Melhor bairro para morar em Águas Claras

Já imaginou viver em um local seguro, tranquilo e com excelente infraestrutura? Em busca de todos esses diferenciais, muitas pessoas estão optando por morar em Águas Claras, uma das melhores regiões do Distrito Federal.

Como já é sabido, Brasília é uma ótima cidade para passar a vida, tanto para pessoas solteiras quanto para famílias com filhos. Uma das localidades mais procuradas pela população é Águas Claras, que está situada a somente 18 quilômetros da capital e conta com características incríveis. Em resumo, o local foi criado há somente 20 anos e completamente projetado para ser um polo de referência em urbanismo e arquitetura.

Assim, existem várias vantagens que seus moradores podem aproveitar, garantindo excelente qualidade de vida e bem-estar. Caso você tenha ficado curioso e queira saber mais sobre esses diferenciais, continue a leitura. Neste post, contamos tudo sobre Águas Claras e os seus pontos que mais se destacam.

1. Facilidade de locomoção

Um dos principais diferenciais de Águas Claras é que a região, por ter sido planejada, conta com uma mobilidade urbana excelente. Uma vez no local, você não terá dificuldade em utilizar o transporte público, especialmente, porque existem três estações de metrô disponíveis para a população: Concessionária, Arniqueiras e Águas Claras.

Com isso, os moradores têm fácil acesso às demais regiões de Brasília e conseguem otimizar bastante o seu tempo. Fora isso, as suas ruas são simétricas e muito bem numeradas.

Nelas, você encontrará empreendimentos de alto e médio padrão. Há quem diga, inclusive, que morar em Águas Claras é como estar na “Manhattan” do Brasil.

2. Diversas opções de lazer

Quem não gosta de se divertir e descansar? Pois saiba, desde já, que ao morar em Águas Claras, você terá bem perto uma vasta opção de pontos de lazer. Entre eles, destacamos alguns shoppings centers, que oferecem diversão e comodidade.

Atualmente, a opção que mais se sobressai é o Shopping Águas Claras, que tem uma excelente praça de alimentação, lojas para todas as necessidades e, até mesmo, salas de cinema. Já se quiser conhecer outros locais bacanas, vale visitar o Shopping Taguatinga, o One Park Mall e o Vitrinni. ( tem outros Shopping chamado DF Plaza que não foi citado e é maior que todos esses outros

Agora, se preferir entrar em contato com a natureza, tudo bem! Com o Parque Ecológico de Águas Claras, você terá bem perto uma extensa área verde para praticar atividades físicas, apreciar a paisagem ou realizar um piquenique no fim de semana.

Ao todo, são 86 hectares de folhagens com uma boa infraestrutura para os visitantes. Ainda existe a possibilidade de realizar trilhas ou se divertir em uma de suas quadras poliesportivas.

3. Infraestrutura impecável

Não existe nada melhor — e cômodo — para um indivíduo, do que viver em um local capaz de oferecer todos os serviços necessários ao longo da semana. Em Águas Claras, acontece exatamente isso.

Ao se mudar para essa localidade, você não terá dificuldade alguma em encontrar estabelecimentos de todos os portes para fazer as suas compras de rotina. Um deles é o hipermercado Carrefour, assim como o Extra.

Em paralelo, as famílias com crianças pequenas podem aproveitar ótimas alternativas de instituições de ensino. Escolas de idiomas, além de colégios de ensino primário, fundamental e médio estão nessa lista.

4. Boa valorização imobiliária

Por fim, não podemos encerrar o post sem falar sobre a valorização imobiliária em Águas Claras. Como sabemos, a localização do empreendimento faz toda a diferença na hora de adquirir um imóvel novo. Felizmente, nessa localidade, os moradores só têm a ganhar.

Por ser uma área com excelente infraestrutura, boa mobilidade urbana e estar em constante expansão, a procura por propriedades no local só tende a crescer. Esse fato pode colaborar — e muito — para a valorização do seu patrimônio, sendo uma excelente solução para quem deseja fazer bons negócios no futuro. O seu bolso agradecerá!

Como conseguimos notar ao longo deste post, não faltam razões para que você decida morar em Águas Claras. A última dica é também pesquisar bastante e fechar negócio com empresas de confiança e renomadas no mercado imobiliário, como a quadraimob

Para se aprofundar no assunto e conferir algumas soluções fantásticas, aproveite a leitura e veja o portfólio de unidades disponíveis. Os nossos consultores terão o prazer de ajudar você nessa empreitada. 

