Numere a segunda coluna de acordo com a primeira sublimação condensação fusão Dissolução


Respostas

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira sublimação condensação fusão Dissolução
tay1074  08.11.2020 15:59

resposta:           Boa tarde. A alternativa correta é a Letra A.

Explicação:

O primeiro fenômeno é uma dissolução, o segundo chama-se Fusão, o terceiro, Condensação, e o quarto, que vai do sólido para o gasoso, sem passar pelo líquido, chama-se Sublimação.

Logo, a sequência fica 4-3-2-1,     Alternativa "A".

Bons estudos!

Mostrar respostas

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira sublimação condensação fusão Dissolução
julliagatinhappan90k  08.11.2020 15:59

Como a massa do Mg é 24, tem-se realmente que 1 mol equivale a 24g. E pela regra de 3:1mol 24gxmol9,83g24x=9,83x=0,409Logo em 1L temos 0,409 mols, então em 1,5L são:1L0,4091,5Lxx=1,5×0,409

x=0,614, certinha a resposta!

Mostrar respostas

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira sublimação condensação fusão Dissolução
superlucas007  08.11.2020 15:59

essa é a quantidade presente em 1,5l de água potável, porém ele quer em mol.

lembrando que num tipo de questão como essa você tem acesso à consulta de uma tabela periódica. na tabela o mg tem massa atômica aproximadamente igual a 24,3.

Mostrar respostas

É provável que nas suas aulas de ciências no ensino fundamental você tenha aprendido três estados físicos da matéria, o sólido, o líquido e o gasoso.Esses estados físicos vêm do estado de agregação das moléculas constituintes da matéria. Se elas estão fortemente ligadas e com uma liberdade de movimento restrita a apenas agitações em torno de um ponto de equilíbrio, teremos nessa situação o estado sólido.Com grau de liberdade de movimento maior, mas com alguma restrição, pois ainda há forças entre as moléculas, teremos o estado líquido e com um grau ainda maior de liberdade, pois as forças entre as moléculas são praticamente desprezíveis, teremos o estado gasoso.Uma substância pode se apresentar em qualquer um desses estados físicos dependendo das condições de temperatura e pressão a que é submetida. Uma maneira muito comum de se mudar o estado físico de uma substância é pelo aquecimento, ou seja, pela troca de calor dessa substância com alguma fonte térmica.

Vamos estudar os processos de mudança de estado físico, assim como as leis que regem esse fenômeno.

Fusão e solidificação

Quando uma substância se encontra no estado sólido e começa receber calor, a sua temperatura aumenta, assim como o estado de agitação das suas moléculas. Se continuarmos com esse aquecimento, a agitação molecular se tornará tão intensa que as ligações entre as moléculas irão se romper.

A partir desse momento, a energia que está sendo transferida na forma de calor não será mais utilizada para o aumento da agitação molecular, mas sim, para a quebra das ligações moleculares. Essa quebra nas ligações moleculares dará as moléculas uma maior liberdade de movimento, caracterizando a fusão ou passagem para o estado liquido.

Solidificação

A solidificação é o processo inverso da fusão. Considere que uma substância no estado líquido esteja cedendo calor. Ao ceder calor, a sua temperatura irá diminuir, assim como o estado de movimentação das moléculas. Essa diminuição da movimentação molecular fará que as ligações moleculares se tornem mais intensas, caracterizando o estado sólido.A figura abaixo representa os dois processos descritos acima na forma de um gráfico:

  • Numere a segunda coluna de acordo com a primeira sublimação condensação fusão Dissolução

Observe pelo gráfico que, durante a mudança de estado, a substância permanece com a temperatura constante.

Vaporização

Se a substância do item anterior estiver no estado líquido e continuarmos a fornecer calor, a sua temperatura irá aumentar. Com isso, haverá um aumento no grau de movimentação das moléculas.Em determinada temperatura, essas moléculas terão energia suficiente para escapar das forças moleculares que ainda existem entre elas e atingir um grau de liberdade maior. Nesse novo estado, conhecido como gasoso, as forças entre as moléculas são praticamente desprezíveis.

A vaporização pode ocorrer de três maneiras: evaporação, ebulição e calefação.

  • Evaporação:Esse processo ocorre de maneira bem lenta e à temperatura ambiente. Pode se tomar como exemplo a evaporação da água da roupa que é deixada no varal para secar.
  • Ebulição:É um processo mais rápido que ocorre a uma temperatura fixa. Tal processo é facilmente observado quando se coloca a água para ferver.

Calefação:
É o processo mais rápido e ocorre quando a fonte de calor está a uma temperatura muito maior do que a temperatura de ebulição da substância. Tome como exemplo uma gota de água sobre uma chapa muito quente.

Condensação

É o processo inverso da vaporização. Ao se diminuir a temperatura do gás, ele começa a perder a sua energia de movimentação. Com isso, as moléculas se agrupam através das forças moleculares, fazendo que a substância entre no estado líquido.

