O que a postura física e a posição da mão da personagem sugerem

Além das palavras, a nossa linguagem corporal também comunica muito a respeito de nossas intenções e pensamentos durante uma conversa. Frequentemente, passamos a mensagem correta através da fala, mas nossa postura parece dizer algo completamente diferente.

Em uma entrevista de emprego e em processos seletivos, é necessário prestar bastante atenção à sua postura, afinal, o recrutador estará atento a ela.

Por isso, nesse post, explicaremos  o significado de algumas posturas. Vamos lá?

1. Inclinar o corpo

Por meio da inclinação do seu corpo, o interlocutor pode perceber o seu interesse na conversa. O tronco ereto, fazendo um ângulo de aproximadamente 90 graus com as pernas, é uma posição neutra, que transmite confiança.

Inclinando-se para frente, você demonstrará estar mais interessado no assunto do recrutador. No entanto, ficar nessa posição por muito tempo pode passar a imagem contrária. Assim, alterne a posição neutra com a posição de interesse quando perceber que o interlocutor deseja que você preste mais atenção.

Agora, inclinar-se para trás normalmente passa uma imagem muito negativa, tanto de desinteresse quanto de desleixo. Isso dá a impressão que você deseja estar em outro lugar. Desse modo, sua postura pode não ser interpretada como séria.

2. Olhar para baixo

Com a coluna ereta, mas olhando para baixo frequentemente, há a possibilidade de ser mal interpretado. Normalmente, o olhar para o chão significa tristeza ou extremo desconforto, indicando um desejo de fugir daquele local.

Além disso, muitos recrutadores pensam que, quando um entrevistado olha para baixo logo após uma pergunta, isso significa que ele não está respondendo com sinceridade ao questionamento.

Essa atitude também pode indicar timidez. Em algumas profissões, isso pode ser um mau indicativo, enquanto outras são completamente indiferentes.

3. Projetar o peito para frente

Essa é uma postura que deve ser bem pensada antes de ser feita, pois ela pode ter interpretação ambígua.

Provavelmente, essa foi uma característica que nós copiamos de outros animais. É uma maneira encontrada em diversas espécies para intimidar ou para parecer mais forte. Ela também pode significar interesse quando você estiver atraído por alguém.

Em uma entrevista, se usada com cautela, provavelmente, passará uma sensação de confiança para o interlocutor. Todavia, se feita com exagero, o recrutador poderá considerar que é arrogância ou pretensa superioridade a ele, indicando certo descaso.

4. Corrigir frequentemente a postura

Às vezes, quando estamos nervosos ou desconfortáveis com alguma situação, tentamos melhorar a nossa postura constantemente na cadeira. O estresse nos deixa extremamente alertas para qualquer estímulo. Com isso, qualquer posição parece incomodar.

Essa inquietação passa uma péssima ideia para o recrutador, que pode duvidar de sua inteligência emocional e não te contratar. Tente se mostrar confortável, mesmo que não esteja, mas não precisa chegar ao extremo de ignorar uma dor que esteja realmente lhe afligindo.

5. Segurar as mãos para trás

Quando estamos em pé, as mãos e os braços ficam inteiramente soltos e livres para o movimento. Não sabendo o que fazer com a posição deles, muitas vezes, ficamos com eles muito inquietos.

A melhor forma de posicionar os braços é colocá-los para trás, deixar a coluna ereta e segurar as mãos atrás das costas. Isso melhora a sua postura e ainda dá uma impressão de confiança!.

Além disso, indica respeito e reverência, pois, no exército, as pessoas são ensinadas a ficar nessa posição para seus superiores.

6. Colocar as mãos na cintura

Naturalmente, quando estamos com raiva ou estamos xingando alguém, colocamos a mão na cintura e direcionamos nosso olhar para a pessoa. Essa postura é conhecida como postura de desafio.

Evite fazê-la para não ser mal interpretado. Mesmo que esteja com raiva, tenha controle sobre a postura, pois isso pode indicar inteligência emocional. Em muitos recrutamentos, o funcionário é submetido a situações estressantes para que o entrevistador perceba a capacidade de controlar os impulsos.

A postura é uma das principais características que eles avaliam.

