Estudo 1 corintios 12

1 Coríntios 12 by Jobson Santos

Comentário devocional:

Paulo admoesta os crentes em Corinto a não serem ignorantes a respeito dos dons espirituais (v 1). Não existe culpa em estar na ignorância, mas é errado recusar conscientemente o conhecimento trazido pelo Espírito Santo.

CS Lewis escreveu em seu livro “Cristianismo Puro e Simples” que muitos cristãos têm a ideia de que não importa se formos tolos [ou ignorantes] desde que sejamos “bons”. Chegam a esta conclusão baseados na declaração de Cristo de que só poderemos entrar em Seu reino se formos como as crianças, mas isso é um equívoco, diz ele. E acrescenta: “Cristo nunca quis que nos mantivéssemos crianças na inteligência: pelo contrário, Ele nos disse para não sermos apenas ’inofensivos como as pombas’, mas também ‘prudentes como as serpentes’. Ele quer que tenhamos um coração de criança, mas a cabeça de um adulto. Ele quer que sejamos simples, sinceros, carinhosos e dóceis, como bons filhos são; mas Ele também quer que cada parte da inteligência esteja desperta. … Qualquer pessoa que esteja sinceramente tentando ser um cristão logo encontrará a necessidade de ter a sua inteligência afiada” (p. 77-78).

A seguir, Paulo lembra os crentes acerca da diversidade de dons concedidos pelo Espírito Santo (vv 4-11). Então vem a famosa passagem comparando a igreja com o corpo de Cristo (vv 12-31) aonde os membros recebem os dons espirituais para o crescimento e bem estar deste corpo. Quando os dons são valorizados em sua diversidade, não haverá divisões no corpo, especialmente porque os crentes devem cuidar uns dos outros (v 25) como membros de um mesmo corpo. Reconhecendo que cada um de nós tem dons espirituais únicos e também a necessidade de fazermos o melhor a favor de nossos irmãos e irmãs, alcançaremos “um caminho ainda mais excelente” (v. 31), o caminho do amor.

“Nenhuma influência que possa rodear a alma tem mais poder do que a de uma vida abnegada. O mais forte argumento em favor do evangelho é um cristão que sabe amar e é amável” (White, A Ciência do Bom Viver, p. 470).

Michael W. Campbell, Ph.D.

Professor Assistente, Estudos Históricos / Teológicos

Instituto Adventista Internacional de Estudos Avançados

Filipinas

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/1co/12/

Traduzido por JDS/JAQ

Comentários em áudio: http://vod.novotempo.org.br/mp3/Reavivados/Reavivados26-03-2015.mp3


2 Comentários so far
Deixe um comentário

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

I CORÍNTIOS 12 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli

19 de junho de 2018, 0:20
Filed under: Sem categoria


2321 palavras

Os capítulos 12-14 constituem um só argumento. Bíblia Shedd.

Quanto aos dons. Faz supor que Paulo está respondendo a outra pergunta formulada pelos cor[intios na referida carta (cf. 7.1; 8.1; 16.1). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Dons espirituais. Habilidades e talentos santificados ou especialmente concedidos pelo Espírito para serem usados no ministério. Bíblia de Estudo Andrews.

Estes dons foram concedidos à igreja quando Jesus ascendeu aos céus (Ef 4:8, 11). Tinham o objetivo de levar a igreja à unidade e de prepará-la para se encontrar com o Senhor (ver Ef 4:12-15). Pode ser que os coríntios tivessem indagado sobre a grandeza relativa , e que alguns deles se orgulhassem dos dons que exerciam como se fossem mais importantes do que os concedidos a outros (ver 1Co 12:18-23). Paulo aproveitou a oportunidade para instruí-los acerca da obra do Espírito no corpo de Cristo, isto é, a igreja. … Deve-se observar que os dons do Espírito não são os mesmos que o fruto do Espírito (Gl 5:22, 23). Os primeiros compreendem atributos o poder divino aos crentes para o cumprimento do propósito de Deus na edificação da igreja. O fruto do Espírito são qualidades de caráter dos membros da igreja que se entregam à direção do Espírito Santo e são movidos pelo supremo atributo do Espírito, que é o amor (ver 1Co 13:13; Gl 5:22, 23; AA, 388; PJ, 68, 69; T5, 169; T4, 355. CBASD – Comentário Biblico Adventista, vol. 6, p. 845.

Ignorantes. A necessidade de esclarecimento com respeito ao assunto se devia ao fato dos coríntios serem cristãos recém-convertidos (v. 2). CBASD, vol. 6, p. 845.

Conduzir-vos. Esse poder que atuava sobre suas paixões e apetites para enganá-los, levando-os a crer que estava se beneficiando dos ritos idólatras, quando na verdade eram destruídos. CBASD, vol. 6, p. 846.

Mudos. Os ídolos … são chamados “mudos” em contraste com o Deus vivo, que Se revelou por meio do Verbo encarnado e que concede dons espirituais que capacitam Seus seguidores a falar em Seu nome. … quaisquer manifestações sobrenaturais ou vozes provinham de poderes demoníacos e não dos ídolos ou deuses representados por eles. CBASD, vol. 6, p. 846.

Anátema (ARA; NVI: “seja amaldiçoado”). Do gr. anathema, “devotado à destruição” (ver com. de Rm 9:3). Eis uma regra simples mediante a qual se pode saber se alguém que se diz estar sob a influência do Espírito Santo é realmente dirigido por Ele. … É impossível que alguém inspirado pelo Espírito Santo rebaixe a Jesus, em vez de exaltá-Lo. Qualquer afirmação desta natureza prova que a pessoa que o pronuncia definitivamente não é influenciada pelo Espírito Santo. O Espírito Santo sempre, e sob todas as circunstâncias, honra a Cristo e motiva qualquer pessoa sob Sua influência a amar e reverenciar o nome de Cristo (ver 1Jo 4:1-3). CBASD, vol. 6, p. 846.

A palavra grega aqui traduzida por “Senhor” é usada na tradução grega do AT (a Septuaginta) para traduzir o nome hebraico Iavé (“SENHOR”). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Que Jesus é o Senhor é convicção só daqueles que têm o Espírito. Bíblia Shedd.

Qualquer um pode afirmar falar por Deus, e o mundo está cheio de falsos ensinadores. Paulo nos fornece um teste para discernir se um mensageiro realmente provém de Deus: ele ou ela confessa a Cristo como Senhor? Não aceite ingenuamente as afirmações de todos os que afirmam falar em nome de Deus; teste suas credenciais examinando o que ele ensina a respeito de Cristo. Life Application Study Bible Kingsway.

Senhor Jesus!  A confissão genuína de que Jesus é o Senhor vem somente dos lábios de alguém dirigido pelo Espírito (cf Mt 16:16, 17). Os que verdadeiramente honram o nome e a obra de Jesus provam que são influenciados pelo Espirito Santo. Jamais alguém terá verdadeiro apreço por Cristo, nem amará Se nome ou Sua obra, a menos que seja dirigido pelo Espírito a perceber a natureza divina do Salvador. Ninguém pode mostrar seu amor pelo nome e pela obra de Cristo seguindo as inclinações do coração não regenerado. Em todos os casos em que alguém aceita a Cristo, é por meio do Espírito de Deus. A pessoa que fala de Jesus de modo leviano ou desacredita de Sua obra, ou ainda ensina doutrinas contrárias à Sua Palavra, prova com isso que não é dirigida pelo Espírito (ver DTN, 412). CBASD, vol. 6, p. 846.

4-6 Espírito … Senhor … Deus. Toda a Trindade está envolvida no exercício do dons concedidos para o benefício da igreja. Bíblia Shedd.

As referências adicionadas ao “Senhor”, que é o mesmo (v. 5), e ao “mesmo Deus”(v. 6), refletem a importância da doutrina da trindade para Paulo; e essa doutrina também presta apoio à unidade dentro da diversidade. Bíblia de Genebra.

Dons. Do gr charismata, literalmente, “dons da graça”. Neste caso, a palavra se refere aos dons extraordinários do Espírito Santo que habita e opera nos crentes. CBASD, vol. 6, p. 847.

O Espírito é o mesmo. Ninguém que receba determinado dom do Espírito deve olhar com desprezo para outro crente por não ter sido favorecido do mesmo modo. CBASD, vol. 6, p. 847.

ministérios. A palavra grega nas suas várias formas é usada para indicar serviço à comunidade cristã, como servir às mesas (At 6:2, 3). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Senhor. No NT, em geral, este termo se refere a Cristo. É um dos nomes pelos quis Ele é conhecido pelos discípulos (Jo 20:25). CBASD, vol. 6, p. 847.

7 Cada um. Todo cristão tem pelo menos um dom (1Pe 4.10). Bíblia Shedd.

Fim proveitoso. Os dons são distribuídos de acordo com as necessidades da igreja em cada situação. Na sabedoria de Deus, a igreja de Corinto recebeu uma generosa profusão de dons (1Co 1:7). As manifestações sobrenaturais confirmaram a fé dos crentes, que não tinham a evidência histórica que se tem hoje do poder do cristianismo. Tampouco tinha dirigentes treinados ou homens peritos e experientes na Palavra de Deus. As Bíblias, que consistiam apenas do AT, eram raras. Para satisfazer as diversas necessidades, Deus concedeu dons sobrenaturais de forma ampla. CBASD, vol. 6, p. 847.

9. Fé. Não a fé salvífica, que todos os cristãos tem, mas fé para suprir alguma necessidade espec[ifica dentro do corpo de Cristo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Esta não é a fé que todo cristão possui. É um tipo especial de fé que capacita o possuidor a fazer coisas excepcionais para Deus (ver Mt 17:20; 21:21; 1Co 13:2). CBASD, vol. 6, p. 848.

Dons de curar. Referem-se a poderes sobrenaturais como os exercidos pelos apóstolos (Mc 16:18; At 3:2-8; 14:8-10). CBASD, vol. 6, p. 848.

10 milagres. É um ato de Deus que visa a evidenciar seu poder e propósito. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Profecia. Poder para falar com autoridade como porta-voz de Deus, seja prevendo o futuro ou declarando a vontade de Deus para o presente (ver Êx 3:10, 14, 15; Dt 18:15; 2Sm 23:2; Mt 11:9, 10; 2Pe 1:21). CBASD, vol. 6, p. 848.

Discernimento de espíritos. Esta é a capacidade de  distinguir entre a inspiração divina e a contrafação (ver 1Jo 4:1-3; TM, 228, 229). Cristo advertiu a igreja de que surgiriam falsos profetas, em especial nos últimos dias, e todos deviam estar alerta para reconhecer e rejeitar os falsos mestres (ver Mt 24:4, 5, 11, 23-25). CBASD, vol. 6, p. 848.

10 línguas. O dom de falar em línguas estrangeiras sem tê-las estudado é citado por último a fim de enfatizar a falta de importância relativa desse dom. Bíblia de Estudo Andrews.

11 Como Lhe apraz. O grande objetivo de preparar a igreja para se encontrar com Cristo sem mancha e sem culpa, na segunda vinda, é o fator determinante na distribuição de dons (ver Ef 4:12, 13; 5:27; Ap 14:5). CBASD, vol. 6, p. 849.

A fonte dos dons é o Espírito concedido para a edificação do Corpo de Cristo. Portanto, não deve haver rivalidades. Bíblia Shedd.

A cada um. Da mesma forma hoje, todos os que se entregam a Cristo e se tornam membros de Sua igreja, não importando sua nacionalidade, condição social, econômica ou intelectual, têm a certeza de que o Espírito Santo os capacitará a realizar sua missão com eficácia (ver DTN, 823). CBASD, vol. 6, p. 849.

12 Os cristãos devem evitar cometer dois erros comuns: (1) serem orgulhosos de suas habilidades ou (2) pensar que não tem nada a contribuir ao corpo de crentes. Em vez de se compararem uns com os outros, devemos utilizar nossos diferentes dons, unidos, para divulgar amplamente as Boas Novas da salvação. Life Application Study Bible Kingsway.

14-20 Dirigido principalmente aos que consideram seus dons inferiores e sem importância. Segundo parece, os dons mais espetaculares (como as línguas) tinham sido exaltados na igreja de Corinto, de modo que os que não os possuíssem se sentiam inferiores. Bíblia de Estudo NVI Vida.

A diversidade no Corpo não surge por acaso; é planejada por Deus e essencial. Por isso, não deve haver inveja, vanglória, timidez, preguiça ou ambição. Bíblia Shedd.

17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se fosse todo ouvido, onde, o olfato? Se todos os membros da igreja tivessem  os mesmos dons e fossem aptos para o mesmo serviço, fases importantes da atividade da igreja na proclamação do evangelho seriam negligenciadas e a igreja declinaria em espiritualidade e força. Cada parte deve dar sua contribuição ao bem-estar do corpo, caso contrário não é possível manter sua eficácia máxima. … Para desfrutar a vida de forma plena, não se pode prescindir de nenhum sentido corporal. O olfato pode ser considerado como menos importante do que a visão e a audição, mas facilmente se percebe que a pessoa que não tenha o olfato está exposta a certos riscos detectados por esse sentido. CBASD, vol. 6, p. 850.

18 Paulo … está dizendo que Deus designou a diferentes cristãos no corpo de Cristo o exercício de diferentes dons espirituais, não do mesmo dom. E essa diversidade visa a realizar o propósito global de Deus. O método divino emprega diversidade para gerar unidade. Bíblia de Estudo NVI Vida.

20 Há muitos membros, mas um só corpo. Unidade na diversidade, e diversidade na unidade, é a disposição que produz os melhores resultados (ver Ez 1:28; 10; T5, 751; OE, 489). CBASD, vol. 6, p. 851.

21-26 Dirigido principalmente aos que consideram seus dons superiores e mais importantes. Esses versículos oferecem outro indício de que certos dons, como s línguas, tinham sido enaltecidos como preeminentes. Bíblia de Estudo NVI Vida.

22 os membros … mais fracos são indispensáveis. Os cristãos que parecem ter funções menos importantes no corpo de Cristo são, na realidade, indispensáveis. Bíblia de Estudo NVI Vida.

23, 24 Assim como as pessoas cobrem ou protegem certas partes do corpo, deve-se dedicar atenção especial aos membros mais fracos e humildes da igreja, pois isso é importante e necessário (ver os v. 21, 22).  CBASD, vol. 6, p. 854. Bíblia de Estudo Andrews.

23 os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial. Os cristãos cujas funções talvez sejam pouco visíveis na igreja devem receber respeito especial. Bíblia de Estudo NVI Vida.

24 Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha. A face fica descoberta e é considerada atrativa ao passo que outras partes do corpo são cobertas. Isso sugere que os membros da igreja providas de dons espirituais menos evidentes não devem ser desprezados nem tratados como inferiores. Os dons mais simples não devem ser menos estimados, mas tratados com mais consideração e cuidado, pois são indispensáveis para o corpo como um todo. CBASD, vol. 6, p. 852.

25 Igual cuidado. Porque são membros do Corpo, não porque são simpáticos. Bíblia Shedd.

26 Sofre. Quando um membro do corpo sofre, todo o corpo é afetado. É assim também com a igreja; deve haver estreita e viva ligação entre os membros, de modo que o sofrimento de um seja sentido por toda a igreja, e todos se esforcem para ajudar o sofredor. CBASD, vol. 6, p. 852.

27 Corpo de Cristo. A igreja é a soma de seus membros; cada membro, por mais insignificante que pareça, é parte vital e indispensável do corpo de Cristo. Bíblia de Estudo Andrews.

Os membros da igreja devem se sujeitar a Cristo em tudo, assim como as partes do corpo são regidas pela vontade da pessoa; … os crentes devem manter entre si a relação de membros do mesmo corpo; todos sujeitos à mesma cabeça, Cristo. CBASD, vol. 6, p. 853.

28 Apóstolos. Literalmente, “enviados”. O termo não deve ser limitado aos doze. Outros também foram chamados de apóstolos (ver 1Co 15:7; Gl 1:19). CBASD, vol. 6, p. 853.

Mestres. Aqueles dotados de habilidades especiais para expor as Escrituras. … O mestre analisa e resume a verdade com tal clareza e lógica que os que a ouvem entendem a mensagem. CBASD, vol. 6, p. 853.

Socorros. Em geral, entende-se que este dom é conferido aos que realizam o trabalho de diaconato na, igreja, particularmente nos casos em que esses cargo requer ministrar às necessidade do pobre e do doente. Esse é um trabalho de pouca publicidade, mas é parte importante da vida da igreja. Visitar os doentes e lhes estender ajuda real e solidária, física e espiritualmente, é um meio poderoso para fazer com que o coração se volte para o Salvador. CBASD, vol. 6, p. 853.

Línguas. Três vezes aparece por último nas listas por ser de menos valor para a igreja. A lista nãoestá completa. Veja Rm 12.6ss; Ef 4.11ss. Bíblia Shedd.

29, 30. São todos apóstolos … ? Os cristãos têm dons diferentes, e ninguém é obrigado a ter nenhum dom específico. Bíblia de Estudo NVI Vida.

29 Porventura, são todos apóstolos? Os v. 29 e 30 mostram que Deus não concede nenhum dom específico a todos os crentes. Eles são distribuídos de acordo com a necessidade de uma dada situação que confronta a igreja em determinado tempo e lugar. Os dons nunca são para glorificação e exaltação do ser humano, mas para o cumprimento dos planos e propósitos de Deus, que concede esses poderes a Seu povo como Lhe apraz, e não segundo ideias e opiniões humanas (ver v. 4, 5, 11). CBASD, vol. 6, p. 854.

31 Procurai, com zelo, os melhores dons. Sem dúvida, aqueles dons relacionados diretamente com o propósito da igreja, isto é, pregar o evangelho, e que contribuem mais para a edificação geral (ver 1Co 14:1), são considerados de mais importância. CBASD, vol. 6, p. 854.

Procurai. Indica dedicação ardente e cuidadosa, não para conseguir mas para usar e receber os benefícios. Os dons são dados em potencial; devem ser desenvolvidos. Bíblia Shedd.

Um caminho sobremodo excelente. Paulo agora mostra [no cap 13] o caminho certo de exercer todos os dons espirituais – o caminho do amor. Não identifica o amor como dom; pelo contrário, é fruto do Espírito (Gl 5.22). Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI