Com relação a esse ambiente, quais são os consumidores primários?

Ao analisar uma cadeia ou uma teia alimentar, estamos observando as relações de alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema, ou seja, a transferência de energia alimentar de um ser vivo para outro. Nas cadeias e teias alimentares, é possível perceber diferentes níveis tróficos.

O que são níveis tróficos?

Os níveis tróficos nada mais são do que grupos de organismos que possuem hábitos de alimentação semelhantes e que conseguiram seu alimento pelo mesmo número de passos em uma cadeia alimentar. Todas as plantas, por exemplo, ocupam o mesmo nível trófico, assim como todos os animais herbívoros.

Três principais níveis tróficos

Os níveis tróficos podem ser divididos em três:

  • Produtores: são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são seres autotróficos. Os organismos produtores são a base da cadeia alimentar, ocupando, portanto, o primeiro nível trófico. Nesse grupo, encontram-se organismos como as plantas e as algas.

  • Consumidores: são organismos heterotróficos, ou seja, organismos incapazes de produzir seu próprio alimento e que necessitam da ingestão de matéria orgânica para produzir a energia necessária para a realização de suas atividades. Os consumidores podem ser classificados em primários, secundários, terciários e assim por diante. Os organismos considerados consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; e os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.

  • Decompositores: Organismos decompositores também são organismos heterotróficos, entretanto, diferentemente dos consumidores, eles realizam o processo de decomposição. Entre os principais decompositores, destacam-se as bactérias e fungos, que garantem que alguns importantes nutrientes presentes nos restos de seres vivos sejam devolvidos ao ambiente.

Observe a cadeia a seguir e tente identificar seus níveis tróficos:

Com relação a esse ambiente, quais são os consumidores primários?

Observe a cadeia alimentar acima e identifique os diferentes níveis tróficos

Observa-se que, na cadeia acima ilustrada, temos os fitoplânctons como produtores, o krill como consumidor primário, o pinguim como consumidor secundário e a foca como consumidor terciário. A cadeia acima não mostra os decompositores, mas eles atuam em todos os níveis, decompondo a matéria orgânica.

Cadeias alimentares são representadas por uma relação alimentar entre produtores, consumidores e decompositores, na qual a energia flui entre esses indivíduos a partir dos seres autotróficos, que, a partir da fotossíntese ou quimiossíntese, são capazes de transformar a matéria inorgânica em orgânica, sendo essa incorporada na cadeia a partir do momento em que um indivíduo se alimenta desses organismos. Algas, plantas e algumas bactérias e protozoários representam os produtores. Consumidores se alimentam de produtores (consumidores primários); ou daqueles que se alimentam destes (consumidores secundários). Algumas bactérias e fungos, os chamados decompositores, se nutrem de restos mortais e excretas desses componentes da cadeia alimentar, reciclando a matéria orgânica.

Exemplo de cadeia alimentar:

   Alga    >          crustáceo           >                 peixe                 >          tubarão            > fungos e bactérias
produtor - consumidor primário - consumidor secundário - consumidor terciário -  decompositores

A partir do exemplo em questão, podemos perceber que alguns desses organismos podem se alimentar tanto de vegetais quanto de tecidos animais, tal como certas espécies de crustáceos e peixes. Dessa forma, não podemos considerar que as relações alimentares de determinado ambiente se dão de forma linear, como representado em cadeias alimentares.

