Como estudar para prova cpa 10

As certificações da Anbima são essenciais para todo profissional do mercado financeiro. Elas comprovam que o especialista tem pleno conhecimento e habilidade para atuar no atendimento de clientes desse setor. Se você quer tirar o seu certificado, veja dicas para CPA-10 e CPA-20. 

6 dicas para CPA -10 e CPA- 20

De acordo com a Anbima, cerca de 50% dos candidatos nas provas CPA-10 e CPA-20 não são aprovados. A reprovação desses participantes se dá por dois motivos principais: o nervosismo na hora da prova e uma preparação inadequada para o exame. 

Para solucionar esses dois problemas e se sair bem nas avaliações, algumas dicas para CPA-10 e CPA-20 podem ser aplicadas. Separamos as principais a seguir:

1. Agende a prova para o primeiro horário do dia

Durante as inscrições para as provas da Anbima, você pode escolher o dia, horário e local da sua avaliação. A nossa sugestão é que você opte pelo primeiro horário do dia, de manhã, antes do trabalho. Essa é uma das formas de neutralizar o nervosismo. 

Imagine que depois de um dia cheio você ainda precise enfrentar um caderno de contas cheio de cálculos. É provável que os seus níveis de atenção, tolerância e paciência estejam mais baixos.  

2. Utilize materiais atualizados

O primeiro passo para estudar da forma certa para as certificações da Anbima é procurar materiais atualizados. O mercado financeiro surge com novidades todos os dias e, para se dar bem nos exames, você precisa estar por dentro do que acontece. 

O Cursos Edgar Abreu disponibiliza apostilas gratuitas e atualizadas para você estudar se baseando em informações corretas. Nossos materiais tem um QR Code que você pode acessar para garantir que é a versão mais atual e completa. 

3. Faça um curso preparatório

Estudar sozinho é sempre uma opção, mas é também um enorme desafio, uma vez que cabe a você montar seu cronograma de estudos e procurar os materiais de apoio. Contar com um curso preparatório que já tenha uma estrutura pronta, preparada por profissionais e comprovada por outros estudantes, vai facilitar muito o seu processo de aprendizagem. 

O Cursos Edgar Abreu, por exemplo, tem estratégias únicas pensadas exclusivamente para a capacitação em certificações financeiras. Além disso, após fazer sua matrícula, você ainda terá acesso vitalício às aulas, podendo assisti-las sempre que preciso. 

4. Marque a prova logo ao fim do curso

Não deixe para finalizar seus estudos muito antes da data da prova. O ideal é que todo o conteúdo tenha sido visto até vinte dias antes do exame. O cérebro tende a apagar ou esquecer informações que não utilizamos com frequência. Por isso, aproveite a informação fresca. 

Por outro lado, não deixe para estudar em cima da hora. Perto da prova, você deve se preocupar em relaxar e amenizar o nervosismo. Por este motivo, não entre na pilha de fazer revisões dias antes do exame. 

5. Estude sobre fundos de investimento e renda fixa e variável

Profissionais certificados com CPA-10 e CPA-20 vão trabalhar diretamente com fundos de investimento, renda fixa e variável. Por este motivo, dê uma atenção especial a esses assuntos que, inclusive, caem em maior frequência no exame (cerca de 18 a 25% das questões são destinadas a cada um desses temas). 

Um dos conteúdos mais cobrados em relação a eles é a incidência de imposto (Imposto de Renda e Imposto sobre Operações Financeiras), podendo surgir algumas pegadinhas em relação a isso, dizendo respeito a quando existe isenção, por exemplo. 

6. Solucione primeiro as questões e os módulos mais fáceis

Por fim, na hora de fazer a prova, comece solucionando as questões e os módulos que você tem mais facilidade. Garanta aqueles pontos que você tem certeza e só então passe para as mais complicadas, nas quais você deve gastar mais tempo. 

A prova é navegável, então fique à vontade para ir e voltar. Além do mais, pode acontecer da resposta de uma estar no enunciado de outra, portanto, não se prenda a ordem.  

Essas dicas para CPA-10 e CPA-20 são muito simples, mas fazem total diferença na hora da sua aprovação. 

Caso queira tirar sua certificação e se tornar um profissional mais qualificado e disputado pelo mercado, conheça os cursos preparatórios Edgar Abreu. Já ajudamos mais de 250 mil pessoas a se certificarem. Não perca tempo e se torne um especialista no mercado financeiro também!

Essas são as 9 dicas da Pecúnia para aprovação nas certificações CPA 10 e CPA 20, sendo 2 técnicas e 7 comportamentais.

A CPA-10 é dirigida a todos os profissionais de instituições financeiras que lidam diretamente com a venda de produtos de investimentos e a CPA-20 é direcionada a profissionais que atuam prospectando ou vendendo produtos de investimentos a investidores qualificados dos segmentos de varejo alta renda.

#1 Faça a prova antes de trabalhar

A primeira dica da Pecúnia Educação Financeira para ser aprovado numa certificação CPA-10 ou CPA-20 é marcar e realizar a prova preferencialmente no período da manhã, antes de ir ao banco ou trabalhar. A atividade bancária demanda certo nível de estresse pelo qual é importante fazer a prova de “cabeça fresca”.

