Como utilizar um relogio comparador


O relógio comparador é um instrumento de grande precisão, que possui bastante sensibilidade. É utilizado na centragem de peças na usinagem, na hora de verificar o alinhamento de máquinas, excentricidade e empeno, verificação de medidas por comparação, etc.

Muito usado no ramo da mecânica, o relógio comparador tem que ser montado em suportes adequados, como suporte universal, desempenos com coluna e outros, para uma medição mais precisa.

Por ser um equipamento importante, não tão barato e de precisão, ele demanda grandes cuidados. Deve ser guardado sempre em um estojo, sem deixar cair ou pegar graxa ou óleo, o que pode danificar suas funções. Trabalhamos com as melhores marcas de relógio comparador, testadas e aprovadas, como Digimess e Mitutoyo.

O equipamento funciona da seguinte maneira: um jogo de engrenagens no interior da caixa amplia e transmite ao ponteiro o movimento que é acusado pela haste de contato. A haste é guiada pelo canhão. A escala maior no mostrador no caso o círculo do relógio comparador está dividida em 100 partes (0 a 100).

A cada volta que é completa ocorre uma volta de outro ponteiro, que se chama conta-voltas e mostra os milímetros. A alavanca é mantida pressionada pela mola, impedindo que a folga entre os dentes da engrenagem mascare a medida.

O relógio comparador analógico tem faixas de 0,25 mm a 300 mm (0,015 in a 12,0 in), com graduações de 0,001 mm a 0,01 mm (métrico) ou de 0,00005 in a 0,001 in (imperial).

Diferenças entre o relógio comparador digital e analógico


Como foi comentado acima, relógio comparador é um aparelho usado para medir através da sensibilidade e tem uma precisão exata para pequenas medições. Esse instrumento tem um mostrador com ponteiro e uma ponta de contato que ajuda na medição.

Quando o operador coloca o aparelho relógio comparador no objeto a ser medido, a ponta de contato vai sofrer uma pressão, que faz com o que o ponteiro vibre no mostrador. Quando acontece isso, há duas funções:

- Girar para o sentido horário: a diferença na medição é positiva, representando uma maior dimensão estabelecida na peça. - Girar para o sentido anti-horário: a diferença é negativa. Isso significa que a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida. Esses resultados servem para: - Calibrar maquinários de fábrica; - Verificar os desgastes nas laterais ao instalar um novo disco de freio em veículos; - Garantir qualidade, pois o relógio comparador trabalha avaliando aderência (estatística) e precisão no processo de fabricação ou usinagem; - Manufatura de precisão para fabricantes de ferramentas.

Sobre os tipos de relógio comparador, de modo geral, eles podem ser divididos em duas categorias: o mecânico e o digital. Os dois aparelhos são muito semelhantes e, para mantê-los calibrados e para que não quebrem, é necessário guardá-los no estojo.

Outros modelos de relógio comparador


O relógio apalpador é utilizado em aplicações semelhantes. Serve também para alinhamento e centragem de peças nas máquinas e medição de paralelismo entre faces. O nome dele já diz: é um instrumento que determina uma medida apalpando a peça. Muito parecido com os relógios comparadores, também precisa de um tipo de suporte – sem ele, não é possível fazer as aplicações no controle dimensional.

Uma curiosidade: os relógios apalpadores permitem uma solução simples e muito rápida para as seguintes situações, além do controle de dimensões:

- Controle de excentricidade; - Controle de paralelismo; - Perpendicularidade; - Conicidade; - Alinhamento ou centragem de peças.

O funcionamento de um relógio apalpador e relógio comparador ocorre pelo contato de uma ponta de medição que, através de um braço, transmite à engrenagem do pinhão intermediário um movimento ao pinhão central, que tem em seu eixo o ponteiro indicador de leitura.

Por exemplo: um cabelo ligado a uma engrenagem serve para evitar erros devido a folgas entre a engrenagem e o pinhão. Sua leitura é obtida pelo posicionamento do ponteiro numa escala graduada.