7. Ficar de braços cruzados

Certamente, esse é o gesto mais comum que alteramos em nossa postura frente a um estímulo. Se alguém faz algo que nos irrita bastante, logo "fechamos a cara" e cruzamos um braço para dizer: "estou na defensiva, esperando seu ataque".

Geralmente, fazemos isso para demonstrar nosso desconforto, pois também é uma forma de nos acalmar. É um gesto automático, possivelmente herdado dos nossos ancestrais como um reflexo inconsciente.

Qual é a postura ideal?

Primeiramente, ela deve ser confortável. Então, não é muito útil treinar a postura somente no dia da entrevista, pois sua musculatura e suas articulações podem não estar preparadas para mantê-la. O esforço de manter a postura pode ser refletido em expressões de desconforto.

Portanto, o ideal é treiná-la com frequência antecipadamente. Ela também deve ser relaxada, pois ficar com uma postura rígida com poucos movimentos transmite nervosismo.

Também deve ser ereta, demonstrando, assim, confiança e controle. O peitoral deve estar aberto, os ombros afastados, sem dar aquela impressão que você está se protegendo com sua postura.

Caso suas mãos ou pernas estejam inquietas, tente colocar as palmas das mãos em cima da coxa para controlar a movimentação. Essa posição é neutra. É possível também, desde que seja confortável, apoiar as mãos em alguma superfície como algum escoro de cadeira ou alguma mesa.

Está vendo como o controle da postura é essencial para passar uma boa impressão durante um entrevista de emprego? Muitos acabam cometendo o erro de pensar somente no que falar, que se esquecem de que a linguagem corporal deve estar em consonância com a mensagem da fala.

Se você falar que é extremamente comunicativo, mas olha para o chão quando o entrevistador lhe faz alguma pergunta, dificilmente ele vai confiar na sua palavra.

Atento à sua fala e aos seus gestos, certamente, você será aprovado em qualquer entrevista de emprego. Investir em qualificação é importantíssimo, mas não podemos deixar de cuidar também da nossa apresentação, que é transmitida também pela fala e pela postura.  

Você ainda está com dúvidas se está preparado para o mercado de trabalho? Confira nosso post sobre como aprender um novo idioma pode alavancar sua carreira.

Pedagogia, 15.08.2019 00:30, alexandre704

Ainfância é uma ou seja, está permeada por uma série de de um grupo. elabora-se num determinado conforme costumes, conceitos morais e políticos - trazendo características, posicionamentos e articulações, de acordo com os contextos sociais vigentes. a partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas:

Total de respostas: 2

Intimidação, medo, desatenção e até mesmo tédio, são alguns dos motivos revelados por esse gestual. Durante uma apresentação, palestra, por exemplo, não estabelecer um contato visual com a plateia, olhando para o relógio incessantemente, por exemplo, pode sinalizar que você quer logo ir embora.

O que o meu corpo diz sobre mim?

De acordo com especialista a ciência é capaz de explicar os traços do caráter humano a partir do formato e expressões do seu corpo. Segundo a ciência, o seu corpo guarda a explicação do funcionamento de sua mente. A sua constituição física, e suas características externas, explicam o funcionamento de sua mente.

Quais são as expressões corporais que não é possível mostrar?

Veja abaixo quais são as expressões corporais que devem ser evitadas....Expressões corporais

  • Cuidado com a postura. ...
  • Movimentação deve ser calculada. ...
  • Faça contato visual com o público. ...
  • Use as mãos de forma inteligente. ...
  • Roupas dialogam com o público.

Como o corpo se expressa?

Resposta. Nosso corpo tem diversas formas de se expressar, algumas involuntárias, como a linguagem corporal, e também as manifestações culturais, como capoeira, danças, entre outros, são um tipo de expressão, pois o corpo é usado para expressar, determinada ação ou manifestação.

Quando um homem coloca a mão na cintura?

Colocar a mão na cintura Se o homem deixa a mão na cintura (pode ser no bolso ou no cinto), ele, em geral, pretende demonstrar força. A mesma coisa acontece quando ele se senta com as pernas muito separadas.

O que significa mãos para trás?

Ficar com as mãos para trás ou grudadas ao corpo transmite a mensagem de pouca confiança. Outro gesto a ser evitado é colocar as mãos para trás ou os pés cruzados detrás da cadeira. Esses são sinais de desconforto.

O que diz a posição das mãos?

1. Aperta a mão

  1. obediente — palma da mão para cima;
  2. dominante — palma da mão voltada para baixo;
  3. neutro — as mãos de ambas as pessoas se encontram na mesma posição.

O que significa gesticular com as mãos?

Gesticular enquanto fala - o famoso "falar com as mãos" - é comum em todo o mundo, entre todas as culturas. Muitos teóricos da comunicação acreditam que o gesto serve para enfatizar pontos importantes da fala, ou para elucidar ideias específicas - lembre-se da pessoa "desenhando no ar" algo a que se refere.

O que é postura física e a posição da mão da personagem sugere?

Resposta: A postura física e a posição da mão sugerem que a personagem está apontando o dedo para o leitor, que seria o intrometido.

O que é diferente posições dos braços e das mãos sugerem sobre o personagem?

As diferentes posições dos braços e das mãos sugerem seus diferentes estados emocionais ao provar os acessórios. b. As expressões faciais combinam sim com o que ele está dizendo, visto que apresentam coesão com a linguagem verbal.

O que sua postura sentada diz sobre você?

Embora essa seja uma pergunta um tanto estranha para se fazer, a verdade é que a posição que você se senta no dia a dia, de forma espontânea, diz muito sobre como você é na vida pessoal e profissional. Como você vai ver, todas as posições revelam pontos positivos e negativos da personalidade das pessoas.

O que o olhar da personagem sugere a você?

O olhar da personagem sugere o medo ou espanto, tem um aspecto de estar assustado.

O que essas mãos desenhadas ao centro lembrar você?

Resposta. Resposta: As imagens das mãos tentando calar um homem lembra a questão da censurar que esteve muito presente no Brasil durante o período da ditadura militar.

O que essas mãos desenhadas ao centro lembram a você?

Resposta. Resposta: a. As mãos desenhadas ao centro remetem a censura, de modo que elas estão tapando a boca do personagem, impedindo-o de expressar-se.

O que significa quando uma pessoa cruza as pernas?

Pernas cruzadas exibe uma mensagem fechada, defensiva ou submissa. Pessoas pouco confiantes também usam essa posição. Cruzar as pernas além de revelar uma postura defensiva, induz os outros a reagir da mesma maneira.

Como ter uma boa postura diante das pessoas?

Mantenha uma postura assertiva. A chave para ser equilibrado e confiante em tudo é a postura. Para se mostrar confiante, mantenha as pernas alinhadas com os ombros e os pés a cerca de 4 a 6 centímetro de distância. Distribua o peso igualmente sobre as 2 pernas, mantenha os ombros para trás.

Como ter uma postura mais firme?

E um dos primeiros passos é mudar a sua linguagem corporal.

  1. A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL.
  2. 1# MANTENHA A POSTURA ERETA.
  3. 2# QUEIXO PARA CIMA E OLHAR PARA FRENTE.
  4. 3# NÃO CRUZE OS BRAÇOS.
  5. 4# GESTICULE COM AS MÃOS.
  6. 5# SORRIA BASTANTE.
  7. 6# TENHA UM APERTO DE MÃO FIRME.
  8. 7# EVITE GESTOS DE INQUIETAÇÃO.

Como transmitir segurança para as pessoas?

Confira as dicas a seguir.

  1. Mantenha o contato visual. O contato visual é a melhor forma de transmitir confiança. ...
  2. Projete a sua voz. ...
  3. Diminua o tom no fim das frases. ...
  4. Fale devagar. ...
  5. Deixe as mãos visíveis. ...
  6. Dê um aperto de mão seguro. ...
  7. Mantenha o corpo ereto. ...
  8. Encene o que irá dizer.

O que é postura pessoal e profissional?

Postura profissional é o conjunto de características pessoais e condutas adotadas pelo profissional no ambiente de trabalho. Ou seja, todas as escolhas, ações e atitudes realizadas diante das mais variadas situações do dia a dia compõem a postura de um profissional. Sendo assim, a postura pode ser boa ou ruim.