Aonde usar amostra e população estatistica

Em nossa missão especial para mostrar que estatística não é um bicho de sete cabeças e que ela deve definir o futuro próximo dos setores de marketing (tendo papel chave em ações de marketing analítico, por exemplo) começamos falando um pouco sobre o papel das variáveis (provamos que é super simples). 

Hoje vamos aprofundar um pouco, trataremos de três palavras-chave do cálculo estatístico: população, amostra e censo. Vamos lá?

Atenção: ao final deste post, você receberá um presente especial: nossa Calculadora de Estatística Básica. Acredite, ela irá facilitar muito a sua vida e a de seus colaboradores!

Conceitos de população, amostra e censo

As definições são as seguintes:

  • População: É o conjunto completo de todos os elementos a serem estudados.
  • Censo: É analisar todos os elementos extraídos de uma população.
  • Amostra: É um subconjunto de elementos extraídos de uma população para fins de estudo. Em palavras mais simples, é extrair somente uma parte para estudo. A partir de uma amostra é possível tirar conclusões para o resto da população, ou seja, inferir (calma, explicaremos esta segunda parte ao longo deste post).

Ou seja: População = população brasileira; censo = uma pesquisa com toda a população brasileira; amostra = uma pesquisa com um número x de pessoas que podem representar a população brasileira como um todo.

Exemplos de população, amostra e censo em ação de marketing digital

Após este exemplo mais simples, que tal aplicarmos as ideias de população, amostra e censo a uma estratégia de marketing digital de grande porte? Acompanhe:

  • Quero saber qual é o tempo gasto nas atividades realizadas por todos funcionários da empresa X.


População:
Funcionários da empresa X.

Variável de Estudo: Tempo Gasto nas Atividades.

Tipo de Variável: Quantitativa Contínua (não lembra? Confira em nosso post ).

Censo: Nesse caso seria analisar o tempo gasto nas atividades de todos os funcionários da empresa X.

Amostra: Nesse caso seria selecionar somente 10 funcionários da empresa X e analisar o tempo gasto por eles nas suas atividades.

Amostra vs. Censo: prós e contras

Após conferir nosso exemplo, você pode estar se perguntando: quando devo usar o censo e quando devo usar uma amostra? Como isso influencia nos meus resultados?

 Vantagens da amostra:

  • Se a população é infinita ou muito grande, o censo torna-se inviável. Por exemplo, em uma fábrica de parafusos é impossível analisar o censo, já que são muitos produtos produzidos em um rápido período de tempo.
  • Os custos para examinar uma amostra são menores. Por exemplo, imagine quanto custa examinar todos os parafusos de uma fábrica em comparação a 1.000 itens?

Cabe ressaltar que, apesar do uso de amostra ser vantajoso, é necessário que ela seja representativa da população em estudo. Caso contrário as estimativas e inferências obtidas com ela não têm valor. Um erro muito comum é crer que quanto maior amostra, melhor. Não: a amostra não precisa ser grande demais, nem muito pequena e sim representativa

Vantagens do censo:

Populações pequenas podem permitir o censo;

  • Se amostragem é especialmente grande em relação ao tamanho da população, às vezes se justifica o censo.
  • Somente através do censo obtemos o valor do parâmetro, medida numérica que descreve uma característica da população (saiba mais sobre parâmetro em nosso próximo post).

Estão são as informações sobre população, censo e amostra que você precisa saber para sua ação de marketing. Mas este post não para por aqui, para ajudar sua empresa a engrenar em ações de analytics, desenvolvemos a Calculadora de Estatística Básica. Ela é super simples, e vem com um manual de instruções embutido para facilitar ainda mais a sua análise de dados e a vida da sua equipe. Baixe gratuitamente clicando abaixo!

Toda pesquisa estatística precisa atender a um público alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa. Esse público alvo recebe o nome de população e constitui um conjunto de pessoas que apresentam características próprias, por exemplo: os usuários de um plano de saúde, os membros de uma equipe de futebol, os funcionários de uma empresa, os eleitores de um município, estado ou país, os alunos de uma escola, os associados de um sindicato, os integrantes de uma casa e várias situações que envolvem um grupo geral de elementos. A população também pode ser relacionada a um conjunto de objetos ou informações. Na estatística, a população é classificada como finita e infinita.

População finita: nesses casos o número de elementos de um grupo não é muito grande, a entrevista e a análise das informações devem abordar a todos do grupo. Por exemplo:

 As condições das escolas particulares na cidade de Goiânia. Se observarmos o grupo chegaremos à conclusão de que o número de escolas particulares em Goiânia é considerado finito.