Como utilizar um relogio comparador

Se você está procurando um nível maior de precisão em pequenas medições, o relógio comparador consegue discernir com muita facilidade valores que ao olho nu não consegue diferenciar facilmente.

Além disso, o relógio comparador é muito usado para verificar a tolerância de um processo de inspeção de uma peça usinada e pode ser utilizado em diversas situações. Se você quer saber mais sobre o aparelho, abaixo vamos definir melhor o relógio comparador, entender suas aplicações e quais são os tipos de instrumentos que existem no mercado. Como funciona

Como dissemos acima, o relógio comparador é um aparelho usado para medir através da sensibilidade e com grande precisão pequenas medições. No instrumento, existe um mostrador com um ponteiro e uma ponta de contato que auxilia nesse processo de medição.

Como utilizar um relogio comparador

Ele é um dos instrumentos de maior utilização nos trabalhos de mecânica. Por se tratar de um equipamento de alta precisão, são necessários cuidados especiais. Atenção na hora de guardar o equipamento, até mesmo para não sofrer quedas e choques mecânicos.

O relógio comparador pode ser utilizado para verificar a oscilação ou desempenho dos cubos de roda e discos de freio. Vamos começar com os cubos de roda.

Cubos de Roda

Primeiro realize a desmontagem do sistema de freio. Em seguida, com uma lixa, elimine as impurezas do cubo de roda.

Depois de fazer esse processo, insira o relógio comparador na base inferior do corpo do amortecedor. Aqui, não esqueça de ajustar o braço, verificando se a agulha está tocando na superfície do cubo. Se está tudo correto, é hora de girar o cubo e pronto!

Lembrando que a especificação máxima de oscilação do cubo é de 5mm.

Discos de Freio

Para começar a verificação da oscilação do disco de freio, é necessário começar pela montagem do disco utilizando parafusos ou portas de roda. Isso garante que o mesmo esteja fixado de forma uniforme no cubo. Caso seja necessário, utilize as ruelas espaçadoras.

Em seguida, insira o relógio comparador na base do amortecedor. Não se esqueça de ajustar o braço de uma maneira que a agulha toque o disco. Ele deve tocar 0,5mm abaixo do topo. Agora, gire o disco e pronto!

Lembrando que a oscilação máxima do disco é de 0,10mm.

Depois desse processo feito, você garantiu o conforto do seu cliente, pois, evitou a sensação de trepidação ao acional o pedal.

Para conferir mais detalhes sobre este procedimento, veja o vídeo que o CTTi (Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação) sobre Disco de Freio – Como evitar a vibração ao frear.

O relógio comparador é um instrumento de medição de comprimento por comparação, no qual o deslocamento axial de uma haste móvel (percebida pela superfície de contato) é transmitido e amplificado por meio mecânico adequado para um ponteiro que gira na frente de uma escala analógica circular.

Pode existir também um indicador de voltas, por exemplo, um ponteiro menor que gira na frente de uma escala que indica o número de voltas do ponteiro maior ou o deslocamento axial da haste móvel.

O relógio comparador é um dos poucos instrumentos de medida analógicos que permitem a medição de grandezas lineares de forma direta (medindo diretamente a grandeza desejada) ou indireta (estabelecendo a diferença entre a grandeza desejada e outra conhecida).

Alguns relógios trazem indicadores móveis de limites (limitadores de tolerância). Esses indicadores podem ser ajustados nos valores máximo e mínimo permitidos para a peça que será medida.

Este instrumento de medição opera afixado a dispositivos como bases, apoios, desempenos ou guias. Existem ainda os acessórios especiais que se adaptam aos relógios comparadores. Sua finalidade é possibilitar controle em série de peças, medições especiais de superfícies verticais, de profundidade, de espessuras de chapas, etc.

No Brasil, a norma ABNT NBR ISO 463:2013 especifica as mais importantes características metrológicas e de projeto de relógios comparadores mecânicos (analógicos).

