Com base na imagem, assinale a alternativa incorreta foi elaborada com base em critérios econômicos

O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.

Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais. Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.

As regionalizações mundiais são:

Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio das características elegidas.

Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra 

O que é regionalização do mundo?

Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra. As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:

  • a localização espacial
  • o clima
  • o relevo
  • a vegetação
  • os aspectos sociais, políticos e econômicos

Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.

As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:

  • Antártida
  • América
  • Ásia
  • África
  • Europa
  • Oceania

Os continentes são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos levando em consideração suas localizações geográficas.

Com base na imagem, assinale a alternativa incorreta foi elaborada com base em critérios econômicos
Regionalização mundial: continentes.

Outra maneira de regionalizar o mundo, utilizada a partir da década de 1960, no contexto da Guerra Fria, foi a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Esse critério levava em consideração:

  • Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos
  • Segundo mundo: países socialistas
  • Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres

Após o final da Guerra Fria, essa regionalização passou a ser ultrapassada, não mais usada a nível global, sendo outro critério considerado, pelo qual os países foram categorizados em um novo regionalismo: desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Dessa forma, considera-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo.

Critérios de regionalização

Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:

  • Critérios físicos: criação de regiões unificando áreas com algum elemento físico comum, como:

- clima

- relevo

- vegetação

- hidrografia

  • Critérios socioeconômicos: baseiam-se na divisão que considera aspectos sociais, como:

- idioma

- distribuição da riqueza

- concentração de renda

- industrialização

- áreas de maior ou menor desenvolvimento

- violência

- geração de emprego

Com base na imagem, assinale a alternativa incorreta foi elaborada com base em critérios econômicos
Mapa político com destaque para os 22 países de língua árabe – Norte da África e Oriente Médio.
  • Critérios religiosos: referem-se à criação de regiões considerando as religiões pelo mundo:

- católicos

- muçulmanos

- judeus

- protestantes

  • Critérios políticos: tipo de regionalização bastante utilizado na Guerra Fria, com a divisão do mundo, por meio de aspectos políticos ligados à ideologia e aos modos de vida capitalista e socialista, marcada pela existência do Muro de Berlim.
  • Critério geográfico: considera-se a localização espacial ou algum aspecto da geografia do lugar, como a divisão do continente americano em Américas do Norte, Central e do Sul.

Veja também: Qual a diferença entre árabes e muçulmanos?

Com base na imagem, assinale a alternativa incorreta foi elaborada com base em critérios econômicos
Regionalização do Brasil: divisão administrativa e territorial.

Tipos de regionalização do mundo

Existem várias formas de regionalizarmos o espaço geográfico mundial. Entender a criação de regiões é exatamente isso, eleger uma particularidade daquele território, e assim uni-lo a outros que apresentem a mesma característica.

No mundo vários exemplos de regionalizações foram criados, recriados e extintos ao longo da história, e apesar das grandes diferenças regionais, econômicas, culturais, sociais e da paisagem que existem, foi possível classificá-lo em regiões. As regionalizações mundiais mais comuns e conhecidas são:

  • Continentes: regionalização geográfica do mundo em seis continentes.
  • Paisagens naturais: considera-se os elementos naturais como vegetação, clima, relevo e demais paisagens da natureza.
  • Cultura: cria-se regiões de acordo com a cultura da população, como idioma, hábitos, religião etc.
  • Aspectos econômicos: classificação de ricos ou pobres; desenvolvidos ou subdesenvolvidos; blocos econômicos, como os BRICs, os Tigres Asiáticos, a União Européia; países ricos ou pobres etc.

Nesse sentido, pode-se citar a separação entre Ásia e Europa. Enquanto continentes, estão próximas geograficamente, porém apresentam formas de colonização, culturas e etnias que as diferenciam entre si e fizeram-nas ser separadas por um elemento natural, os Montes Urais (relevo montanhoso).

Acesse também: Demarcação de terras indígenas – garantia dos direitos territoriais dos indígenas

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (UEL) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.

