Paises onde a lingua inglesa e oficial

Hoje, queremos trocar uma ideia com você sobre os países onde a língua inglesa predomina.

Nós, da Handful English, queremos muito que cada um que chegue até nós não só fale a língua inglesa fluente, como também conheça  um pouco sobre a origem do idioma e onde ele é falado.

E, como é enriquecedor esse conhecimento, estamos aqui para contribuir com seu crescimento.

O Inglês que conhecemos hoje, sendo uma língua germânica ocidental, teve sua origem na Grã-Bretanha e, após a constante expansão do Império Britânico, o idioma foi se disseminando durante os séculos XVIII e XIX.

Por este motivo, através da colonização do Império Britânico, a maioria dos países que hoje têm como nativa a  língua inglesa, foram ex-colônias da Grã-Bretanha, como os Estados Unidos, África do Sul e Canadá.

Fazendo assim,  com que seja o segundo idioma mais comum utilizado no mundo ocidental.

A língua inglesa é amplamente aprendida como uma segunda língua   e usada como língua  oficial  da União Europeia, das Nações Unidas e de muitos países da Commonwealth (Comunidade das Nações, é uma organização intergovernamental composta por 53 países membros independentes), bem como de muitas outras organizações mundiais.

É o terceiro idioma mais falado em todo o mundo como primeira língua, depois do Mandarim e do Espanhol.

Inglês = falantes nativos: 379 milhões / falantes não nativos: 753 milhões

Chinês Mandarim = falantes nativos: 918 milhões / falantes não nativos: 199 milhões

Hindi = falantes nativos: 341 milhões / falantes não nativos: 274 milhões

Dados coletados da Ethnologue (2020).

A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma das principais referências no reconhecimento de países em âmbito internacional e reconhece atualmente 193 países.

Certamente, aprendendo a língua inglesa você já consegue se comunicar com grande parte dos habitantes do mundo.

Países que falam a língua inglesa

Devido à fusão das palavras de tantos outros idiomas ao longo da história, o inglês contém um vocabulário gigantesco.

A língua inglesa moderna não só absorveu palavras de outras línguas europeias, como também de todo o mundo, incluindo palavras do hindi e de origens africanas.

Podemos observar uma lista de mais de 250.000 palavras distintas do idioma no Oxford English Dictionary, não incluindo muitos termos técnicos, científicos ou gírias.

Os países com maior população de falantes nativos da língua Inglesa são, em ordem decrescente: Estados Unidos (215 milhões), Reino Unido (61 milhões), Canadá (18,2 milhões), Austrália (15,5 milhões), Nigéria (4 milhões), Irlanda (3,8 milhões), África do Sul (3,7 milhões), e Nova Zelândia (3,6 milhões), conforme censo de 2006.

Países onde o inglês é língua nativa: 

Austrália

Bahamas

Estados Unidos

Granada

Guiana

Inglaterra

Escócia

Gales

Irlanda

Jamaica

Nova Zelândia

Trinidad

Países onde o inglês é língua oficial mas não nativa:

Botsuana

Fiji

Gâmbia

Gana

Libéria

Maurício

Nigéria

Rodésia

Serra Leoa

Uganda

Zâmbia

Países onde o  inglês é o segundo idioma oficial:

Camarões

Índia

Lesoto

Malui

Malta

Namíbia

Nauru

Filipinas

Singapura

África do Sul

Suazilândia

Tanzânia

Tonga

Samoa Ocidental.

Língua inglesa, o idioma global

O inglês, com o passar do tempo,  deixou de ser uma linguagem que pertence apenas às pessoas que são etnicamente inglesas.

O uso do idioma cresceu tanto  ao redor do mundo que se identifica como comunicação internacional mais usada.

Muitos falantes do inglês na África tornaram-se parte de uma comunidade linguística “afro-saxã” que une africanos de diferentes países.

O inglês moderno, por vezes denominado como a primeira língua franca global, também é considerado como a primeira língua mundial.

O idioma é o mais usado no universo das  publicações de jornais e livros, nas telecomunicações internacionais, na publicação científica, no comércio internacional, no entretenimento de massa e na diplomacia.

No Brasil aproximadamente 5% da nossa população fala inglês apesar de não possuir fluência, o que nos coloca em 41º num ranking de número de falantes do idioma por pessoa.

Pouco, não é mesmo?  E você, tá incluso nesse bolo aí ou tá perdendo tempo sem saber falar inglês?

Depois de tudo que conversamos aqui, ficou muito claro que não saber falar inglês nos torna “ET ‘S” em meio ao caos urbano mundial em que vivemos.

