Galera hoje quero falar sobre os estilos da nossa arte brasileira…assim como praticamente todas as lutas e esportes a capoeira também tem seus estilos diferentes dentro de si. Apesar de alguns não concordarem totalmente… hoje a capoeira é basicamente dividida em três estilos: angola, regional e contemporânea (estilo que alguns não reconhecem). Cada um tem a sua particularidade, seus toques de berimbaus específicos e outras coisas que vou explicar! Vamo lá! Capoeira Angola: A origem correta é um pouco difícil de se saber pois é uma arte da época da escravidão portanto existem muito poucos documentos sobre sua origem. A versão mais aceita é que a capoeira angola foi desenvolvida por escravos africanos aqui no Brasil. Acredita-se que a capoeira angola era praticada de nos terreiros das senzalas. Como os feitores e capitães-do-mato não sabiam se a capoeira era uma dança ou uma luta, os escravos treinavam muito. As características principais do jogo de capoeira angola é o jogo mais rasteiro, um jogo onde vc estuda muito mais o seu adversário… os movimentos também são mais lentos (porém não menos eficientes), um jogo que exige mais força dos jogadores, pois são movimentos que necessitam equilibrio. Na roda de angoleiros antes do jogo começar sempre se cantar uma ladainha (música que geralmente conta uma história), a bateria desse estilo de jogo geralmente é formada de três berimbaus (Gunga (ou berra-boi), médio e viola), pandeiro, agogô, atabaque e alguns mais antigos usam também o reco-reco. O maior ícone e divulgador desse estilo de capoeira é Vicente Ferreira, o Mestre Pastinha. Capoeira Regional: Antes chamada de Luta Regional Baiana criada por volta de 1928 por Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba. Mestre Bimba fez uma junção da capoeira angola que ele ja praticava com um tipo de luta livre chamado Batuque (que era muito comum na bahia no século XIX) e também alguns movimentos de outras artes marciais. Na capoeira Regional o capoeira passou a jogar mais em pé num jogo mais rápido. Mestre Bimba criou o primeiro método didático de ensino que consistia na sequência de Bimba (uma sequência de movimentos específicos), Bimba criou também um código de ética que na época exigia até mesmo a higiene do capoeira, instituiu o uniforme branco e o sistema de Graduação, na época eram com lenços coloridos, mais tarde passou a ser através de cordas, cordões e ou cordéis. Os toques também são bem específicos. Na roda de capoeira regional os toques básicos pra se jogar é São Bento Grande de Bimba (jogo em pé, rápido e mais agressivo), Benguela (jogo mais balanceado, um pouco mais lento que o sbg e mais floreado), Iuna (jogo exclusivo para formados, mestres ). Existiam outros toques como o Cavalaria que avisava quando capoeiras de fora chegavam, e também avisava a chegada da policia, o Idalina, Amazonas e Santa Maria era toques para apresentações especiais. Capoeira ContemporâneaCapoeira Contemporânea:Apesar de alguns não concordarem com esse “novo estilo” ele hoje é o que mais cresce. Surgiu mais ou menos na década de 70, é um estilo que basicamente mistura os estilos angola e regional. Com um jogo objetivo, agressivo, rápido (características da capoeira regional 0 e ao mesmo tempo balançado, floreado e malicioso (características da capoeira angola). Um dos precursores e divulgadores desse estilo é Mestre Camisa do grupo de capoeira Abadá. O estilo contemporâneo não tem a intenção de descaracterizar as origens da capoeira, este estilo vem para acrescentar mais ao capoeira que não se limita apenas a um estilo só. As características principais do jogo contemporâneo são as expressões corporais muito mais evidentes (onde os capoeiras balançam bem mais que os outros estilos), existem também as fintas de movimentos (onde os capoeiras fingem um movimento preparando para outro). Os toques mais usados são São Bento Grande de Bimba e Benguela. 5 técnicas de Capoeira que podem salvar sua pele em uma briga! A Capoeira desde seus primórdios foi cercada de divergências e indagações sobre sua intencionalidade, para uns é a Arte Marcial Brasileira, para outros é mais que isso, é uma Manifestação Cultural graças à mistura de golpes marciais, música, dança, teatro e elementos místicos e religiosos afro-brasileiros, ou ainda é para alguns, a forma que o baiano encontrou de fazer duas coisas ao mesmo tempo: brigar e dançar. Porém, tirando os instrumentos musicais, os floreios, saltos mortais e a dança, a capoeira tem no seu repertório vários movimentos de arte marcial e que servem pra te tirar de uma briga ou ao menos evitam alguns membros fraturados e uma passadinha no hospital. Como já dizia o sábio: Se Capoeira fosse só pular, todo canguru seria mestre. Se você acha que a Capoeira é basicamente ginga, pernada no ar, música de berimbau e saltos mortais; está enganado. A Capoeira é antes de tudo malícia e malandragem, o capoeirista é um malandro nato e usa de estratégia e premeditação para desestabilizar e vencer o seu oponente. Pra isso nada melhor que um ‘tapa’ bem servido. Galopante Na Capoeira os movimentos não são feitos apenas com as pernas, antes de desferir um chute, o capoeirista malandrão tenta distrair o adversário e um bom golpe para isso é o galopante, nada mais nada menos que uma seqüencia de dois ou três tapas rápidos e precisos, no rosto e na orelha, pra deixar o adversário tonto, confuso e principalmente para preparar para o próximo e mais violento golpe. Ponteira Ou como coçar o queixo do inimigo com o dedão do pé. Esse golpe exige um certo treino e um pouco de flexibilidade, tanto para acertar o chute no momento exato, sabendo aproveitar da guarda baixa do oponente, quanto para chutar o mais alto e rápido possível, até em ambientes com pouco espaço pra lutar. Acertando o chute, pode ter certeza, vai doer bastante e teu oponente só vai sentir depois de alguns minutos, quando ele acordar do desmaio! Banda Golpe básico do capoeirista que só quer intimidar e mostrar que sabe o que faz. A banda é o movimento perfeito para deixar o cara no chão e sair de perto rapidamente como se nada tivesse acontecido. Exige um pouco de treino para você aprender a estabilizar o seu centro de gravidade e não cair junto com o valentão que você quer derrubar, ou ainda treinar a melhor forma de fazer a alavanca sem usar muita força. Típico golpe do cara que derruba pra evitar uma briga de maiores proporções, mas também muito utilizado por alguém que queira te deixar no chão e esmagar sua cabeça. Martelo Golpe traumático que exige flexibilidade e controle de estabilidade corporal. Saber manter o centro de gravidade e o equilíbrio de todo peso corporal em uma só perna é tão fundamental quanto desferir o golpe com força suficiente pra acabar com a briga antes mesmo de começar. O martelo, quando bem executado, pode fazer com que seu adversário coma e beba por um canudinho durante semanas, isso sem amarrotar sua roupa ou estragar seu penteado. Martelo Rodado Golpe bonito de se ver, difícil de fazer e dolorido de receber. Martelo rodado não funciona em brigas de bares e boates, já que você pode acertar várias pessoas que nada tem a ver com a confusão e que provavelmente vão querer revidar. Além disso, ele precisa ser bem treinado, tanto para atingir um grande e certeiro impacto no seu oponente quanto, para que você consiga executá-lo com ambas as pernas. Melhor utilizado para resolver os seus problemas quando eles surgirem em espaço aberto, sem muitas pessoas em volta e contra um único e lento adversário. PS: Esse texto não prega a violência gratuita contra pessoas, essa postagem serve apenas para te dar uma base para saber agir quando a violência vier até você. Não saiam por aí batendo em todo mundo e treinem antes de executar esses movimentos contra outro ser humano, vai que ele também leu essa postagem?! PPS: A arte marcial mais eficiente é a corrida de 100m rasos. Fica a dica 😉 |