I. Trata-se de um índice criado para classificar países e pode ser obtido para cada região brasileira a partir de dados sobre saúde, educação e poder de consumo.

II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.

III. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.

IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Resolução

Alternativa E. Ambas alternativas afirmam que o IDH revela diferenças sociais em diferentes escalas e oculta as diferenças entre as pessoas, pois considera cálculos para a obtenção de resultados.

Questão 2 - Durante a Guerra Fria, a partir de 1960, o mundo foi dividido, regionalizado, considerando-se aspectos econômicos ligados ao desenvolvimento e ao regime político apresentados pelos países. A denominação correta referente a esse período é:

a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)

b) Países centrais e periféricos

c) Metrópoles e colônias

d) Países de primeiro, segundo e terceiro mundos

e) Capitalistas e socialistas

Resolução

Alternativa D. No contexto da Guerra Fria, houve a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos; segundo mundo: países socialistas; terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres.

Com base na imagem, assinale a alternativa incorreta foi elaborada com base em critérios econômicos

lentamente, além de impedir a compactação de solos argilosos e promover a agregação de solos arenosos. O húmus é um componente do solo e é formado a partir da: A) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos do solo; B) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas temperaturas; C) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da rocha; D) transformação dos minerais primários em minerais secundários; 18 9) Na ilustração, vemos o solo depois de uma queimada. Com as queimadas, muitos decompositores desaparecem e isso torna o solo cada vez mais pobre. Isso acontece porque: A) os decompositores que desapareceram não podem devolver ao solo nutrientes importantes, para que as plantas cresçam e façam a fotossíntese. B) as raízes das plantas são queimadas e isso impede que elas absorvam os nutrientes para a fotossíntese. C) no solo encontramos os nutrientes que são necessários para que a planta faça a fotossíntese, e o fogo concentra mais nestes nutrientes. D) não há nenhuma relação entre os decompositores, os nutrientes e a fotossíntese. 10) Técnica de combate à erosão que consiste na alternância do cultivo de vegetais no solo, chama-se: A) curvas de nível B) rotação de cultura C) degraus D) terraços 11) As minhocas são boas para as plantas por que: A) ajudam na aração do solo cavando túneis.19 B) tornam o solo mais encharcado. C) deixam o solo pobre em nutrientes. D) retiram do solo sais minerais. 12) Técnica de combate à erosão que consiste na alternância do cultivo de vegetais no solo, chama-se: A) curvas de nível B) rotação de cultura C) degraus D) terraços Gabarito 1. d 2. e 3. b 4. b, a, c 5. a 6. c 7. c 8. a 9. a 10. b 11. a 12. b 20 QUESTÃO 1 (UECE) A respeito do “subdesenvolvimento” é correto afirmar que: a) o subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais. b) antes de serem países desenvolvidos, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento. c) neste final de século, a principal contradição da ordem mundial é o conflito Leste × Oeste, isto é, entre os países ricos e os países pobres. d) as disparidades socioeconômicas entre os países surgem com as grandes navegações (séculos XV e XVI), daí se formando os países subdesenvolvidos. QUESTÃO 2 Trechos da música “canção do subdesenvolvido”, de Carlos Lyra 21 cai nas provas: ETEC, Colégio Embraer, Provas de Bolsas, SENAI, Colégios UNESP, Colégios Unicamp, Colégio USP e Militares SUBDESENVOLVIMENTO A música faz uma crítica à condição de subdesenvolvido pela qual perpassa o Brasil. Sobre essa questão, assinale a alternativa INCORRETA: a) Pode-se afirmar que a condição de subdesenvolvimento e dependência econômica do Brasil tem raízes históricas relacionadas, principalmente, à colonização. b) No trecho “as nações do mundo para cá mandaram os seus capitais desinteressados” faz referência ao Plano Marshall, realizado pelos Estados Unidos para ajudar os países durante a Guerra Fria. c) O verso “começaram a nos vender e a nos comprar” pode ser entendido como uma referência ao processo