Como atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto afirmar que

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Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no

ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato

mundial de futebol.

O General Médici falou em consistência moral. Sem isso,

talvez a vitória nos escapasse, pois a disciplina consciente,

livremente aceita, é vital na preparação espartana para o rude

teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas

como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como

cidadãos deste grande país, cônscios de seu papel de

representantes de seu povo. Foi a própria afirmação do valor do

homem brasileiro, como salientou bem o presidente da República.

Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de

euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do

país. (...) A realidade do Brasil é a explosão patriótica do povo ante

a vitória na Copa.

Danton Jobim. Última Hora, 23/6/1970 (com adaptações).

O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixão do povo:

uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgulho.

(...) Debruçado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo]

perguntava: — Será que algum terrorista se aproveitou do delírio

coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e

precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve

ânimo para voltar a torturar sua vítima logo que o alemão apitou o

fim do jogo?

Rubem Braga. Última Hora, 25/6/1970 (com adaptações).

Avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do

período histórico em que foram escritos.

I Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de

futebol provocou uma explosão de alegria popular.

II Os dois textos salientam o momento político que o país

atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o

tricampeonato.

III À época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o

Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente

autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra

seus opositores.

É correto apenas o que se afirma em

O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna

mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três

elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões

artísticas como uma forma de resistência política.

Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos

excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou

barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não

tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira

e grafite de cores muito vivas.

(Adaptado de Ciência e Cultura, 2004)

De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características

A questão étnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes:

I. Instituiu-se o “Dia Nacional da Consciência Negra" em 20 de novembro, ao invés da tradicional celebração do 13 de maio.

Essa nova data é o aniversário da morte de Zumbi, que hoje simboliza a crítica à segregação e à exclusão social.

II. Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre as

diversas etnias.

Também sobre essa questão, estudiosos fazem diferentes reflexões:

Entre nós [brasileiros], (...) a separação imposta pelo sistema de produção foi a mais fluida possível. Permitiu constante

mobilidade de classe para classe e até de uma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raça e de

convenções de classe, do branco pela cabocla, pela cunhã, pela índia (...) agiu poderosamente na formação do Brasil,

adoçando-o.

(Gilberto Freire. O mundo que o português criou.)

[Porém] o fato é que ainda hoje a miscigenação não faz parte de um processo de integração das “raças" em condições de

igualdade social. O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os segmentos da “população de cor" que

conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva.

(Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos.)

Considerando as atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto aproximar

Em conflitos regionais e na guerra entre nações tem sido observada a ocorrência de seqüestros, execuções sumárias, torturas e

outras violações de direitos.

Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem,

que, em seu artigo 5º, afirma:

Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Assim, entre nações que assinaram essa Declaração, é coerente esperar que

Considere o papel da técnica no desenvolvimento da constituição de sociedades e três invenções tecnológicas que marcaram

esse processo: invenção do arco e flecha nas civilizações primitivas, locomotiva nas civilizações do século XIX e televisão nas

civilizações modernas.

A respeito dessas invenções são feitas as seguintes afirmações:

I. A primeira ampliou a capacidade de ação dos braços, provocando mudanças na forma de organização social e na

utilização de fontes de alimentação.

II. A segunda tornou mais eficiente o sistema de transporte, ampliando possibilidades de locomoção e provocando

mudanças na visão de espaço e de tempo.

III. A terceira possibilitou um novo tipo de lazer que, envolvendo apenas participação passiva do ser humano, não provocou

mudanças na sua forma de conceber o mundo.

Está correto o que se afirma em:

Good-bye

"Não é mais boa noite, nem bom dia

Só se fala good morning, good night

Já se desprezou o lampião de querosene

Lá no morro só se usa a luz da Light

Oh yes!"

A marchinha Good-bye, composta por Assis Valente há cerca de 50 anos, refere-se ao ambiente das favelas dos morros cariocas. A

estrofe citada mostra

  • a)

    como a questão do racionamento da energia elétrica, bem como a da penetração dos anglicismos no vocabulário brasileiro, iniciaram-se em meados do século passado.

  • b)

    como a modernidade, associada simbolicamente à eletrificação e ao uso de anglicismos, atingia toda a população brasileira, mas também como, a despeito disso, persistia a desigualdade social.

  • c)

    como as populações excluídas se apropriavam aos poucos de elementos de modernidade, saindo de uma situação de exclusão social, o que é sugerido pelo título da música.

  • d)

    os resultados benéficos da política de boa vizinhança norte-americana, que permitia aos poucos que o Brasil se inserisse numa cultura e economia globalizadas.

  • e)

    o desprezo do compositor pela cultura e pelas condições de vida atrasadas características do "morro", isto é, dos bairros pobres da cidade do Rio de Janeiro.

Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) compara, nos trechos, as guerras das sociedades Tupinambá com as chamadas

"guerras de religião" dos franceses que, na segunda metade do século XVI, opunham católicos e protestantes.

"(...) não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que

não se pratica em sua terra. (...) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo] , mas que o

fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo

do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou

entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos

conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (...) Podemos

portanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós

mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades."

MONTAIGNE, Michel Eyquem de, Ensaios, São Paulo: Nova Cultural, 1984

De acordo com o texto, pode-se afirmar que, para Montaigne,

Um jornalista publicou um texto do qual estão transcritos trechos

do primeiro e do último parágrafos:

" "Mamãezinha, minhas mãozinhas vão crescer de novo?' Jamais

esquecerei a cena que vi, na TV francesa, de uma menina da

Costa do Marfim falando com a enfermeira que trocava os

curativos de seus dois cotos de braços. (...) ".

. ......................................................................................................

"Como manter a paz num planeta onde boa parte da humanidade

não tem acesso às necessidade básicas mais elementares? (...)

Como reduzir o abismo entre o camponês afegão, a criança

faminta do Sudão, o Severino da cesta básica e o corretor de

Wall Street? Como explicar ao menino de Bagdá que morre por

falta de remédios, bloqueados pelo Ocidente, que o mal se

abateu sobre Manhattan? Como dizer aos chechenos que o que

aconteceu nos Estados Unidos é um absurdo? Vejam Grozny, a

capital da Chechênia, arrasada pelos russos. Alguém se

incomodou com os sofrimentos e as milhares de vítimas civis,

inocentes, desse massacre? Ou como explicar à menina da

Costa do Marfim o sentido da palavra "civilização' quando ela

descobrir que suas mãos não crescerão jamais? ".

UTZERI, Fritz. Jornal do Brasil, 17/09/2001

Apresentam-se, abaixo, algumas afirmações também retiradas

do mesmo texto. Aquela que explicita uma resposta do autor

para as perguntas feitas no trecho citado é:

Como atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto afirmar que
Como atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto afirmar que
Como atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto afirmar que
Como atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto afirmar que
Como atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto afirmar que
Como atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto afirmar que