Exemplos de sítios arqueológicos

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.
Exemplos de sítios arqueológicos
Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!
Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

Quando andamos pelas ruas e avenidas, vamos a praia e visitamos cidades, muitas vezes não paramos para pensar em como chegamos até aqui. Você já se perguntou como o mundo era antigamente? Quem vivia aqui antes de nós e o que faziam? Os sítios arqueológicos no Brasil podem ajudar a responder essa questão.

+ Veja como conseguir bolsa de estudo


Viaje com a gente país a fora e aprenda o que é um sítio arqueológico, suas diferentes características e os principais sítios brasileiros. 

O que é um sítio arqueológico?

Denomina-se sítio arqueológico, toda área onde foram encontrados vestígios de ocupação humana que sejam relevantes para a compreensão da história da humanidade. Estes vestígios podem ser encontrados na superfície do solo de um quilombo abandonado, nas ruínas de uma igreja do século VXI ou até mesmo em uma praça antiga. 

Para ser determinado como um sítio arqueológico, o local precisa passar pela inspeção de um arqueólogo, uma espécie de detetive que coleta e estuda pistas e evidências que podem indicar a presença de atividade humana naquele recinto no passado. No Brasil, os sítios arqueológicos são considerados bens patrimoniais da União, de acordo com o Art. 20 da Constituição Federal, destruí-los é tido como crime. 

Quais vestígios podem ser encontrados nos sítios?

Existem diversas evidências que podem servir como pista para o arqueólogo desvendar o modo de viver de povos passados, sendo divididas em três categorias:

  • Artefatos: qualquer objeto feito ou modificado pelo homem, como vestimentas, instrumentos de trabalho e de caça, objetos pessoais como cerâmicas, vasos e brinquedos.

  • Estruturas: construções ou arquiteturas como cemitérios, abrigos, igrejas, taipas e depósitos de alimentos. 

  • Ecofatos e biofatos: vestígios do meio ambiente como restos de animais, sementes, plantas, pedras e conchas.

O contexto em que estes vestígios são encontrados podem ajudar a compreender e deduzir o que pode ter acontecido naquele local, naquele momento da história. 

Conheça os diferentes tipos de sítios arqueológicos no Brasil

Os sítios arqueológicos são muito conhecidos por contar, através de objetos, figuras, escrita e arquitetura os modos de vida, pensamentos, rituais e costumes de populações que nos antecederam. Alguns datam até da pré-história. Toda essa riqueza cultural revela informações e detalhes essenciais para compreender a evolução da humanidade e a história como um todo. 

Existem diversos tipos de sítios arqueológicos ao redor do mundo, como: pirâmides, cemitérios, montanhas, cavernas, fortes e aldeias indígenas. Na lista abaixo separamos os principais tipos de sítios arqueológicos que podem ser encontrados no Brasil. Veja a seguir:

Sítios abrigado

Como o próprio nome diz, os sítios abrigados são aqueles cobertos por estruturas naturais que os protejam da ação do sol e da chuva, como cavernas, grutas e paredões. Neles, é normal encontrar vestígios de pinturas e figuras rupestres.

Sítio a céu aberto

O Brasil conta com milhares de sítios a céu aberto. Oposto aos sítios abrigados, eles podem sofrer alterações de efeitos naturais necessitando, às vezes, de intervenções no solo para serem identificados. 

Sítio megalítico

Os sítios megalíticos é um tipo específico de sítio a céu aberto e possuem esse nome por apresentarem enormes blocos de rocha dispostos de maneira organizada. Muito famosos no hemisfério Norte, esse tipo de sítio são recentes no Brasil, como é o caso do Sítio Megalítico Rego Grande, localizado no Amapá. 

Sítio histórico

Esse tipo de sítio contempla todos os locais que são compostos por uma construção que tenha importância histórica e cultural relevante sobre as populações que ali viveram. Fortes, casarões, igrejas, aldeias, fazendas e quilombos são alguns exemplos de sítios arqueológicos históricos. 


Outros tipos de sítios arqueológicos como os sambaquis, casas subterrâneas, cerritos e geoglifos também podem ser encontrados em diferentes regiões do país.