Curva de aquecimento

A figura a seguir mostra como uma substância inicialmente do estado sólido se comporta ao ser aquecida até atingir o estado gasoso. O gráfico a seguir é conhecido como curva de aquecimento.

  • Numere a segunda coluna de acordo com a primeira sublimação condensação fusão Dissolução

 

Sublimação

A passagem direta do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido é definida como sublimação. Tal processo só ocorre em condições adequadas de pressão e temperatura. É um processo de difícil observação no dia a dia. Temos como exemplos mais famosos desse fenômeno a naftalina e o gelo seco.


As leis gerais da mudança de estado

Pelo gráfico anterior podemos observar que as mudanças de estado físico são caracterizadas por patamares. Isso nos mostra que, durante essa situação, a temperatura da substância permanece constante. Desse fato, podemos enunciar a primeira lei geral das mudanças de estado:

  • 1ª lei: "Durante a mudança de estado, se a substância estiver à pressão constante, a temperatura de mudança de estado permanecerá constante".Tal fenômeno pode ser explicado pelo fato de que, na mudança de estado físico, como, por exemplo, por aquecimento, a energia que é absorvida pela substância em forma de calor não está sendo usada para o aumento da agitação molecular, mas para a quebra das ligações entre as moléculas.Observando o enunciado da primeira lei temos algo importante a ser analisado. A temperatura permanece constante se a pressão se mantiver constante. A partir desse ponto, podemos concluir que, se mudarmos a pressão sobre a substância, também mudaremos a sua temperatura de mudança de estado. Então podemos enunciar a segunda lei geral das mudanças de estado.
  • 2ª lei: "Se a pressão sobre a substância variar, a temperatura de mudança de estado também irá variar".

    Um exemplo da aplicação dessa lei ocorre quando fervemos água em região litorânea. Nesse caso, a água irá ferver à temperatura de 100°C, pois a pressão ambiente ao nível do mar é de um atmosfera. Mas se fervermos a água em uma cidade como São Paulo, teremos a ebulição a uma temperatura de 98°C, pois nessa cidade a pressão ambiente é menor que um atmosfera.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira sublimação condensação fusão Dissolução

