3. o que são os espinhos presentes nos cactos? por que os cactos apresentam essas estruturas?

3. o que são os espinhos presentes nos cactos? por que os cactos apresentam essas estruturas?
ÁreaCódigoNívelAnoInstituição de Origem
EN01511944Associação Geral


  1. Citar as principais características de um cacto.
  2. A qual família pertencem os cactos?
  3. O que são os espinhos presentes nos cactos? Por que os cactos apresentam essas estruturas?
  4. Mencionar 3 utilidades dos cactos ao homem e/ou ao ambiente.
  5. Em que região há mais quantidade de cactos? Por quê?
  6. Qual a diferença e a relação entre cactos e suculentas?
  7. Esquematizar um cacto e identificar suas partes.
  8. Conhecer e identificar, ao natural ou em fotografias, 15 espécie de cactos.
  9. Cultivar pelo menos, 3 espécies de cactos durante 2 meses.
  10. Preparar e consumir um alimento a base de cacto.
  

Você já deve ter visto uma plantinha cheia de espinhos e com caule rico em água decorando alguma casa, não é mesmo? Muito usados na decoração, os cactos, como são popularmente conhecidos, são plantinhas extremamente especializadas em sobreviver em locais com pouca água. Graças a essa adaptação, são encontrados amplamente na região Nordeste de nosso país. Vamos conhecer mais sobre essas plantas?

Características dos cactos

Os cactos são plantas pertencente à família Cactaceae, uma família que possui em torno de 1400 espécies diferentes. Apesar de ocorrerem principalmente nas Américas, é possível encontrar representantes na África, Austrália e Índia.

Sem dúvidas, a principal característica dos cactos é a presença de um caule suculento e cheio de espinhos. Algumas espécies apresentam folhas bastante reduzidas e outras não apresentam nenhuma dessas estruturas. Por essa razão, a fotossíntese é realizada principalmente no caule, onde é possível observar a presença de estômatos.

As flores dos cactos são normalmente vistosas, variando muito de uma espécie para outra. Possuem pólen e néctar que atraem muitos visitantes, como insetos e morcegos. O fruto dessas plantas também possui espinho, facilitando, assim, a dispersão por intermédio de mamíferos.

Adaptações ao ambiente seco

3. o que são os espinhos presentes nos cactos? por que os cactos apresentam essas estruturas?

Os cactos são encontrados em ambientes secos

Os cactos são encontrados principalmente em ambientes secos, como na Caatinga, bioma do Nordeste brasileiro. Para sobreviver nessas regiões, o cacto conta com uma variedade de adaptações que permitem a economia e o acúmulo de água.

Os cactos, como já dito, possuem folhas reduzidas, uma característica que diminui a perda de água por transpiração. Essa característica poderia influenciar diretamente na fotossíntese da planta, entretanto, os cactos possuem caules capazes de realizar o processo.

Para diminuir a perda de água, o caule dos cactos conta com a presença de uma cutícula, que diminui a evaporação. Além disso, o caule funciona ainda como uma reserva, uma vez que é rico em água.

Utilização dos cactos

Os cactos são muito usados para ornamentação, mas também existem espécies comestíveis, como é o caso dos frutos das plantas do gênero Opuntia, que são chamadas tradicionalmente de palmas. Há ainda espécies medicinais, que atuam como cicatrizantes, anti-inflamatório, em tratamento de doenças do sistema digestório e respiratório etc.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Ouça este artigo:

Os cactos são plantas espinhentas, pertencentes à família das cactáceas (cactaceae). Conseguem sobreviver em ambientes extremamente quentes ou áridos, pelo fato de terem a capacidade de acumular água em seus tecidos.

Caracterizam-se por serem cilíndricos, globosos, angulosos ou achatados, e possuem variados tamanhos. O mais alto é o Pachycereus pringlei, cuja altura máxima registrada foi a de 19,20 metros. Já o menor registrado é o Blossfeldia liliputiana, dos Andes Bolivianos, com cerca de apenas um centímetro de diâmetro.

3. o que são os espinhos presentes nos cactos? por que os cactos apresentam essas estruturas?