de privatização ocorrido no Brasil com maior força no século XX. d) No verso “só mandaram o que sobrou de lá”, o autor faz uma crítica à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países desenvolvidos exportam as empresas e mercadorias, mas não os seus capitais e tecnologias. QUESTÃO 3 Analise as informações abaixo: I. Predomínio do setor primário nas atividades produtivas; II. Industrialização realizada por empresas estrangeiras; III. Balança comercial constantemente favorável; IV. Dependência tanto econômica quanto tecnológica. Dentre as afirmações acima, podemos considerar como característica dos países subdesenvolvidos: a) Apenas a afirmativa I b) Apenas as afirmativas I e II 22 c) Apenas as afirmativas III e IV d) Apenas as afirmativas I, II e IV e) Todas as afirmativas. QUESTÃO 4 Observe o mapa abaixo: Com base na imagem, assinale a alternativa INCORRETA: a) Foi elaborada com base em critérios econômicos b) Em azul estão os países desenvolvidos e, em vermelho, os subdesenvolvidos. c) Em vermelho estão aqueles países que, em maior ou menor grau, passaram por governos socialistas ou por influências da extrema esquerda. d) Representa o panorama da ordem política e econômica internacional na atualidade QUESTÃO 5 (ENEM) Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 23 elaborou o Relatório do Desenvolvimento Humano, do qual foi extraído o trecho abaixo. […] Nos últimos anos da década de 1990, o quinto da população mundial que vive nos países de renda mais elevada tinha: 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexões com a lnternet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres – que era de 30 para 1, em 1960 – passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997. De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela: a) diminuição da disparidade entre as nações. b) diminuição da marginalização de países pobres. c) inclusão progressiva de países no sistema produtivo. d) crescente concentração de renda, recursos e riqueza. e) distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas. GABARITO Questão 1 a) Correto – o subdesenvolvimento é caracterizado pela dependência econômica dos países de economias periféricas, que apresentam grandes índices de desigualdades sociais. b) Incorreto – por estarem entre os pioneiros do processo de Revolução Industrial, esses países sempre foram considerados desenvolvidos. c) Incorreto – a divisão mundial entre países pobres e ricos não é 24 polarizada entre leste e oeste, mas entre norte e sul. d) Incorreto – o subdesenvolvimento não nasceu imediatamente após as grandes navegações, mas podemos dizer que esse foi apenas um dos fatores que influenciaram a condição de dependência econômica de vários países. Questão 2 a) Correto – na música, torna-se evidente que as condições de subdesenvolvimento do Brasil possuem raízes históricas, relacionadas, principalmente, à exploração estrangeira, via colonização e imperialismo. b) Incorreto – o Plano Marshall foi um auxílio concedido pelos Estados Unidos aos países da Europa. O que o autor quis dizer, na frase mencionada, é a entrada de capital estrangeiro no país. c) Correto – No verso citado, há uma crítica à privatização, em que o governo vendeu as empresas estatais (nos vender) e comprou possíveis apoios políticos (nos comprar). d) Correto – Na atual Divisão Internacional do Trabalho, há uma exportação de mercadorias tecnológicas e empresas multinacionais dos países desenvolvidos para subdesenvolvidos, mas não há a difusão dessas tecnologias. Questão 3 Dentre as afirmativas listadas, a predominância do setor primário na economia, a industrialização operada por empresas multinacionais e a dependência econômica e tecnológica são características intrínsecas aos países subdesenvolvidos. Por outro lado, a balança comercial desses países, apesar de algumas exceções, costuma ser quase sempre negativa, importando produtos mais caros (industrializados e tecnológicos) e exportando produtos mais baratos (matérias-primas). Portanto, apenas as

Com base na imagem, assinale a alternativa incorreta foi elaborada com base em critérios econômicos
Com base na imagem, assinale a alternativa incorreta foi elaborada com base em critérios econômicos
Com base na imagem, assinale a alternativa incorreta foi elaborada com base em critérios econômicos