O que é um município

O que é um município

Em nossa postagem de hoje vamos falar de um assunto muito interessante para as questões de geografia para o Enem. Vamos explicar a diferença entre os conceitos de cidade e município. Para isso, vamos apresentar a definição destes dois conceitos, os quais muitas vezes acabam sendo confundidos.

O que é um município

Ao contrário do que se possa imaginar, cidade e município não são sinônimos, embora diversas vezes sejam utilizadas como sinônimos. Para entender a diferença entre estes conceitos, vamos primeiro explicar o conceito de município, para depois focarmos nas suas subdivisões.

Município

Um município é definido como sendo uma das subdivisões de um estado, administrado por uma prefeitura e também por um conjunto de vereadores. O município possui sua fronteira delimitada legalmente e, inclusive, pode apresentar mais de uma cidade em seu interior. Por exemplo, o estado de São Paulo possui ao todo 645 municípios. E quando falamos em um município, estamos tratando de uma extensão territorial, ou seja, estamos falando em área. O maior município do Brasil é a cidade de Altamira, localizada no Pará. Embora apresente pouco mais de 100 mil habitantes, apresenta quase 160 mil km² de área, sendo maior, inclusive, que o estado de Sergipe.

Os municípios são, de maneira geral, compostos por uma área rural normalmente denominada campo, e por uma área urbana, denominada cidade. Como vimos no início da postagem, vamos agora entender melhor este conceito.

Cidade

Como mencionamos no parágrafo anterior, uma cidade é definida como a área urbana de um município, e esta área também é delimitada por lei, inclusive possuindo uma tributação diferenciada. A delimitação de uma cidade é dada pelo perímetro urbano, e o perímetro urbano será diferente conforme o grau de desenvolvimento e quantidade de pessoas presente no município. O município de São Paulo é altamente urbanizado e apresenta uma elevadíssima população, o que faz com que o município seja composto majoritariamente pelo perímetro urbano, ou seja, cidade. Desta maneira, podemos dizer que a cidade de São Paulo é a maior cidade do Brasil. Já o município de Altamira, apesar de toda a sua extensão territorial, apresenta pequeno grau de industrialização e população baixa, o que faz com que o município seja majoritariamente rural. Deste modo, a cidade de Altamira pode ser considerada pequena.

Diferença entre Município e Cidade

Para concluirmos, vamos então fazer uma revisão do conteúdo que foi abordado nesta postagem. O município é a área territorial demarca pelo estado, se tornando uma das subdivisões que compõem um estado. Dentro de um município, possuímos duas áreas distintas, a área rural (campo) e a área urbana (cidade), as quais possuem critérios de classificação e são diferentes de acordo com o município.

O que é um município

Portanto, estudamos em nossa postagem de hoje a diferença entre dois conceitos importantes de geografia. Embora estas palavras muitas vezes sejam utilizadas de maneira equivocada, você pode agora utilizá-las de maneira correta, uma vez que compreende a diferença entre os dois conceitos. Ao entender esta diferença, você estará cada vez mais preparado para a realização das provas do Enem. Aproveite!

Uma cidade é uma aglomeração de pessoas, unidas em um perímetro urbano. É formada por casas, geralmente próximas umas às outras, e outros edifícios. As cidades contam com serviços que atendem as necessidades básicas da população, como saneamento e distribuição de eletricidade.

Já o município engloba não apenas o perímetro urbano, mas territórios rurais e devem contar com uma administração pública.

Uma cidade e/ou região passa a ser um município se tiver governo e jurisdição próprios, esferas da sociedade então gerenciadas pela prefeitura.

Cidade Município
Definição

Aglomeração de pessoas em perímetro urbano. É formada por casas e outros edifícios e contam com serviços que atendem necessidades básicas, como saneamento e eletricidade.

O município engloba o perímetro urbano e territórios rurais, contando com administração pública e jurisdição própria.

Tipos / Subdivisões
  • Natural ou planejada
  • Industrial e/ou portuária, universitária
  • Histórica, religiosa e/ou turística

O que é uma cidade?

Apesar de não haver uma definição clara do termo “cidade”, para ser considerada uma, a área urbana precisa levar em consideração uma série de requisitos. Entre estes, encontram-se a densidade populacional e o estatuto legal.

Uma cidade também precisa proporcionar uma série de ações para que a população tenha acesso à água, esgoto e eletricidade.

Além destes serviços de necessidade básica, há vários outros, como comércio e atividades culturais, que mantêm vivas as tradições da população.

No entanto e mais recentemente, uma série de requisitos mais específicos também são levados em conta ao definir um aglomeramento humano como cidade. Entre estes, é preciso certa organização das propriedades e padrões de convivência, que incluem o modo vida.

O que é um município
O que é um município
Vista aérea da cidade de São Paulo

A definição de cidade varia de acordo com o país. Muitos consideram cidade um aglomeramento humano com determinado número de habitantes, enquanto outros definem cidades puramente pelo âmbito administrativo.

Vale destacar, entretanto, que uma cidade pode ser a sede de um município, definindo o aglomeramento humano em dada região.

Assim, a cidade pode ser dividida entre vários tipos. Entre eles estão as naturais, que surgem sem planejamento, e as planejadas, que passaram pela elaboração de um projeto antes de serem construídas.

Como exemplos de cidades naturais, podemos citar o Rio de Janeiro e São Paulo.

A cidade planejada mais famosa do Brasil é a capital, Brasília. Mas Belo Horizonte, Goiânia e Aracaju também são exemplos de cidades brasileiras planejadas.

Há ainda a cidade industrial, que tem uma população e economia voltada a indústrias em determinadas regiões, que giram o fluxo de capital na cidade. Existem cidades que também se destacam pelas atividades comerciais. No Brasil, o maior é exemplo é Manaus e seu polo industrial, localizado em uma zona franca.

Neste sentido ainda temos as cidades portuárias, que tem uma economia baseada no comércio, importação e exportação de produtos. Existem ainda cidades históricas, religiosas e turísticas.

Em resumo, atualmente, pode-se identificar os seguintes tipos de cidade:

  • Cidades naturais, que surgiram sem planejamento;
  • Cidades planejadas, que nasceram de um projeto previamente elaborado;
  • Cidades industriais, desenvolvidas ao redor de grandes indústrias, que movimentam a economia local;
  • Cidades portuárias, situadas em costas e rios e que se baseiam em atividades de comércio, importação e exportação no fluxo econômico;
  • Cidades universitárias, conhecidas por serem sedes de universidades e faculdades, atraindo pessoas para estudarem e trabalharem nesses polos de conhecimento;
  • Cidades comerciais, que tem a economia baseada na venda de bens e serviços e/ou outras transações comerciais;
  • Cidades históricas, locais de valioso patrimônio para a humanidade, seja arquitetônico, cultural, etc.;
  • Cidades religiosas, que atraem fiéis de várias religiões para culto a divindades;
  • Cidades turísticas, que têm a maior parte da economia ancorada no turismo.

O que é um município?

A palavra município faz referência a uma região que conta com administração e jurisdição próprios. Os anseios da população de um município devem ser supridos pela prefeitura, que encabeça a hierarquia governamental da região municipal.

Além de certa autonomia, com a criação de leis próprias, o município é muitas vezes designado como a união de espaços urbanos e rurais. Isto tudo debaixo de um único governo.

Com exceção de Brasília e do arquipélago de Fernando de Noronha, todo o Brasil é subdividido em municípios.

Um município é liderado pela prefeitura e pela câmara municipal, onde são debatidos assuntos referentes à jurisdição e organização da região administrada.

O que é um município
Atualmente, o Brasil tem 5.570 municípios, vistos no mapa acima

Um município pode ter dois tipos de subdivisões. Os bairros delimitam locais dentro do perímetro urbano. Já os distritos podem ser reconhecidos pela prefeitura dependendo de alguns critérios, como a densidade populacional.

  • Bairros: é a menor unidade de uma área urbana, sendo comum em praticamente todo o mundo.
  • Distritos: formados por grupos de residentes que moram afastados da área urbanizada (cidade) do município. Caso o crescimento natural da cidade não os englobe com o tempo, podem requerer se tornar novos municípios.

O poder político de um município é centrado no papel do prefeito. Ele representa os habitantes e indica pessoas de sua confiança para cargos administrativos.

Veja também a diferença entre:

  • Microeconomia e macroeconomia
  • Países desenvolvidos e subdesenvolvidos