O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

Conheça as diferenças entre cursos e saiba qual a melhor opção para ingressar no mercado José Paulo Lacerda/Divulgação

Muitos estudantes querem ou precisam ingressar no mercado de trabalho rápido, mas qual o melhor curso: técnico, tecnólogo ou profissionalizante? O R7 explica a diferença entre eles. 

De acordo com o MEC (Ministério da Educação) o curso técnico é voltado para o aluno que vai cursar ou já cursou o ensino médio e quer aprender uma profissão. Em todo o país, essa modalidade é amplamente oferecida integrado ao ensino médio, o aluno cursa os dois ao mesmo tempo.

Segundo o coordenador de Ensino Médio e Técnico do CPS (Centro Paula Souza) de São Paulo, Almério Melquíades de Araújo, a vantagem do ensino técnico é dar oportunidade ao estudante entrar mais rápido no mundo de trabalho. “O mercado exige do técnico conhecimentos para atuar, principalmente, em nível operacional. Significa a chance para o jovem ingressar na vida profissional, gerar a própria renda e ganhar experiência. A partir daí, ele pode aprofundar os conhecimentos na faculdade e ganhar uma visão mais crítica para desempenhar funções gerenciais que necessitam de formação superior”, afirma.

Leia também

Já o tecnológico é um curso superior, uma modalidade de graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura. Os cursos superiores tecnólogos geralmente possuem duração rápida e contam com foco na prática profissional. Estes cursos são específicos e, por possuírem uma formação essencialmente prática, contam com uma duração de 2 a 3 anos.

Um curso profissionalizante é voltado para pessoas que buscam algum aprimoramento profissional ou uma atualização. Também vale para quem pretende adquirir uma nova habilidade. A maioria deles têm curta duração, muitas vezes têm a duração de meses ou semanas. 

Publicidade

Vale destacar que esses cursos não precisam de aprovação do MEC para funcionar, mas também não podem emitir diplomas com o selo do ministério, apenas certificados de conclusão. 

Segundo Marisa Souza, coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do CPS (Centro Paula Souza) em São Paulo, esse tipo de formação ganhou um papel ainda mais relevante nesta época de desafios para a economia e aumento do desemprego. “Temos de estar atentos não apenas às demandas das empresas contratantes, mas também estar sintonizados com as oportunidades futuras, com os rumos do desenvolvimento econômico”, afirma. “Nosso objetivo é oferecer formações estratégicas, que propiciem uma imediata e qualificada inserção das pessoas nos postos vagos, e que também preparem profissionais para os setores que estão em franca transformação e evolução.”

Para saber se o curso escolhido é válido, o interessado pode acessar o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, organizado pelo MEC.

O que é ensino medio tecnico

Curso Técnico: Solução para Quem Quer Entrar no Mercado de Trabalho

Muita gente fica confusa quando ouve o termo Curso Técnico.

Será que é a mesma coisa que graduação?

A mesma coisa que uma faculdade?

Porque ele dura menos tempo?

A resposta é simples: Não, os cursos técnicos não são a mesma coisa que uma faculdade, eles são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro.

Ao contrário da Universidade, que dá uma visão ampla de conhecimento permitindo a formação, por exemplo, de pesquisadores ou cientistas, o objetivo de um curso técnico é outro: formar pessoas para o Mercado de Trabalho.

Por esse motivo os cursos técnicos são muito mais focados em prática que as faculdades (muitos inclusive são 100% práticos). Seu objetivo é formar trabalhadores.

Os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Eles podem inclusive ser feitos após o Ensino Médio ou então substituir essa etapa, integrando as disciplinas práticas com as matérias do ensino médio em um só curso.

No Brasil, os cursos técnicos estão divididos em 3 categorias básicas:

Curso Técnico Integrado

O Curso Técnico Integrado substitui parcialmente o Ensino Médio e pode ser iniciado logo após o aluno finalizar o Ensino Fundamental e fazer o primeiro ano do Ensino Médio.

O que é ensino medio tecnico

Ao concluir um curso técnico integrado, o estudante recebe o certificado de conclusão do ensino médio e o certificado de conclusão do curso técnico escolhido.

Curso Técnico Externo, ou Concomitante

Como o próprio nome já diz, o Curso Técnico Externo acontece separado do Ensino Médio, ele é feito em paralelo.

Para iniciar o Curso Técnico Externo, o primeiro ano do Ensino Médio deve estar concluído.

O que é ensino medio tecnico

No caso deste tipo de formação o aluno pode, por exemplo, fazer o Ensino Médio de manhã e o curso técnico à tarde.

Curso Técnico Profissionalizante ou Subsequente

O Curso Técnico Profissionalizante é uma opção para quem já fez todo o Ensino Médio e mesmo assim ainda quer fazer um curso técnico.

O que é ensino medio tecnico

É uma boa opção para quem quer entrar rapidamente no Mercado de Trabalho ( mais rápido que uma faculdade ), embora tenha a vantagem de durar menos tempo, a desvantagem do curso técnico profissionalizante em relação a faculdade é que a formação é mais simples.

Eixos Tecnológicos dos Cursos Técnicos

No Brasil, os cursos técnicos estão divididos em 13 áreas, ou Eixos Tecnológicos:

  1. Ambiente e Saúde
  2. Controle e Processos Industriais
  3. Desenvolvimento Educacional e Social
  4. Gestão e Negócios
  5. Informação e Comunicação
  6. Infraestrutura
  7. Militar
  8. Produção Alimentícia
  9. Produção Cultural e Design
  10. Produção Industrial
  11. Recursos Naturais
  12. Segurança
  13. Turismo, Hospitalidade e Lazer

Veja também:

Curso técnico é a mesma coisa que tecnólogo?

Você pretende fazer um curso técnico? Qual? Deixe um comentário!

Como é estudar com a gente?

O que você só encontra aqui

Turbine seu currículo com a excelência e tradição do curso técnico Senac. Aprenda na prática a formação profissional integrada às áreas de conhecimento do Ensino Médio. Tudo junto e misturado para fazer a diferença para você.

Participe de simulados e oficinas de redação que preparam você para o Enem e para os vestibulares. Tudo isso desde o primeiro ano! E ainda garanta um diploma aceito em todas as instituições de ensino superior.

Com metodologia inovadora que estimula você a construir conhecimento com autonomia, o curso tem aulas e projetos dinâmicos, além de professores com experiência na área. E não tem prova! A avaliação é feita dia a dia, com indicadores e registros, durante todo seu processo de aprendizagem. Tudo para você ter uma formação cidadã, crítica e criativa.

Participe de atividades dinâmicas e interativas que vão além da sala de aula. Explore nossa moderna infraestrutura de laboratórios e espaços educacionais para realizar exercícios e simular situações reais da profissão.

Desenvolvemos os materiais e disponibilizamos tudo para você sem custo adicional! Também temos bibliotecas físicas e virtuais, além de parceria com a Microsoft, que garante acesso à plataforma Teams para conferir aulas, avisos e materiais da turma.

Aqui, você desenvolve um projeto de vida para transformar seu futuro como pessoa e profissional. Com orientações individuais ou em grupo, faça um planejamento real para conquistar seus sonhos.

Importante: O registro de interesse não garante a vaga.

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico

O que é ensino medio tecnico