Como utilizar um relogio comparador
Partes de um relógio comparador analógico.

Quando a superfície de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Isso significa que a peça apresenta dimensão maior do que a estabelecida.

Se o ponteiro girar em sentido anti-horário, a diferença será negativa, ou seja, a peça apresenta dimensão menor do que a estabelecida.

Os relógios comparadores possuem um sistema de ajuste do zero, o qual não pode ser movido acidentalmente. Este sistema geralmente é um dispositivo de trava com uma braçadeira ou por atrito.

Os relógios comparadores, em geral, trazem impresso no mostrador as informações sobre seu valor de divisão (por exemplo: 0,01 mm, 0,001″, etc.).

Nos relógios comparadores mais utilizados, uma volta completa do ponteiro principal corresponde a um deslocamento de 1 mm da superfície de contato. Como a escala contém 100 divisões, cada divisão equivale a 0,01 mm.

Esta característica torna necessário que algum dispositivo conte o número de voltas do ponteiro principal (número de milímetros inteiros a ser somado à parte centesimal).

Condições de uso

Antes de medir uma peça, é necessários certificar-se de que o relógio se encontra em boas condições de uso.

A verificação de possíveis erros é feita da seguinte maneira: com o auxílio de um suporte de relógio, tomam-se as diversas medidas nos blocos-padrão. Em seguida, deve-se observar se as medidas obtidas no relógio correspondem às dos blocos. São encontrados também calibradores específicos para relógios comparadores.

Como utilizar um relogio comparador
Suporte magnético para relógio comparador.
Como utilizar um relogio comparador
Verificação de relógio comparador com uso de blocos padrão sobre uma mesa de desempeno.

Colocar o relógio sempre numa posição perpendicular em relação à peça, para não incorrer em erros de medição.

Fixação do relógio comparador

Há dezenas de modelos de relógios comparadores em uso na indústria metal-mecânica, todos têm em comum locais apropriados para os fixar a dispositivos ou acessórios adequados.

Geralmente, os relógios comparadores não são instrumentos de medição manuais, exceto quando associados a dispositivos manuais adequados.

Aplicando a pré-carga

Quando o relógio comparador está ‘fora de uso’ uma mola empurra sua haste móvel e a superfície de contato até o final do curso, para se tomar a medida adequadamente é necessário encostar a superfície de contato na superfície que se deseja medir, ou na de controle, e ‘empurrar’ o relógio, de modo a dar uma carga na mola e espaço para a haste móvel ir e voltar, sem correr o risco da superfície de contato se afastar da superfície ou a haste móvel ‘bater’ no fim-de-curso, forçando o instrumento contra o dispositivo de fixação.

Zerando o relógio comparador

A aplicação da pré-carga faz o ponteiro do relógio comparador girar. Alguns acessórios de fixação possuem dispositivos que permitem um ajuste fino, levando o ponto zero da escala até onde se encontra o ponteiro, contudo, os relógios comparadores são dotados de um anel externo que permite girar o mostrador para alinhar o zero do mostrador com o ponteiro principal. Para isto deve-se soltar o parafuso de fixação do anel externo.

Como utilizar um relogio comparador
Aplicação de pré-carga e ajuste do zero.

Medição direta

Medição direta é quando o valor da grandeza desejado (mensurando) é lido diretamente no dispositivo mostrador do instrumento de medição. Por exemplo, quando determinamos uma dimensão linear com um paquímetro.

A leitura que obtemos na escala e no nônio, desconsiderando os erros, é a medida efetiva do objeto que está sendo submetido à medição.

Utiliza-se o relógio comparador nesta modalidade de medição em conjunto com desempenos e/ou suportes para medir a espessura de chapas, por exemplo, dentre outras medidas relativamente pequenas.

