Entre todos os movimentos realizados pela terra, podemos destacar como os mais importantes

QUIZ GEOGRÁFICO

1) Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente, a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias.

apenas II, IV e V estão corretas. apenas III e V estão corretas. I) Em relação ao Meridiano de Greenwich, a região Sul do Brasil está localizada no Hemisfério Oriental. II) Rússia, Canadá, Estados Unidos, China e Brasil têm a maior extensão territorial e, em relação à Linha do Equador, estão localizados na porção Meridional. III) As coordenadas geográficas da Ilha de Madagascar, na África, são: longitude 20ºS e latitude 50ºE. IV) As coordenadas geográficas aproximadas do Japão são: latitude 40ºN e longitude 140ºE. V) Em relação à Linha do Equador, Austrália e Portugal estão posicionados nos hemisférios Meridional e Setentrional, respectivamente. apenas IV está correta. apenas V está correta. apenas II, IV e V estão corretas. apenas III e V estão corretas. apenas IV e V estão corretas.

3) Observe a imagem abaixo: De acordo com a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados (de 1951), são refugiados as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa. A imagem representa a situação dos refugiados sírios, que deixam o país cruzando o mar Mediterrâneo, tendo em vistas os conflitos políticos intensificados na região nos últimos cinco anos. Entre as causas da crise dos refugiados sírios, podemos citar:

a) A instabilidade política provocada pelas guerras civis, sobretudo pela guerra civil na Síria e pela atuação da facção terrorista Estado Islâmico em boa parte do território sírio; e a recusa de outros países muçulmanos, sobretudo os vizinhos da Síria (Líbano, Jordânia e Turquia) e os países do Golfo Pérsico, como a Arábia Saudita, em receber os refugiados em seu território. b) O fato de que nas últimas décadas, a África do Norte e o Oriente Médio serem as regiões do mundo que registram o maior crescimento da importação de cereais, devido principalmente à escassez de água, tornando os alimentos mais caros. Além da precariedade de recursos hídricos, os países dessas regiões possuem crescimento populacional acelerado. c) As facilidades de entrada a Europa, em função da Política de Imigração implantada pelos países membros da União Europeia, fez com que houvesse alterações na rota dos refugiados nas últimas décadas, com a Europa assumindo a posição que antes era ocupada pelos países da América do Norte. d) Os conflitos políticos entre Rússia e Ucrânia contribuíram de forma sistemática para o aumento do número de refugiados na Europa que buscam asilo nos países de economia mais aquecida do bloco, como Alemanha e Itália.

4 -Nas últimas décadas o Brasil vem passando por um processo de modernização agrícola. A este processo se inclui, exceto: Aumento da mão de obra assalariada. B) Expansão das fronteiras agrícolas e a valorização da terra. C)Fim dos grandes latifúndios improdutivos e sua substituição pelas empresas rurais. D) Uso cada vez mais intenso de tecnologias no campo. E) Aumento da relação entre o setor financeiro e a agricultura, tanto em investimentos, quanto na comercialização.

5-A região metropolitana de São Paulo reúne 39 municípios, totalizando cerca de 21 milhões de habitantes. O processo de ampliação dessa gigantesca aglomeração urbana desencadeou profundas transformações nas paisagens locais da região. Com relação à expansão das áreas metropolitanas da região sudeste é correto afirmar que: A) A predominância de pequenas e médias propriedades rurais, que abastecem a área metropolitana. B) O fato de a região possuir grande potencial de baixo custo de mão de obra tem atraído grandes investidores. C) A partir de 1950, essa região tornou-se fronteira econômica, pois a demanda por novas áreas para o desenvolvimento industrial levou o Governo a incentivar a ocupação desta região. D) Uma das principais características do processo de urbanização desta região foi o acelerado crescimento das áreas metropolitanas, o que causou grandes transformações em suas paisagens. E) Possui facilidade de acesso às demais regiões do país.

6 - O planejamento e a construção de instalações que possibilitem contar com meios de transportes eficientes são medidas essenciais para atrair investimentos. Com o desenvolvimento dos sistemas de transportes, o setor incorporou novos métodos e passou a empregar uma nova terminologia. Hoje, distinguimos os transportes de acordo com o modo e a forma pela qual são utilizados. Assinale o item que corresponde aos principais modais de transporte. A) Aquaviários, terrestres e subterrâneos. B) Aquaviários, terrestres e aéreos. C) Terrestres, submarinos e aéreos. D) Aéreos, submarinos e aquáticos. E) Terrestres, aquáticos e subterrâneos.