Você sabia que a capital federal brasileira possui algumas características que fazem com que a cidade esteja classificada entre as principais do mundo? Pois é! Não é à toa que muitas pessoas estão decidindo morar em Brasília para aproveitar os benefícios da região, como mais segurança, qualidade de vida e áreas repletas de imóveis atrativos.

Entender a razão para tamanho sucesso é fácil. Diferente das demais capitais do país, como São Paulo, Brasília foi cuidadosamente planejada para crescer de maneira consciente. Com vias largas, excelente limpeza pública e tranquilidade nas ruas, essa é uma das cidades, em território nacional, que oferece boa infraestrutura aos seus moradores.

Mas afinal, você conhece as melhores regiões para se viver na cidade? Se a resposta foi não, saiba que você está no lugar certo. No post de hoje, explicaremos tudo sobre as melhores regiões para morar em Brasília e te ajudaremos a fazer a melhor escolha. Confira!

Você conhece a história de Brasília?

Se queremos entender mais a fundo sobre um lugar ou uma pessoa, devemos estudar o seu passado. Por isso, achamos importante começar este artigo dando uma pincelada sobre os principais momentos históricos da capital do nosso país.

A construção da cidade

Ao todo, foram 4 anos de desenvolvimento e planejamento de Brasília, tendo início em 1956 e conclusão em 1960. Como dito na introdução do artigo, toda a cidade foi meticulosamente desenvolvida e urbanizada pelos melhores arquitetos (Lúcio Costa e Oscar Niemeyer), utilizando-se das matérias-primas mais refinadas e dos recursos mais sofisticados.

Para isso, foram deslocados mais de 60 mil trabalhadores vindos de todo o território nacional, entre engenheiros, mestres de obra, auxiliares etc. Esses operários foram chamados de “candangos”, sendo até hoje conhecidos dessa maneira.

Em 21 de abril de 1960, uma grande e suntuosa festa foi dada para comemorar a inauguração da cidade, ainda que houvesse muito por fazer. Nos anos que se seguiram, toda a estrutura política brasileira mudou-se do Rio de Janeiro para Brasília, dando início à definitiva capital do Brasil.

Curiosidades e fatos sobre a capital

Você sabia que no dia da inauguração da cidade teve até mensagem do Papa sendo transmitida em rádio nacional? Pois é! O Papa João XXIII enviou um comunicado aos brasileiros dizendo que a inauguração de Brasília era uma benção ao Brasil!

Brasília está cheia de fatos curiosos. Confira mais alguns deles:

  • o lago Paranoá, um dos mais famosos da cidade, foi formado devido às águas retidas do rio Paranoá;
  • Lúcio Costa, um dos arquitetos responsáveis pela construção da cidade, tinha planejado para que, vista de cima, a cidade parecesse com uma borboleta. No entanto, algo deu errado e ela acabou parecendo um avião (o que não tira nem um pouco o mérito do projeto);
  • em 1987, a cidade recebeu a nomeação de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, fazendo com que ela tenha o título de maior área de proteção tombada do mundo;
  • o Plano Piloto de Brasília é formado por Super Quadra, por isso a cidade não tem esquinas;
  • o Guinness Book contemplou a maior bandeira do mundo como sendo brasileira, hasteada na praça dos Três Poderes, em Brasília;
  • o maior parque urbano da América Latina também é brasileiro e se encontra na capital do nosso país, o famoso Parque da Cidade de Brasília.

O que dizem os dados sobre morar em Brasília?

Antes de descobrir quais são as melhores regiões para morar em Brasília, que tal conhecer mais algumas informações extremamente relevantes sobre a cidade? Para começar, vale a pena falarmos sobre a qualidade de vida da capital federal, que é considerada a maior de todo o país, de acordo com um levantamento realizado em 2016 pela consultoria Mercer.

O ranking, composto por 230 localidades em todo o mundo, tem como base 10 critérios, que são subdivididos em 39 categorias, sendo as principais: acesso à moradia, problemas de transporte público, educação, qualidade do ar e entretenimento.