Considerando tal aspecto, teias alimentares refletem de forma mais fiel a relação entre produtores, consumidores e decompositores em um ambiente, sendo por isso considerada um conjunto de cadeias alimentares. Nessa, os decompositores agem sobre todos os níveis tróficos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Questão 1 Questão 2 O esquema abaixo representa as principais relações alimentares entre espécies que vivem num lago de uma região equatorial. a) O câncer é uma doença genética, mas na grande maioria dos casos não é herdado. Justifique essa afirmação. b) Uma das preocupações com a destruição da camada de ozônio da atmosfera é o aumento da incidência de câncer de pele. Explique a relação que existe entre a destruição da camada de ozônio e o aumento da incidência desse câncer. a) O câncer, quando causado por alteração genética em células somáticas, não pode ser transmitido para os descendentes. As doenças hereditárias são transmitidas através dos gametas oriundos de células germinativas. b) A camada de ozônio presente na estratosfera tem a capacidade de bloquear parte da radiação ultra-violeta. Essa radiação é mutagênica. A redução da camada de ozônio aumenta a incidência da radiação UV e, conseqüentemente, a taxa de casos de câncer de pele. Questão 3 Com relação a esse ambiente: a) Indique os consumidores primários. b) Dentre os consumidores, indique quais ocupam um único nível trófico. c) Explique como o aumento das populações das aves pode impactar as populações de mosquitos. O esquema abaixo mostra um coração humano em corte. O gráfico a seguir, mostra a variação da pressão sangüínea no ventrículo esquerdo durante um ciclo cardíaco, que dura cerca de 0,7 segundo. a) Os consumidores primários são: peixe 1, zooplâncton e larva de mosquito. b) Ocupa um único nível trófico, dentre os consumidores, apenas o peixe 1. c) O aumento das populações de aves ocasiona uma redução das populações de peixes, que, por sua vez, promoverá o aumento do número de mosquitos.

biologia 2 O gráfico abaixo mostra as curvas de crescimento bacteriano nas culturas A e B. a) Em qual das etapas do ciclo cardíaco, indicadas pelas letras de A a O, ocorre o fechamento das valvas atrioventriculares? b) Os ventrículos direito e esquerdo possuem volume interno similar e ejetam o mesmo volume de sangue a cada contração. No entanto, a parede ventricular esquerda é cerca de 4 vezes mais espessa do que a direita. Como se explica essa diferença em função do trabalho realizado pelos ventrículos? a) As valvas atrioventriculares (bicúspide e tricúspide) se fecham na etapa indicada pela letra E do ciclo cardíaco. b) O sangue impulsionado pelo ventrículo esquerdo ativa a grande circulação (circulação sistêmica), permitindo a chegada de sangue arterial em todos os tecidos corporais. A partir do ventrículo direito, o sangue venoso é bombeado para os pulmões, ativando a pequena circulação (circulação pulmonar). O sangue percorre um longo caminho a partir do ventrículo esquerdo e um pequeno caminho a partir do ventrículo direito. Questão 4 Uma colônia de bactérias em que todos os indivíduos se originaram de uma única célula era incapaz de metabolizar lactose. Durante várias gerações, essas bactérias foram cultivadas em meio que continha glicose e lactose. Dessa cultura, foram retiradas duas amostras com quantidades iguais de células, que foram transferidas para novos meios de cultura: o meio A continha apenas glicose e o meio B apenas lactose, como únicas fontes de carbono. a) Como surgiram as bactérias capazes de sobreviver na cultura B? b) Dê a razão para a diferença entre as curvas A e B no intervalo X. a) As bactérias capazes de sobreviver na cultura B surgiram através de mutação. b) A diferença entre as curvas no intervalo X se deve ao fato de que, no início, as bactérias que não metabolizam a lactose morrem, promovendo a redução da população. As bactérias mutantes que metabolizam a lactose, no início em menor número, conseguem sobreviver no meio B e sua população aumenta, fato que pode ser observado após o intervalo X. Questão 5 A polinização é um evento essencial para a produção de frutos nas plantas. Em algumas espécies, no entanto, pode haver formação de frutos na ausência de polinização, se as flores forem pulverizadas com certos hormônios vegetais. a) Que parte da flor é estimulada pelos hormônios a se desenvolver em fruto? b) Qual é a diferença entre um fruto gerado pela aplicação de hormônios, sem que haja polinização, e um fruto resultante da polinização?

biologia 3 a) A parte da flor que é estimulada pelos hormônios a se desenvolver em fruto é o ovário. b) Frutos gerados pela aplicação de hormônios sem que haja polinização não apresentam sementes e são denominados partenocárpicos. Questão 6 O gráfico a seguir mostra, em unidades arbitrárias, as quantidades de gás carbônico (CO 2 ) liberadas e absorvidas por uma planta em diferentes intensidades luminosas. Questão 7 Os portadores do vírus HIV, agente causador da aids (síndrome da imunodeficiência adquirida), são tratados com os chamados coquetéis antivirais, que combinam drogas inibidoras da transcriptase reversa com drogasinibidorasdeproteases. a) Por que a transcriptase reversa é essencial para que o vírus HIV se multiplique? b) Como o vírus HIV causa a imunodeficiência em humanos? a) A transcriptase reversa é a enzima viral responsável pela produção do DNA viral a partir do molde de RNA do retrovírus. Após a transcrição reversa, esse material genético pode utilizar as enzimas da célula hospedeira (DNA polimerase) para que a multiplicação se torne possível. b) O HIV destrói linfócitost 4, células que têm um papel central na atividade do sistema imunitário, uma vez que ativam outros linfócitos (T8 e B). Assim, com a destruição dos linfócitos T 4, várias etapas, em especial a produção de anticorpos, ficam inibidas. Questão 8 Indique as faixas de intensidades luminosas (I, II, III) em que a) ocorre aumento da quantidade de matéria orgânica na planta. Justifique. b) a planta absorve gás oxigênio do ambiente. Justifique. Três grupos de sapos foram mantidos em três temperaturas diferentes: 5 o C,15 o C e25 o C.O gráfico abaixo foi construído a partir das medidas das quantidades de gases trocados entre os animais e o ambiente em cada uma dessas temperaturas. a) O aumento da quantidade de matéria orgânica na planta ocorre nas faixas de intensidades luminosas II e III, onde a planta ultrapassa seu ponto de compensação fótico (PCF). Nela, a taxa de fotossíntese supera a taxa de respiração diante da quantidade de CO 2 absorvida. b) O gás oxigênio do ambiente é absorvido na faixa de intensidade luminosa I, onde a planta encontra-se abaixo do ponto de compensação fótico. Nessa faixa, a taxa de respiração é superior à taxa de fotossíntese, demonstrada pela liberação de CO 2 por parte da planta.

biologia 4 a) Nos sapos, os papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração mudam durante o ano. Justifique essa afirmação, com base nos dados do gráfico. b) Um sapo inalou gás oxigênio radioativo. Qual será a primeira substância, diferente de gás oxigênio, a ser identificada nas mitocôndrias das células desse sapo? a) Durante o ano, em temperaturas baixas, a pele tem um papel relativo maior na captação de O 2 do que os pulmões. Em temperaturas mais altas, os pulmões têm um papel relativo maior na absorção de O 2, quando comparado com a pele. b) O sapo inalou gás oxigênio radioativo. Então, a água será a primeira substância a ser identificada nas mitocôndrias das células desse animal. a) Trata-se de um caso de herança autossômica dominante. Isso porque o indivíduo II-5 tem a doença. Se fosse herança ligada ao sexo dominante, a sua mãe I-2 deveria ter a doença, mas não a tem: Portanto, trata-se de herança autossômica dominante: b) III-7 (Aa) x III-8 (Aa). c) A probabilidade é 25% Questão 9 No heredograma, estão representadas pessoas que têm uma doença determinada por um alelo mutante dominante em relação ao alelo normal. Questão 10 No desenho abaixo, estão representados dois cromossomos de uma célula que resultou da 1ª divisão da meiose de um indivíduo heterozigótico AaBb. a) Responda se a doença tem padrão de herança ligado ao X ou autossômico, indicando a situação do heredograma que permitiu sua conclusão. b) Quais os genótipos do casal de primos III-7 x III-8? c) III-8 está grávida de uma menina. Calcule a probabilidade de que essa menina, filha de III-7 e III-8, não tenha a doença. Esquematize esses cromossomos, com os genes mencionados, a) no final da interfase da célula que originou a célula do desenho. b) nas células resultantes da 2ª divisão meiótica da célula do desenho. c) em todas as células resultantes da meiose que originou a célula do desenho.

biologia 5 Indivíduo heterozigoto: AaBb.