ficar assim:

Flutua                                                   Afunda

Frutas                                                    borracha (grande) Lápis                                                      clips metálicos Pedaços de isopor                                    feijão cru  

Aplicações importantes:

• Atente as crianças ao fato de que, apesar dos pedaços de isopor serem maiores que os outros objetos, eles não se afundam por que possuem a densidade menor que a água. • Faça perguntas como: por que o clipe sendo tão pequeno afunda? O material que o constitui possui densidade elevada.

Por que algumas coisas boiam e outras afundam

Ovo cru flutua ou afunda: faça o teste!

Realizando tal experimento você estará colaborando para a expansão do conhecimento de seus alunos e quando forem estudar Densidade na disciplina de Química ou Física, vão se lembrar da professora que deu asas à sua imaginação. Por Líria Alves Graduada em Química

Os motivos que levam um objeto a flutuar ou afundar na água era uma dúvida comum entre as integrantes desse grupo. Essa ideia surgiu porque algumas de nós termos assistimos um programa da televisão onde os objetos são testados: pergunta-se para os participantes se eles acham que determinado objeto flutua e então são feitos os testes com vários objetos. A nossa dúvida é o motivo que leva alguns objetos a flutuarem na água e outros não. A nossa hipótese é de que objetos mais pesados afundam e os mais leves e que tenham ar dentro flutuam. Nesse projeto de Ciências essa hipótese foi testada. Objetivo geral: descobrir quais objetos flutuam na água, qual a razão deles flutuarem e também o porquê de outros não flutuarem. Problema: por que alguns objetos flutuam na água e outros não? Metodologia: Foram utilizadas três garrafas pet: uma cheia de areia, uma cheia de água e uma vazia (apenas com ar). Cada uma delas foi colocada em uma bacia com água e foi anotado o que aconteceu com cada uma. Resultados: durante o nosso experimento observamos que a garrafa com areia afundou, a garrafa com ar flutuou e na garrafa com água observamos que metade dela afundou e metade flutuou. Com as observações das garrafas com areia e da garrafa com ar, parecia que nossa hipótese sobre objetos pesados afundarem e objetos leves boiarem estava certa. Porém, o resultado observado da garrafa com água ficou um pouco confusa. Por isso, resolvemos fazer pesquisas em sites da internet para descobrir uma explicação para as nossas observações. Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água. Ele nem afunda e nem flutua na água, se mantendo em equilíbrio. Entendemos que os objetos mais densos têm uma maior massa em um determinado volume, ou seja, tem uma quantidade maior daquele objeto em um determinado espaço. No nosso experimento confirmamos essa ideia, pois no mesmo volume (espaço dentro da garrafa pet) a quantidade da substância influencia se ele irá flutuar, ou afundar.

Palavras-chave: flutuar; água, afundar.