Onde estudar administração pública

A primeira faculdade de Administração Pública no Brasil foi a Fundação Getúlio Vargas, há cerca de quarenta anos. Este curso tem o objetivo de formar profissionais capacitados a atuar em todos os níveis do governo e diversas esferas políticas. Estes terão a responsabilidade de planejar e organizar o setor público a fim de atender as necessidades da população.

Hoje em dia, são diversas as universidades que possuem a faculdade de Administração Pública. O curso tem, em média, quatro anos de duração, nos quais o estudante terá contato com diferentes disciplinas da área das ciências humanas e matérias ligadas à gestão e administração, entre outras.

Onde estudar administração pública

Como é a faculdade de Administração Pública?

Os cursos de Administração Pública oferecem uma formação multidisciplinar para os profissionais que precisam administrar uma cidade. Otimizar recursos para educação, saúde, transporte e cultura é apenas um dos tantos desafios da carreira.

Com duração de oito semestres ou períodos, a faculdade de Administração Pública é composta por disciplinas da área das ciências humanas, como ciência política e sociologia, e também das ciências exatas, como matemática financeira e contabilidade, por exemplo.

Não basta apenas de conhecimentos sobre Administração. O aluno do curso precisa entender as leis e estudar muito sobre política. A formação é amparada por outros cursos superiores, como Direito, Economia e Ciências Sociais.

A maior parte da grade curricular deste curso tem as mesmas disciplinas que o curso de Administração, como, por exemplo, matemática, economia, contabilidade, administração financeira e estatística. As matérias específicas da faculdade de Administração pública são:

  • Direito público;
  • Gestão de projetos
  • Políticas públicas;
  • Gestão de pessoas;
  • Contabilidade pública;
  • Economia brasileira;
  • Marketing Governamental;
  • Negociação e Arbitragem;
  • Matemática Financeira
  • Entre outras.

Ao longo da formação, o estudante deverá apresentar trabalhos e seminários, além de realizar provas. A maior parte das instituições de ensino exigem que o aluno cumpra determinada quantidade de horas de estágio, em prefeituras e escritórios.

Ao final do curso, é obrigatória a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade de monografia, um trabalho de pesquisa acadêmica sobre determinado tema estudado em sala de aula. Este deve ser apresentado perante banca avaliadora como requisito total para a aprovação na faculdade de Administração Pública.

Qual a diferença entre Administração e Administração Pública?

Os estudantes costumam confundir os cursos de Administração de Empresas e Administração Pública, mas os dois possuem diferenças entre si. O primeiro diz ao campo empresarial, que está inserido na lógica do lucro. Já o segundo diz respeito às organizações públicas, que tem a ver com a formulação e implementação de políticas públicas capazes de atender demandas sociais.

Onde estudar Administração Pública?

Há quarenta anos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) abria o primeiro curso de Administração Pública no Brasil. Hoje em dia, diversas outras universidades dispõem desta formação.

Entre os melhores cursos de Administração Pública em universidades públicas, de acordo com o Guia do Estudante, estão os seguintes:

  1. Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho – Belo Horizonte (MG);
  2. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis (SC);
  3. Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP);
  4. Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Araraquara (SP);
  5. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG).

Além destas, existem diversas opções entre as universidades e faculdades privadas que oferecem o curso de Administração Pública, como a pioneira Fundação Getúlio Vargas, a faculdade Pitágoras e a Uniasselvi.

Como é a carreira de administrador público?

O principal ramo de trabalho do profissional formado na faculdade de Administração Pública está, de fato, nos setores públicos das mais variadas esferas do governo, desde secretarias municipais, até mesmo ministérios federais.

Seu papel é elaborar políticas públicas que visem atender as demandas da população, ligadas às mais diversas áreas, como saúde, cultura, educação e habitação, por exemplo. Essas políticas devem visar combater desigualdades e eliminar fatores como fome e analfabetismo.

O administrador público deve, ao elaborar a proposta de política pública, avaliar a viabilidade de seus projetos e tudo o que é necessário para que estes sejam colocados em prática, como orçamento, infraestrutura e demais recursos.

É o profissional graduado em Administração Pública que se responsabiliza por ações como, por exemplo, campanhas de vacinação, doação de animais abandonados, construção de moradias, entre outros.

Onde o administrador público pode atuar?

Onde estudar administração pública

Apesar de o principal campo de trabalho do bacharel em Administração Pública ser o setor público, o profissional também tem diversas oportunidades em organizações do terceiro setor e empresas privadas.

O administrador público pode trabalhar em Organizações Não Governamentais (ONGs) elaborando projetos, campanhas e processos de licitação e estabelecer contato com empresas privadas.

Este profissional também pode trabalhar em empresas privadas com o foco de estabelecer relações com o setor público a fim de tocar projetos cuja administração é conjunta, como é o caso de determinadas linhas do Metrô na cidade de São Paulo, por exemplo.

Além destas áreas, o bacharel em Administração Pública também tem condições de prestar consultoria para empresas dos setores públicos e privados. Nesse trabalho, ele busca planejar ações que visem à redução de gastos dos serviços públicos, a fim de potencializar os benefícios das políticas públicas.

Outra possibilidade é seguir carreira acadêmica, desenvolvendo pesquisas científicas ou dando aulas. Para isso, é necessário fazer mestrado e doutorado.

O salário médio do administrador público varia conforme o cargo. No início da carreira, o valor é de R$3.000,00, mas pode chegar a R$10.000,00.

Perfil do profissional da Administração Pública

O profissional que almeja se formar na faculdade de Administração Pública deve ter o perfil de alguém com facilidade de lidar com o público (pessoas das mais diferentes classes sociais), a fim de atender igualmente às necessidades de todos. É preciso ter a real intenção de ajudar a melhorar a qualidade de vida da população.

A capacidade de relação humana e a criatividade para implementar projetos com pouco dinheiro são pontos importantes no perfil do administrador público. Este profissional também deve ter boa concentração, ser organizado e gostar de planejar.

Assista ao vídeo abaixo e obtenha mais informações sobre o curso e carreira:

Ainda tem dúvidas sobre a graduação? Deixe um comentário.

Nila MariaJornalista e especialista em Literatura Brasileira. Atua como criadora de conteúdo, gosta de falar de livros e comida. Sonha em ser muitas coisas e coloca amor em tudo o que faz.