Com base na análise do gráfico o que está acontecendo com a população do México

O México, ou Estados Unidos do México, é o único país da América Latina que também faz parte da América do Norte. Limita-se ao norte com os Estados Unidos, ao sul com os países da América Central, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico.

De formato afunilado, os seus quase 2.000.000 km² possuem uma grande diversidade natural. Ao norte predomina um clima desértico com vegetação xerófila. Ao sul e nas regiões de altiplanos, o clima é tropical ameno com uma vegetação tropical. O relevo também é bastante diversificado, havendo áreas montanhosas, altiplanos na área central e planícies litorâneas. Além disso, conta com a presença de duas penínsulas, uma do lado ocidental (Califórnia) e outra do lado oriental (Iucatã).

Com uma população de pouco mais do que 122 milhões de indivíduos, o México possui a segunda maior população da América Latina, ficando atrás apenas do Brasil. Sua população é composta por mestiços (60%) — resultantes da miscigenação de inúmeros povos (espanhóis, maias, astecas e outros)—, ameríndios (30%) e brancos (9%), que se distribuem desigualmente pelo território do país. A maior parte da população mexicana, cerca de 75%, vive em áreas urbanas localizadas nas regiões planálticas do país. Os principais indicadores sociais do México mostram que o país tem aumentado o seu padrão de vida, mas que alguns setores, principalmente a educação e a saúde, assim como no Brasil, ainda necessitam de investimentos. Vejamos alguns desses indicadores¹:

Com base na análise do gráfico o que está acontecendo com a população do México
Indicadores sociais do México demonstram que o país ainda necessita de investimentos

A economia mexicana, a segunda maior economia da América Latina, é bastante diversificada, com muitas atividades industriais, agropecuárias, mineradoras e turísticas. O principal produto de exportação do país é o petróleo, exportado principalmente para os Estados Unidos. Além dele, o país também produz milho, trigo, soja, arroz, feijão, café, frutas, algodão, tomates, carne bovina, frango, leite e derivados, alimentos industrializados, bebidas, tabaco, produtos químicos, ferro, aço, petróleo, tecidos, roupas, calçados, automóveis e outros. O turismo também é uma importante atividade econômica do país, já que muitas pessoas são atraídas pelas belas praias, como Cancún e Acapulco, e pela grande diversidade histórica e cultural existente no país.

Confira alguns indicadores econômicos do México²:

Com base na análise do gráfico o que está acontecendo com a população do México
O país possui a segunda maior economia da América Latina, perdendo apenas para o Brasil

Um dos principais desafios do México é a sua relação com os países da América Anglo-saxônica (Estados Unidos e Canadá), já que, historicamente, essa relação foi permeada por conflitos e perdas territoriais. Atualmente, o país precisa lidar com a concorrência das empresas e indústrias norte-americanas instaladas no país, que desnacionalizam boa parte da economia mexicana, e dinamizar o destino de suas exportações, que atualmente é muito dependente do Canadá e dos EUA. Além disso, um dos grandes problemas mexicanos é a grande emigração de mexicanos para os Estados Unidos, o que aumenta a dependência desse país em relação ao seu vizinho poderoso, já que o dinheiro enviado pelos emigrantes para o seu país de origem compõe a renda desse país.

Ouça este artigo:

A população mexicana é formada em sua maioria (60%) de mestiços de brancos de origem hispânica e índios, 29% são índios e 11% de brancos de outras regiões européias. O México é o país mais populoso onde a língua oficial é o espanhol e também são falados mais de 50 dialetos indígenas. Como acontece na maior parte dos países americanos a religião que predomina no México é a católica (89%).

Em julho de 2007, o México contava com uma população de 108.700.891 habitantes distribuídos da seguinte forma: 30,1% entre 0 e 14 anos de idade (16.696.089 homens e 16.011.563), 64% entre 15 e 64 anos (33.624.812 homens e 35.925.372 mulheres) e 5,9% de pessoas com 65 anos ou mais (2.917.563 homens e 3.525.492 mulheres).

A capital, Cidade do México, tem mais de 20.000.000 de habitantes (é a segunda maior cidade do mundo, se levarmos em conta o tamanho de sua área metropolitana). Outras cidades importantes são: Monterrey, Guadalajara, Tijuana, Leon e Veracruz, sendo que Monterrey, Guadalajara e a capital são cidades universitárias.

O México apresenta uma taxa de crescimento populacional de 1,153%, taxa de 20,36 nascimentos para cada 1.000 habitantes e taxa de mortalidade de 4,76 em cada 1.000 habitantes. A expectativa de vida geral é de 75,63 anos (sendo que para os homens é de 72,84 anos e para as mulheres é de 78,56 anos) e a taxa de fertilidade é de 2,39 crianças para cada mulher.

Aproximadamente 76% da população esta vivendo, hoje, em centros urbanos.
Até 2005 o índice de analfabetismo era alto no México (8,4%)

O México é um país que compõe a América do Norte, seu território ocupa uma área de 1.958 201 km2, na qual habitam aproximadamente 109,6 milhões de pessoas. Dentre os países de língua latina, sua população é superada somente pelo Brasil, que tem cerca de 192,3 milhões de habitantes.

Etnicamente, a população é constituída, em sua maioria, por euro-ameríndios, isto é, mistura entre espanhóis e índios. Esse grupo étnico responde por cerca de 60% dos habitantes do país. Já os ameríndios correspondem a 30% da população, seguidos pelos brancos, que respondem por cerca de 9%.

Quanto à dispersão do povo dentro do território, essa acontece de maneira irregular, ou seja, determinadas áreas são extremamente povoadas enquanto outras praticamente não abrigam ninguém. Essa disparidade acontece em virtude das condições impostas pelo clima e pelo solo. O território mexicano abrange extensas áreas desérticas de clima árido e semiárido; desse modo, cerca de 75% das pessoas encontram-se na região do Planalto de Anáhuac.

É justamente nessa porção do país que está situada uma das maiores cidades mexicanas, a Cidade do México. Sua região metropolitana abriga cerca de 20 milhões de pessoas, esse número representa quase 20% da população nacional. O idioma oficial é o espanhol, no entanto, existem outras reconhecidas, são pelo menos 62 de origem indígena. Nos últimos anos o quadro humano no país melhorou, isso quer dizer que a qualidade vida se elevou. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é alto (0,750), apresenta uma expectativa de vida de cerca de 75,8 anos.

O índice de crescimento natural do país caiu, fato proveniente da queda da taxa de natalidade. No entanto, o percentual de jovens ainda sobressai sobre as outras camadas da pirâmide etária. Apesar da grande ascensão social, o país ainda enfrenta muitos problemas, tais como desigualdade, marginalização, corrupção, falta de infraestrutura, entre outros.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia