Por que as pernas adormecem

Por que as pernas adormecem
Por que as pernas adormecem

Alguma vez na vida, todo mundo já teve a sensação de dormência nos braços ou nas pernas depois de um longo período na mesma posição. De acordo com médico ortopedista Renato Raad, este sintoma chama-se parestesia, e é caracterizado pela sensação de dormência ou formigamento de alguma parte do corpo, e pode acometer os membros como braços, pernas, pés e mãos.

“Geralmente, a parestesia acontece por falta de circulação na inervação dos nervos das extremidades. Se eventualmente a pessoa adotou uma postura inadequada ao sentar-se, por exemplo, comprimindo a perna, e não percebe isso, ao levantar-se, a perna vai falhar e há possibilidade de queda”, afirma o especialista.

Quando a compressão vem de uma postura inadequada, a dormência é um sinal de alerta enviado pelo cérebro, sinalizando que algo está errado.

“Se a pessoa tem o costume de ficar muito tempo sentada ou deitada, é fundamental que encontre posições confortáveis, fazendo o uso de almofadas ou acolchoados, protegendo as extremidades, além de evitar ficar muito tempo na mesma posição. Ao se levantar, é importante que não faça isso rapidamente, pois no caso da dormência da perna, por exemplo, isso pode levar a uma queda que provoque fraturas que necessitem de tratamento cirúrgico”, alerta o Dr. Raad.

O tratamento para evitar as dormências é simples e consiste em adotar posturas corretas. “Normalmente, a circulação da inervação dos membros volta ao normal quando adquirimos uma postura adequada, porém, se o sintoma persistir, é aconselhável que um médico seja consultado, pois essa dormência pode ser sinal de um problema mais grave. Podemos estar diante de uma patologia crônica”, enfatiza o médico

Em algumas ocasiões, as compressões são causadas por lesões crônicas, como por exemplo, o diabetes. “O diabetes provoca uma insuficiência vascular crônica nos membros inferiores, causando deficiência na irrigação destes nervos, o que gera um sintoma de parestesia contínuo, por isso, é importante ficar atento à frequência da dormência, principalmente nas pernas e nos pés”, destaca o Dr. Raad.

Outra situação que merece atenção são as hérnias de disco na coluna cervical ou na coluna lombar. “As hérnias comprometem os nervos dos membros superiores e/ou inferiores, levando a situações de dormência, formigamentos e parestesia contínuas, provocando uma insuficiência vascular crônica ou uma compressão do nervo ao nível da coluna”, conclui o especialista.

Por que as pernas adormecem
Homework

Caroline Ropero
Especial para o Diário

Há vários motivos para braços e pernas adormecerem. O mais comum é quando há pressão sobre os nervos e os vasos sanguíneos. Por causa disso, essas partes deixam de receber a quantidade de oxigênio necessária. O corpo reage produzindo a sensação de dormência ocasionada pela dificuldade de o sangue circular livremente, principalmente nos nervos, que são responsáveis pela sensibilidade do organismo.

A resposta vem logo, como consequência de as células dos músculos liberarem uma substância chamada lactato, que irrita as terminações nervosas. Os nervos levam a mensagem ao cérebro, que reage provocando a sensação de dormência.

É comum acordar no meio da noite com o braço formigando, pois o corpo percebe que tem algo errado e avisa que é necessário se mexer e faz isso automaticamente. Em geral, para acordar a parte sonolenta basta mudar de posição e esticar a musculatura.

Dá para observar isso ao ver pessoas na fila do banco, por exemplo. A todo instante, sem que notem, procuram se mexer, trocar de posição ou mudar o apoio do corpo de uma perna para outra.

Se a circulação do sangue não estiver totalmente liberada, pode gerar problemas graves. Mas quem está saudável não precisa se preocupar, já que, mesmo dormindo, nosso corpo se mexe quando percebe que há algo estranho. Quem tem problemas no sistema nervoso (como paraplégicos) pode ter alteração de sensibilidade e não sente formigar, exigindo atenção.

No entanto, se o formigamento for frequente, é preciso ir ao médico. Há casos em que é sintoma de doenças graves, como diabetes. Quem tem hérnia de disco também pode sentir formigamento; às vezes, é necessário fazer cirurgia.

Por que a pele enruga na água

A pele absorve líquido ao ficar muito tempo dentro d'água. Quando isso ocorre, a epiderme (camada superficial da pele) incha, principalmente nas ondinhas que formam as impressões digitais; por isso, parece estar enrugada. No entanto, isso só acontece nas mãos e pés porque é onde há mais queratina, substância que ajuda a absorver o líquido. Além disso, essa pele é mais grossa para oferecer proteção, pois é a parte do corpo que tem mais contato com objetos.

