O que um estudante de administração estuda

O que um estudante de administração estuda

O administrador é o profissional que vai gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O bacharel de administração trabalha integrado a diferentes departamentos e precisa saber trabalhar em grupo.

Para saber mais sobre a graduação e a carreira, o Por Dentro das Profissões falou com o professor Hamilton Luiz Corrêa, coordenador do curso de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e vice presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo.

As matérias na faculdade

O curso de Administração começa com matérias bastante abrangentes e fundamentais para um administrador. A princípio o aluno vai estudar muito cálculo, estatística, informática, psicologia e matérias ligadas à gestão de empresas. “Nós tentamos colocar algumas coisas mais específicas, também, porque o aluno entra querendo estudar aquilo que ele vai trabalhar e não queremos frustrá-lo”, diz o professor.

Ao longo do curso, as matérias passam a se tornar mais específicas e o aluno pode até escolher qual área ele prefere estudar mais. “Mas no curso da USP, ele não se especializa em nenhuma área. Formamos sempre um multiespecialista”, explicou Corrêa.

TCC e estágio

Em boa parte dos cursos, o aluno precisa fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (no caso da USP ele dura dois semestres) para se formar. O estudante também precisará cumprir um período mínimo de estágio obrigatório.

Intercâmbio

Algumas universidades oferecem convênios de intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras. O aluno continua pagando a mensalidade que paga normalmente aqui, mas tem oportunidade de cursar pelo menos seis meses em outro local – arcando com custos da moradia e das passagens.

Continua após a publicidade

“O aluno que viaja vai ter uma proficiência em alguma língua estrangeira, oportunidade de estudar matérias diferentes e todos os benefícios sociais e culturais que viver fora oferecem”, fala Corrêa, um dos responsáveis pela implantação do Centro de Colaboração Internacional da FEA. Para ele, a experiência é fundamental.

Mercado de trabalho

“O mercado de trabalho para o administrador é ótimo. Algumas empresas chegam a brigar pelos nossos alunos, pois elas buscam sempre alguém com uma boa formação”, conta Corrêa. O administrador também tem possibilidade de trabalhar com finanças, marketing, gestão de pessoas e operações em qualquer empresa ou organização.

Vantagens da carreira

Para o administrador Hamilton Corrêa, a maior vantagem de se formar em Administração é justamente a variedade que o formando encontra no mercado de trabalho. “O curso é de humanas, mas o administrador pode trabalhar desde em marketing até informática”, diz o professor.

“O administrador estuda psicologia e aprende a lidar com as pessoas. Ele sabe não só do processo técnico, mas vai entender também o porquê de tal cliente preferir determinada solução. Isso é uma coisa única da administração, que é um curso abrangente”, completa.

Dificuldades da carreira

“Administração é uma das faculdades com o maior número de formandos, isso pode ser uma dificuldade”, afirma o professor. Segundo ele, são muitos os cursos de Administração oferecidos, mas os alunos que fizerem boas faculdades e se destacarem nas notas e nos estágios, terão grandes chances de conseguir uma vaga no mercado.

E para quem acha que os engenheiros “roubam” as vagas dos administradores, atenção: “isso é mentira. Há mercado pra ambos. Antigamente era até verdade, quando a Engenharia era mais tradicional, mas hoje o administrador é mais contratado para os cursos de Administração”. Segundo o coordenador do curso da FEA-USP, o diferencial está justamente no ensino de Humanidades que o administrador recebe, já que aprende as competências para trabalhar em grupo e ser um gestor de pessoas.

Personalidade do administrador

“Aqui a gente fala que o administrador precisa ter “chá””, brincou o professor. Mas ele explica: “precisa ter conhecimento, habilidade e atitude”.

A escolha da profissão é fundamental para a vida de cada um de nós, uma vez que ela pode propiciar não apenas uma carreira bem-sucedida, mas, também, nos trazer realização e felicidade pessoal.

Mas como decidir qual é a melhor faculdade para fazer? O curso de administração é uma ótima opção, tendo em vista sua abrangência formativa e variedade de possibilidades de atuação profissional, bem como a grande demanda do mercado.

Que tal, então, fazer um curso de administração? Para te ajudar a tomar essa importante decisão, neste post, vamos indicar o que você vai aprender ao cursar essa graduação.

Descobrindo os tipos de conhecimentos que são abordados ao longo da faculdade, de maneira instantânea, você também saberá quais são as áreas de atuação do profissional graduado em administração. Não perca tempo e confira agora mesmo!

A estrutura do curso de administração

O bacharelado em administração é um curso superior cuja estrutura básica segue a de outras graduações: ele é composto basicamente por uma grade curricular que contém as disciplinas que devem ser cursadas e pelos estágios obrigatórios a serem feitos.

Além disso, na composição desse bacharelado, podem estar o trabalho de conclusão de curso, também chamado de TCC, e atividades complementares.

Embora possa variar de acordo com a instituição de ensino que o oferece, o curso superior de administração dura, em média, 4 anos. O formato mais comum da oferta das disciplinas que compõem essa faculdade é semestral.

Essa mesma configuração é válida para os estágios curriculares obrigatórios, que, em geral, são previstos, pelo menos, após a conclusão dos dois primeiros semestres do curso.

As áreas de formação do curso de administração

Além do mercado constantemente aquecido, um dos principais atrativos do curso de administração é a sua diversificação, que possibilita uma atuação profissional ampla.

Nessa perspectiva, essa faculdade propicia uma formação abrangente, com aprofundado conhecimento teórico, científico e prático, necessário para exercer atividades relativas à ciência da administração, nas suas mais diversas áreas ou enfoques de trabalho.

Com a conclusão de um curso superior de administração, o profissional está preparado para atuar técnica e criticamente nos diferentes segmentos em que os conhecimentos administrativos são necessários.

Para que isso seja possível, essa graduação tem sua grade curricular constituída sobre quatro grandes pilares: formação básica, formação profissional específica, formação profissional aplicada e formação complementar.

Formação básica

O eixo de formação básica objetiva instrumentalizar os futuros administradores com conhecimentos que permitam tanto o desempenho satisfatório em disciplinas dos outros três pilares quanto a atuação crítica no exercício da profissão.

Normalmente, esse tipo de formação é oferecido nos semestres iniciais do curso, uma vez que ele funciona como suporte essencial para todos os conhecimentos desenvolvidos pelo administrador.

Formação profissional específica

O pilar de formação profissional específica tem como finalidade construir habilidades e competências exclusivas da área de administração, capacitando os seus graduandos para exercê-las de modo eficaz e eficiente.

Essa formação é fornecida ao longo de todo o período de duração do curso. Trata-se dos conhecimentos típicos e centrais da profissão de administrador e que as distinguem das outras.

Formação profissional aplicada

O eixo de formação profissional aplicada visa capacitar os alunos do curso. Dessa forma, poderão empregar em conjunto conhecimentos técnicos que são específicos à área com conhecimentos de outros domínios adjacentes a ela ou de natureza tecnológica.

Tal combinação é essencial para que o administrador esteja inserido nas tendências da profissão. Em geral, esse tipo de formação tem início na metade do curso.

Formação complementar

O pilar de formação complementar tem como foco fornecer conhecimentos teóricos e aplicados que expandem a área de atuação dos administradores que estão sendo formados.

Trata-se de um contexto formativo que ajuda o então estudante a direcionar os seus possíveis campos de atuação, enriquecendo o seu perfil profissional. Essa formação costuma ser ofertada durante os períodos finais do curso.

As disciplinas do curso de administração

Mesmo que possam variar de uma universidade para outra, é possível dividir as disciplinas que compõem um curso de administração entre os quatro eixos de formação abordados acima.

Além disso, caso a instituição dê ênfase em alguma área específica da administração, o pilar de formação complementar tende a ser mais direcionado e central para a estruturação do curso. Agora vamos ver as principais disciplinas de cada eixo.

No eixo de formação básica, são comuns as seguintes disciplinas, todas de caráter introdutório: sociologia, antropologia, psicologia social, iniciação à filosofia, ética, direito, ciências políticas, técnicas de interpretação de texto e redação, teoria econômica, estatística básica, matemática, contabilidade, matemática financeira e metodologia da pesquisa científica.

O pilar de formação profissional específica tende a ser composto por matérias tais como: teoria da administração e das organizações, planejamento estratégico, finanças e orçamentos, recursos humanos, mercado e marketing, serviços, finanças públicas, responsabilidade social e terceiro setor, teoria geral da administração, gestão de pessoas, produção e logística, administração de materiais, gestão tributária e administração mercadológica.

No eixo de formação profissional aplicada, entre as matérias mais frequentes estão as de: pesquisa de mercado, métodos quantitativos e qualitativos, teoria dos jogos, tecnologia e inovação, sistemas de informações, modelos matemáticos e estatísticos, inglês para fins mercadológicos, elaboração e análise de projeto de investimentos, bem como tecnologias de marketing.

Com relação ao pilar de formação complementar, as disciplinas que comumente compõem os cursos de administração são as de: educação corporativa, gestão e sustentabilidade, gestão de comércio exterior, empreendedorismo, antropologia organizacional, administração de cooperativas, organização de serviços de saúde e língua brasileira de sinais.

A atuação do administrador em diferentes áreas e a escolha do curso

Tendo em vista a abrangência de formação do administrador, não fica difícil perceber que ela possibilita a atuação desse profissional nas mais diferentes áreas ligadas à administração e segmentos de mercado.

Nessa ótica, cursar o bacharelado em administração permite a obtenção de um perfil formativo diversificado e completo, levando a muitas possibilidades de carreira nos setores público e privado.

Entre as mais variadas opções de faculdades existentes no contexto acadêmico atual, o curso de administração figura como um dos mais interessantes tanto sob o ponto de vista da relação de custo e benefício quanto de inserção mercadológica.

Assim, fazer essa graduação é uma excelente opção, que propicia amplitude formativa ao mesmo tempo em que especifica uma profissão com muitas oportunidades de carreira.

Pronto para cursar administração? Então, entre em contato com a FARO e conheça melhor o curso que oferecemos!