Submete-se o instrumento a uma pré-carga, ajusta-se o zero (girando o mostrador), em seguida a haste móvel deve ser movida manualmente dando espaço para colocar o objeto a ser medido no eixo do instrumento. Feito isso, a haste móvel deve então retornar até entrar em contato com a peça. A dimensão é lida diretamente no mostrador, pela posição relativa (deslocamento) do ponteiro principal e do contador de voltas.

Este passo a passo descreve os procedimentos para a leitura da Figura 1, observe que os ponteiros giram em sentidos contrários, sendo que o ponteiro principal se desloca no sentido horário.

Como utilizar um relogio comparador
Leitura direta.
  • O instrumento deve ser fixado em um suporte que trabalha em conjunto com um desempeno;
  • Encostar a superfície de contato no desempeno e aplicar a pré-carga;
  • Girar o mostrador até o traço com o zero (0) fique alinhado com o ponteiro;
  • Ler a condição inicial dos ponteiros, comparando com o mostrador;
  • Cuidadosamente, levantar a haste móvel até que haja espaço para a entrada do objeto da medição;
  • Com o mesmo cuidado retornar a haste móvel (propelido por uma mola) até que ele toque no objeto da medição;
  • Ler o ponteiro do contador de voltas (mostrador pequeno), subtraindo o número de traços da escala que ele varreu:

3 – 0 = 3 mm

  • Observe que o ponteiro estava perfeitamente alinhado com o zero no início e depois passou a linha três. Isto significa que há uma parte centesimal a ser apreciada;
  • Ler o ponteiro principal para determinar os centésimos;
  • Ele varreu dez traços da escala (0,01 mm cada), parando exatamente sobre o traço identificado como 10, que equivale à 0,10 mm, assim:

10 x 0,1 mm = 0,10 mm

3 mm + 0,10 mm = 3,10 mm

Este valor é a dimensão do objeto que está sendo medido.

Medição indireta

Uma possibilidade de utilização do relógio comparador é calcular a diferença entre a dimensão de um padrão e a do mensurando.

Dimensão da peça = Dimensão do padrão +/- Valor lido no instrumento

O instrumento deve ser zerado com um padrão cuja dimensão seja conhecida, e então é estabelecida a diferença entre a dimensão do padrão e a do objeto que esta sendo submetido à medição.

Este passo a passo descreve os procedimentos para a leitura em um relógio comparador, observe que os ponteiros giram em sentidos contrários, e dessa vez o ponteiro principal se desloca no sentido anti-horário, pois o comprimento do bloco-padrão (referência) é maior do que o comprimento a ser medido.

Como utilizar um relogio comparador
Leitura indireta.

Não esquecer que para leituras indiretas:

Dimensão da peça = Dimensão do padrão +/- Valor lido no instrumento

  • O instrumento deve ser afixado em um suporte que trabalha em conjunto com um desempeno;
  • Encostar a superfície de contato no bloco-padrão e aplicar a pré-carga;
  • Girar o mostrador até o traço com o zero (0) fique alinhado com o ponteiro;
  • Ler a condição inicial dos ponteiros;
  • Cuidadosamente, levantar a haste móvel, retirar o padrão e coloque o objeto da medição;
  • Com o mesmo cuidado retornar a haste móvel até que toque o objeto da medição;
  • Ler o ponteiro do contador de voltas e subtrair o número de espaços entre os traços que ele varreu;

8 – 6 = 2 mm

(o ponteiro se movimentou no sentido contrário ao da contagem)

  • Ler o ponteiro principal para determinar os centésimos;
  • O ponteiro principal varreu 56 traços quando saiu do zero, assim:

56 x 0,01 mm = 0,56 mm

  • Observe que ele varreu os décimos no sentido contrário ao da contagem, contudo, o ponteiro não chegou ao 70 centésimos, faltou um centésimo.
  • Somar os resultados:

2 mm + 0,56 mm = 2,56 mm

  • Somar este resultado com o valor da dimensão do padrão.

6,4 mm + 2,56 mm = 8,96 mm

Relacionado

Pesquise Ecompare Aqui!