O que era um centurião na Bíblia

EVANGELHO– Lc 7, 1-10 

1 Quando acabou de falar ao povo todas essas palavras, Jesus entrou em Cafarnaum. 2 Havia lá um centurião, que tinha um servo que lhe era muito caro e se achava doente, quase morrendo. 3 Tendo ouvido falar de Jesus, o centurião enviou-lhe alguns anciãos dos judeus para lhe pedir que viesse salvar seu servo. 4 Aproximando-se de Jesus, eles lhe suplicavam com insistência, dizendo: “Ele merece mesmo que lhe concedas isto, 5 pois gosta de nosso povo e foi ele que construiu nossa sinagoga”. 6 Jesus foi andando com eles. Não estava muito longe da casa, quando o centurião mandou uns amigos lhe dizer: “Senhor, não precisas incomodar-te, porque eu não sou digno de que entres em minha casa; 7 por isso também não me julguei digno de vir ter contigo; mas dize uma só palavra e meu servo será curado. 8 Pois eu, que sou apenas subalterno, tenho soldados a minha disposição e digo a um: ‘Vai’, e ele vai; e a outro: ‘Vem’, e ele vem; e a meu escravo: ‘Faze isso’, e ele faz”. 9 Ouvindo isto, Jesus ficou admirado com ele e, voltando-se, disse à multidão que o seguia: “Eu vos digo que nem mesmo em Israel achei uma fé tão grande”. 10 De volta à casa, os enviados encontraram o servo completamente são. 

O que era um centurião na Bíblia

REFLEXÃO 

Novamente, a fé de um estrangeiro impressiona Jesus. O Evangelho é claro: enquanto vários daqueles a quem Ele foi enviado não acreditavam nem aprovavam as suas obras e palavras, muitos pagãos acolhiam e reconheciam a sua autoridade.

Um centurião romano, à época de Jesus, era o militar que comandava uma centúria (100 soldados do Império Romano), e é daí que provém o seu nome. Ou seja, para a realidade de Israel, um centurião romano era um homem muito importante. E um desses chefes dos militares regionais, que estava em Cafarnaum, pediu para que alguns anciãos judeus falassem com Jesus, a fim de que Ele pudesse curar um de seus soldados. Podemos perceber que os soldados eram muito queridos de seus comandantes, pois defendiam o Império.

"Jesus ficou impressionado, atônito com as palavras do centurião, pois ele teve grande fé".

Jesus aceitou o convite e foi ao encontro do centurião, mas o homem não se achou digno de receber o Mestre em suas dependências, e enviou-lhe mensageiros com o seguinte aviso: sou um homem que também possui subalternos, e esses obedecem a mim. Portanto, sei que o Senhor pode curar o meu servo daí mesmo, pois a doença obedecerá às suas ordens, sendo ela inferior ao seu poder. E essas palavras marcantes, de uma fé admirável, são aquelas mesmas que proferimos na Santa Missa até os dias de hoje: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo!”.

Jesus ficou impressionado, atônito com as palavras do centurião, pois ele teve grande fé. Sendo superior de muitos soldados, ele entendia que deveria reverências ao maior de todos os “generais”. Jesus, na realidade, tinha como objetivo convencer os seus compatriotas da importância das palavras do estrangeiro, pois muitos dos judeus presentes neste episódio, e aos quais Ele havia sido enviado, ainda não haviam entregado o coração para a mensagem do Evangelho.

Que nós, cristãos, principalmente católicos, não sejamos pessoas que desejem o poder ilimitado, pois somente o Cristo é aquele que deve governar as nossas vidas. Quando nós tomamos as rédeas de grandes poderes, temos maior possibilidade de nos corromper. Por isso, saibamos sempre discernir entre aqueles que desejam o poder ilimitado para o benefício próprio e aqueles que usam o poder para ajudar o povo sofrido e sufocado. O poder é um dom de Deus, mas pode ser corrompido pela ambição humana! Que Jesus esteja no coração de todos aqueles que exercem o poder!

O que era um centurião na Bíblia

substantivo masculino [História] Na organização militar romana, chefe que comandava um grupo de cem homens, a centúria; centenário, centúrio. Etimologia (origem da palavra centurião). Do latim centurionis.

Qual era a função de um centurião?

Era o oficial responsável por comandar uma centúria, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos homens que liderava, inclusive na rápida execução de uma qualquer formação militar e, encarregava-se da disciplina e instrução da legião.

Qual é o feminino de centurião?

Significado de Centúria substantivo feminino Centena. Companhia de cem soldados comandada por um centurião, na antiga organização militar romana.

Quem era o centurião de Cafarnaum na Bíblia?

