O que é ser simples como uma pomba

Desde seus primeiros dias, a igreja tem sido atormentada por falsos mestres e doutrinas mortais. Nunca houve um período de descanso, uma época em que os cristãos pudessem baixar a guarda. Satanás se opõe à igreja desde o dia de sua fundação, e continuará a se opor a ela até o dia em que ele será destruído.

Naturalmente, então, Paulo estava seriamente preocupado com os falsos mestres e a doutrina mortal, advertindo sobre eles em quase todas as suas epístolas. Ao chegar ao final de sua epístola aos Romanos, ele lembra a igreja para ficar em guarda, pois os falsos mestres são hábeis em usar palavras lisonjeiras e suaves para enganar até os crentes. Paulo ama essa igreja e quer que eles estejam cientes dos desafios que enfrentarão vindos de mestres predadores. Mas sua solução pode nos surpreender. Ele diz a esses cristãos: “quero que sejais sábios para o bem e inocentes para o mal” (Rm 16.19b, versão do autor).

Nisso Paulo parece estar ecoando Jesus. No livro de Mateus, lemos sobre Jesus enviar seus discípulos e avisá-los da iminente perseguição dos inimigos do evangelho. Ele lhes diz como se comportar no meio de tais provações: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10.16). Jesus e Paulo pedem sabedoria e inocência. Vejamos como essas duas passagens nos instruem sobre a proteção de nós mesmos e de nossas igrejas contra os falsos mestres e sua doutrina mortal.

Serpentes e Pombas

Jesus havia ensinado e orientado seus discípulos, e agora estava pronto para enviá-los em uma missão de curto prazo. Eles iriam aos seus companheiros judeus para lhes contar sobre o Messias. Eles eram como ovelhas sendo enviadas para o meio de um bando de lobos perigosos. Os lobos são cruéis e as ovelhas são desamparadas. Os lobos são astutos e as ovelhas são tolas. Como essas ovelhas poderiam sobreviver? Elas precisariam aprender com duas outras criaturas: serpentes e pombas.

As serpentes são animais prudentes, capazes de fazer julgamentos astutos. Elas são capazes de avaliar as circunstâncias e se comportar de maneira apropriada. Quando veem o perigo, escapam de vista sem hesitação. Pombas, entretanto, são animais inocentes. As pombas são criaturas simples e puras que não causam problemas. No entanto, sua simplicidade é propensa a levá-las ao perigo, pois elas não conseguem fugir quando um predador se aproxima. Sua pureza está associada à sua credulidade.

Onde os cristãos são propensos a serem tão inocentes quanto serpentes e prudentes como as pombas, Deus nos chama para algo muito mais nobre e muito mais eficaz. Douglas Sean O’Donnell o expressa da seguinte maneira: “Devemos ser piedosos, mas não crédulos — serpentes inteligentes, mas não serpentes traiçoeiras. Pois nosso caráter recomenda a Cristo; nossa piedade proclama o evangelho”. Devemos nos comportar de uma maneira que chame a atenção para o evangelho, não para nós mesmos. Devemos assegurar que qualquer ofensa que causarmos seja a ofensa do evangelho, não a ofensa de nossa própria depravação. Devemos pregar o evangelho com sabedoria, avaliando situações para descobrir a maneira mais apropriada de falar a verdade mais clara. Sabedoria e inocência servem melhor à causa do evangelho.

Sábio e Inocente

Paulo toma emprestadas as palavras de Jesus e as aplica a um contexto diferente. Se Jesus pede uma testemunha pura, o chamado de Paulo se inclina para uma mente pura. Paulo não deixa nenhum espaço para nossa interpretação. Sabendo que os falsos mestres e sua doutrina mortal estão por perto, os cristãos devem ser “sábios para o bem e inocentes para o mal” (Rm 16.19b). J.B. Phillips o parafraseia desta maneira: “Eu quero ver vocês especialistas no bem, e nem mesmo iniciantes no mal”.

Paulo estava ciente da tentação de nos tornarmos tão preocupados com o mal que poderíamos desenvolvemos uma obsessão por ele. Podemos supor que a melhor maneira de guardar nossa fé é nos tornarmos especialistas em falsas doutrinas, estudarmos os detalhes do erro, para que a verdade se destaque. Mas há pelo menos dois problemas graves com essa abordagem. Em primeiro lugar, somos muito fracos e o mal é forte demais para nos imergirmos no mal e permanecermos intocados. Nosso conhecimento do mal pode logo se tornar uma atração para o mal. Em segundo lugar, defender a verdade estudando o erro é uma tarefa tola. A verdade de Deus é proveitosa, mas o mal é uma falsificação inútil, uma perversão da verdade. A verdade de Deus é fixa e imutável, mas o mal está sempre se transformando, sempre se adaptando às tendências da época. Tornar-se um especialista na verdade, estudando o erro, é perigoso e um desperdício, uma abordagem arriscada e retrógrada.

Paulo oferece uma solução muito mais segura e eficaz. Precisamos concentrar o melhor de nossa atenção no que é bom, puro e amável (Fp 4.8). Devemos fazer da verdade, e não do erro, o foco de nossos estudos e o deleite de nossos corações. Devemos confiar que a maneira infalível de identificar falsas doutrinas é nos tornarmos especialistas na doutrina verdadeira. Como diz John MacArthur: “Não estudem falsas doutrinas, não estudem o pecado, não estudem erros. Apeguem-se à verdade e à obediência piedosa”.

Nossa prioridade deve ser sempre a verdade. Defendemos melhor a fé cristã quando nossa compreensão da sã doutrina é profunda e ampla. O crente com grande conhecimento da verdade está preparado para se defender contra todo erro.

A postura do cristão

Quando se trata de ensino falso, a postura apropriada é o conhecimento sem obsessão. Fazemos bem em saber da existência do erro e sua estratégia de infiltração na igreja. O cristão prudente estará familiarizado com os principais desafios de seus dias, os erros mais proeminentes, os principais mercadores de heresias. No entanto, ele permanecerá inocente ao se equipar com a verdade, em vez de ficar obcecado com o erro. À medida que surgirem heresias, ele responderá aumentando sua familiaridade com a Palavra de Deus, confiando que a luz da Palavra de Deus exporá as trevas de todo erro.

Eu concordo, é claro, que haverá momentos em que é sábio ganhar maior familiaridade com erros proeminentes e perniciosos — o tipo de erro que ameaça “enganar o coração dos incautos” (Rm 16.18). Alguns crentes estão especialmente preparados para estudar a falsa doutrina, para que possam refutá-la com a Palavra de Deus. Muitos de nós nos beneficiamos do trabalho de tais homens e mulheres. No entanto, como Robert Mounce diz tão bem: “Deus nunca pretendeu que seus filhos se tornassem íntimos do mal, a fim de comunicar o evangelho àqueles que estão ao seu alcance”. Nunca devemos permitir que o estudo do erro atrapalhe nossa busca pela verdade.

A Bíblia orienta a nos inspirarmos nelas em dois aspectos. Saiba quais

Observar atentamente a natureza é extrair dela preciosas lições. Em diversas passagens bíblicas podemos encontrar ensinamentos que animais e plantas, em suas características, podem nos proporcionar.

O Senhor Jesus usou a serpente e a pomba, dois animais tão diferentes, a fim de aconselhar-nos sobre duas virtudes essenciais que devemos ter e, assim, nos mantermos protegidos das maldades alheias.

“Sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. ” Mateus 10.16

Para entender melhor o que o Mestre quis ensinar vamos analisar cada uma das características destes respectivos bichos.

A serpente é um animal extremamente prudente. Você não a vê por aí. Geralmente, seu ataque acontece sem ao menos a vítima perceber sua presença. Ela observa bem tudo ao seu redor. Ela evita expor-se ao perigo. É precavida.

Em contrapartida, é muito comum ver pombas pelas praças, por exemplo. Sua presença não intimida ninguém, pois são inofensivas.

E não só elas não fazem mal a ninguém como também não percebem o perigo. Inclusive, são capazes de pousar em frente a um predador.

O equilíbrio

Por isso, é necessário o equilíbrio entre essas duas características. Você deve ser inofensivo, porém, prudente.

Se você for só simples, ou seja, ingênuo como uma pomba, sofrerá danos.

“O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando.” (Provérbios 22:3) 

Em suas anotações de fé, o Bispo Edir Macedo esclarece que o prudente “se esquiva de qualquer situação que possa trazer sofrimento e trágicas consequências para a vida e para a alma”.

Isso é vivido em situações do cotidiano. “É ouvir uma fofoca e se afastar dela. É perceber a tentação e fugir”, exemplificou o Bispo.

Contudo, o Bispo ressalta que o simples – que são as pessoas ingênuas – acabam caindo nas armadilhas que conduzem ao pecado, por não conseguirem discernir o perigo que o ronda.

Não se deixe levar por tudo que dizem. Observe, questione e, na dúvida, não vá, não fale, não veja, não ouça e não faça.

Busque sempre a proteção do Altíssimo para livrá-lo de todo o mal, mas não se esqueça de que a vigilância vem sempre antes da oração, sempre! (Mateus 26.41).

Jejum de Daniel

“Os maus têm se aproveitado da pureza dos olhos daqueles que são bons para enganá-los. Por isso, só quem tem a luz do Espírito de Deus está apto para ser prudente como as serpentes e inofensivo como as pombas”, enfatizou o Bispo Macedo.

Por isso, o “Jejum de Daniel” para o avivamento do Espírito Santo é uma oportunidade preciosa para aqueles que ainda não foram batizados e, também, aos que buscam um avivamento espiritual.

O propósito teve início no dia 19 de maio e vai até o próximo domingo, 9 de junho. O encerramento será no dia de Pentecostes com o derramamento do Espírito Santo, direto do Cenáculo de Jerusalém, com a presença do Bispo Edir Macedo.

Se você deseja esse avivamento espiritual, participe dos encontros que acontecem no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa.


Page 2

O que é ser simples como uma pomba

São Paulo

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Nordeste

Bahia

Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador

Pernambuco

GaranhunsRecife

Norte

Sudeste

Minas Gerais

Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia

Rio de Janeiro

Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio

São Paulo

AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga

Sul

Paraná

CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa

Rio Grande do Sul

PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria

Santa Catarina

BlumenauCriciúmaFlorianópolis