Observe a figura onde a pressão atmosférica é maior

* The preview only show first 10 pages of manuals. Please download to view the full documents.

Loading preview... Please wait.

Download ATIVIDADE SOBRE PRESSÃO ATMOSFÉRICA.docx PDF for free.

About Us

We believe everything in the web must be free. So this website was created for free download documents from the web. We are not related with any websites in any case.

Disclaimer

We are not liable for the documents. You are self-liable for your save offline.

This site utilizes cookies to guarantee you get the best experience on our site. You can learn how to disable cookie here.

Privacy Policy

We are committed to ensuring that your privacy is protected.

You can ask for link removal via contact us.

Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. Assim, a pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de temperatura do ar.

Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica. Isso ocorre porque a força da gravidade mantém a maior parte do ar próxima à superfície, o que explica o fato de grandes cadeias de montanhas apresentarem um ambiente mais rarefeito.

As temperaturas, por sua vez, também são fatores decisivos sobre os níveis de intensidade da pressão atmosférica. Quimicamente falando, quando as substâncias estão mais frias, as moléculas agrupam-se, e quando as substâncias estão mais quentes, as moléculas afastam-se.

Por isso, nas zonas da Terra em que as temperaturas encontram-se menos elevadas, as moléculas de ar unem-se, ficando mais densas e, portanto, mais pesadas, aumentando a pressão. Quando as temperaturas se elevam, as partículas se afastam, o ar fica menos denso e a pressão diminui.

As variações de pressão atmosférica existentes nos diversos pontos da Terra são responsáveis pela ocorrência dos ventos, que se deslocam das zonas de alta pressão para as zonas de baixa pressão. Por esse motivo, temos a formação da circulação atmosférica e o deslocamento das massas de ar, bem como todos os fenômenos climáticos resultantes desses processos.

A pressão atmosférica também interfere nas condições do tempo. Isso porque as zonas de baixa pressão provocam a subida das frentes de ar, o que propicia a formação de nuvens, enquanto as zonas de alta pressão propiciam a descida do ar, impedindo a formação de nuvens e deixando o tempo mais “limpo”.

O instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica de um dado local é o barômetro, que realiza a medição em mb (milibares). A pressão média da Terra é de 1013mb.

Pressão atmosférica ou pressão barométrica é a força exercida, por unidade de área, pela coluna de ar atmosférico acima de nós. A pressão atmosférica pode ser dada em diversas unidades, sendo as mais comuns o atm (atmosfera) e o pascal (1 atm = 1,01.105 Pa). Além disso, a pressão atmosférica é uma grandeza escalar resultante da colisão entre inúmeras moléculas presentes no gás atmosférico e os corpos inseridos nesse gás.

Pressão atmosférica e altitude

A atmosfera pode ser compreendida como um fluido. Dessa forma, a pressão exercida sobre os corpos imersos na atmosfera depende da profundidade em que esses corpos encontram-se. Portanto, os maiores módulos de pressão atmosférica estão em alturas iguais ou menores que o nível do mar. Quanto maior for a altitude, menor será o módulo da pressão atmosférica, já que, em regiões mais altas, o ar torna-se rarefeito em decorrência de sua menor densidade.

O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse valor é equivalente a 101.325 Pa (pascal), unidade utilizada para pressões no Sistema Internacional de Unidades. O pascal é, por sua vez, equivalente ao newton por metro quadrado (N/m²).

Podemos dizer, portanto, que a pressão atmosférica ao nível do mar é equivalente a uma força de 101.325 N a cada metro quadrado de superfície. Se considerarmos a aceleração da gravidade terrestre aproximadamente constante e de módulo igual a 9,8 m/s², a pressão exercida pela atmosfera seria o equivalente a uma massa próxima de 10.000 kg de ar a cada m².

Veja também: Como medir a pressão atmosférica?

Pressão atmosférica e temperatura

De acordo com a lei de Gay-Lussac, utilizada para explicar as transformações isocóricas (volume constante) sofridas por gases ideais, a pressão e a temperatura de um gás são grandezas diretamente proporcionais. Portanto, sempre que houver aumento da pressão atmosférica, haverá aumento da temperatura. É justamente por isso que, em maiores altitudes, a temperatura tende a ser menor do que ao nível do mar.

A pressão exercida por um fluido, como o ar atmosférico, pode ser calculada por meio da seguinte equação:

P = d.g.h

P – pressão
d – densidade (kg/m3)
g – gravidade
h – altura

Evidências da pressão atmosférica

Diversas são as formas de se constatar a existência da pressão atmosférica. Confira algumas delas:

  • Quando tomamos um líquido usando um canudo, começamos a sugar o ar presente em seu interior. Isso forma uma região de vácuo dentro do canudo, cuja pressão é muito menor que a pressão externa. Com isso, a pressão da atmosfera empurra o líquido, fazendo-o subir pelo canudo.

  • Quando tiramos o ar de uma embalagem, a pressão atmosférica vence a pressão interna. Isso faz com que a embalagem seja deformada, reduzindo seu tamanho.

Experimento de Guericke

Um experimento que foi capaz de constatar a existência e a grande intensidade da pressão atmosférica foi feito pelo físico alemão Otto van Guericke. Por volta de 1650, Guericke construiu uma máquina usada para retirar o ar de duas abóbadas esféricas metálicas de 500 litros de volume, conhecidas como hemisférios de Magdeburgo.

Guericke constatou que nem 50 homens ou mesmo 24 cavalos conseguiriam exercer força suficiente para separar os hemisférios em virtude da grande pressão atmosférica exercida sobre eles.

Exercício resolvidos

 Sendo a pressão atmosférica ao nível do mar próxima de 1,1.105 Pa, determine a força exercida pela pressão atmosférica em uma área de 0,5 m².

Resolução: Para determinarmos a força exercida pela pressão atmosférica nessa área, podemos utilizar a definição mais simples de pressão: a razão de uma força sobre uma área.

Para calcularmos o módulo da força exercida, basta substituirmos os valores informados pelo enunciado do exercício:

De acordo com o resultado obtido, a pressão atmosférica faz uma força de, aproximadamente, 55.000 N sobre uma área de 0,5 m². É como se um corpo de 560 kg estivesse apoiado sobre essa área!

Por Me. Rafael Helerbrock

1) No caça-palavras a seguir há oito palavras relacionadas à importância do ar para a vida na Terra. Descubra-as.

Observe a figura onde a pressão atmosférica é maior

Usando as palavras encontradas, complete o texto a seguir: "Um dos temas estudados em ______________________ é a relação de _______________________ que existe entre os seres vicos. Os _____________________, por exemplo, absorvem __________ e ______________________, produzindo seu _______________________ e liberando o _______________________ de que os ____________________ tanto precisam".

R. Ecologia, dependência, vegetais, luz, gás carbônico, alimento, oxigênio, animais.

2) CONSIDERE A FIGURA:

Observe a figura onde a pressão atmosférica é maior

A figura simboliza um fenômeno que tem sido analisado por um grande número de cientistas, os quais argumentam que esse fenômeno tem provocado, dentre outros. A) a elevação da temperatura média do planeta. B) o aumento do índice do uso da energia solar. C) a diminuição do buraco da camada de ozônio. D) a elevação do número de habitantes da Terra.

Resposta: a

3) Cruzadinha: 1- Camada de gases que envolve a Terra. 2- Gás componente da atmosfera primitiva. 3- Camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre. 4- Um dos gases presentes na atmosfera primitiva. 5- Gás eliminado pela fotossíntese e utilizado na respiração dos seres vivos. 6- Camada da atmosfera composta principalmente por gás ozônio. 7- Poluente que destrói a camada de ozônio. 8- Camada da atmosfera que se caracteriza por apresentar baixíssimas temperaturas. 9- Ondas fundamentais para a comunicação localizadas na IONOSFERA. 10- Nome dado ao criador de gado, que também contribui para a alteração da atmosfera.

Observe a figura onde a pressão atmosférica é maior


Resposta: 1 atmosfera; 2 amônia; 3 troposfera; 4 metano; 5 oxigênio; 6 estratosfera; 7 CFC; 8 mesosfera; 9 rádio; 10 pecuarista. 4) Observe a figura:

Observe a figura onde a pressão atmosférica é maior

Onde a pressão atmosférica é maior? A) A (Nível do mar). B) B (México). C) C ( Monte Everest). D) É igual em A, B, C.

Resposta: a

5) Sobre a camada de ozônio é correto afirmar que: A) A camada de ozônio absorve parte dos raios ultravioleta do sol. B) É na mesosfera que se encontra a maior concentração da camada de ozônio. C) A camada de ozônio reflete ondas de rádio. D) Se a camada de ozônio desaparecesse, a quantidade de câncer de pele diminuiriam consideravelmente.

Resposta: a

6) A combustão transforma o combustível, no caso a parafina, em vapor de água e gás carbônico. Ocorre então o que se chama de transformação química ou reação química. Ocorre reação química em: A) congelamento da água. B) papel sendo cortado em tiras. C) prato caindo no chão. D) queima de fogos.

Resposta: d

7) Que processo as plantas realizam com o gás carbônico? A) respiração. B) fermentação. C) fotossíntese. D) combustão.

Resposta: c

8) Ele é o mais abundante e dificilmente se combina com outros elementos ou substâncias. Assim, ele entra e sai de nosso corpo durante a respiração e também do corpo e outros animais e plantas sem alterações. Ele é o: A) gás nitrogênio. B) gás carbônico. C) gás oxigênio. D) nenhuma das alternativas.

Resposta: a

9) Existe um instrumento que pode ser usado para medir a umidade relativa do ar: A) O pluviômetro. B) O higrômetro. C) A biruta. D) O Barômetro.

Resposta: b

10) Observe a figura:

Observe a figura onde a pressão atmosférica é maior

Ao tampar a ponta da seringa e empurrar o êmbolo, o ar que existe dentro da seringa fica comprimido, passando a ocupar menos espaço. Isto ocorre em razão de uma propriedade do ar denominada: A) Elasticidade. B) Divisibilidade. C) Compressibilidade. D) Impenetrabilidade.

Resposta: c


Page 2