Cactos no deserto. Foto: JL Jahn / Shutterstock.com

Suas folhas são reduzidas e foram modificadas em espinhos para se adaptar às necessidades da planta. Somente reduziram seu tamanho de modo a diminuir a área de superfície pela qual a água é perdida pela transpiração. Existem espécies cujas folhas são notavelmente grandes e normais, enquanto em outras espécies são minúsculas. Os espinhos, predominantes nos cactos crescem de estruturas chamadas de areolas. O caule grosso e cascudo é fundamental para sobrevivência da planta. É ele que é responsável pela respiração, pois no caule que se localizam os estômatos. Além disto, no caule também é armazenada a água.

As flores são isoladas, em geral muito grandes, radialmente simétricas e hermafroditas. Abrem tanto durante o dia como também durante a noite, dependendo da espécie. Todas as espécies de cactos florescem, porém existem alguns tipos que somente irão florescer após 80 anos de idade ou atingir altura superior a dois metros.  Algumas espécies produzem frutos comestíveis, como é o caso da Opuntia Fícus, também conhecido como figo-da-índia, e o Hylocereus.

Os cactos são encontrados nas Américas, desde o Canadá até a Patagônia, como também no Caribe. Possuem expectativa de vida elevada, podendo sobreviver mais de 200 anos. Na região Nordeste do Brasil, é muito comum encontrar o cacto mandacaru (Cereus peruvianus). Há, também, os cactos chamados 'flores-de-maio', que são cactos ornamentais encontrados com grande facilidade em floriculturas e que, na natureza, ocorrem em florestas que vão do estado de Santa Catarina até o estado do Espírito Santo.

Cultivados no mundo inteiro, os cactos são usados como ornamento em vasos ou em jardins decorativos. O cacto dourado do tambor (Echinocactus grusonii) é uma espécie muito valorizada em projetos de paisagismo.  É importante lembrar que estas plantas preferem ambientes abertos e com muita insolação, e não suportam excesso de umidade. Quem deseja cultivar cactos deve estar ciente destas informações.

Referências Bibliográficas: http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/curiosi1.html#topo1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Cactaceae

http://www.cactoslucia.com.br/cultivo/cactos/surgimento%20e%20significado.pdf

Os cactos são plantas espinhentas, pertencentes à família das cactáceas (cactaceae). Conseguem sobreviver em ambientes extremamente quentes ou áridos, pelo fato de terem a capacidade de acumular água em seus tecidos. Caracterizam-se por serem cilíndricos, globosos, angulosos ou achatados, e possuem variados tamanhos. O mais alto é o Pachycereus pringlei, cuja altura máxima registrada foi a de 19,20 metros. Já o menor registrado é o Blossfeldia liliputiana, dos Andes Bolivianos, com cerca de apenas….


Page 2

QUESTÃO 2 Vocês viram que nas comunidades tribais, o “primitivo” imita os deuses, ou seja, cada um repete o que os deuses fizeram no início dos tempos. Com base nesta informação, assinale as alternativas abaixo, marcando V, para as que forem verdadeiras e F, para as que forem falsas. Os mitos e os ritos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, o que promove a separação do grupo e a inovação de comportamentos desejáveis. Desta forma a semente brota da terra, as mulheres se tornam fecundas, as árvores dão frutos, o dia sucede a noite e assim por diante. As danças antes da guerra, representam uma antecipação mágica que visa garantir o sucesso do confronto. As sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Para eles, a natureza está sobrecarregada de deuses, e o sobrenatural penetra em todas as dependências da realidade vivida. Desta forma são constituídas comunidades estáveis, no sentido de que nelas as mudanças acontecem muito lentamente. QUESTÃO 3 No capítulo Comunidades Tribais e Educação difusa, do livro A história da Educação e da Pedagogia – Geral e do Brasil, você estudou que a cultura tribal é predominantemente mítica e de tradição oral. Para esses povos a natureza está “carregada de deuses”, e o sobrenatural penetra em todas as dependências da realidade vivida e não apenas no campo religioso, isto é, na ligação entre o indivíduo e o divino. Considerando este estudo, assinale a alternativa incorreta.

As oposições, inexistentes na própria comunidade, geralmente surgem entre as tribos em guerra, ocasião em que o chefe assume a vontade que a sociedade