Brasília possui uma questão muito forte, que é a cultura de respeitar o cidadão. Ao caminhar por suas ruas, você notará uma forte educação dos motoristas diante das faixas de pedestre, além de perceber que se trata de uma “cidade parque”, já que há grande interação entre a vida urbana e a natureza local.

Por essas e outras, a região consegue proporcionar uma excelente qualidade de vida a toda a população e, consequentemente, o mercado imobiliário acompanha todas essas questões. Seu metro quadrado costuma ser bastante valorizado.

Ainda assim, há quem não troque morar em Brasília por nenhuma outra cidade brasileira. Até porque, uma vez vivendo na região, você conseguirá alcançar facilmente a vida que sempre sonhou: mais tranquila, segura, de alto padrão e com total infraestrutura. Vale a pena considerar!

Quanto custa morar na capital brasileira?

Muita gente acha, erroneamente, que o custo de vida para morar em Brasília é muito alto, mas isso não é verdade. É claro que ela deve ser comparada a outras capitais brasileiras do mesmo porte, como São Paulo e Rio de Janeiro, sendo o preço pago pelos serviços e infraestrutura da cidade considerado até bastante razoável.

Isso porque deve-se levar em consideração algo muito importante mencionado no tópico acima, que é a qualidade de vida. Quando colocado na ponta do lápis o que se paga para ter mais segurança, mais contato com a natureza, maior qualidade no transporte público, acesso a opções de lazer, cultura e gastronomia de qualidade, pode-se dizer que vale a pena, em todos os sentidos, morar em Brasília.

Para se ter uma ideia, o site Custo de Vida expõe dados de preços dos mais variados serviços de diversas cidades brasileiras, que são fornecidos pelos próprios moradores. Traçando um paralelo com algumas grandes cidades brasileiras, temos:

Brasília x São Paulo

O aluguel de um quitinete em um dos bairros mais caros de São Paulo custa na faixa de R$ 1.600 reais por mês. Em Brasília, utilizando os mesmos critérios, o valor não sai por mais de R$ 1.300.

Para se hospedar em um hotel de luxo, por exemplo, em São Paulo a diária é de, em média, R$ 660. Já na capital brasileira, mesmo os hotéis mais pomposos têm uma média diária de R$ 500.

Brasília x Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, almoçar em um restaurante considerado barato não sai por menos de R$ 20 por pessoa. Em Brasília, essa média cai para R$ 16.

Estacionar automóveis no centro da cidade também é mais barato em Brasília. No Rio, a média de preço é de R$ 20,29 por hora. Já na capital brasileira é de R$ 12,14!

Então, o que podemos concluir é que o custo de vida de Brasília se assemelha muito ao custo de outras grandes metrópoles. No entanto, todos os benefícios de viver na capital do país fazem com que esses valores compensem muito mais!

Quais são as 5 melhores regiões da cidade?

Mesmo conhecendo os diferenciais de morar em Brasília, há aquelas pessoas que ainda não sabem quais são as melhores regiões na cidade. Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos as 5 localidades que costumam ser mais procuradas por quem tem o sonho de viver bem. Confira!

1. Noroeste

Projetado a dedo, o Setor Noroeste é considerado uma das regiões mais modernas da cidade. A região vem oferecendo para a população local ótimas opções de moradia, com imóveis de altíssimo padrão e capazes de representar o que o mercado possui de melhor.

Ao decidir viver na região, você poderá optar pelos mais variados tipos de residências, desde as compactas, até as extremamente sofisticadas e que ultrapassam os 600m². Dos grandes diferenciais do bairro, podemos dizer que a localização e a tecnologia dos empreendimentos é o que mais chama a atenção.

Parte do Plano Piloto, o setor fica bem próximo à EPIA — uma das mais importantes vias da capital, facilitando a mobilidade para qualquer ponto da cidade. Você ainda terá o privilégio de estar próximo a shoppings, faculdades, hospitais e restaurantes de qualidade, além de ficar ao lado do Parque Burle Marx e do Parque da Água Mineral. É um verdadeiro sonho!

2. Setor Park Sul

Situado entre o Sudoeste e a Asa Sul, o Park Sul é o setor mais próximo do Plano Piloto com opções de condomínio fechado, rodeado pelos melhores hipermercados e shoppings da capital, como o Park Shopping e o Casa Park. Justamente por essa razão, o local tem sido amplamente procurado por quem deseja morar em Brasília e até mesmo por aqueles que estão em busca de boas oportunidades para investir.

