Como calcular amplitude de classe

Você está em Estatística > Estatística básica para pesquisa de mercado ▼

Show

    1. Determina-se o menor e o maior valor para o conjunto:

    Valor mínimo: 5,1

    Valor máximo: 14,9

    2. Definir o limite inferior da primeira classe (Li) que deve ser igual ou ligeiramente inferior ao menor valor das observações:

    LI: 5,1

    3. Definir o limite superior da última classe (Ls) que deve ser igual ou ligeiramente superior ao maior valor das observações:

    LS:15

    4. Definir o número de classes (K), que será calculado usando K =

    Como calcular amplitude de classe
    . Obrigatoriamente deve estar compreendido entre 5 a 20. Neste caso, K é igual a 8,94, aproximadamente, 8.

    5. Conhecido o número de classes define-se a amplitude de cada classe:

    Como calcular amplitude de classe

    No exemplo, a será igual a:

    Como calcular amplitude de classe

    6. Com o conhecimento da amplitude de cada classe, define-se os limites para cada classe (inferior e superior), onde limite Inferior será 5,1 e o limite superior será 15 + 1,23.

    7. 

    Intervalo de Classe

    Frequência Absoluta

    Frequência Acumulada

    Frequência Relativa

    05,10 a 06,33

    13

    13

    16,25%

    06,34 a 07,57

    21

    34

    26,25%

    07,58 a 08,81

    22

    56

    27,50%

    08,82 a 10,05

    15

    71

    18,75%

    10,06 a 11,29

    4

    75

    5,00%

    11,30 a 12,53

    3

    78

    3,75%

    12,54 a 13,77

    1

    79

    1,25%

    13,78 a 15,01

    1

    80

    1,25%

    80

    100%

    Como referenciar: "Regras para a distribuição de frequências" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2022. Consultado em 12/06/2022 às 09:46. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/estat/ap18.php

    Em estatística, a amplitude representa a diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto de dados. Ela mostra a dispersão dos valores de uma série. Se a amplitude for um número elevado, então os valores da série estão distribuídos afastados; se a amplitude for um número baixo, então, os valores na série estão próximos uns dos outros. Se você quiser saber como calcular a amplitude, basta seguir estes Passos.

    1. 1

      Liste os elementos de seu conjunto de dados. Para encontrar a amplitude de um conjunto, você precisa listar todos os elementos dele para poder identificar o maior e o menor número. Anote todos os elementos. Os números deste conjunto são os seguintes: 14, 19, 20, 24, 25 e 28.[1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

      • Pode ser mais fácil de identificar o maior e o menor número no conjunto se você listá-los em ordem crescente. Neste exemplo, o conjunto poderia ser rearranjado assim: 14, 19, 20, 24, 24, 25, 28.
      • Ordenar os elementos do conjunto também pode ajudá-lo a fazer outros cálculos, como encontrar a moda, média ou a mediana do conjunto.

    2. 2

      Identifique os números mais alto e mais baixo no conjunto. Nesse caso, o número mais baixo no conjunto é 14 e o número mais alto, 28.

    3. 3

      Subtraia o menor número em seu conjunto de dados do maior número. Agora que você já identificou o menor e o maior número no conjunto, tudo que você tem a fazer é subtrair um do outro. Subtraia 14 a partir de 28 (28 - 14) para obter 14, a amplitude do conjunto.[2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    4. 4

      Destaque a amplitude claramente. Depois de encontrar a amplitude, destaque-a claramente. Isso o ajudará a evitar confundi-la com outros cálculos estatísticos que você pode precisar fazer sobre o conjunto, tais como encontrar a mediana, moda ou média.[3] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • O valor da mediana de qualquer conjunto de dados estatísticos representa o "centro" do conjunto de dados em termos de distribuição de dados, e não a sua amplitude. Assim, embora você possa ficar tentado a supor que a mediana de um determinado conjunto de dados é a amplitude dividida por 2 — ou metade do caminho entre os extremos da amplitude — esse normalmente não é o caso. Para encontrar a mediana correta, você deve listar os elementos de dados em ordem. Em seguida, localize o elemento no meio da lista. Esse elemento é a mediana. Por exemplo, se tiver uma lista de 29 elementos, o elemento 15 irá ser equidistante da parte superior e inferior da lista ordenada, de modo que o elemento 15 é a mediana, independentemente de como seu valor se relaciona com a amplitude.
    • Você também pode interpretar "range" (intervalo) em termos algébricos. Porém, primeiro, você tem que entender o conceito de uma função algébrica, ou um conjunto de operações em qualquer número dado. Uma vez que as operações da função podem ser executadas em qualquer número, até em um número desconhecido, esse valor é representado por uma letra variável, geralmente "x". O domínio é o conjunto de todos os valores de entrada possíveis que podem substituir esse número desconhecido. A imagem de uma função, então, é o conjunto de todos os resultados possíveis que você pode obter depois de introduzir um dos valores de domínio e realizar todas as operações definidas pela função. Infelizmente, não há uma única maneira de calcular a imagem de uma função. Às vezes, desenhar graficamente a função ou calcular vários valores vai demonstrar um padrão claro. Você também pode usar seu conhecimento de domínio da função para eliminar possíveis resultados, ou diminuir o conjunto de dados que indica a imagem.

    Este artigo foi coescrito por David Jia. David Jia é Tutor Acadêmico e Fundador da LA Math Tutoring, uma empresa de tutoria particular em Los Angeles, California. Com mais de 10 anos de experiência de ensino, David ajuda estudantes de todas as idades e níveis a aprender sobre inúmeros assuntos, além de assessorar vestibulandos que pretendem prestar exames como SAT, ACT, ISEE e muito mais. Após obter uma nota perfeita de 800 em matemática e 690 em inglês no exame SAT, David recebeu uma Bolsa Dickinson pela University of Miami, onde se formou em Administração. Além disso, David trabalhou como instrutor em vídeos online para empresas de materiais didáticos como Larson Texts, Big Ideas Learning e Big Ideas Math. Este artigo foi visualizado 391 290 vezes.

    Categorias: Artigos em Destaque | Física

    Esta página foi acessada 391 290 vezes.

    Escrito por: Jolene Armand

    Escrito em: November 20, 2021

    Como calcular amplitude de classe

    Uma distribuição de frequência é uma tabela de dados detalhando a frequência com que certas características aparecem em uma amostra da população. Por exemplo, você poderia fazer uma distribuição de frequência das alturas dos jogadores de basquete da liga principal. Após a coleta da altura de cada membro da população da amostra (o número de jogadores), você iria construir a tabela, o que inclui a amplitude da classe. A amplitude da classe é o intervalo de valores de dados em cada seção do seu gráfico. Neste exemplo você pode ter uma amplitude de classe de 1,50 a 1,75 m, o próximo de 1,76 a 2 m e assim por diante, para quantas classes você quiser na sua distribuição de frequência. Há um método matemático para determinar o intervalo de valores para as amplitudes de classes.

    Determine o maior valor em seu conjunto de dados da amostra. Para o exemplo de alturas de jogadores de basquete seria a altura do jogador mais alto.

    Step 2

    Determine o menor valor em seu conjunto. Neste exemplo, seria a altura do jogador mais baixo.

    Subtraia o valor menor do valor maior. Neste exemplo, subtraia a altura do menor jogador da altura do maior.

    Step 4

    Divida a diferença entre as alturas do jogador mais baixo e do mais alto pelo número de classes que você deseja ter em sua distribuição de frequência. Por exemplo, se quiser fazer uma distribuição de frequência com cinco classes, divida a diferença por cinco. Quanto maior a amplitude dos valores dos seus dados, mais classes você deve ter.

    Step 5

    Arredonde o dividendo para o próximo número inteiro. Se o seu dividendo for de 11,4, arredonde para 12. Note que este não é o mesmo que as regras normais de arredondamento. Este número é a amplitude de classe.