Cinco sítios arqueológicos brasileiros que você precisa conhecer

Atualmente, o Brasil conta conta com mais de 24 mil sítios cadastrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao todo, são 18 patrimônios arqueológicos tombados em todo o país, sendo 11 sítios e seis coleções arqueológicas preservadas em museus. Confira os cinco sítios brasileiros que são parada obrigatória para os amantes da história:

Parque Nacional Serra da Capivara

Localizado no Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara é a área com maior conjunto de sítios arqueológicos das Américas - são 130 mil hectares e mais de mil sítios, repleto de painéis de pinturas e gravuras rupestres. Sua importância história foi reconhecida pela Unesco em 1991, ano em que o parque passou a fazer parte da Lista do Patrimônio Mundial. Um dos sítios arqueológicos mais famosos do local é o Sítio Arqueológico Boqueirão da Pedra Furada. Nas paredes abrigadas, é possível ver dezenas de pinturas rupestres, datadas até 40 mil anos, um dos mais antigas do Brasil. 

Parque Arqueológico do Solstício - Calçoene

Engana-se quem pensa que os sítios megalíticos só existem no México ou na Inglaterra. Em meio a floresta amazônica está o Parque Arqueológico do Solstício. Localizado no Amapá, o parque abriga um sítio megalítico composto por 127 rochas dispostas em formato circular que tem entre 500 e 2 mil anos, aproximadamente.

Sítio Arqueológico Lajedo de Soledade

Localizado na Chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte, o Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade é um verdadeiro museu marítimo. Há milhões de anos, a área foi coberta por um mar, que deu origem aos lindos conjuntos de rochas calcárias encontradas no parque. Fósseis de animais como ostras, bicho-preguiça e tatus gigantes da Era Glacial podem ser encontrados no sítio arqueológico, assim como diversas pinturas rupestres.

Parque Nacional do Catimbau

O Parque Nacional do Catimbau é o segundo maior parque arqueológico do Brasil, com mais de 42 sítios catalogados. A área apresenta diversos registros de pinturas rupestres e artefatos, além de possuir cerca de 28 cavernas-cemitério.A Pedra Furada é outra parada obrigatória para quem visita o parque. Acredita-se que, antigamente, o local era coberto pelo oceano e o furo se deu a partir da erosão causada pelo vento e a chuva.

Sítio Arqueológico Lapa do Santo

Lapa do Santo é dos sítios mais conhecidos do Brasil. Localizado no centro do estado de Minas Gerais, a área destaca-se pela presença de dezenas de esqueletos humanos com até 12 mil anos de idade que revelam como viviam os primeiros brasileiros.

Ficou curioso em conhecer os outros sítios brasileiros? No site da empresa Vale você pode fazer um tour 360º virtual em três sítios presentes no estado de Minas Gerais. 

Além de preservarem a história do nosso país, os sítios arqueológicos no Brasil são rodeados por cenários naturais incríveis. Seja a céu aberto ou nas cavernas e grutas, eles são uma ótima opção de passeios educativos para as crianças de todas as idades.


Leia também:
+ Confira a importância da feira de ciências na escola

Sítio arqueológico é um local onde é possível encontrar evidências de atividades humanas, tais como pinturas rupestres, construções antigas, túmulos e artefatos, que simbolizam e representam determinado momento histórico da região. Mas não é qualquer lugar com vestígios que são registrados como sítios arqueológicos; apenas aqueles que apresentam relevância científica para a compreensão da história da humanidade.

No Brasil, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), há mais de 26 mil sítios arqueológicos cadastrados. Vamos conhecer alguns deles?

Exemplos de sítios arqueológicos

Gravuras no Parque Nacional da Serra da Capivara são símbolos do local e possuem 10 mil anos de diferença.

Principais sítios arqueológicos no Brasil

Parque Nacional da Serra da Capivara — São Raimundo Nonato (Piauí)

O Parque Nacional da Serra da Capivara é a área de maior concentração de sítios arqueológicos do continente americano, além de conter a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Os artefatos encontrados no local apresentam vestígios de mais de 50 mil anos de idade.

Quer saber mais sobre o destino? Descubra trilhas na Serra da Capivara para desbravar os tesouros arqueológicos e naturais.

Parque Nacional do Catimbau — Buíque, Tupanatinga e Ibimirim (Pernambuco)

O Parque Nacional do Catimbau abriga 30 sítios arqueológicos, sendo o segundo maior parque arqueológico do Brasil. Contém diversas pinturas rupestres, com diferentes técnicas e estilos de pintura.

