Como reduzir a raiz quadrada de 24

Para fatorar raiz quadrada, devemos efetuar a decomposição do número e agrupar seus fatores com índice igual a 2. Esta questão está relacionada com raiz quadrada. A raiz quadrada de um determinado número é um valor que, quando multiplicado por si próprio, possui como resultado o número inicial.

Como calcular a raiz quadrada de 576?

Resposta. Ou seja, 24 x 24= 576.

Como calcular a fatoração?

O ato de fatorar um número pode parecer complicado, mas com a ajuda dos números primos, é possível realizar o processo de uma maneira extremamente simples. Para isso, basta dividir o número pelo seu menor divisor primo. Na sequência, divide-se o quociente que foi obtido pelo mesmo número primo.

Como resolver raiz quadrada da raiz quadrada?

Cálculo da raiz quadrada 1º passo: Dividir seu radicando somente por números primos até obter o número 1. Como exemplo, vamos usar √400 . 2º passo: Multiplicar de dois em dois os números de mesmo valor: Obs.

Como fazer cálculos de radicais?

A regra prática para realizar adição e subtração de radicais é a mesma, a única diferença será o operador, ou seja, a operação poderá ser de adição ou de subtração. Para somar e diminuir radicais semelhantes basta conservar o radical semelhante e realizar a adição ou subtração dos coeficientes.

O que é um número radical?

O símbolo “√” é conhecido como radical e é utilizado para representar a operação matemática radiciação. Nessa operação, o número L é obtido de acordo com o seguinte princípio: L é um número que, multiplicado por si mesmo n vezes, tem x como resultado, ou seja, Ln = x.

Como somar e subtrair raiz quadrada?

Para somar e subtrair raízes elas têm que ter o mesmo índice e a mesma quantidade subradical (a que está sob a raiz). Imagine que você tem 2 o valor da soma é de 6 . Se o que está detrás dos números é igual, neste caso €, podemos somar os números y acrescentar . É a mesma coisa que 7 casas + 3 casas = 10 casas.

Como tirar fração de dentro da raiz quadrada?

Considere a seguinte fração:

  1. Para racionalizar frações com denominadores que são raízes quadradas, devemos multiplicar toda a fração pela mesma raiz quadrada do denominador. ...
  2. Nesse caso, dizemos que √2 é o fator racionalizante da fração. ...
  3. Da mesma forma, racionalizá-la é multiplicar toda a fração por √10, assim:

Como tirar a raiz do numerador?

Multiplique tanto o numerador como o denominador pelo conjugado do numerador, se ele contiver dois termos. Por exemplo, se o numerador for 2+raiz de 3, seu conjugado é 2 - raiz de 3. Observe que quando se multiplica 2+raiz(3) por seu conjugado, a raiz desaparece e o produto se torna 4 - 3, que é 1.

O que é uma coisa radical?

Significado de Radical adjetivo Relativo à raiz, origem ou ao fundamento; fundamental, básico, essencial. ... [Figurado] Que é inerente a uma coisa, que é inseparável dela: o arbítrio é o vício radical do despotismo. Que tem plena eficácia: meio radical de cura do câncer.

O que é um produto de radicais?

O produto de radicais com mesmo índice é igual ao resultado da multiplicação dos radicandos: Quarta propriedade. Essa propriedade somente é válida quando o índice é maior que 1 e os radicais algarismos reais. Se os radicais forem maiores ou iguais a zero é necessário que o índice seja par.

Antes de partir para o cálculo de raízes não exatas propriamente dito, é necessário relembrar como calcular raízes de um modo geral e o que são raízes exatas e não exatas.

Calculando raízes

Calcular a raiz de um número resume-se a procurar por outro número que, multiplicado por ele mesmo determinada quantidade de vezes, tenha como resultado o número dado.

A representação de raízes é feita da seguinte maneira:

*n, chamado de índice, é o número de fatores da potência que gerou a, chamado de radicando, e L é o resultado, chamado de raiz.

Desse modo, L é um número que foi multiplicado por si mesmo n vezes e o resultado dessa multiplicação foi a.

L·L·L·L...L·L = a

Raízes exatas e não exatas

Dizemos que uma raiz é exata quando L é um número inteiro. São alguns exemplos de raízes exatas:

a) A raiz quadrada de 9, pois 3·3 = 9

b) A raiz cúbica de 8, pois 2·2·2 = 8

c) A raiz quarta de 16, pois 2·2·2·2 = 16

Entretanto, quando não é possível encontrar número inteiro que seja raiz de um número, então, essa raiz não é exata. Todas elas pertencem ao conjunto dos números irracionais e, por isso, todas elas são decimais infinitos. São alguns exemplos de raízes não exatas:

a) Raiz quadrada de 2

b) Raiz cúbica de 3

c) Raiz quarta de 5

Cálculo de raízes não exatas

Caso 1 – Radicando primo

Se o radicando pertence ao conjunto dos números primos, é preciso procurar por valores aproximados para sua raiz. Esse cálculo é feito procurando-se por raízes exatas próximas ao radicando e, posteriormente, aproximando a raiz do radicando tendo como base a raiz exata mais próxima. Por exemplo, calculemos a raiz cúbica de 31:

Na imagem anterior, vimos que a raiz cúbica de 31 tem um resultado decimal entre 3 e 4. Para descobrir uma aproximação de L, é necessário definir quantas casas decimais ele deve ter e procurar pelo número que, elevado ao cubo, mais se aproxime de 31. No exemplo, usaremos uma aproximação com duas casas decimais. Portanto, L = 3,14, pois:

3,143 = 30,959144

Caso 2 – Radicando não primo

Quando o radicando não é primo, decomponha-o em fatores primos e agrupe esses fatores em potências cujo expoente seja igual ao índice do radicando. Isso permitirá o cálculo imediato de todos os fatores cujo expoente é igual ao índice e resumirá os cálculos às raízes dos menores números primos possíveis para aquela raiz.

Exemplo:

Sabendo que a raiz cúbica de 2 é aproximadamente 1,26, calcule a raiz cúbica de 256. Em outras palavras, calcule:

Solução: Primeiramente, obtenha a decomposição em fatores primos de 256:

256|2 128|2   64|2   32|2   16|2    8|2    4|2    2|2

1

256 = 23·23·22

Agora, reagrupe os fatores em potências de expoente 3 dentro do radical. Observe:

Por fim, é possível utilizar uma das propriedades dos radicais para simplificar a raiz acima. Portanto, reescreva a igualdade da seguinte maneira para obter o resultado indicado:

Para encontrar o valor numérico da expressão acima, note que o resultado traz uma raiz cúbica de 2 elevado ao quadrado. Podemos reescrever da seguinte maneira:

Substitua as raízes cúbicas de 2 pelo valor dado no exercício e realize a multiplicação.

4·1,26·1,26 = 6,35

Por Luiz Paulo Moreira

Graduado em Matemática

Resposta correta: d)

Como reduzir a raiz quadrada de 24
.

De acordo com o enunciado é o dobro de , portanto .

Para saber qual o resultado que multiplicado duas vezes corresponde a , devemos primeiramente fatorar o radicando.

Como reduzir a raiz quadrada de 24

Portanto, 24 = 2.2.2.3 = 23.3, que também pode ser escrito como 22.2.3 e, por isso, o radical é .

No radicando temos um expoente igual ao índice (2) do radical. Sendo assim, podemos retirar a base deste expoente de dentro da raiz.

Multiplicando os números dentro da raiz, chegamos a resposta correta, que é .