Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas

01) (Suprema/2019) Assinale a alternativa que contém uma informação correta sobre os hormônios vegetais. A) As citocininas são responsáveis por inibir a floração. B) As giberelinas são responsáveis por retardar o amadurecimento do fruto. C) O ácido abcísico é responsável por inibir a germinação das sementes.

D) O etileno é responsável pelo alongamento e divisão da célula vegetal

02) (PUC-SP/2019) Analise atentamente a tira Armandinho, do ilustrador Alexandre Beck.

O novo ramo da árvore, que cresce lateralmente no tronco cortado, surgiu porque: A) No caule existem pequenos espaços, as lenticelas, entre as células da periderme, os quais permitem a ocorrência de trocas gasosas e é por onde crescem novos ramos. B) Houve o crescimento de tecidos a partir do periciclo do cilindro vascular, e a estrutura assim originada empurra para fora o córtex e a epiderme. C) A gema lateral saiu do estado de dormência até então imposto pela auxina liberada pelas gemas apicais da planta, removidas com o corte da árvore.

D)Houve o crescimento secundário resultante da produção de novos tecidos, por parte do felogênio e do câmbio vascular.

03) (UEMA/2013) Apesar de não possuírem sistema nervoso, os vegetais são capazes de controlar seu desenvolvimento e crescimento, de acordo com as condições ambientais, e de reagir a estímulos, como luz, gravidade e contato. Essa reação é comandada por hormônios vegetais ou fitohormônios cujas ações podem acelerar o crescimento, tornando as plantas anormalmente altas e descoloridas, com tendência a tombar, retardar seu envelhecimento, além de bloquear seu crescimento no inverno em resposta às condições adversas.

Os fitohormônios atuantes em cada uma das atividades resultantes de suas ações são, respectivamente, A) citocininas, giberilinas, auxinas. B) citocininas, auxinas, giberilinas. C) auxinas, ácido abscísico, giberilinas. D) ácido abscísico, auxinas, citocininas.

E) giberilinas, citocininas, ácido abscísico.

04) (UEPG/2018) O desenvolvimento e crescimento das plantas é regulado por hormônios vegetais (ou fitormônios), substâncias produzidas em determinados locais da planta e transportadas para outros, onde exercem suas funções. Assinale o que for correto sobre os hormônios vegetais.

01) As auxinas controlam diversas atividades na planta: causam alongamento das células recém-formadas a partir dos meristemas, promovendo crescimento de raízes e caule; além disso, participam da formação dos frutos e do processo de abscisão. 02) As giberelinas são produzidas nos meristemas, nas sementes e nos frutos. Promove o crescimento de caule e de folhas, estimulando tanto as divisões celulares quanto o alongamento das células. 04) As citocininas, em associação com as auxinas, estimulam a divisão celular e são abundantes em locais da planta em que há grande proliferação celular, como sementes em germinação, frutos e folhas em desenvolvimento e pontas de raízes. 08) O etileno tem como principal característica retardar o envelhecimento da planta e, causa ainda, dormência nas sementes, impedindo sua germinação prematura.

16) O ácido abscísico é um inibidor do crescimento das plantas e é o principal responsável pelo bloqueio do crescimento das plantas no inverno. A concentração deste hormônio é alta nas sementes e nos frutos.

05) (UDESC/2018) Complete as lacunas. ________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas.

Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como __________. Artificialmente, é possível produzir _________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.

Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente. A) Auxinas, hidrotopismo, frutos simples baga B) Auxinas, geotropismo, frutos partenocárpicos C) Etilenos, tigmotropismo, frutos simples drupa D) Giberelinas, geotropismo, frutos agregados

E) Etilenos, hidrotropismo, frutos partenocárpicos

06) (UFJF) O malte, um dos componentes mais importantes na fabricação da cerveja, é produzido durante o processo de germinação das sementes de cevada. Qual hormônio vegetal pode interferir diretamente no rendimento do processo de produção do malte? A) auxina B) citocinina C) giberelina D) etileno

E) ácido abscísico

07) (UEFS/2017) Na figura Ilustrada, observa-se o fototropismo do caule, e o seu desenvolvimento depende da concentração de AIA em regiões específicas do vegetal.

Em relação à concentração de AIA, para o crescimento desse vegetal, é correto afirmar: A) A concentração de AIA é distribuída de maneira uniforme na região apical do caule. B) A concentração do AIA é maior no lado I. C) A região II foi a que mais cresceu. D) Na raiz, a distribuição na concentração de AIA é a mesma observada no caule.

E) O AIA é sintetizado por todo o vegetal e não apresenta dominância apical.