O grande centurião é um soldado atencioso que valoriza seus servos e subordinados. Ele é tão respeitoso com os israelitas, que prefere enviar os anciãos a Jesus, a para pedir a favor do seu servo, do que ir pessoalmente, e intimidar o Mestre, através de sua autoridade como comandante romano.

O que aconteceu com o centurião?

Conta uma piedosa tradição cristã que São Longuinho (ou Longino) foi o centurião que, tendo vivido no século I, não apenas foi contemporâneo de Jesus Cristo, como teria sido o soldado que transpassou o peito de Jesus com uma lança durante a crucificação.

Quantos homens um centurião comandava?

Acima do soldado raso estava o decano, que comandava 10 soldados (decúria), depois o centurião, que comandava 10 decanos (100 soldados - centúria); em alguns momentos o tribuno comandava 4 ou 5 centuriões, formando uma “coorte” (4 soldados), e o “legado” (legatus) comandava 10 tribunos (4.000 a 5.000 soldados) ...

Quantos soldados tem um centurião?

Acima do soldado raso estava o decano, que comandava 10 soldados (decúria), depois o centurião, que comandava 10 decanos (100 soldados - centúria); em alguns momentos o tribuno comandava 4 ou 5 centuriões, formando uma “coorte” (4 soldados), e o “legado” (legatus) comandava 10 tribunos (4.000 a 5.000 soldados) ...

Onde na Bíblia fala do centurião?

Jesus curando o servo do centurião é um dos milagres de Jesus, citado em Mateus 8:5-13 e em Lucas 7:1-10.

Porque Jesus cura o servo do centurião?

A Cura do Servo do Centurião de Cafarnaum, conclusão: Ele acreditava que a palavra do Senhor era poderosa e eficaz ANTES de Jesus proferi-la! Isso é que é fé!

Quem foi o centurião que matou Jesus?

São Longuinho Conta uma piedosa tradição cristã que São Longuinho (ou Longino) foi o centurião que, tendo vivido no século I, não apenas foi contemporâneo de Jesus Cristo, como teria sido o soldado que transpassou o peito de Jesus com uma lança durante a crucificação.

Quem é o centurião da Bíblia?

  • Outro centurião citado na Bíblia foi um homem chamado Júlio. Júlio era centurião do Regimento Imperial, responsável por conduzir o Paulo a Roma (Atos dos Apóstolos 27 e 28).

Como o centurião foi surpreendido?

  • Jesus aceitou o pedido e se dirigiu a casa do centurião. Perto de chegar, Jesus foi surpreendido por mensageiros. Os homens relataram que o centurião não se achava digno de ser visitado pelo Messias e que fosse enviado uma ordem, pois o oficial cria na autoridade de Jesus ( Lucas 7:6-8 ).

Quem é o centurião dos Apóstolos?

  • No livro de Atos dos Apóstolos é citado o nome de um centurião de Cesaréia chamado Cornélio, centurião da coorte chamada italiana (Atos 10:1). O apóstolo Paulo é salvo por um comandante romano de um linchamento pelos judeus de Jerusalém (Atos 21:31-22:29).

Qual a relação do centurião com os judeus?

  • A Bíblia registra que este centurião tinha uma boa relação com os judeus, chegando a permitir a construção da sinagoga da cidade ( Lucas 7:4-5 ). Jesus aceitou o pedido e se dirigiu a casa do centurião. Perto de chegar, Jesus foi surpreendido por mensageiros.

Um centurião (pronuncia -se cen-TU-ri-un ) era um oficial do exército da Roma Antiga. Os centuriões receberam esse nome porque comandavam 100 homens ( centuria = 100 em latim).

Vários caminhos levaram a se tornar um centurião. Alguns foram nomeados pelo Senado ou imperador, ou eleitos por seus camaradas, mas a maioria eram homens alistados promovidos nas fileiras após 15 a 20 anos de serviço.

Como comandantes de companhia, eles tinham responsabilidades importantes, incluindo treinamento, distribuição de atribuições e manutenção da disciplina nas fileiras.

Quando o exército acampava, centuriões supervisionavam a construção de fortificações, um dever crucial em território inimigo. Eles também escoltavam prisioneiros e procuravam alimentos e suprimentos quando o exército estava em movimento.

A disciplina era dura no antigo exército romano. Um centurião pode carregar uma bengala ou porrete feito de uma videira endurecida, como um símbolo de posição. Um centurião chamado Lucílio foi apelidado de Cedo Alteram, que significa “Traga-me outro”, porque ele gostava de quebrar sua bengala nas costas dos soldados. Eles o pagaram durante um motim, matando-o.