7) Qualquer sociedade, para continuar existindo, tem de garantir a conservação e o desenvolvimento de seus conhecimentos e de seus objetos de trabalho para as futuras gerações. A este conjunto de conhecimentos e objetos chamamos forças produtivas. O Capitalismo é um modo de produção e forças produtivas. Assinale a alternativa que não corresponde ao sistema sócio econômico vigente. A) A constante busca do lucro tem como seu principal impulso a concorrência. B) O desenvolvimento das forças produtivas sob o Capitalismo leva ao aumento da produtividade. C) A origem do lucro é a mais valia, ou seja, a diferença entre o recebido e o imposto pago. D) A troca da mercadoria no tempo de trabalho necessário para produzi-la. E) A divisão de classes sociais adotadas no sistema Capitalista é baseada na propriedade privada dos meios de produção.

8) A grande novidade na nova ordem mundial foi a “revolução” nos meios de transporte e nas comunicações – fator fundamental para que se estabelecesse uma economia globalizada. Apesar das vantagens que oferece, a globalização tem sido bastante criticada. Assinale as alternativas que confirmam estas críticas. I) Aumento da desigualdade social e econômica; II) Desemprego; III) Facilidade na atuação de atividades do crime organizado; IV) Transmissão de informações e notícias em tempo real; A) Apenas I e II. B) Apenas I, II e III. C) Apenas I, II, e IV. D) Apenas II e IV. E) Todas as alternativas estão corretas.

9) A destruição, o transporte e a deposição de pequenos fragmentos rochosos dependem da direção e intensidade com que este agente atua na superfície terrestre, sobretudo em regiões áridas e semiáridas, com pouca presença de vegetação. É nesse ambiente que se verifica o constante trabalho de formação, destruição e reconstrução de elevações de areia que recebem o nome de dunas. LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia geral. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1995 (adaptado). A modelagem do relevo apresentado relaciona-se ao processo de erosão decorrente da ação: glacial. fluvial. eólica. pluvial. marinha.

10) Observe a imagem: As características morfológicas do terreno estão representadas no bloco diagrama, que mostra uma região acometida por processos erosivos decorrentes da: resistência geológica. instabilidade do terreno. profundidade do solo. intervenção antrópica. ação de cursos de água.

11) Empreende-se um programa de investimentos em infraestrutura para oferecer as condições materiais necessárias ao processo de transformação do território nacional em um espaço da economia global. Nessa configuração territorial, destacam-se pontos de concentração de tecnologias de ponta. É o caso da chamada agricultura de precisão. Nos pomares paulistas, começou a ser utilizada uma máquina, de origem norte-americana, capaz de colher cem pés de laranja por hora, sob o controle de computadores. SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do séc. XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. Qual a consequência socioambiental, no Brasil, da implementação da tecnologia exemplificada no texto? a) A diminuição do uso intensivo do solo. b) O rebaixamento do nível dos aquíferos locais. c) A desestimulação do modelo orgânico de cultivo. d) A redução da competitividade do pequeno produtor. e) O enfraquecimento da atividade policultora de exportação.

12) (UFP) A dinâmica interna e a externa da Terra provocam modificações no relevo terrestre. São considerados, respectivamente, agentes modeladores internos (endógenos) e externos (exógenos) da Terra: a) Erosão e intemperismo. b) Águas correntes e vulcanismo. c) Geleiras e vento. d) Vulcanismo e tectonismo. e) Tectonismo e intemperismo.

13) As intervenções da urbanização, com a modificação das formas ou substituição de materiais superficiais, alteram de maneira radical e irreversível os processos hidrodinâmicos nos sistemas geomorfológicos, sobretudo no meio tropical úmido, em que a dinâmica de circulação de água desempenha papel fundamental. Nesse contexto, a influência da urbanização, por meio de intervenções técnicas neste ambiente, favorece o: abastecimento do lençol freático. escoamento superficial concentrado. acontecimento da evapotranspiração. movimento de água em subsuperfície. armazenamento das bacias hidrográficas.