#2 Lembre-se: conteúdos de fundos e produtos de investimento são os mais importantes

A segunda dica é lembrar que a prova é sobre investimentos. Dessa forma, os conteúdos de fundos de investimentos e produtos de investimentos são os mais relevantes. Se for concentrar o estudo em alguns assuntos específicos, concentre-se nesses.

Para entender investimentos é necessário primeiro entender que investimento se analisa pelo risco que o investidor está correndo, e não pelo seu retorno. Entre os riscos, pode-se destacar o risco de mercado. Ocasionado principalmente por crises, que afetam significativamente as aplicações em renda variável. E também por elevações nas taxas de juros e inflação, que causam perdas importantes na renda fixa, principalmente quando atrelados a títulos prefixados.

Também é importante entender que os fundos de investimento não são uma aplicação direta e sim um intermediário entre o investidor e o mercado financeiro. Dessa forma, nos fundos, todos os ganhos e perdas são do investidor. O Banco apenas ganha taxa de administração e que os fundos de investimentos não dão a garantia do F.G.C. – Fundo Garantidor de Crédito. Com esses conceitos claros, pelo menos 30% da prova pode ser resolvida.

#3 Renda fixa e variável

A terceira dica é entender a diferença entre renda fixa e renda variável. Os nomes não são felizes, já que qualquer aplicação tem ganhos variáveis.

Na renda variável, o investidor está comprando um ativo, normalmente uma ação, que é um pedaço de uma empresa.Ele pode comprar a ação diretamente da empresa que está vendendo, ou de outro investidor na bolsa de valores. Dessa forma, o maior risco é não encontrar comprador para a sua ação, que é o risco de liquidez.

O investidor passa a ser sócio e com isso tem direito aos lucros, além de possíveis ganhos de capital na hora que vender essa ação. Esse lucro depende do mercado, portanto, esse investidor está sujeito ao risco de mercado.

Já a aplicação em renda fixa é um empréstimo que o investidor faz para alguém, que pode ser o Governo (título público), Banco (CDB) ou Empresas (debêntures). O risco está em não receber aquilo que emprestou, o chamado risco de crédito.

Mas, elevações na taxa de juros ou na inflação também podem causar perdas ao investidor, principalmente em títulos prefixados. São fatores de mercado, portanto, ele está também correndo risco de mercado. Os títulos pós fixados, indexados aos juros ou à inflação conseguem reduzir razoavelmente esses riscos.

#4 O momento ideal para fazer a prova

A quarta dica do Instituto de formação bancária diz respeito a fazer a prova imediatamente após o realizar o curso da capacitação. Acreditamos que o nosso cérebro aproveita-se da lei do uso e desuso.

Assim, toda informação que não é usada imediatamente tende a ser esquecida ou  descartada. Além do fato que muitos conhecimentos das certificações CPA 10 ou CPA 20 não são de uso comum no dia a dia para certas atividades bancárias. Como Caixa Executivos, Profissionais de Área Meio ou Estudantes que desejam ingressar na carreira bancária.

#5 Programe-se e chegue com antecedência

A quinta dica é chegar ao local da prova com um pouco de antecedência, porque as provas são feitas no computador com horário agendado. Se chegar atrasado ou perder a prova poderá ter de remarca-la e isto custa dinheiro.

#6 Escolha o tipo de curso preparatório adequado para certificações CPA 10 e CPA 20

A sexta dica relativa à certificação CPA 10 e CPA 20 é que você deve preferir os cursos presenciais aos cursos a distância. Mesmo considerando que muitos cursos a distância são de excelente qualidade e elevado nível, lembre que a metodologia a distância exige do aluno uma maior disciplina. E que os cursos presenciais favorecem o suporte para o aluno tirar dúvidas em tempo real, no momento em que o conteúdo está sendo disponibilizado.

#7 Gerencie o tempo de estudo com disciplina

A sétima dica é que devemos ter foco e sacrificar algumas atividades prazerosas por algum período de tempo até ser aprovado na certificação CPA 10 ou CPA 20. Assim, se você é “viciado” em Facebook, Twitter, LinkedIn, Snapchat, Instagram ou Whats App, jogos de computador, trabalha no voluntariado, estuda línguas, participa da aula de canto, etc. Terá pouco tempo para se dedicar aos estudos. Largue de mão por um tempo alguma destas atividades e lembre-se que até passar na CPA 10 ou CPA 20 deve apenas existir uma única meta: a certificação!  

#8 Revisões e simulados

Na oitava dica recomendamos que após o curso de capacitação e até a véspera da prova o aluno faça todos os simulados e assista às videoaulas de revisão. Para os seus alunos, a Pecúnia disponibiliza gratuitamente diversos simulados CPA-10 ou simulados CPA-20. Além de videoaulas de revisão com o conteúdo resumido disponibilizado em sala de aula.

#9 Não estude na véspera da prova

A nona dica recomenda que não estude na véspera da prova de certificação. Se você não aprendeu até aquele momento, não aprenderá até o dia seguinte.

E tentar absorver mais conteúdo em cima da hora só lhe deixará mais estressado. Assim, na véspera, recomendamos que faça tudo que lhe dá prazer entre as atividades citadas na quinta dica ou outras de seu agrado. Seguindo estes passos as chances de sucesso ampliam-se.

Treinamento para Capacitação

A Pecúnia Educação Financeira é referência no mercado de certificações financeiras no Brasil e oferece treinamentos e simulados para capacitação CPA 10 e CPA 20. 

Saiba mais clicando aqui!