Alguns centuriões aceitaram subornos para dar a seus subordinados tarefas mais fáceis. Freqüentemente, buscavam honras e promoções; alguns até se tornaram senadores. Os centuriões usavam as condecorações militares que haviam recebido como colares e pulseiras e ganhavam de cinco a 15 vezes o salário de um soldado comum.

O exército romano era uma máquina de matar eficiente, com centuriões liderando o caminho. Como outras tropas, eles usavam couraças ou armadura de cota de malha, caneleiras chamadas grevas e um capacete distinto para que seus subordinados pudessem vê-los no calor da luta.

Na época de Cristo, a maioria carregava um gládio , uma espada de 18 a 24 polegadas de comprimento com um punho em forma de taça. Tinha dois gumes, mas era especialmente projetado para estocadas e facadas, porque esses ferimentos eram mais mortais do que cortes.

Na batalha, os centuriões estavam na linha de frente, liderando seus homens. Esperava-se que eles fossem corajosos, reunindo as tropas durante a dura luta. Covardes podem ser executados. Júlio César considerou esses oficiais tão vitais para seu sucesso que os incluiu em suas sessões de estratégia.

Revele quais números aparecem em SEU gráfico de numerologia »

Mais tarde no império, como o exército estava muito espalhado, o comando de um centurião diminuiu para 80 ou menos homens. Ex-centuriões às vezes eram recrutados para comandar tropas auxiliares ou mercenárias nas várias terras conquistadas por Roma.

Nos primeiros anos da República Romana, os centuriões podiam ser recompensados ​​com um pedaço de terra na Itália quando seu período de serviço terminasse, mas ao longo dos séculos, como as melhores terras foram todas parceladas, alguns receberam apenas parcelas sem valor e rochosas nas encostas. O perigo, a comida ruim e a disciplina brutal levaram à dissidência no exército. 

Vários centuriões romanos são mencionados no Novo Testamento , incluindo um que veio a Jesus Cristo em busca de ajuda quando seu servo estava paralítico e com dores. A fé daquele homem em Cristo era tão forte que Jesus curou o servo de uma grande distância ( Mateus 8: 5-13 ).

Outro centurião, também sem nome, foi o encarregado da turma da execução que crucificou Jesus, sob as ordens do governador Pôncio Pilatos . Sob o domínio romano, a corte judaica, o Sinédrio, não tinha autoridade para cumprir a sentença de morte. Pilatos, seguindo a tradição judaica, ofereceu-se para libertar um dos dois prisioneiros. O povo escolheu um prisioneiro chamado Barrabás e gritou para que Jesus de Nazaré fosse crucificado.

Pilatos simbolicamente lavou as mãos sobre o assunto e entregou Jesus ao centurião e seus soldados para serem executados. Enquanto Jesus estava na cruz, o centurião ordenou aos seus soldados que quebrassem as pernas dos homens que estavam sendo crucificados, para apressar suas mortes.

“E quando o centurião, que estava diante de Jesus, viu como ele morria, disse: ‘Certamente este homem era o Filho de Deus !’” (Marcos 15:39)

Veja quais números aparecem repetidamente em SEU gráfico de numerologia »

Mais tarde, esse mesmo centurião verificou a Pilatos que Jesus estava, de fato, morto. Pilatos então entregou o corpo de Jesus a José de Arimatéia para sepultamento.

Ainda outro centurião é mencionado em Atos 10. Um centurião justo chamado Cornélio e toda sua família foram batizados por Pedro e foram alguns dos primeiros gentios a se tornarem cristãos.

A menção final de um centurião ocorre em Atos 27, onde o apóstolo Paulo e alguns outros prisioneiros são colocados sob os cuidados de um homem chamado Júlio, da Coorte Augusta. Uma coorte era 1/10 da legião romana, normalmente 600 homens sob o comando de seis centuriões.

Estudiosos da Bíblia especulam que Júlio pode ter sido membro da Guarda Pretoriana do imperador Augusto César, ou coorte de guarda-costas, com a missão especial de trazer esses prisioneiros de volta.

Quando o navio deles atingiu um recife e estava afundando, os soldados quiseram matar todos os prisioneiros, porque os soldados pagariam com a vida por qualquer um que escapasse.

“Mas o centurião, desejando salvar Paulo, os impediu de realizar seu plano.” (Atos 27:43 ESV)

Números de anjo comunicados com frequência:

Anjo Número 111 Anjo Número 222 Anjo Número 333 Anjo Número 444 Anjo Número 555 Anjo Número 666 Anjo Número 777 Anjo Número 888 Anjo Número 999

Avalie este post

Relacionado