Estamos aqui pra fazer você se sentir incluso novamente, humano, falante fluente da língua inglesa.

Queremos te manter vivo, rodeado de amigos em todos os lugares do mundo, onde o idioma é falado.

Nossa missão é te tornar uma pessoa  internacional, viajada, capaz de ampliar seu network pelos países, um businessman / woman.

Não podemos esquecer que o inglês é a fonte para diversificação, abre portas e te proporciona ganhar dinheiro.

Paises onde a lingua inglesa e oficial

Curiosidade:

Diferentemente do que a maioria das pessoas  imaginam, o inglês não é a língua oficial dos Estados Unidos, apesar de ser a mais dominante.

Isso ocorre  porque o país não tem língua oficial.  Os Estados Unidos sempre foram uma nação multilíngue.

Muitos Estados americanos, por outro lado, decretaram o inglês como língua oficial.

Lá, cada Estado da nação pode ter leis próprias que colocam a língua  de sua preferência como a sua oficial.

Mas a nação na sua integralidade, em sua constituição, não coloca nenhuma de forma oficial.

Hoje, o que encontramos são leis como as imprescindíveis para a naturalização, que exigem fluência em inglês.

Há movimentos, públicos e até no Senado federal, que lutam pela oficialização.

Como cada Estado pode escolher sua própria língua oficializada, 32 optaram pelo inglês.

O Havaí opta pelo inglês concomitantemente ao havaiano.

O Novo México se baseia em leis que prevêem o uso do inglês e do espanhol.

Parecido com a Califórnia, que não abre mão da obrigatoriedade de documentos do governo serem publicados também em espanhol.

A Louisiana escapa do espanhol e adere o francês como oficial ao lado do inglês.

Territórios dependentes dos Estados Unidos não são obrigados a ter a língua inglesa como oficial.

Já Porto Rico tem o espanhol como oficial, a Samoa Americana utiliza o samoano, Guam usa o chamorro e as Ilhas Marianas do Norte utilizam o chamorro e o caroliniano.

Cerca de 80% da população americana aderiu apenas o inglês em suas casas.

Em segundo lugar está o espanhol, com 12%.

Pronto, agora demos motivos mais do que suficientes para você entrar em contato conosco, hoje mesmo, e conversar com nossos especialistas e fazer sua matrícula.

See you!

Atualmente, existem mais de 60 países de língua inglesa, ou seja, onde o inglês é o idioma oficial. Além disso, este é a língua mais utilizada na comunicação entre os povos, nas relações comerciais e governamentais. Atualmente, estima-se que existem mais de 508 milhões de pessoas fluentes no mundo.

Entre os países que possuem o inglês como língua materna, a maioria teve colonização britânica, mas também sofreu influência de outras nações vizinhas e de pessoas que migraram de lugares distantes. Daí os sotaques e as diferenças de vocábulos para se dizer a mesma coisa.

Como os linguistas afirmam, a língua (principalmente a falada) é um organismo vivo, que muda com o passar do tempo, ganha novas expressões e perde alguns vocábulos. Por isso a importância de aprender inglês além do curso tradicional, vivenciando e praticando o idioma.

Países de língua inglesa

Você pode nem imaginar, mas nações pouco conhecidas também têm o inglês como língua predominante: Antígua e Barbuda, Belize, Brunei, Camarões, Dominica, Eritréia, Filipinas, Gâmbia, Granada, Jamaica, Lesoto, Madagascar, Malásia, Malta, Micronésia, Namíbia, Papua Nova Guiné, Samoa Ocidental, Seicheles, Sri Lanka, Suazilândia, Tonga, Tuvalu, Uganda, Vanuatu e Zâmbia são alguns exemplos.

Grande parte desses países foi colonizada por britânicos ou recebe muita influência norte-americana. O idioma sofre bastante interferência do latim (video, exit, circus), alemã (hamburger), espanhola (guitar, banana, tango) e francesa (restaurant, biscuit, garage), entre outras.

Além desses, há aqueles velhos conhecidos países de língua inglesa. Confira abaixo:

Estados Unidos

Atualmente, é o seu poderio bélico e econômico que fez do inglês a língua universal. É também o inglês mais comum mundo afora, por conta da disseminação de músicas, filmes, séries e livros americanos.

Os Estados Unidos merecem uma visita, seja pelo potencial que apresentam para estudos e negócios ou pelo entretenimento, desde os parques da Flórida, passando pela surpreendente Las Vegas até a gigante Nova York. Já pensou em assistir a uma peça ou musical da Broadway e compreender tudo o que está sendo falado?

