Como estudar gastronomia sozinho

Estudar gastronomia na Itália é o sonho da maioria das pessoas que desejam se tornar chefs. Justamente por esse motivo, a seguir nós te mostramos as melhores escolas do país.

Se você acredita que cozinhar é algo que deve ser levado a sério, então talvez esteja pesquisando quais são as melhores escolas de gastronomia do mundo. Ainda nesse sentido, que tal apostar na prática e estudar gastronomia na Itália?

Acontece que justamente quando pensamos nas artes gastronômicas, a Itália logo vem à mente. Afinal, aqueles que possuem o sonho de estudar gastronomia na Itália já sabem que a culinária italiana é repleta de cultura, rica em tradição, criatividade e diversidade. Tudo isso somado ao fato de que o país é berço de personalidades importantes para a história da profissionalização da cozinha e conta com chefs ilustres de renome internacional.

Dessa forma, o país oferece uma ampla gama de cursos para atender diversas funções ligadas à cozinha que vão desde cursos de qualificação básica, diversos aperfeiçoamentos e até Masters especializados. Dessa forma, os preços variam de acordo com a instituição e o curso escolhido. Outra informação bacana é que muitos deles oferecem até mesmo aulas em inglês.

Nas aulas ministradas para aqueles que vão estudar gastronomia na Itália estão desde ensinamentos básicos sobre a história da culinária, execução de técnicas, réplica dos pratos mais famosos do mundo, criação de receitas originais e até mesmo oportunidades de estágio aos alunos.

Como cresceu o número de pessoas interessadas em estudar gastronomia na Itália, muitas delas ainda têm dúvida se, de fato, vale a pena investir em um curso, afinal, esse é um investimento que requer um bom planejamento, não é mesmo? Abaixo a gente te conta tudo sobre as aulas e os cursos. Confira!

Como estudar gastronomia sozinho

Onde estudar gastronomia na Itália e suas abordagens à arte culinária

Confira abaixo a lista completa dos melhores cursos e instituições para quem quer estudar gastronomia na Itália.

ALMA La Scuola Internazionale di Cucina Italiana

Uma das escolas de culinária italiana mais famosas do mundo fica em Parma, mais especificamente dentro Reggia di Colorno, um monumento muito representativo da região.

Só para que você possa ter uma ideia, a ALMA foi fundada por iniciativa do município em participação com o maior chef italiano de todos os tempos, Gualtiero Marchesi, que inclusive foi o primeiro reitor do local. Atualmente, a escola possui um prestigiado corpo docente internacional e conta com parcerias que ajudam a colocar seus alunos no mercado de trabalho. Assim sendo, há hoje alunos que já estão formados e que são muito famosos como, por exemplo, o Chef Rubio, um dos mais celebrados da Itália.

Além de cursos em todas as áreas da gastronomia, há alguns destinados a bar, sommelier, administração e salão.

Leia também:
Bolsa de estudos na Itália: como conseguir

Apicius International School of Hospitality

Localizada em Florença, ela foi fundada em 1997 e faz parte da Universidade de Artes de Florença (FUA), sendo a primeira escola internacional de hospitalidade da Itália. Atualmente seu segmento é voltado para culinária, vinho e hospitalidade. 

Sendo uma das instituições mais respeitadas mundialmente, como uma líder em educação acadêmica e profissional, o local segue uma estrutura acadêmica de palestras, oficinas e seminários em seus três locais distribuídos pela cidade. Eles oferecem dois diplomas de bacharelado de quatro anos, um em Hospitalidade e outro em Estudos de Alimentos e Vinhos. Também são oferecidos programas profissionais de 1 a 2 anos com certificado que combinam aprendizado experimental em sala de aula com experiência prática na comunidade local.

Outras informações importantes é que a Apicius possui instalações de última geração, que incluem os laboratórios de aprendizado Ganzo, Dimora e Sorgiva, que vinculam os alunos à comunidade local para que eles obtenham experiência em hospitalidade, catering e administração. A escola também tem sua própria pastelaria, a Fedora, que mostra o trabalho dos alunos.

Food Genius Academy (FGA)

Se você optar por estudar gastronomia na Itália, mais especificamente em Milão, é preciso saber que essa é uma das escolas de culinária mais celebradas e respeitadas da Itália. A estrutura do local é impressionante! São 750m² distribuídos em laboratórios completos com os melhores equipamentos e utensílios das cozinhas industriais.

Os cursos e oficinas são oferecidos para amadores, profissionais e até mesmo para fotógrafos que queiram se especializar em fotografias gastronômicas. Do mesmo modo, a academia conta com nomes consagrados em seu quadro de docentes como jornalistas, chefs e outros excelentes profissionais. Entretanto, um dos mais procurados é o “Bacharelado em Artes Culinárias e Gerenciamento de Serviços de Alimentação”, responsável por formar Gerentes de Cozinha e Consultores de Alimentos.

Italian Culinary Institute

Outra oportunidade para quem deseja estudar gastronomia na Itália está na Calábria, uma vez que o instituto oferece cursos culinários práticos dinâmicos e jantares finos, bem no coração do Mediterrâneo. Outra informação bacana é que cada programa do ICI sempre inclui acomodações, materiais de curso, todas as refeições, excursões culturais, traslados de aeroporto e, claro, o treinamento!

Maccaroni Chef Academy

Localizada em Cosenza, essa academia é voltada à gastronomia regional, especialmente da culinária calabresa, e por isso o curso valoriza ingredientes locais e pequenos produtores. Por lá os cursos são diferenciados entre os rápidos, abrangentes, específicos, para profissionais e para amadores.

Entre as filosofias do local está: “a comida nutre o corpo, mas também a mente”. Além disso, se você deseja estudar gastronomia na Itália, saiba que eles possuem uma proposta mais humanizada e acreditam que é preciso conhecer a origem dos ingredientes, bem como que eles precisam ser ‘entendidos’ antes de serem consumidos.

Scuola di Arte Culinaria Cordon Bleu 

Primeiramente é preciso ter em mente que essa escola não possui ligação com a Le Cordon Bleu fundada em Paris.

A escola italiana fica localizada em Florença, em um palácio do século XVI, sendo a escola culinária mais antiga da Toscana ainda ativa e também conta com um grande renome internacional. O local é liderado desde 1985 por Cristina Blasi e Gabriella Mari.

A escola organiza e segue um laboratório de pesquisa que visa alimentar a relação entre ciência e prática de culinária, o chamado C.A.R.L.A. (C.ulinary AR.t LA.b). Ou seja, ela tem como foco a mescla de técnicas tradicionais e modernas. Dessa forma, além dos alunos descobrirem as tradições do país e a história da cozinha, as aulas mostram muitas novidades do mundo da gastronomia atual.

Universidade de Ciências Gastronômicas

No campus em Pollenzo está uma das mais renomadas universidades de gastronomia da Itália. 

São diversos cursos tradicionais, bem como alguns voltados para amadores, que ensinam segredos, história, técnicas e muito mais da gastronomia. Além disso, o quadro pedagógico conta com nomes famosos como o reitor, Andrea Pieroni, Nicola Perullo e Michele Antonio Fino. Então para você que deseja estudar gastronomia na Itália, essa é outra excelente oportunidade. 

Conta aqui para a gente nos comentários, você já sabe onde vai estudar gastronomia na Itália? Lembre-se que fazer um bom curso, além de abrir muitas portas, trará experiência internacional e a chance de aprender uma nova língua.

Com informações de: viajandoparaitalia.com.br; universidadedointercambio.com; gazetadopovo.com.br; embarquenaviagem.com; achefemcasa.com.br.