Por que a gente sente cãibra?

Às vezes, o músculo se contrai sozinho e provoca uma sensação desagradável chamada cãibra. Há muitas teorias sobre ela. A mais aceita é a de que isso ocorre quando há desequilíbrio entre algumas substâncias no músculo dos membros inferiores, que não consegue trabalhar direito e se contrai.

Há quem diga que é por causa de má alimentação e que é preciso comer banana para prevenir. No entanto, sabe-se que só ela não é suficiente. Tem de consumir frutas, verduras e legumes bem variados. Não basta comer muito de uma coisa só. Também tem de beber bastante água e fazer alongamento antes dos exercícios. Até atleta passa por isso.

Rafael Franzini, 7 anos, de Santo André, ficou assustado quando as pernas formigaram enquanto brincava de Lego. "Estava sentado em cima da perna e ela dormiu. Levantei e comecei a pular para voltar ao normal", conta. O garoto diz que sente cócegas toda vez que isso acontece.

Consultoria de André Radl professor de Fisioterapia da Universidade Metodista, Raul Oliveira, fisiologista da Unifesp, e Jefferson de Barros, professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC

Sinto minhas pernas formigando sempre que eu as dobro ou deixo em uma posição por um tempo. Sei que isso é normal, mas acontece muito mais rápido que o normal. O que pode ser? Tenho apenas 16 anos e nenhuma doença, porém tenho uma alteração no labirinto, mas a otorrino disse que não tinha ligação.

ola, esse formigamento pode ser por uma diminuição da irrigação sanguínea que ocorre quando você comprime os vasos ao dobrar as pernas. Pode ser que isso ocorra mais rápido em você por ter alguma dificuldade de retorno venoso. Mas realmente somente uma consulta examinando seus pulsos periféricos poderiam auxiliar nessa hipótese.
Atenciosamente.

Olá! Os formigamentos que ocorrem ao dobrar ou pressionar um membro podem acontecer em condições normais (sem está relacionado a nenhuma doença) por compressão de um vaso sanguíneo ou de um nervo que capta a sensibilidade dos membros, principalmente quando é rápido, como você conta. Porém existem alguns problemas de saúde que podem deixar a pessoa mais propensa a ter essas compressões. Pra entender se é só algo dentro do normal ou representa algum outro problema, uma avaliação médica certamente ajudará. Ah, e o labirinto não tem relação com esse sintoma. Abraço!

  • Boa tarde. Fui diagnosticada com polineuropatia sensitiva e motora crural limítrofe de caráter desmielinizante. Oq é isso? Como seria o tratamento? Tem cura? Desde já agradeço
  • Minha irmã tomou sertralina e diazepam por quase dois anos. Teve diagnóstico de polineuropatia e quase não anda mais tem fraqueza muscular e desequilíbrio no corpo, pode ser por causa dessa medicação?
  • Meu pai foi diagnosticado com polineuropatia axonal motora. Tratamento com imunoglobulina humana é eficaz?
  • Tenho Neuropatia no meu pé, devido a trombose, 8 dias sem circulação. dói muito. Será sempre assim? Já faço o tratamento a 45 dias evoluiu pouco. Vai diminuir a dor naturalmente?
  • Fui diagnosticada com Neuropatia periférica sensitiva AXONAL MIELINICA... tenho HIV mas sou indetectável há anos...o médico disse que não tem cura mas não falou a causa... disse que os medicamentos arv não causaram a doença.... gostaria de saber a possível causa
  • Boa tarde estava com muitas dores na região dos ombros o.médico da upa da minha cidade disse que era nervos e me deu uma injeção de tramol na veia depois disso passou a dor, só que pra piorar não consigo ficar em pé e treme os nervos não se afirma parecer que estou bêbado , sendo que não bebo e nem fumo.
  • O nervo periférico demora em media quanto tempo para se regenerar?
  • Olá! Minha mãe foi diagnosticada com polineuropatia grau IIII , Tem dores insuportáveis, começou um tratamento há três meses com o ETNA, mas tem 15 dias que não tem forças nas pernas e nem braços, nao está conseguindo andar, ter equilíbrio e nem se alimentar sozinha, isso é consequência da doença?
  • Boa tarde. Há três meses, após iniciar um tratamento para infecção urinária com ciprofloxacino, desenvolvi formigamentos nas extremidades. Após isso, suspendi o uso e procurei um neurologista, que solicitou exame de eletroneuromiografia (com resultado normal).Estou fazendo tratamento com nortriptilina…
  • Meu esposo descobriu que ta com polineuropatia, e até agora não começou o tratamento adequado, cada dia ta piorando, tem dificuldade em encontrar um médico neurologista clínico, gostaria de saber o que vcs podem fazer pra ajudar

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.