Quando descontinuar um estudo jw

1. Qual é a nossa responsabilidade para com os estudantes da Bíblia?

1 Ninguém pode servir a Deus a menos que Jeová “o atraia”. (João 6:44) Mesmo assim, nós, como publicadores, devemos fazer a nossa parte em ajudar os estudantes da Bíblia a ter uma relação achegada com o Pai celestial. (Tia. 4:8) Isso exige preparação. Apenas ler cada parágrafo e fazer a pergunta impressa não basta para ajudar nossos estudantes a entender a mensagem e a fazer progresso.

2. Um bom estudo bíblico leva o estudante a fazer o quê?

2 Bons estudos são aqueles em que os publicadores ajudam seus estudantes a (1) entender o que a Bíblia ensina, (2) acreditar no que a Bíblia ensina e (3) pôr em prática o que a Bíblia ensina. (João 3:16; 17:3; Tia. 2:26) Pode levar meses para que um estudante dê todos esses passos. Mesmo assim, cada passo representa uma etapa para que o estudante desenvolva uma relação com Jeová e faça uma dedicação a ele.

3. Por que bons instrutores fazem perguntas de ponto de vista?

3 O que o estudante da Bíblia pensa? Para discernir se o estudante da Bíblia entende e aceita o que está aprendendo, não domine a conversa; incentive o estudante a se expressar. (Tia. 1:19) Será que ele entende o que a Bíblia ensina sobre o assunto que está sendo considerado? Ele consegue explicar o assunto nas suas próprias palavras? O que ele acha do que aprende? Ele acredita que o que a Bíblia ensina faz sentido? (1 Tes. 2:13) Ele se dá conta de que tudo o que aprende deve influenciar seu modo de vida? (Col. 3:10) Para saber as respostas, temos de fazer perguntas de ponto de vista e então escutar. — Mat. 16:13-16.

4. O que fazer se um estudante tem dificuldade de entender ou aplicar o que aprende da Bíblia?

4 Hábitos e padrões de pensamento podem estar profundamente gravados, e leva tempo até que sejam substituídos. (2 Cor. 10:5) O que fazer se nosso estudante não aceita ou não coloca em prática o que aprende? Temos de ser pacientes e dar tempo para que a Palavra de Deus e o espírito santo toquem o coração do estudante. (1 Cor. 3:6, 7; Heb. 4:12) Se o estudante tiver dificuldade em entender ou aplicar um ensino bíblico, é melhor considerar outro assunto em vez de pressioná-lo. Ao passo que continuamos a ensinar a Bíblia com paciência e amor, o estudante pode com o tempo se sentir motivado a fazer as mudanças necessárias.

  • Edição digital
  • Edição impressa

Erro 1: falar demais. Não é você que tem que explicar tudo. Jesus fazia perguntas para ajudar as pessoas a pensar e a chegar à conclusão certa. (Mt 17:24-27) Quando você faz perguntas, o estudo fica mais interessante. Também, fica mais fácil saber se o estudante entendeu a matéria e se ele concorda com o que está aprendendo. (be 253 §§3-4) Depois de fazer uma pergunta, seja paciente e espere o estudante responder. Se ele responder errado, não dê a resposta certa. Em vez disso, use outras perguntas para ajudá-lo a entender bem o ponto. (be 238 §§1-2) Não tenha pressa. Fale num ritmo que ajude seu estudante a entender as informações que são novas para ele. —be 230 §4.

Erro 2: complicar o assunto. Você talvez fique com vontade de dizer tudo o que sabe sobre um assunto. Mas isso não é bom. (Jo 16:12) Concentre-se no ponto principal de cada parágrafo. (be 226 §§4-5) Detalhes, por mais interessantes que sejam, podem deixar o estudante confuso. (be 235 §3) Quando o estudante entender o ponto principal, passe para o próximo parágrafo.

Erro 3: fazer apenas perguntas e respostas. Nosso objetivo não é fazer apenas perguntas e respostas. Étocar o coração do estudante. (Lu 24:32) A Palavra de Deus tem poder. Por isso, concentre-se nos principais textos bíblicos de cada lição. (2Co 10:4; He 4:12; be 144 §§1-3) Faça ilustrações simples. (be 245 §§2-4) Deixe o estudo mais personalizado. Como? Pense no que o estudante acredita e nos desafios que ele enfrenta. Leve isso em conta quando for dirigir o estudo. Faça perguntas como: “O que você acha do que aprendeu aqui?” “O que isso nos ensina sobre Jeová?” “Quais são as vantagens de seguir esse conselho?” —be 238 §§3-5; 259 §1.

Perguntas Respondidas

◼ Por quanto tempo se deve dirigir um estudo bíblico formal no livro Conhecimento?

Jeová está abençoando sua organização hoje. Vemos evidência disso todo ano, ao passo que milhares de pessoas tomam posição a favor da verdade. O livro Conhecimento está sendo eficaz nisso. A edição de 15 de janeiro de 1996 de A Sentinela salientou que esse livro foi elaborado para ajudar o estudante da Bíblia a progredir em sentido espiritual um tanto rápido, talvez chegando ao ponto do batismo em poucos meses.

Por esse motivo, a mesma edição de A Sentinela, na página 17, recomendou: “Depois de alguém ter terminado seu estudo bíblico no livro Conhecimento e ter sido batizado, pode não ser necessário dirigir um estudo formal com ele num segundo livro.”

E no caso de quem não se batiza depois de estudar todo o livro Conhecimento? Nosso Ministério do Reino de junho de 1996, página 12, parágrafo 23, lembrou-nos o que A Sentinela disse sobre não estudar outros livros com o mesmo estudante depois de terminado o livro Conhecimento. Será que isso significa que não estamos interessados em ajudar o estudante da Bíblia além desse ponto? Não. Queremos que as pessoas assimilem conhecimento básico da verdade. No entanto, espera-se que, num período relativamente curto, o bom instrutor consiga ajudar o estudante mediano, sincero, a assimilar conhecimento suficiente para tomar a decisão inteligente de servir a Jeová. Pode ser que alguns estudantes da Bíblia, devido às suas circunstâncias, até queiram estudar mais de uma vez por semana.

É preciso admitir que alguns estudantes progridem mais lentamente que outros. Mas, se depois de estudar o livro Conhecimento, o que poderá levar mais tempo do que o normal, a pessoa ainda não tiver decidido associar-se com a congregação, o publicador deveria conversar sobre a situação com um dos anciãos da Comissão de Serviço. Nos casos em que há circunstâncias atenuantes ou incomuns, talvez haja motivo para dar um pouco mais de ajuda. Isso se harmoniza com o princípio do que diz os parágrafos 11 e 12, na página 17, de A Sentinela de 15 de janeiro de 1996.

O apreço por assimilar conhecimento da verdade, ainda que básico, deveria motivar o estudante a assistir às reuniões cristãs. Isso pode levar o estudante a dar alguma evidência óbvia de que deseja servir a Jeová. Se o apreço espiritual não é evidente depois de o estudo do livro Conhecimento ter sido dirigido por um período prolongado, é aconselhável descontinuar o estudo.