Parque Arqueológico do Solstício — Calçoene (Amapá)

Além de pinturas rupestres, o Parque Arqueológico do Solstício abriga um curioso círculo megalítico constituído por 127 rochas dispostas em formato circular, no topo de uma colina. Estima-se que esse círculo tenha entre 500 e 2 mil anos.

Sítio Arqueológico Pedra Pintada — Pacaraima (Roraima)

Contém diversos itens da pré-história brasileira, como pinturas rupestres, pedaços de cerâmica, ferramentas e outros artefatos. Abriga, ainda, diversas cavernas funerárias.

Sítio Arqueológico São João Batista — Entre-Ijuís (Rio Grande do Sul)

Guarda ruínas remanescentes da época das missões jesuítas, abrigando restos da estrutura de um cemitério, igreja e colégio, além de estradas e barragens históricas.

ENTRE EM CONTATO COM A ADVENTURE
CLUB E CONHEÇA NOSSOS PACOTES!

Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade — Apodi (Rio Grande do Norte)

Quase todos os trabalhos realizados neste sítio arqueológico são direcionados para estudo de pinturas rupestres dos povos que viviam nesta região.

Bônus! Agora que você conheceu os sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, que tal conhecer os principais sítios arqueológicos no mundo?

Machu Picchu — Peru

A antiga capital do império Inca, Machu Picchu, que na língua quéchua significa “montanha velha”, é um dos monumentos arqueológicos e arquitetônicos mais importantes do mundo. Durante quatro séculos, permaneceu intacta e reservada apenas aos moradores locais. Desde 2007, o local passou a ser considerado uma das sete maravilhas do mundo.

Exemplos de sítios arqueológicos

Símbolo do império Inca, Machu Picchu é conhecida por suas belas e impressionantes paisagens arquitetônicas.

Luxor — Egito

Luxor, uma pequena cidade ao sul do Egito, foi a capital do país durante mais de 1500 anos. É lá que está concentrado o maior número de monumentos do Egito. Alguns exemplos são o Templo de Luxor, dedicado à divindade da fertilidade, o Vale dos Reis e das Rainhas, e os Colossos de Memnon. 

Angkor Wat — Camboja

O complexo de templos de Angkor Wat, escondido na floresta tropical ao norte do Camboja, é um ícone para o próprio país e um dos maiores monumentos religiosos do mundo. Trata-se de um parque de 400 quilômetros quadrados que abriga ruínas de templos, fortificações, obras e estradas hidráulicas.

Delfos — Grécia

Localizado a duas horas de Atenas, Delfos abriga o templo de Apolo, uma construção do século IV a.C., usada como sede do culto a Apolo e local onde eram proferidos os oráculos. O templo é rodeado de capelas, chamadas de tesouros, que guardavam os ex-votos e as oferendas das cidades-estado gregas para celebrar vitórias dedicadas ao deus. Entre eles, estão o Tesouro de Atenas, o Tesouro de Sifnos e o Tesouro de Argos.

Pompéia — Itália

A cidade do Império Romano foi destruída e submersa pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. Enterrada e protegida durante séculos sob a lava, foi então redescoberta no século XVIII, quando começaram as escavações arqueológicas que encontraram templos, edificações e corpos em bom estado de conservação. 

Tikal — Guatemala

Na Guatemala se encontra a maior área arqueológica do povo maia. As ruínas estão localizadas em uma planície perto da floresta tropical rica em ceiba, árvore sagrada para os maias, e cedros tropicais. O sítio arqueológico faz parte do Parque Nacional de Tikal, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Exemplos de sítios arqueológicos

O Tesouro de Petra é um importante e antigo ponto turístico da Jordânia.

Petra — Jordânia

Petra é um famoso sítio arqueológico localizado no sudoeste da Jordânia. Era a capital do Reino Nabateu, que durou 500 anos até a conquista dos romanos. Depois disso, a cidade permaneceu esquecida por séculos até que, em 1812, foi redescoberta por Johann Ludwig Burckhardt. Atualmente, é um dos sítios arqueológicos mais visitados do mundo e considerado uma das sete maravilhas do mundo.

A Adventure Club é especialista em conectar você a novas experiências e criar momentos especiais: Viaje de uma forma diferente, se conecte aos elementos da natureza.