Ao fazer uma breve pesquisa, você encontrará empreendimentos de altíssimo padrão, com áreas de lazer completas em condomínios fechados, sistemas de segurança de última geração e plantas com ambientes confortáveis.

3. Guará

Se você preza por morar em ruas arborizadas e seguras, sem dúvida vai adorar o Guará, a 11 km da Esplanada dos Ministérios. Quem vive no local não tem do que reclamar. A região é composta por áreas exclusivas para fazer caminhadas ao ar livre, encontrar os amigos ou simplesmente organizar um piquenique em família, como o Parque Ecológico do Guará, que possui 13 hectares e uma boa infraestrutura.

O Guará também é uma ótima alternativa para os apaixonados por cultura e entretenimento. Lá, você terá fácil acesso ao Kartódromo, ao Estádio do Cave, ao Teatro de Arena e às mais diversas lojas.

Já em relação ao mercado imobiliário, o bairro é. em maioria, formado por casas, condomínios e sobrados de alto padrão. Inclusive, por conta das últimas atualizações do Plano Diretor, o local está permitindo a construção de apartamentos de luxo e com até 20 andares, tornando esta uma opção atrativa para as famílias de classe média e alta.

Para que os seus moradores tenham o máximo de conforto e praticidade, a área ainda apresenta uma vasta opção de comércio, bancos, supermercados e escolas. Interessante, não é mesmo?

4. Águas Claras

Localizada a 20 km do Plano Piloto, Águas Claras é uma cidade muito eclética e com excelente infraestrutura para a população. Com quatro estações de metrô em funcionamento e uma paisagem urbana recheada de construções, a região conta com serviços e comércios para todos os gostos e necessidades, como lojas, farmácias, supermercados e por aí em diante.

Mas não é só isso. Fora toda essa estrutura, o local possui uma incrível área verde — e esse é o caso do Parque Ecológico de Águas Claras, um espaço que funciona como ponto de encontro e pode ser tranquilamente aproveitado pelas famílias nos fins de semana.

Ao visitar a área, você poderá desfrutar de uma série de opções de lazer, como a pista de caminhada e ciclismo, quadra de areia para a prática de esportes e até mesmo aulas de ioga para quem deseja acalmar o corpo e a mente.

5. Samambaia

O bairro leva esse nome nome devido à nascente do rio que corta a cidade de uma ponta a outra. No local, havia grande abundância de plantas tipo samambaia, que enfeitavam e davam um aspecto bucólico e campestre à região.

Em 2017, toda a região de Samambaia passou por um programa de revitalização realizado pela Secretaria das Cidades e pela Administração Regional, com operações de tapa buraco em ruas e calçadas, além de conservação e limpeza, com foco na eliminação do descarte de lixo irregular.

6. Taguatinga

Taguatinga é uma região muito importante e popular, já que é conhecida como o polo econômico do Distrito Federal. É ali que mais de 12 mil empresas estão localizadas, que empregam uma média de 100 mil colaboradores em uma cidade cujo número de habitantes é estimado em 221 mil.

Dessa forma, Taguatinga não depende do Distrito Federal, sendo uma área bastante autossuficiente com diversas oportunidades de trabalho aos moradores, uma extensa rede de lojas, hipermercados e instituições de ensino de alta qualidade.

A Praça do Relógio é considerada o principal ponto turístico da região, estando lá a sede da Administração Regional. Nessa praça, pelo menos uma vez a cada 30 dias são realizadas feiras de artesanato, o que valoriza ainda mais o trabalho da população local.

Como vimos, Brasília é um lugar excepcional para se morar, oferecendo qualidade de vida e bem-estar aos moradores por meio do contato com a natureza e com a cultura. No entanto, é importante enfatizar que, antes de sair em busca do seu imóvel dos sonhos, não se esqueça de pesquisar bastante. O ideal é analisar com cautela as características de todas as regiões até identificar qual está mais próxima do perfil da sua família. Com esse cuidado, será fácil acertar em cheio na sua escolha e evitar arrependimentos no futuro.

E agora que você já conhece as melhores regiões para morar em Brasília, diga para a gente aqui nos comentários qual dos bairros mais chamou a sua atenção e por que você gostaria de viver lá. A gente vai adorar saber sua opinião!