A grande festa popular e folclorica

Ouça este artigo:

Folguedos são festas populares que fazem parte do folclore brasileiro, envolvendo música, dança e teatro. Os Folguedos são formados por aspectos culturais dos povos indígenas, africanos e portugueses, e ao longo do tempo, foram sofrendo algumas mudanças e recebendo novas características.

Os principais Folguedos são:

Afoxé: Dança de origem africana, ligada aos rituais do candomblé (religião afro-brasileira). A manifestação é típica da Bahia e ocorre em época de carnaval, no entanto, não é um desfile carnavalesco.

Bumba-meu-boi: Dança de rua que conta a história sobre a morte e ressurreição de um boi. Acontece em todo país entre novembro e janeiro, e possui nome diferenciado de acordo com cada estado brasileiro. Possui elementos culturais africanos, indígenas e portugueses, e é típico do nordeste.

Caboclo: Danças que representam a cultura indígena. As apresentações são muito comuns em Pernambuco e Paraíba.

Cavalhada: Apresentação teatral baseada numa batalha medieval entre cavaleiros cristãos e mouros (muçulmanos). A brincadeira reúne várias etapas como jogo de argolas, corrida de cavaleiros, desfiles, provas e outras atividades. O folguedo é conhecido principalmente em cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Congada: Manifestação cultural afro-brasileira que envolve canto, dança e música. A congada celebra em forma de procissão as entidades dos cultos africanos, identificadas com santos da igreja católica.

Folia-de-reis: Apresentação pública onde são homenageados os três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Belchior), que presentearam o menino Jesus em seu nascimento.

Maracatu: Dança e música que envolvem culturas africanas, indígenas e portuguesas. A manifestação surgiu em Pernambuco e possui traços marcantes com seus figurinos coloridos e extravagantes.

Marujada: Conhecida também como Fandango, é uma representação das conquistas e descobrimentos marítimos dos séculos XVI e XVII, por meio de encenação, música e dança. Além das descobertas, a apresentação também fala sobre a difícil vida dos marinheiros em alto mar. Típica da região Nordeste.

Pastoril: Encenação onde o tema principal é sobre o anúncio do nascimento de Jesus Cristo pelo anjo Gabriel.

Reisado: Os participantes desfilam pelas ruas, dançando, cantando e pedindo donativos. Acontece em época de Natal e é muito comum no Nordeste.

O Brasil é abundante. De praias, sabores, culturas e tradições. Cada região tem um passado diferente e celebra suas raízes em festas tradicionais próprias. A mistura de índios, africanos e europeus formou o Brasil de maneira truculenta. Mas essa cicatriz não é a única hoje.

O mundo chega todo dia em nosso litoral e nós, fomos conquistando o mundo. Somos deliciosamente impossíveis de definir, dispensamos etiquetas e sabemos viver, temos os melhores destinos para uma viagem pelo país!

Festas populares brasileiras no Norte:

1. O Festival de Parintins do Amazonas

O Festival de Parintins é uma das mais importantes festas do folclore brasileiro. 

O Bumbódromo, arena que recebe a batalha entre o Caprichoso e o Garantido fica na pequena cidade de Parintins mesmo, mas você pode se hospedar em Manaus e participar dessa festa azul e vermelha.

O voluntariado na cidade de Manaus, é uma alternativa para viver a cultura local e economizar. Todo mês de junho, viajantes do mundo todo chegam na cidade para viver intensamente essa mistura de lendas amazônicas com rituais indígenas e costumes ribeirinhos que farão você querer conhecer todo o estado amazonense e sua região.

 2. A Festa de São Benedito do Pará

Também conhecida como Marujada de Bragança, além de festa popular, é uma das manifestações de religiosidade mais fortes do Brasil. 

Entre o xote e o retumbão, pandeiros e rabecas os marujos festejam a permissão de celebrar São Benedito, o santo negro, concedida aos escravos da região no século XIX. Além das festas populares, quem faz voluntariado em Belém do Pará prova o verdadeiro açaí do norte, os sabores do Mercado Ver-o-Peso e um pouco mais da história do Brasil. 

Continue viajando, leia: Guia de atrações gratuitas na Chapada dos Veadeiros

Festas populares brasileiras no Nordeste:

3. A Festa do Bonfim da Bahia

A lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, é uma das tradições mais conhecidas do Brasil. 

Ela começou quando escravos foram obrigados a lavar os degraus da igreja, uma semana antes da festa do santo. Até hoje, a cerimônia das Águas de Oxalá acontece na primeira semana de Janeiro. Aproveite seu voluntariado em Salvador para participar, com as baianas, da festa religiosa que leva água de cheiro, cantos, tambores e ensinamentos sobre a cultura do Nordeste que acrescentarão muito em sua viagem pelo Brasil!

4. A Festa Junina de Recife

A famosíssima Festa Junina é celebrada em praticamente todas as escolas do Brasil, mas é em Caruaru que está a maior festa popular brasileira ao ar livre.

O mês de Junho une as comemorações de São João, Santo Antônio e São Pedro, formando uma das manifestações de religiosidade brasileiras que não segue uma só tradição. Só não pode faltar fogueira, quentão, correio elegante, quadrilha e paçoca. Aproveite seu voluntariado em Recife para conhecer a celebração em diferentes cidades. Caruaru e Olinda são destinos imperdíveis. 

Leia também: Eu mudei e isso não tem volta: comecei meu mochilão pelo Brasil

5. A Festa do Divino do Maranhão

A Festa do Divino é celebrada em diversas cidades brasileiras, mas é em São Luís do Maranhão que se celebra com força, por dias a fio.

A diferença do Divino e de outras festas populares religiosas, é que a tradição e a fé ainda dirigem os festejos na capital e no interior. São dias de festa, comidas, roupas, danças e ritmos girando em torno do Divino Espírito Santo. Cada cidade celebra de sua forma, e segundo Bartira Menezes, que levou a festa para São Paulo: 

“Não existe jeito errado. O intuito é cultuar Deus seja qual for a possibilidade de cada região. Está certo se sentir bem e fazer com amor”, explica.

Veja também: 8 destinos baratos e de tirar o fôlego no Brasil

Festas populares brasileiras no Sudeste:

6. O Congado de Minas Gerais

O Congado de Chico Rei, de Ouro Preto, é uma daquelas tradições do Brasil que conta nossa história. 

Francisco era um Rei no Congo, até ser trazido em um nau portuguesa para trabalhar no ciclo do ouro em Minas como escravo. Além de ter perdido sua família, trabalhou até comprar a liberdade de seu único filho e, posteriormente, de outros escravos. A Congada, que começa antes do natal e termina no dia de reis, relembra a história de Chico e você pode participar da festa como voluntário em Ouro Preto.  

7. O Carnaval do Rio de Janeiro

Ame ou odeie, nosso carnaval é famoso até na China.

O Carnaval é uma das tradições do Brasil mais respeitadas. Foliões sérios trabalham o ano todo por sua escola de samba, já os descontraídos, deixam de trabalhar em fevereiro para festejar na rua acompanhando os cordões. Como voluntário no Rio de Janeiro durante a época, você vai viver essa festa popular brasileira sim ou sim. Pode ser muito bom. 

Leia também: As mais incríveis cachoeiras da chapada dos veadeiros, em Goiás

Festas populares brasileiras no Sul:

8. A Oktoberfest de Santa Catarina

Viaje para Alemanha sem precisar de passaporte em uma festa que celebra a resistência e trajetória de imigrantes que vieram para o Brasil. 

Seja voluntário em Blumenau no mês de outubro e participe da famosa Oktoberfest, festival popular da Alemanha que virou tradição brasileira. Nessa festa folclórica, que começou com a imigração de alemães para o sul do Brasil, não pode faltar cerveja, música e comidas típicas. 

Gostou do texto? Deixa seu thanks e seu comentário! Também aceito sugestões de temas para o próximo post. Me acompanhe  nas redes sociais do projeto Sola no Mundo, é só buscar @solanomundo, ou no meu site. Continue sua viagem pelo Brasil com a Worldpackers, leia também: 

Por Lígia Saba 

Diversão, cultura e originalidade marcam as festas populares brasileiras que agitam e compõem a identidade cultural do país. De Norte a Sul, em diferentes épocas do ano das celebrações religiosas e folclóricas, passando por eventos culturais e chegando às festividades regadas a muita cerveja, há opções para todos os tipos de crenças e expectadores. A tradição das festas populares brasileiras oferece muita diversidade, por isso, o Brasil é conhecido como um dos países de maior representação cultural no mundo. Pensando nisso, listamos 10 festas famosas, em diversos estados, para aproveitar ao máximo e de diferentes formas. Vem conhecer um pouco mais sobre cada uma delas!

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

10. Lavagem do Bonfim 

LEIA TAMBÉM

• Nova Veneza: festival de cultura e gastronomia italianas tem nova data• Enel abre inscrições com R$ 3 milhões para projetos culturais em Goiás• Fica 2022 terá show de Vanessa da Mata; veja outras atrações

Celebrada por católicos e praticantes do candomblé, a Lavagem do Bonfim é uma das maiores manifestações populares e religiosas de Salvador, na Bahia, e acontece tradicionalmente na segunda quinta-feira de janeiro. A procissão começa na Igreja da Conceição da Praia e arrasta uma multidão vestida de branco que caminha por 7 km até a Basílica do Senhor do Bonfim. Chegando lá, aproximadamente 200 baianas vestidas a caráter lavam as escadarias do templo com água-de-cheiro em homenagem a Oxalá, um dos orixás mais importantes do candomblé e da umbanda.

9. Festival Folclórico de Parintins 

Também conhecido como Festa do Boi Bumbá, o Festival Folclórico de Parintins acontece em junho, no Amazonas. As pessoas se reúnem no estádio, que tem formato de uma cabeça de boi, conhecido como Bumbódromo, com capacidade para mais de 35 mil pessoas. Nele, há o combate entre dois bois: o Garantido, representado pela cor vermelha, e o Caprichoso, azul. O Festival de Parintins é o maior espetáculo de ópera a céu aberto da América Latina e o maior de folclore no mundo.

8. Festa do Peão de Barretos

É a maior festa sertaneja do Brasil, muito tradicional da região sudeste, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos acontece em agosto e é organizada pela Fundação de “Os Independentes”. A Festa do Peão dura, mais ou menos, dez dias, por ser uma das festas populares brasileiras mais tradicionais, o evento cresce a cada ano, tanto em tamanho, quanto em duração. Com atrações como rodeios e shows sertanejos, atualmente, o evento principal da Festa de Peão é realizado em uma área de mais de 110 hectares, que foi projetada por Oscar Niemeyer, e tem capacidade para abrigar mais de 30 mil pessoas.

7. Folia de Reis 

De tradição católica, a Folia de reis é uma festa folclórica também conhecida como Reisado ou Festa de Santos Reis. Comemorada entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, celebra a ocasião em que, segundo a história, os Reis Magos conheceram o Menino Jesus. A festa é marcada pela presença de: um mestre, um contramestre, os reis magos, foliões e palhaços. Todos se vestem a caráter e saem pelas ruas cantando os versos criados e tocando instrumentos como acordeões, violas, pandeiros e sanfonas. A festa acontece em inúmeras regiões do país, mas é em Muqui, no Espírito Santo, que acontece o maior encontro nacional de Folia de Reis.

6. Congada

Entre as festas populares brasileiras que trazem a celebrações da fé e mística, a Congada representa as crenças angolanas e católicas, com musicas, danças e encenações. A festa se tornou famosa principalmente em cidades do interior de Minas, Paraíba, Pernambuco e Paraná. Ela é realizada no mês de outubro e mostra as cruzadas e a coroação dos reis africanos do Congo. Uma das festas populares brasileiras com maior riqueza histórica e simbólica.

5. Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil, registrado desde 2004 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Trata-se de de uma procissão católica que acontece em Belém, no Pará, no segundo domingo do mês de outubro, há mais de dois séculos. O objetivo dessa comemoração é homenagear Nossa Senhora de Nazaré, um dos títulos dados à Maria, mãe de Jesus. A caminhada começa na Catedral de Belém e vai até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta por 15 dias, para os fiéis venerarem e fazerem seus pedidos. São cerca de 2 milhões de seguidores todos os anos.

4. Bumba meu Boi

Típica das regiões norte e nordeste, a festa do Bumba meu boi realiza-se entre os meses de junho e julho e inclui muita dança, desfiles e encenações teatrais da lenda, que conta como a ressurreição de um dos bois preferidos do patrão de Mãe Catirina e Pai Francisco deu origem a essa tradicional comemoração brasileira. No Maranhão, a sua comemoração remonta ao século XVIII, onde vários grupos de bumba meu boi se apresentam em vários arraiás. O bumba meu boi maranhense carrega os títulos de Patrimônio Cultura do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

3. Cavalhadas 

De origem portuguesa, a Cavalhada mais popular do país realiza-se em Goiás, há cerca de 200 anos. Com duração de três dias, a festa consiste em desfiles a cavalo ao som de muita música. Vestindo trajes típicos, de veludo, muito coloridos e brilhantes , os participantes encenam batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (vestidos de vermelho). A encenação representa as batalhas ocorridas entre os séculos IX e XV durante a ocupação de Portugal e Espanha pelos mouros.

2. Festa Junina 

Em cada região do país esse evento tem um nome diferente, o que não tira seu brilho e posição entre as maiores festas populares brasileiras. Originalmente mais tradicional no Nordeste, a Festa de São João ganhou o Brasil todo e é marcada por muita comida, músicas e decorações típicas. Realizada ao longo do mês de junho, mês dos santos populares – Santo Antônio, São João e São Pedro, é uma festa carregada de vários tipos de tradições, desde a culinária, à típica dança da quadrilha e as brincadeiras – pescaria, correio elegante e boca do palhaço, por exemplo. Na culinária, não podem faltar os pratos que têm o milho como ingrediente principal, tais como bolo de fubá, pipoca e pamonha. Apesar de acontecer no pais inteiro, o São João de Campina Grande, na Paraíba, é considerado o maior do mundo e recebe mais de 3 milhões de visitantes em 31 dias de festa.

1. Carnaval 

O Carnaval é uma das festas brasileiras mais conhecidas no mundo. De origem pagã, desde o início o carnaval cativou as pessoas, que podiam se divertir escondendo a sua identidade e trocando os papéis sociais mediante o uso de máscaras, tradição que surgiu em Veneza. Comemorado em todo o país, entre fevereiro e março, cada região apresenta as suas particularidades. A festa começou a ser comemorada na época colonial, com o festejo dos escravos nas senzalas, aos poucos, foram surgindo os frevos, afoxés e enredos de samba que conhecemos hoje.