08) (UCS/2017) Os vegetais constituem-se base alimentar do Planeta. O desenvolvimento e o crescimento das plantas são regulados pelos fitormônios ou hormônios vegetais (do grego horman, colocar em movimento). Embora a definição seja essa, existe um hormônio que pode inibir o crescimento das plantas, principalmente no inverno, e também ser responsável pelo controle da abertura dos estômatos em estiagens, além de causar a dormência de sementes. Assinale a alternativa que apresenta o hormônio caracterizado acima. A) Auxina B) Etileno C) Citocinina D) Giberelina

E) Ácido abscísico

09) (UnirG/2017)  Plantas que apresentam forte dominância apical, como o girassol – Helianthus annuus – podem desenvolver vários ramos laterais caso seu ápice seja removido. Isso ocorre porque, com a remoção do ápice, remove-se também a fonte de hormônio responsável pela manutenção da dominância apical. Esse hormônio é A) o ácido indolialcético B) o ácido abscísico C) o etileno

D) a citocinina.

Gabarito das Questões sobre Hormônios Vegetais

01) As citocininas têm importante papel sobre a divisão celular, estimulando a citocinese. Em algumas espécies têm a capacidade de estimular a floração. As giberelinas têm importante papel na quebra da dormência de sementes e também estimulam a partenocarpia (formação de frutos sem sementes). O etileno é o hormônio que estimula o amadurecimento de frutos e abscisão (queda) foliar.

Resp.: C

02) A questão aborda o fenômeno conhecido como dominância apical. A gema apical produz grandes quantidades de auxinas, que inibem o desenvolvimento das gemas laterais. Ao remover a gema apical (poda), essa dominância deixa de ocorrer e as gemas laterais desenvolvem.
Resp.: C

03) O alongamento caulinar é decorrente da ação de giberelinas; as citocininas retardam a senescência (envelhecimento) e o ácido abscísico é um forte inibidor do desenvolvimento vegetal.
Resp.: E

04) Apenas o item 08 está incorreto. O etileno estimula a queda de folhas e tem importante papel sobre a maturação de frutos.
Resp.: 23

05) As auxinas estão diretamente relacionadas com os movimentos vegetais conhecidos como tropismos (tanto o fototropismo quanto o geotropismo). Mais recentemente, tem sido comum o uso de auxinas (ácido indolilacético) para estimular o desenvolvimento do ovário sem que o óvulo se desenvolva, possibilitando a formação de frutos sem sementes (partenocárpicos).
Resp.: B

06) O principal hormônio envolvido na quebra de dormência de sementes é a giberelina.
Resp.: C

07) As auxinas são hormônios fotossensíveis e, portanto, acumulam-se nas regiões menos iluminadas. Os caules reagem bem a altas concentrações de auxinas, apresentando alongamento celular. Assim, o local menos iluminado (com mais auxina) cresce mais que o local mais iluminado e, consequentemente, a planta curva em direção à luz.
Resp.: B

08) O ácido abscísico é o principal hormônio inibidor do desenvolvimento vegetal provocando, por exemplo, o fechamento dos estômatos em situações de déficit hídrico no solo.
Resp.: E

  • Vestibular e ENEM: receba informações e material gratuito no WhatsApp

09) A dominância apical é um fenômeno decorrente da produção de auxinas (ácido indolilacético) pela gema apical. Com a remoção da gema apical, a taxa de AIA (ácido indolilacético) reduz e as gemas laterais desenvolvem.
Resp.: A

As plantas para se desenvolverem é necessário vários processos que são controlados de forma contínua pelos chamados hormônios vegetais ou fitormônios.

Eles são produzidos em determinadas células e transportados para seus locais de atuação.

Existem vários hormônios e com funções distintas. Neste post vamos citar cada um e sua função nas plantas.

Boa leitura!

Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas

O que são os hormônios vegetais?

Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas e que atuam na regulação do seu desenvolvimento e crescimento.

A função dos hormônios é atuar como mensageiros químicos entre células, tecidos e órgãos das plantas.

Eles possuem ação mesmo em pequena quantidade.

Os hormônios atuam em locais específicos, com objetivo de desencadear uma ação ou processo vegetal.

Geralmente, são conduzidos até ao seu local de atuação pelo xilema e floema, porém, podem atuar no mesmo local onde foram produzidos.

Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas

Os principais hormônios vegetais são: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico.

Entretanto, é bem estabelecido que as plantas utilizam outros hormônios, mas aqui vamos citar apenas os principias fitormônios reguladores das plantas.

Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas

Giberelina

As giberelinas são homônimos produzidos em meristemas apicais do caule e raiz, em folhas jovens, no embrião da semente e nos frutos.

A classe das giberelinas controlam vários aspectos do crescimento e desenvolvimento das plantas.

Uma vez que elas atuam no alongamento do caule, no crescimento de raízes e frutos e na germinação de sementes.

O embrião da planta jovem produz giberelinas que estimulam a semente a sintetizar enzimas digestivas.

 Essas enzimas degradam moléculas orgânicas armazenadas no endosperma. Como resultado dessa degradação são liberados açúcares e aminoácidos para o embrião.

Atualmente, existem mais de 137 tipos de giberelinas. A mais conhecida é o ácido giberélico.

Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas

Ácido abscísico

O ácido abscísico é produzido nas folhas, coifa e caule. Ele é produzido nas raízes e transportado via xilema.

O ácido abscísico é um inibidor do crescimento das plantas. É responsável pelo bloqueio do crescimento das plantas durante o inverno.

Sintetizado por quase todas as células, tendo papel importante para as plantas que passam por situações de estresse, como grandes períodos de seca.

O ácido abscísico inibe também a ação de outros hormônios, impedindo por exemplo, a germinação de sementes.

Etileno

O etileno é um hormônio gasoso e é produzido em quase todos os tecidos vegetais em resposta ao estresse.

Ele promove vários efeitos nas plantas, como a germinação de sementes e a senescência.

Outro efeito que quando se fala do etileno sempre é um dos mais relevantes é sua ação no amadurecimento de frutos e na abscisão de folhas, flores e frutos.

Devido a esses efeitos, esse hormônio é muito utilizado na agricultura, sendo aplicado em frutos para facilitar a colheita mecânica e no amadurecimento de frutos quando colhidos verdes.

Esse hormônio desencadeia uma série de reações que ocasionam mudança de cor do fruto, bem como amolecimento da parte carnosa e aumento do metabolismo de açúcares.

O etileno atua também deixando o fruto mais chamativo e saboroso.

Esse hormônio e a auxina possuem ações antagônicas. Enquanto o etileno estimula, a auxina inibe.

No processo de abscisão, o etileno faz com que enzimas sejam liberadas e estas irão agir dissolvendo as paredes celulares no local de abscisão.

Já a auxina atua reduzindo a sensibilidade das células ao etileno.

O etileno também desempenha um papel importante na família Cucurbitaceae, família da abóbora, pepino, melancia, por exemplo.

Esse hormônio está associado com o aparecimento de flores femininas nessas plantas. Ele participa, portanto, da regulação da expressão sexual nessa família.

Citocininas

Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular, desse modo, pelo seu desenvolvimento como um todo.

Esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento.

O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema (raiz – parte área) e seu retranslocamento é realizado via floema.

Sendo responsável por outros processos fisiológicos de desenvolvimento: dominância apical, mobilização de nutrientes, senescência foliar, a formação e a atividade dos meristemas apicais caulinares, desenvolvimento floral, quebra de dormência em gemas e germinação de sementes, aumento da longevidade de tecidos e órgãos.

Na divisão celular e desenvolvimento vegetal, as células recém formadas normalmente se expandem e se diferenciam para assumir sua função (transporte, sustentação, armazenamento, fotossíntese, etc.)

Quase todos os tipos de células vegetais que conservam o núcleo na maturidade apresentam a capacidade de se dividirem.

Essa propriedade entra em funcionamento durante certos processos, como a cicatrização de lesões e abscisão foliar.

Células vegetais diferenciadas podem retomar a divisão, mas sempre com sinal hormonal.

Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas

Auxinas

A auxina é um importante hormônio vegetal que atua regulando o crescimento e desenvolvimento da planta.

O comportamento onde as plantas tendem a crescer verticalmente, ocorre devido à necessidade de luz para assegurar a sua sobrevivência e auxina auxilia no controle desse crescimento.

Além das plantas, esses hormônios podem ser encontrados também em fungos, bactérias e algas.

Dentre as atividades fisiológicas das auxinas, podemos destacar como a principal a regulação do crescimento dos vegetais.

Elas são produzidas nos locais onde há crescimento, por exemplo, células meristemáticas, folhas jovens, flores, frutos, nas pontas dos caules e das raízes, sendo o mais comum o AIA (Ácido indolacético).

Dependendo de sua concentração, as auxinas podem ter diversos efeitos sobre a planta e um deles é fenômeno chamado de dominância apical.

As principais funções dos hormônios vegetais nas plantas

Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas

Foto: Prof. Rafael Rosolen T. Zafred

Os hormônios possuem efeitos tanto estimuladores como inibidores nas células.

Além disso, o mesmo hormônio pode desencadear respostas diferentes de acordo com o tecido ou fase de desenvolvimento da planta.

Certos hormônios podem interferir na síntese ou na transmissão de sinal de outro hormônio.

Uma concentração hormonal muito baixa é suficiente para a ativação dos seus efeitos, entretanto essa concentração varia em função da sensibilidade de cada tecido.

Dessa forma, os vários tipos de tecidos podem necessitar de diferentes quantidades de hormônios para que as respostas fisiológicas e de desenvolvimento ocorram.

A ação dos hormônios dentro das células pode ser através de modificações em moléculas presentes nas vias metabólicas ou diretamente no DNA, ativando ou reprimindo genes e, com isso, interferindo na síntese de proteínas.

Então é isso, espero ter ajudado a compreender um pouco mais sobre a importância e as funções dos hormônios vegetais.

Em nosso blog há mais posts sobre esse assunto, não perca tempo e confira!

Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas