Como saber se vai ter por do sol

Como saber se vai ter por do sol
11°

Como saber se vai ter por do sol
23°

11° 23°

Chuva

Como saber se vai ter por do sol
38%
Como saber se vai ter por do sol
87%

Arco-íris

Alta probabilid.

Participação dos usuários


Page 2

11°

23°

11° 23°

Chuva

38% 87%

Arco-íris

Alta probabilid.

Não é preciso muito para se deparar com um pôr do sol de tirar o fôlego. Às vezes, mesmo que não possamos ver um fenômeno multicolorido de nossa janela de casa, basta dar uma olhada no Instagram para apreciar a vista deslumbrante de alguém em alguma parte do mundo. Mas você sabe por que isso acontece? 

A incidência da luz do sol sobre o empreendimento afeta em diversos fatores, incluindo na decisão de em qual apartamento morar ou investir. Essa característica chega a valorizar o imóvel em até 10%, em comparação com o os que têm menos iluminação natural, segundo dados do Creci-SP.

Mas como saber se vai ter sol no apartamento? Existe uma orientação solar que é a melhor? É o que vamos explicar neste artigo.

A importância da iluminação natural no imóvel

A luz natural é capaz de interferir no bem-estar físico e mental de qualquer pessoa. Diferentes estudos já concluíram que a falta da exposição solar diária pode acarretar em distúrbios do sono e transtornos do humor, tais como depressão e Transtorno Afetivo Sazonal (TAS).

Falando de imóveis, é comprovado que ter uma boa incidência da luz solar gera menos problemas com aparecimento de fungos, mofo e ácaros. São eles os principais responsáveis pelo desenvolvimento de alergias respiratórias.

👉 Leia mais: Entenda a importância da iluminação natural no apartamento

A orientação do sol no apartamento: qual a melhor?

Arquitetos e engenheiros são os responsáveis pela análise cuidadosa da posição solar no terreno para uma boa implantação do imóvel. Outro cuidado está na escolha do tamanho das janelas dos apartamentos, para haver uma boa circulação de ar e valorização da luz natural. As varandas e sacadas são elementos arquitetônicos que também afetam diretamente nesses fatores.

Como saber se vai ter por do sol
Perspectiva apartamento Figueira Cambuí, em Campinas

A posição dos imóveis é classificada pelas faces Norte, Sul, Leste e Oeste. E de acordo com matéria do Estadão, cada lado recebe uma determinada quantidade de raios solares. Veja o resumo:

  • Face Norte: recebe mais luz solar diariamente.
  • Face Leste: sol da manhã, com raios solares menos intensos.
  • Face Oeste: recebe sol da tarde e, por isso, tende a ser mais quente.
  • Face Sul: neste caso, há menor quantidade de raios solares sobre o prédio.

O sol nasce ao Leste, posiciona-se ao Norte ao longo do dia, e se põe a Oeste. Por isso, os imóveis com face Norte costumam ser mais valorizados por receberem luz o dia inteiro. Essa característica ajuda na economia de energia, uma vez que há maior aproveitamento da iluminação natural.

Mas atenção: nem todos os cômodos do apartamento estarão voltados para uma única face. Sendo assim, é necessário se atentar à configuração da planta.

Como saber se vai ter por do sol
Perspectiva apartamento Brickell Iguatemi, em Sorocaba

O recomendado é que os ambientes mais frequentados, como os quartos e salas, estejam voltados para a face Norte ou Leste. Assim, têm a luz do sol pela manhã ou no decorrer do dia, garantindo boa luminosidade e conforto térmico.

Os imóveis ou cômodos direcionados para o Oeste acabam ficando com o sol na parte da tarde, que costuma ser mais quente e, por isso, deixa os ambientes mais abafados à noite. Por fim, os apartamentos com face Sul são mais frescos, porém, têm menos luminosidade.

Como saber se vai ter por do sol
Perspectiva apartamento Urban Haus, em Sorocaba.

Importante considerar que a direção dos raios solares no apartamento pode alterar um pouco de acordo com as estações do ano. No verão, o prédio pode receber raios solares mais intensos e direcionados verticalmente, enquanto no inverno, a incidência de luz pode ter um ângulo de iluminação mais inclinado.

Como identificar a orientação solar do imóvel?

Quando se trata de um empreendimento novo, em fase de lançamento ou em construção, é possível perguntar ao corretor ou verificar na planta do imóvel qual a orientação solar.

Como saber se vai ter por do sol
Perspectiva apartamento Origem Cambuí, em Campinas

Quando não se tem acesso a essa informação facilmente e o apartamento já está construído, a sugestão dos especialistas é visitar o imóvel pela manhã e à tarde. Os cômodos que recebem raios solares pela manhã, indicam estarem direcionados para o Leste ou mais ao Norte, como já explicamos. Os ambientes com sol no período da tarde, estão a Oeste.

Observe também os prédios vizinhos, pois, mesmo que um empreendimento esteja voltado ao Norte, a luminosidade pode ser negativamente afetada quando há um empreendimento muito próximo ao seu ou mais alto.

O que fazer quando o imóvel tem problemas com a iluminação natural?

Empreendimentos de alto padrão costumam ter uma excelente luminosidade. Mas se você precisa fazer algumas adaptações no seu imóvel, existem algumas recomendações.

Se o problema for com uma quantidade exagerada de luz, afetando no conforto térmico, a solução é usar ar-condicionado, fazer alterações na configuração dos cômodos ou investir em vidros especiais que vetam o calor, mas ainda permitem uma boa luminosidade. Ter plantas no apartamento também ajudará na temperatura dos ambientes.

Caso o empecilho seja a falta de iluminação natural e, consequentemente, clima mais frio e úmido, opte também por adaptações no layout do apartamento. Outra dica é deixar camas e armários afastados da parede para evitar surgimento de mofo. Por fim, opte por cores mais claras na decoração, dando sensação de amplitude e ajudando na claridade.

Gostou do artigo? Acreditamos que com essas informações, você conseguirá escolher o seu imóvel e entender muito bem como aproveitar a luz natural da melhor forma possível. 😉