Quanto que um cachorro deve comer por dia

Uma das melhores formas de manter os nossos animais de estimação saudáveis é dar-lhes a quantidade correta de alimento. Se lhes dermos menos quantidade de comida do que aquela que necessitam podem sofrer de deficiências nutricionais, e fazer o contrário pode acabar por ter consequências nefastas podendo, entre outras, acabar por sofrer de obesidade. Se este tema o preocupa e quiser saber que quantidade de comida deve dar ao seu cão e com que frequência, damos-lhe uma mão, continue a ler.

Que quantidade de comida diária necessita o meu cão?

Infelizmente, não há uma forma fácil de calcular com exatidão quanto devem comer os cães de uma forma personalizada. Determinar a quantidade adequada de comida para o seu cão dependerá de:

  • O seu tamanho.
  • O tipo de alimentação.
  • Número de vezes que come ao dia.
  • O seu metabolismo.
  • A quantidade de exercício que realiza.

Para começar a calcular a quantidade diária recomendada, dê uma vista de olhos ao guia de alimentação que aparece na etiqueta da sua ração para cães. As informações que contém dar-lhe-á uns dados parecidos com estes:

  • Cães de raça mini ou toy: se o seu patudo pesar cerca de 2 ou 3 kg, o ideal é que a quantidade diária oscile entre 50 e 90 g de ração.
  • Cães de uma raça de porte pequeno: os cães de uma raça de porte pequeno são os que pesam entre 3 e 10 kg. Para estes pequenitos, terá de fornecer-lhes uma porção diária entre 90 e 190 g de ração.
  • Cães de uma raça de porte médio: consideram-se cães de uma raça de porte médio a partir dos 10 kg até aos 20 kg. Neste caso, a quantidade diária recomendada é de 190 a 310 g de ração.
  • Cães de raças de porte grande: vão dos 20 aos 40 kg de peso. A sua porção diária oscila entre 500 e 590 gramas de ração.
  • Cães de raças de porte gigante: os grandalhões ultrapassam os 50 kg de peso. Vão necessitar de uma dose entre 590 e 800 gramas.

Quanto que um cachorro deve comer por dia

Lembre-se que pode sempre combinar a alimentação seca com a alimentação húmida. Utilize as latas como complemento para alegrar o menu dos mesmos. E, mais uma vez, siga sempre as recomendações do fabricante tendo em conta que estas quantidades são diárias. Não lhe ponha essa quantidade em cada refeição! Há que dividi-la! Também é importante ter em conta que se lhe dermos a quantidade diária recomendada pelo fabricante, o seu cão terá 100% da energia de que precisa por dia. Se além disso lhe der recompensas e guloseimas, o mais provável é que o seu cão tenda a engordar.

Com que frequência devo dar de comer ao meu cão?

Depois de termos resolvido o dilema da porção diária de comida que devo dar ao meu cão, chegou a hora de determinar quantas vezes por dia alimentar o nosso animal de estimação. Exceto se indicado em contrário, as quantidades que acabámos de indicar são as recomendadas para um cão saudável durante um período de 24 horas. A frequência variará dependendo do tamanho e da idade do cão, mas também dos seus hábitos e necessidades específicas. Novamente, não existe uma regra exata para determinar a frequência com que deve dar de comer ao seu animal de estimação. Pode usar os seguintes dados para se orientar:

Cachorros

Se a sua pergunta for quantas vezes alimentar um cachorro, terá de se basear em faixas etárias.

  • Se o seu cãozito se encontrar em plena fase de transição entre o desmame e a passagem à alimentação sólida (em torno das 8 semanas), deve dar-lhe entre 4 e 6 refeições ao dia.
  • Entre as 8 semanas e os 3 meses, pode reduzir para 4 refeições ao dia.
  • Quando fizer 4 e até aos 6 meses, comece a dar-lhe de 2 a 3 refeições ao dia.
  • E, por último, a partir dos 6 meses, duas refeições ao dia (dependendo da raça).

Cães de raças de porte pequeno

Há que evitar deixar a tigela cheia todo o dia a estes pequenitos, pois tendem a comer tudo com muita ansiedade e os donos caem no erro de voltar a dar-lhes de comer, podendo assim vir a sofrer de excesso de peso. Convém dividir a sua porção diária em quatro ou cinco vezes ao dia.

Cães de raças de porte médio

A maior parte dos cães adultos devem comer duas vezes ao dia, pelo que, logicamente, terá de dividir a quantidade diária por dois.

Cães de raças de porte grande

Tal como com os cães de porte médio, o ideal é dividir a sua porção em duas refeições. Convém não os deixar empanturrados com grandes refeições. E nunca lhes administrar mais comida do que a assinalada na etiqueta do fabricante. Por último e não menos importante, os cães que já se encontram na fase sénior. Estes cães, devido à sua idade, costumam levar uma vida mais tranquila e sedentária, sendo por isso recomendável trocar de ração para uma específica para cães idosos, uma ração adaptada à sua idade conterá as calorias e os nutrientes necessários e irá ajudar a que não ganhem excesso de peso.

Não se esqueça que os cães não têm de ter permanentemente comida no prato!

Em todo o caso, se estiver a cumprir à risca estas medidas e o seu cão continuar a engordar ou a emagrecer, em vez de ajustar por contra própria a porção, é melhor dirigir-se a uma clínica veterinária Kivet para realizar uma avaliação.

Se depois de ler estas informações continuar a ter dúvidas da quantidade de comida que deve dar ao seu animal de estimação, dirija-se a qualquer uma das nossas lojas Kiwoko, onde encontrará uma ampla variedade de rações e também o aconselhamento dos nossos profissionais. Cá o esperamos!

Alguns pais e mães de cachorros podem até custar para acreditar, mas o pet não precisa de café da manhã, almoço, jantar e lanches da tarde para ficar bem alimentado. Mas antes de falar sobre quantas vezes por dia um cachorro deve comer, é muito importante dizer que se você ainda adota aquela velha prática de encher o potinho de ração do cachorro de manhã e só tirar no final do dia, é hora de mudar essa rotina hoje mesmo.

Afinal, quantas vezes por dia um cachorro deve comer?

A recomendação de quantas vezes um cachorro deve comer por dia, é a seguinte: uma vez pela manhã e outra mais pro final da tarde. Essa é a prática mais comum, mas saiba que mesmo se alimentássemos o cão somente uma vez por dia, ainda sim seriam grandes as chances dele não passar fome.

A explicação para esta afirmação se tem a ver com os ancestrais caninos. Lembre-se que os cachorros são parentes próximos dos lobos e que em boa parte da história eles precisaram caçar seus próprios alimentos, ou seja, não fazia parte da realidade ter sempre “comida na mesa”, pelo contrário, às vezes os cachorros passavam dias sem comer porque não conseguiam uma presa.

Porém, alguns estudos apontam que dar comida para o cachorro apenas uma vez por dia pode desencadear alguns problemas digestivos, além de poder predispor a condições como a “torção gástrica”, principalmente se ele for de porte grande e comer um grande volume de uma só vez.

Então, o melhor caminho é conversar com o médico veterinário ou zootecnista da sua confiança a respeito da alimentação do seu cachorro. Dependendo de alguns casos como: filhotes, idosos ou pets com problemas de saúde, o doutor pode recomendar uma dieta específica e/ ou aumentar ou diminuir a oferta de comida ao cão.

Manejo correto

Na hora de colocar o “prato na mesa”, não ponha a perder a qualidade da ração que você comprou com tanto carinho para o seu cachorro e que, inclusive, foi indicada pelo médico veterinário. Prestar atenção ao manejo é cuidar para que o pet possa se alimentar de uma ração que mantém todos seus nutrientes originais.

Independentemente da quantidade de vezes que o médico veterinário recomendar que o cachorro se alimente, sempre que for servir a refeição, tire apenas a quantidade que ele costuma comer, feche bem a embalagem da ração e depois jogue fora o que sobrar. Nunca devolva a ração que já foi colocada no pote, pois ela pode contaminar as demais que continuam fresquinhas dentro do porta-ração.

A gente tem um post que explica bem o assunto e te ensina a servir uma refeição sempre em excelente estado para o seu pet. Lembre-se que a falta ou excesso de apetite por parte do cachorro não é um bom sinal e que é necessário providenciar uma consulta para cuidar do seu filho de quatro patas.

De modo geral, cachorros que recebem uma ração de qualidade se sentem mais saciados com menos quantidade de alimento, por isso, lembre-se de não exagerar na dose achando que ele está passando fome mesmo com você seguindo as recomendações da embalagem ou a quantidade de gramas indicada pelo profissional que acompanha seu pet.