Inglaterra

É o berço do idioma. A principal diferença do inglês britânico para o americano é a pronúncia. Não há língua melhor ou pior, mais fácil ou difícil; são apenas particularidades e diferenças de um mesmo idioma que pouco interfere no aprendizado geral. O que se fala em um local é compreendido no outro e vice-versa.

A terra de Amy Winehouse, Rolling Stones e Beatles deve constar na sua lista de lugares para conhecer. Ela é repleta de histórias, parques e construções maravilhosas. Além disso, a vida noturna é bastante agitada — os pubs e bares em geral estão por toda parte.

Canadá

O inglês é a primeira língua do país devido à invasão britânica, mas a maioria dos habitantes é bilíngue e também fala francês, pois a colonização foi francesa. Por conta disso, o inglês canadense possui peculiaridades provenientes do francês.

Além disso, o inglês canadense é muito reconhecido como um idioma mais simples e limpo, sem muitas interferências e sotaques carregados, fácil de ser entendido. É considerado um inglês de vocabulário internacional, tendo poucas expressões e gírias que variam de região para região.

O país deve constar na sua lista de locais a serem visitados por ser um exemplo de nação de primeiro mundo: limpa, organizada e movimentada. Ao mesmo tempo, oferece tranquilidade e paisagens incríveis. O verão é ameno e o inverno é rigoroso.

Austrália

Está aí um país que fala um inglês muito particular. Na escrita e no linguajar formal para negócios o idioma não possui muitas variações. Mas os australianos são tão informais e apreciam tanto um estilo mais aberto que abreviam quase todas as palavras e encurtam a maioria das frases no dia-a-dia.

A abreviação não influencia tanto o tempo de pronúncia — para se falar barbie ou barbecue leva-se quase os mesmos segundos —, mas o linguajar fica mais divertido e convidativo. E é assim que o povo australiano é: comunicativo e sem cerimônias.

Conheça a terra dos cangurus e se surpreenda com as paisagens de cair o queixo e o clima delicioso, ótimo para viver, perfeito para passear e, de quebra, praticar o inglês australiano!

África do Sul

O inglês sul-africano recebeu algumas interferências de zulu e outras línguas faladas na África. Alguns vocábulos do africâner, como trek (“jornada” ou “caminhada”), foram assimilados pelo inglês falado ao redor do planeta e ganharam o mundo, vide o filme Star Trek (“Jornada nas Estrelas”).

É um país com paisagens ímpares e um excelente custo-benefício, pois os cursos de idiomas não são caros e a moeda vale menos do que o real. Seja para estudar ou passear, é uma experiência e tanto!

Singapura

Uma opção da Ásia é Singapura, que também foi uma colônia da Inglaterra. Por lá, o inglês é uma das quatro línguas oficiais (junto com mandarim, malaio e tâmil). É claro que o idioma recebe interferências asiáticas e tem singularidades no sotaque.

Muito conhecida pela força nos negócios, Singapura é berço de várias startups de games e aplicativos, além de ser um paraíso de compras por seus preços baixos e sua enorme variedade.

É um país multicultural e bastante seguro. A cidade-estado de mesmo nome recebe pessoas do mundo todo, o que facilita ainda mais o aprendizado.

Singapura conta com muitos pontos turísticos, como Clarke Quay, Gardens by the Bay e Marina Bay Sands, além do show das águas, o circuito de Fórmula 1 e diversos templos.

Irlanda

Um destino europeu bilíngue! Por lá, fala-se inglês e irlandês fluentemente. A base e a gramática do idioma são as mesmas de outros países; o que muda é o sotaque e algumas gírias mais peculiares.

Algumas singularidades são que eles quase não usam o to no inglês falado e nem as palavras yes e no. Quando questionados sobre algo, eles respondem com o verbo. Por exemplo: para “Can you drive?”, a resposta será “I can”. Quer aprender uma expressão típica do inglês irlandês? “What’s the craic?” significa “Quais são as novidades?”.

A visita vale muitíssimo a pena! Os países da Europa ficam muito próximos, cada um tem o seu charme e suas peculiaridades que devem ser conhecidas, é claro. Mas as paisagens medievais e a natureza intocável da Irlanda são arrebatadoras!

Indicamos aqui algumas nações que você deve visitar, seja a negócios, a passeio ou para estudar. Cada uma empresta particularidades para o idioma, tem influências distintas e sotaques único.

A gramática é a mesma em qualquer um desses países de língua inglesa. O cotidiano, o calor das ruas e o dia-a-dia em cada lugar é que trazem variações para as palavras e os jargões — que possuem muita história e fazem todo o sentido para cada povo.

O que achou da nossa lista? Conhece algum desses países? Como foi falar inglês por lá? Deixe suas impressões nos comentários!