14) A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética. Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no A poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo. alinhamento geopolítico da Rússia em relação aos EUA. política de expansionismo territorial exercida sobre Cuba. aliança estratégica com países produtores de petróleo, como o Kwait e o Ira. incorporação da China à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

15) No Brasil, durante muito tempo, as migrações internas, do Norte para o Sul e do mundo rural para as cidades, constituíram uma tentativa de resposta individual à extrema pobreza de algumas regiões. Fator de diversificação do tecido social e de desenvolvimento de associações e ONG, essa mobilidade contribuiu para a riqueza do Sul, assim como para a expansão das favelas urbanas. A esses efeitos devem-se acrescentar, hoje, fluxos populacionais mais diversificados. Na atual realidade brasileira, ocorre um novo e recente fluxo populacional denominado: a) movimento pendular b) êxodo rural c) migração de retorno d) transumância e) transmigração

16) Um navio estava em Angra dos Reis (44º O) e saiu para fazer uma viagem em direção à Fernando de Noronha (30º O), às 6 horas, no período da manhã, e terá uma duração de 8 horas. Que horas será na ilha de Fernando de Noronha quando o navio atracar, considerando as convenções: a) 15 horas. b) 12 horas. c) 13 horas. d) 14 horas. e) 8 horas.

17)Sobre a Rosa dos Ventos e os pontos cardeais e colaterais, julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as proposições. I - Os pontos colaterais são nornordeste (NNE), nor-noroeste (NNW), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSW), lés-nordeste (ENE), léssudeste (ESE), oés-sudeste (WSE) e oés-sudoeste (WSW). II - Os pontos cardeais são Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W). III - Nordeste (NE), Sudeste (SE) não são pontos colaterais. IV - Noroeste (NW) e Sudoeste (SW) são pontos colaterais. A sequência correta é: c) V V F V. d) F V F F. a) F V F V e) V V V F. b) F V V F.

18) Um rio é a corrente líquida da concentração do lençol de água num vale. As sinuosidades descritas por ele, formando, por vezes, amplos semicírculos em zonas de terrenos planos ou em outros cujo vale se  acha profundamente escavado são chamadas de: a) cursos. b) bordas. c) margens. d) estuários. e) meandros.

19) (UFRN) Estudos realizados em algumas bacias hidrográficas estimam que rios brasileiros possuem um potencial de geração de energia elétrica bem superior à atual capacidade instalada de que dispomos. Todo esse potencial é atribuído, principalmente, a fatores naturais, dentre os quais pode(m) ser destacado(s): a) predomínio de planícies, associado às elevadas médias pluviométricas dos climas das áreas intertropicais. b) condições de clima e solo das bacias hidrográficas, associadas às grandes extensões de cobertura vegetal. c) elevadas médias pluviométricas dos climas tropicais e equatoriais, associadas ao predomínio de relevo de planalto. d) aumento do volume de água dos rios, associado ao degelo das áreas montanhosas.

20) (UNITAU) Placas tectônicas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do planeta e que estão suspensas pelo magma incandescente do interior da Terra. Existem 10 placas tectônicas na crosta terrestre que provocam dobramentos e falhas. São exemplos desses dobramentos e falhas, respectivamente: a) terremotos e cordilheiras montanhosas. b) cordilheira montanhosas e terremotos. c) terremotos e tsunamis. d) terremotos e erupções vulcânicas. e) cordilheiras montanhosas e erupções vulcânicas.

21) (UNESP) Analise os mapas. Considerando as escalas utilizadas nos mapas, é correto afirmar que a) o mapa 1 favorece maior detalhamento do terreno do que o mapa 2. b) o mapa 2 abrange uma área menor do que o mapa 1. c) assemelham-se, pois nos dois casos foi utilizada uma pequena escala. d) retratam períodos diferentes de uma mesma localidade. e) ambos os mapas apresentam o mesmo nível de detalhe.

22 (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1:100 22 (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1:100.000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 8 cm. Qual a distância real entre essas cidades?  a) 8 km b) 80 km c) 800 km d) 8000 km

23) Criado nos anos 1980, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) tornou-se um dos mais importantes movimentos sociais do país. O que o MST reivindica e qual é sua principal forma de atuação? Reivindica melhores condições de trabalho para os sem-terra empregados em grandes fazendas produtoras de alimentos e atua principalmente por meio de marchas de protesto. Reivindica auxílio financeiro do governo e construção de mais escolas e hospitais públicos nas áreas rurais e atua principalmente por meio de protestos. Reivindica melhores condições nos assentamentos provisórios mantidos pelo governo e atua principalmente por meio da invasão de prédios públicos, como o Ministério da Agricultura. Reivindica a realização da reforma agrária e condições para a prática da agricultura familiar e atua principalmente por meio da ocupação de propriedades rurais.

24 (PUC-MG) Em relação à questão agrária no Brasil: I – As fronteiras agrícolas que se expandiram em direção à Amazônia contribuíram para agravar os problemas de estrutura agrária do país, por corresponderem em sua maior parte, a grandes propriedades rurais. II – Os problemas ligados à estrutura fundiária do Brasil evidenciam a necessidade de mudanças e de reformas no campo, visando a corrigir distorções ligadas à concentração, à situação dos posseiros e à produção de gêneros de exportação. III – Posseiros são pessoas que, com suas famílias, ocupam terras já cultivadas por lavradores que ainda não possuem títulos de propriedade e as registram em seus nomes. Assinale: a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se nenhuma afirmativa estiver correta.

25) (ENEM)A situação atual das bacias hidrográficas de São Paulo tem sido alvo de preocupações ambientais: a demanda hídrica é maior que a oferta de água e ocorre excesso de poluição industrial e residencial. Um dos casos mais graves de poluição da água é o da bacia do alto Tietê, onde se localiza a região metropolitana de São Paulo. Os rios Tietê e Pinheiros estão muito poluídos, o que compromete o uso da água pela população. Avalie se as ações apresentadas abaixo são adequadas para se reduzir a poluição desses rios. I) Investir em mecanismos de reciclagem de água utilizada nos processos industriais. II) Investir em obras que viabilizem a transposição de águas de mananciais adjacentes para os rios poluídos. III) Implementar obras de saneamento básico e construir estações de tratamento de esgotos. a) apenas em I. d)apenas II e III. b) apenas em II. e)em I, II e III. c) apenas em I e III.

26)“Desde a sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas 26)“Desde a sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. (…) Entretanto, recentemente foram detectados alguns fenômenos provocados pela ação humana que tem alterado o clima no planeta bem mais rapidamente do que os acontecimentos transcorridos ao longo da história”. Sobre as ações humanas na nossa casa, que é o planeta Terra, é correto afirmar, exceto: A poluição atmosférica, além de provocar chuvas ácidas e afetar a saúde da população, tem também intensificado o efeito estufa, o qual reflete no aquecimento global. A expansão urbana altera o comportamento térmico e tem como uma de suas consequências a formação das chamadas “ilhas de calor” nas zonas rurais onde as temperaturas, em média, são mais altas que as das cidades. As inversões térmicas ocorrem particularmente no inverno, de modo que a camada de ar frio permanece embaixo e o ar quente acima e, por conseguinte, a circulação de ar fica bloqueada, o que favorece a retenção dos poluentes, como é o caso das áreas urbanas.

27) UEG – GO Os movimentos orogenéticos, resultantes da deriva continental e dinâmica de placas, são os responsáveis pela formação de grandes cadeias de montanhas no planeta, que surgem em virtude do enrugamento ou soerguimento de extensas porções da crosta terrestre. A cordilheira dos Andes resulta dessa dinâmica, e sua origem está relacionada ao choque entre as placas do Pacífico e Sul-Americana de Nazca e Norte-Americana de Nazca e Sul-Americana do Pacífico e Norte-Americana

28) (UNITAU SP/2015) A estrutura geológica é extremamente importante para a formação dos recursos minerais, além de estabelecer grande influência na consolidação dos relevos e do solo. Na litosfera, quais tipos de rochas podem ser encontrados ou observados? Metamórficas, magmáticas e sedimentares. Metamórficas, magmáticas e argilosas. Magmáticas, sedimentares e basálticas. Sedimentares, ígneas e magmáticas. Basálticas, ígneas e sedimentares.

29) As rochas estão presentes no dia a dia do ser humano nas mais diversas situações e podem ser classificadas em três grupos de acordo com a sua origem. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de rochas e suas respectivas classificações corretamente: a) O carvão mineral, muito utilizado na indústria siderúrgica para aquecer os alto-fornos é uma rocha ígnea. b) O basalto, que dá origem a um solo fértil, conhecido como terra roxa, é classificado como rocha sedimentar. c) O mármore, muito utilizado para a fabricação de bancadas de cozinhas é classificado como uma rocha de origem magmática. d) O arenito, que serve à construção civil, como pedras de alicerce, é classificado como uma rocha estratificada. e) As estalactites e estalagmites formadas em grutas calcárias são exemplos de rochas de origem metamórfica.

30) (EEEP 2015) São grandes cadeias montanhosas formadas pela movimentação das placas tectônicas, como os Andes na América do Sul, os Alpes na Europa e o Himalaia na Ásia. Como essas montanhas começaram a ser soerguidas há apenas 70 milhões de anos (início do Terciário) tempo muito recente na história geológica do­ planeta, elas também são chamadas de: dobramentos modernos zona abissal terrenos sedimentares depressão do relevo núcleos cratônicos

31-(UNICAMP-adaptado) Ao considerar a influência da infiltração da água no solo e o escoamento superficial em topos e encostas, é correto afirmar que: a maior infiltração e o menor escoamento superficial retardam o processo de intemperismo físico e aceleram a erosão. a menor infiltração e o menor escoamento superficial inibem a erosão e favorecem o intemperismo químico. a menor infiltração e o maior escoamento superficial aceleram o intemperismo físico e químico e retardam o processo de erosão. a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão. a maior infiltração e o maior escoamento superficial favorecem o processo de intemperismo mecânico.

a) metropolização b) área metropolitana c) rede urbana d) megalópole 32- (CEFET-PR) Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente à uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns, define a: a) metropolização b) área metropolitana c) rede urbana d) megalópole e) hierarquia urbana

33-(UFAC) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar: a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos. b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência. c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural. d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços. e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

34 (UNIRG TO/2016) Observe a figura. Utilizada para representar planisférios, a figura ilustra um tipo específico de projeção cartográfica conhecida como Cônica. Azimutal. Cilíndrica. Oblíqua.

35 (UFU MG/2014)Projeção Cilíndrica Conforme (Mercator) A representação acima é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado. Ao ser desenrolado, apresentará sobre uma superfície plana todas as informações que para ele foram transferidas. Nesse tipo de projeção, as latitudes médias são as que apresentam as maiores distorções em relação à dimensão original de suas áreas. a linha imaginária do Equador é o único paralelo que não tem sua dimensão original alterada. a superfície terrestre localizada nas altas latitudes não apresenta ampliação em suas áreas. as áreas localizadas entre os trópicos de Câncer e Capricórnio mantêm sua real forma e dimensão original.

36- (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 8 cm. Qual a distância real entre essas cidades? a) 8 km b) 80 km c) 800 km d) 8000 km

37- (UFRPE) Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira. Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes. 1: 1.000.000 1:100.000 1: 600.000 1: 500.000 1: 250.000.

38 - (Fuvest-SP) A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45° oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75° leste? a) 5 horas           b) 11 horas         c) 15 horas d) 19 horas e) 21 horas 

39) Um terremoto de 6,9 graus de magnitude abalou a costa leste do Japão nesta quarta-feira, sem provocar alerta de tsunami, anunciou a agência sismológica japonesa. O tremor, às 9h19min no horário local, ocorreu a 400 km de profundidade no oceano Pacífico, a cerca de 600 km ao sul de Tóquio, onde os prédios balançaram.(Jornal Zero Hora, 03/09/2013.) Sabendo que a região afetada pelo terremoto citado na reportagem acima se situa na longitude de 135º Leste, podemos dizer que, no horário de Brasília (45º Oeste), o incidente ocorreu às: a) 07h19min do dia seguinte b) 19h19min do dia anterior c) 09h19min do dia anterior d) 06h19min do dia seguinte e) 21h19min do dia anterior

40 - (PUC RS/2001) Considerando que ao unirmos todos os pontos de uma Rosa dos Ventos teremos um círculo e que o Norte representa Oº (zero graus), quanto vale, em graus, a distância do ponto Sul até o ponto Sudoeste? 67º 50’ 90º 45º 135º 315º 50’