População infinita: o número de elementos nesse caso é muito elevado, sendo considerado infinito. Por exemplo:

 A população da cidade de São Paulo. Amostra diz respeito a um subconjunto da população, fração ou uma parte do grupo. Em alguns casos seria impossível entrevistar todos os elementos de uma população, pois levaria muito tempo para concluir o trabalho ou até mesmo seria financeiramente inviável, dessa forma, o número de entrevistados corresponde a uma quantidade determinada de elementos do conjunto, uma amostra.

Por Marcos Noé Graduado em Matemática

Equipe Brasil Escola

Estatística - MatemáticaBrasil Escola 

Ao realizar uma pesquisa de mercado é importante ter em mente qual será a sua população e deixar claro qual a amostra do estudo.

Apresentar dados de pesquisa sem informar quem respondeu (sejam características demográficas ou comportamentais) é um dos erros mais comuns na área de comunicação.

Este artigo tem como objetivo explicar, de maneira simples, a diferença entre população e amostra em uma pesquisa de mercado. Fale a verdade: você sabe, exatamente, o que é cada coisa? Veja só!

O que é população e amostra da pesquisa de mercado

Vai ser fácil entender o que é população e amostra da pesquisa com nossos exemplos.

Acompanhe esse primeiro: quantas vezes você leu um artigo ou visualizou um vídeo com diversos números percentuais, como “80% consomem a marca X de chocolate”, mas em nenhum momento do conteúdo são apresentadas informações do que representam esses 80%.

Em qual cidade ou país a pesquisa foi realizada? Qual a classe social e idade dos respondentes? Tudo isso é muito amplo, concorda?

Photo by Ryoji Iwata / Unsplash

Esse tipo de omissão é muito comum, mas trata-se de um erro que deve ser evitado para garantir mais veracidade e qualidade aos seus dados e análises.

Ao apontar a população e a amostra do seu estudo, as pessoas terão conhecimento de quem respondeu à pesquisa. Se eles são de uma região ou cidade específica, se a empresa trabalhou com pessoas de classe AB ou DE , jovens ou idosos, entre outros.

Veja mais em: Critério Brasil: como segmentamos os respondentes do painel MeSeems

Ter um conhecimento claro destas informações é importante para a análise dos resultados e tomada de decisões estratégicas em sua empresa. Isso também oferece mais credibilidade ao estudo.

Uma empresa que trabalha com um produto para a classe C, não pode ter como base ou verdade uma pesquisa realizada somente com uma amostra da classe AB, já que isso levaria a diversos erros de interpretação.

E qual é a diferença entre população e amostra?

Selecionamos um exemplo visual que pode ajudar a entender o que é população e amostra em uma pesquisa de mercado. Veja estas definições:

A amostra é uma parte menor de uma população - MindMiners
População – é o grupo mais abrangente de pessoas que você pretende representar com sua pesquisa e resultados. Podem ser pessoas da classe AB, consumidores de refrigerante, moradores de uma região, ou qualquer outro perfil. Tudo depende do seu objetivo.
Amostra – São as pessoas dentro da sua população que irão responder à pesquisa. Se a minha população são moradores de uma determinada região, vou selecionar algumas pessoas dentro desse grupo para compor a minha amostra da pesquisa.

Portanto, amostra é esse grupo de indivíduos que responderam à sua pesquisa. É importante destacar que as pessoas para as quais você enviou a pesquisa, mas não responderam, não compõem a amostra.

Vamos pensar agora em mais alguns exemplos?

Se queremos realizar uma pesquisa sobre a categoria de cerveja, nossa população será todas as pessoas que consumiram cerveja nos últimos 30 dias e que têm 18 anos ou mais.

Definição de amostra de pesquisa de mercado - MindMiners

Seria impossível realizar pesquisas com todos os consumidores, já que isso demandaria um tempo, logística e custo absurdos. Em vez disso, trabalhamos com uma amostra de pessoas que fazem parte desta população e as respostas delas irão representar o total de consumidores.

Agora que você já sabe o que é população e amostra da pesquisa, entenda como definir uma amostra de pesquisa.

Na MindMiners, primeiramente, o cliente define qual será a população que quer trabalhar em sua pesquisa. Isto é: qual é o perfil de respondentes, tanto demográfico quanto comportamental, que deseja ouvir.

Com base nisso, é traçada a amostra, que indica quantas pessoas dentro do nosso painel de respondentes, o MeSeems,  irão responder à pesquisa.

Definida a amostra, o questionário é enviado aleatoriamente para algumas pessoas dentro do perfil desejado, de maneira automatizada e transparente para que nossos clientes possam acompanhar tudo de perto.

Que tal começar a pesquisar e conversar realmente com seu público-alvo? Experimente nossa plataforma de pesquisa automatizada com este trial gratuito por 15 dias!

Última postagem

Tag