ambiente, todas as substâncias são líquidas. 02) Na temperatura de 150 C, apenas o ácido sulfúrico é líquido. 04) Numa mesma temperatura em que se pode encontrar a água e o ácido sulfúrico no estado sólido já se pode encontrar o cloro e o oxigênio no estado gasoso. 08) A temperatura de ebulição dos gases cloro e oxigênio tende a aumentar em altitudes elevadas. 10. (UFU) A figura ilustra o ciclo da água, sendo que sua análise permite inferir que a) a água evaporada dos oceanos provoca chuvas esparsas com concentração salina proporcional àquela observada do mar. b) o processo de transpiração faz parte do ciclo hidrológico e está relacionado à umidade relativa do ar. c) a temperatura elevada das montanhas faz com que, mesmo durante o verão, a precipitação ocorra na forma de neve. d) o fenômeno químico observado na mudança de estado da água de líquida para gasosa seja um processo endotérmico. Professora Sonia www.quimicaparaovestibular.com.br 4 11. (PUCMG) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1. Sublimação 2. Condensação 3. Fusão 4. Dissolução (___) Misturar um soluto em um solvente. (___) Passar do estado sólido para o estado líquido. (___) Passar do estado gasoso para o estado líquido. (___) Passar do estado sólido para o estado gasoso. Assinale a sequência CORRETA encontrada. a) 4 – 3 – 2 – 1 b) 4 – 3 – 1 – 2 c) 3 – 1 – 2 – 4 d) 3 – 1 – 4 – 2 12. (UNICAMP) Na figura 1 abaixo estão indicadas as diversas massas de ar (1, 2, 4, 5 e 6) que atuam no território brasileiro durante o verão. Na figura 2 é apresentado o esquema de um aparelho utilizado em laboratórios químicos. Pode-se dizer que há uma analogia entre o fenômeno da ocorrência de chuva no Brasil durante o verão e o funcionamento do aparelho. a) É possível correlacionar as partes com numeração igual nas duas figuras. Assim, desempenham funções parecidas em fenômenos diferentes as partes indicadas por 1, 2 e 3. Com base nessa correlação, e a partir do funcionamento do aparelho, explique como ocorre um tipo de chuva nas regiões Centro-Oeste e Sudeste no verão. b) Na Figura 1, o número 4 representa a massa de ar tropical continental (mTc), quente e seca. Explique, do ponto de vista das transformações físicas da água, como essa massa de ar poderia ser responsável pelo atípico regime de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste ocorrido no verão 2013-2014. 13. (UNESP) Na indústria farmacêutica, substâncias específicas são utilizadas para revestir pílulas e comprimidos. Em um experimento, uma das substâncias sólidas foi retirada de uma formulação e purificada. Para verificar a eficiência da purificação, um termômetro foi colocado em um tubo de ensaio contendo uma amostra da substância derretida, a 1 atm. Durante o resfriamento e até que a amostra tenha se solidificado completamente, foram lidas as temperaturas em intervalos regulares. Com esses dados, foi traçada a curva de resfriamento, um gráfico que mostra a variação de temperatura em função do tempo, a 1 atm. O gráfico que corresponde à curva de resfriamento da substância pura está representado por a) b) c) Professora Sonia www.quimicaparaovestibular.com.br 5 d) e) 14. (CFTMG) Os estados de agregação das partículas de um material indeterminado possuem algumas características diferentes, conforme mostra a Figura 1. Por outro lado, as mudanças de estado físico desse mesmo material são representadas por meio de uma curva de aquecimento que correlaciona valores de temperatura com a quantidade de energia fornecida sob a forma de calor, apresentada na Figura 2. Uma relação entre os dados da Figura 2 e os estados de agregação da Figura 1 permite estabelecer que a) B - gasoso, D - líquido, E - sólido. b) A - sólido, C - líquido, E - gasoso. c) A - sólido, B - líquido, C - gasoso. d) C - sólido, D - líquido, E- gasoso. 15. (Colégio Naval) Analise a tabela abaixo, considerando os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE), a 1 atm de pressão, das substâncias a seguir. Substância PF (oC) PE (oC) Cloro -101,0 -34,6 Flúor -219,6 -188,1 Bromo -7,2 58,8 Mercúrio -38,8 356,6 Iodo 113,5 184 Sendo assim, é correto afirmar que, a 50 oC, encontram-se no estado líquido: a) cloro e flúor. b) cloro e iodo. c) flúor e bromo. d) bromo e mercúrio. e) mercúrio e iodo. Professora Sonia www.quimicaparaovestibular.com.br 6 16. (FGV) O conhecimento das propriedades físico-químicas das substâncias é muito útil para avaliar condições adequadas para a sua armazenagem e transporte. Considere os dados das três substâncias seguintes: Substância Ponto de fusão (°C) Ponto de ebulição (°C) I– Estanho 232 2 720 II – Flúor –220 –188 III – Césio 28 678 (P. W. Atkins. Princípios de Química, Ed. Bookman, 3.ª ed, 2006) É correto afirmar que em um ambiente a 35 °C, sob pressão atmosférica, as substâncias I, II e III apresentam-se, respectivamente, nos estados físicos a) sólido, gasoso e líquido. b) sólido, gasoso e gasoso. c) sólido, líquido e líquido. d) líquido, gasoso e líquido. e) líquido, líquido e gasoso. 17. (UEA) A venda de álcool hidratado (95,5 % de etanol + 4,5 % de água) é controlada por motivo de segurança, já que muitas pessoas acidentalmente tiveram queimaduras no corpo por seu manuseio incorreto. A seguir, o gráfico representa a curva de aquecimento dessa mistura à pressão de 1atm. Pela análise do gráfico, observa-se que o álcool hidratado, a 85 ºC e 1 atm, se encontra no estado __________ e a temperatura da mistura durante a fusão __________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. a) sólido – permanece constante b) gasoso – varia c) líquido – varia d) gasoso – permanece constante e) líquido – permanece constante Professora Sonia www.quimicaparaovestibular.com.br 7 18. (UCS) O diagrama de fases da água, representado abaixo, permite avaliar o estado físico de uma amostra de água em função da pressão e da temperatura às quais está submetida. Com base no diagrama de fases da água, considere as afirmativas abaixo. I. A patinação no gelo ocorre, pois a pressão que a lamina dos patins exerce sobre o gelo provoca a fusão da água, permitindo o deslizamento. II. A utilização da panela de pressão acelera o cozimento dos alimentos, pois possibilita o aumento da temperatura de ebulição da água. III. A água apresenta menor temperatura de ebulição em Caxias do Sul - RS, comparada a uma cidade localizada no nível do mar, onde a pressão atmosférica é maior. Das afirmativas acima, pode-se dizer que a) apenas I está correta. b) apenas II está correta. c) apenas I e III estão corretas. d) apenas II e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas. 19. (UFG) Os processos envolvidos nas mudanças de estado físico da matéria, conforme figura a seguir, envolvem transferência de calor. Dentre esses processos, os que envolvem, respectivamente, absorção e liberação de calor são: a) solidificação e condensação b) sublimação e solidificação c) fusão e vaporização d) vaporização e fusão e) condensação e sublimação Professora Sonia www.quimicaparaovestibular.com.br 8 20. (CFTMG) Durante uma aula prática de Química, um estudante registrou a variação da temperatura da água pura em função do tempo e, com os dados obtidos, elaborou

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira sublimação condensação fusão Dissolução
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira sublimação condensação fusão Dissolução
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira sublimação condensação fusão Dissolução