O que faz um publicitario

Estavam com saudade da série Profissas? Pois agora voltamos com muitas informações e curiosidades para vocês se inspirarem e estudarem o mercado de trabalho, esperamos que esse post possa te ajudar a encontrar a sua verdadeira vocação. 

Todo mês, teremos uma profissão nova e você também pode nos ajudar a escolher qual você quer ter mais informações, basta sugerir pelas nossas redes sociais.

O profissional da vez é o publicitário! 

O que ele faz? O que estuda?  Qual a sua melhor colocação no mercado de trabalho?

Essas e muitas outras dúvidas serão respondidas neste post! Aproveite e, se tiver muito interesse na área, também faça suas pesquisas 🙂 

Mas afinal, o que faz um publicitário? 

Um profissional atuante na área de publicidade deve buscar formas de divulgar produtos de uma determinada marca, colaborando para sua consolidação e divulgação e imagem. Segundo o Guia do Estudante, o publicitário  utiliza estratégias com campanhas envolventes para determinado público-alvo, selecionando o canal de comunicação mais adequado, como tv, sites na internet, redes sociais, entre outros, para circular suas campanhas e propagandas. 

Também é  seu papel também produzir peças, materiais gráficos e impressos, como logotipo, manual de marca e todos os materiais que fazem parte da interação e construção de marca com o público-alvo do cliente. 

Outras atribuições desta profissão também exige práticas e técnicas vinculadas ao marketing, principalmente o digital, e conhecimentos sobre concorrência e tendências dos consumidores, sempre acompanhando as mudanças tecnológicas para atender as necessidades das marcas. 

O curso de Publicidade e Propaganda

Agora que sabemos o que esse profissional faz, vamos conhecer o curso de Publicidade e Propaganda e seus principais estudos para se tornar um profissional na área.

Segundo o site Infoescola, desde 1965 a profissão é regulamentada e com obrigatoriedade de um diploma, sendo uma graduação qualificada, nível técnico ou superior. Em geral, a graduação tem o período de 4 anos e o técnico pode chegar a 2 anos.

As matérias exploram as aquisições de um publicitário com estudos aprofundados na área como: Teorias da Comunicação, Marketing, Criação Publicitária, Pesquisa de Mercado, Editorial, Designer Gráfico, Audiovisual, Vendas, entre outras matérias envolvendo conhecimentos estratégicos de publicidade. 

Mercado de trabalho e salário

Além da graduação e estudos em um curso qualificado, é muito importante que o profissional saiba preparar a sua carreira para se colocar no mercado de trabalho. Ter um currículo criativo e um portfólio atualizado é um dos ingredientes para conseguir concorrer a bons cargos nessa área. O perfil de um publicitário é geralmente muito comunicativo, criativo, observador e interessado, mas vale lembrar que cada um pode ter o seu perfil e ainda se encaixar na profissão 🙂 

Um publicitário pode trabalhar em agências de marketing, campanhas políticas, departamentos de comunicação em organizações e instituições, entre outras áreas. 

De acordo com o site de empregos Catho, o salário de um publicitário no início de sua carreira pode chegar em média até R $1.375,22. Se sua experiência é maior  com mais tempo no mercado de trabalho, a média salarial registra o valor entre R $4.000 a R $8.000. Apesar das médias, a remuneração desta profissão varia de acordo com o cargo do profissional ou ramo de atuação da organização. 

E aí,conseguiu tirar todas as dúvidas sobre essa área tão incrível? Claro que você pode pesquisar um pouco mais e ver se essa é a sua vocação ou de algum amigo. 

Gostou do post? Acompanhe nossas redes e canais de comunicação, sempre produzimos conteúdos que possam te ajudar e agregar novos conhecimentos! 

É difícil passar um dia sem assistir, ouvir ou ver propagandas de produtos e de serviços, não é mesmo? E você sabia que há um longo caminho a ser percorrido até essas peças chegarem ao mercado, para então serem consumidas por nós? Pois é, esse processo só é possível graças ao trabalho do publicitário! Neste texto, vamos te contar mais sobre essa profissão. Confira!

O que faz um publicitário?

O profissional da área de publicidade é o responsável por pensar, planejar e desenvolver peças publicitárias, que podem ser de diferentes tipos, como on-line ou off-line, e veiculadas em diversos veículos de comunicação. Dentro desse mercado, existem muitos campos de atuação. Veja alguns deles:

Atendimento: é a área encarregada de fazer a ponte entre uma agência de publicidade e o cliente, como uma empresa. Quem trabalha com o atendimento irá ouvir o que o contratante deseja em sua campanha, para, então, a agência propor a criação de um conceito criativo.

Pesquisa: nessa função, o publicitário será responsável por reunir as informações e as características de mercado e do público-alvo para, assim, criarem uma campanha eficiente.

Criação: trabalham nessa área aqueles profissionais que pensarão na campanha criativa como um todo, baseando-se nas informações coletadas a respeito do público-alvo, do mercado e do tipo de produto.

Marketing: nessa área, o publicitário irá planejar a melhor estratégia de entrada de um produto ou serviço no mercado.

Mídia: os publicitários que optam por esse ramo são os encarregados de criar a estratégia de divulgação nos meios de comunicação, seja ela de uma campanha, seja de um produto.

Produção: aqui, o publicitário elaborará os comerciais, os anúncios, os jingles etc. 

Promoção de vendas: é a parte responsável por pensar de maneira prática em como o produto será vendido, quais os locais mais adequados e quais campanhas podem ser adotadas para impulsionar a mercadoria.

Gerência de produto: o publicitário dessa área vai gerir as ações que envolvem a campanha e todo o processo de produção descrito acima.

Curso

Muitas instituições de ensino oferecem o curso de publicidade. Na grade curricular, os alunos têm contato com disciplinas teóricas, ligadas aos conceitos de comunicação, e com disciplinas práticas, nas quais o estudante tem espaço para criar campanhas, discutir ideias e desenvolver ainda mais o seu lado criativo.

A graduação dura, em média, quatro anos, e em algumas instituições, o curso é relacionado aos conceitos de marketing, propaganda ou comunicação social. Por isso, para saber qual é o foco da universidade, é interessante analisar as grades curriculares das instituições em que você pretende estudar!

Mercado de trabalho

O publicitário pode atuar em áreas diferentes dentro da criação de campanhas e de ações publicitárias, seja em agências ou empresas. Além disso, pode trabalhar em grandes companhias de comunicação, como emissoras de televisão e de rádio, em funções ligadas à promoção de marcas. 

Com o desenvolvimento da internet, o mercado digital cresceu bastante, e a maneira de se fazer publicidade também mudou. Isso exige do profissional que está iniciando sua caminhada uma visão ampla e inovadora para se destacar nesse meio.

Muito legal a profissão de publicitário, né? Se você gostou deste conteúdo, confira outros textos da nossa série de Guia de Profissões.

Guia de Profissões: O que faz um jornalista?

Guia de Profissões: O que faz um diplomata?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!

  1. Encontrando um emprego
  2. Entenda o que um publicitário faz

Por Equipe editorial do Indeed

4 de novembro de 2021

Você tem curiosidade e ou interesse em saber o que um publicitário faz? Está querendo entrar ou se reposicionar no mercado de trabalho e se identifica com profissões da área da comunicação, mas precisa saber mais a respeito para se decidir? Então, este é o seu lugar!

Neste texto, você vai encontrar definições, características, habilidades e a formação necessária para trabalhar na área de publicidade. Fique conosco e descubra tudo o que precisa saber para decidir se deseja ou não seguir nessa carreira.

Afinal, o que é um publicitário e a publicidade em si?

Para a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego, o publicitário enquadra-se entre os profissionais de publicidade. Então, para saber o que é um publicitário, é preciso também entender o que é e do que trata essa área.

O primeiro aspecto importante a ser compreendido é que a publicidade é considerada uma linguagem de persuasão. Ela utiliza todos os veículos de comunicação (televisão, rádio, internet etc.) para transmitir a mensagem. Diante disso, quem trabalha na publicidade e propaganda promove ideias, produtos, serviços e experiências.

Publicitários e publicitárias também criam propagandas e promoções. Eles estruturam estratégias para projetos voltados para a venda de serviços publicitários. Eles trabalham em agências de propaganda, nos veículos de divulgação ou em outras empresas nas quais se produz propaganda, conforme definido pela Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, artigo primeiro.

E o que um publicitário faz?

O publicitário ou a publicitária tem uma rotina em que é preciso trabalhar bastante com a criatividade, somada à análise de dados. Dessa forma, essa pessoa está sempre estudando tendências, procurando inspirações e analisando ou fazendo pesquisas para buscar as melhores estratégias de publicidade e propaganda.

Faz parte da rotina de uma pessoa da área, por exemplo, estudar os hábitos e comportamentos dos consumidores e explorar o mercado de trabalho e os concorrentes para aquele produto. A partir desse estudo, é possível definir caminhos de comunicação, além de fazer o planejamento e o desenvolvimento de campanhas.

Em suma, podemos dizer que tal profissional tem a missão de criar estratégias, textos e imagens para ajudar o cliente a alcançar seus objetivos. Assim, é possível desenvolver ações para conhecer e entender o público-alvo (aquele a quem as campanhas serão direcionadas) e o serviço ou produto. Apenas a partir disso é possível fazer campanhas efetivas, considerando a mensagem, o formato e o veículo de divulgação.

Publicitários e publicitárias podem atuar em diferentes funções dentro de uma empresa, dentre as quais vale destacar:

  • Atendimento: lida diretamente com o cliente, identificando suas necessidades;

  • Mídia: define o meio mais eficiente para divulgação do produto;

  • Planejamento: estuda o mercado, a concorrência, o público e os consumidores;

  • Criação: cria a parte visual das peças publicitárias;

  • Redação: elabora textos para peças e campanhas;

  • Produção: providencia os elementos para que a peça publicitária seja viabilizada, como no contato com produtoras e fornecedores.

Mercado de trabalho e áreas de atuação

O mercado de publicidade é bastante abrangente e oferece oportunidades interessantes para quem decide seguir carreira. Tais profissionais podem trabalhar em agências, dentre as quais as especialistas em estratégias digitais têm se destacado devido à importância de uma empresa se fazer presente na internet. Além disso, também podem atuar em:

  • comunicação empresarial;

  • comunicação política;

  • pesquisas em comunicação;

  • produtoras gráficas, de audiovisual e de web;

  • comunicação com o terceiro setor;

  • produção cultural e de eventos;

  • estúdio de fotografia.

Grande parte destes profissionais opta por atuar de forma autônoma ou como freelancers. Com isso, têm toda a responsabilidade de captar clientes e se vender como empresa. O lado positivo é que conseguem maior flexibilidade nos horários de trabalho e podem ter um aumento considerável na renda.

De acordo com o portal Glassdoor, a renda média de um publicitário ou uma publicitária é de R$ 2.488 por mês. No entanto, esse valor pode chegar a R$ 5.900 mensais, variando de acordo com a experiência e a formação dos profissionais, bem como a empresa e a região onde está localizada.

Qual a formação necessária para ser um publicitário

A profissão de publicitário foi regulamentada no país desde 18 de junho de 1965, a partir da Lei de número 4.680. Nela, apresenta-se e define-se a profissão, bem como os pormenores do seu exercício, da sua fiscalização e das penalidades para o seu mau uso. Diante dessa regulamentação, para exercer a profissão de publicitário ou publicitária, é necessário ter uma qualificação específica.

Quem tiver interesse deve fazer um curso técnico voltado para a área ou uma graduação em Publicidade e Propaganda em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). De modo geral, os cursos são constituídos por três eixos principais.

No primeiro deles, os estudantes são instruídos sobre as teorias da comunicação para que tenham bagagem teórica na área. Na etapa seguinte, aprendem sobre gestão estratégica para que os futuros profissionais saibam planejar e desenvolver estratégias. Por fim, o último eixo é a criação publicitária. Nele, o aspirante a publicitário aprende sobre as funções que podem ser exercidas dentro da profissão.

Habilidades necessárias para tais profissionais

Existem algumas habilidades indispensáveis aos publicitários e às publicitárias, devido à natureza dinâmica e criativa da área. Tais profissionais precisam ter habilidades de abstração, de comunicação e de empatia bastante fortes. Além de serem flexíveis para lidar com as mudanças que acontecem de forma rápida no mercado.

Também precisam ter uma boa organização para que os projetos sejam cumpridos dentro dos prazos e sejam administrados de forma efetiva. Outras habilidades que são indispensáveis, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), são:

  • trabalhar em equipe: as campanhas publicitárias são realizadas por equipes formadas por profissionais de diferentes áreas. É importante saber trabalhar com as diferenças e usar o conhecimento de todos em favor do cliente;

  • ter proatividade: o profissional precisa ter iniciativa para identificar possíveis problemas e buscar soluções sem esperar pela atitude dos outros. O publicitário ou a publicitária está trabalhando com a marca de uma empresa, portanto, precisa estar constantemente em estado de atenção;

  • ter senso crítico: as campanhas devem ser pensadas minuciosamente para não causar problemas à imagem do cliente. Além disso, é importante que profissionais saibam analisar os dados que recebem para utilizá-los de forma eficaz;

  • adaptar-se a situações adversas: o mundo está em constante mudança e isso reflete diretamente na área da publicidade. É necessário se adaptar com facilidade a elas;

  • antever cenários futuros: é preciso prestar atenção ao mercado e observar de perto as tendências. Elas podem dizer o melhor caminho para seguir no desenvolvimento de estratégias;

  • ter capacidade de negociação: tal profissional é a ligação entre os clientes e a equipe, por isso precisa saber negociar para conseguir resultados viáveis e que resolva o problema do cliente;

  • ter senso de oportunidade: ao analisar as tendências, é preciso identificar as oportunidades que estão nascendo ali;

  • assumir riscos: muitas vezes uma campanha precisa arriscar para sair do comum, então é preciso ter confiança para assumir esses riscos e sempre buscar informação que aumentem as chances de sucesso.

De olho nas oportunidades

O avanço do digital tem aquecido e gerado oportunidades únicas no mercado publicitário, que tem se tornado ainda mais relevante. No entanto, para aproveitá-las, é preciso estar preparado, não se confiando apenas no diploma de graduação. É essencial que a pessoa invista continuamente em conhecimento para estar por dentro de todas as novidades do mercado e conhecer as estratégias mais atuais.

Estabelecer parcerias com outros profissionais e ficar ligado em novas oportunidades de negócios também é fundamental. Lembre-se de que um bom networking pode colocar você diante de grandes oportunidades, seja pela indicação para empregos, seja para indicação de projetos.

Achou interessante o trabalho desempenhado na área de publicidade? Então pesquise sobre a área e procure uma instituição para iniciar seus estudos. Esteja sempre em busca de conhecimento e se dedique a ser a pessoa que vai fazer a diferença. Esse fator será decisivo para seu sucesso.

As informações sobre médias salariais são extraídas de publicações nos sites indicados, com checagem na data de redação deste artigo. Os valores ficam sujeitos a variações de acordo com as características de cada vaga de trabalho.

Última postagem

Tag