Redação sobre a importância da arte na educação

As instituições, principalmente as de ensino infantil, já perceberam que estudar arte é fundamental para desenvolver diversas habilidades e competências importantes para o crescimento saudável, intelectual e físico de uma criança. 

Além do mais, qual criança não gosta de encontrar uma maneira de expressar seus sentimentos, suas dúvidas, suas alegrias, satisfações e, até mesmo, desafios? Apesar de aparentemente ser um trabalho simples, a arte vai além de qualquer expectativa, ela trabalha com questões cognitivas, emocionais, inclusive motoras dos nossos pequenos alunos. 

Diante de todas essas informações, é necessário desenvolver esse assunto de forma mais detalhada. Por essa razão, no conteúdo abaixo, apresentaremos para você as principais informações a respeito da educação artística para as crianças! Boa leitura!

Qual a importância de estudar arte na escola?

Como afirmamos, o estudo das artes auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades e competências que serão levadas da infância para a vida do indivíduo. Isso porque as artes têm a capacidade de trabalhar com a representação da realidade, de uma forma muito subjetiva e individual.

Quando um aluno tem uma disciplina de artes direcionada, ele terá a oportunidade de vê-la como um campo a mais para exercer a sua comunicação, em que terá a liberdade para expressar: 

  • suas aspirações;
  • seus anseios e medos;
  • seus sonhos;
  • seus objetivos;
  • detalhes de sua vida diária a partir de seu ponto de vista.

A arte é uma proposta curricular que envolve a criança e mostra-a a liberdade de realizar reflexões a partir da forma como enxergamos a realidade, isto é, esse será um espaço pessoal, de reinterpretação, de compreensão, acesso ao conhecimento de si e do mundo em contextos, culturas e expressões diversificadas.

Outro fator importante sobre o estudo de arte na escola é o fortalecimento do pensamento crítico no aluno, afinal, essa matéria será uma forma de iniciar um olhar crítico sobre a realidade individual e coletiva. Assim, haverá o trabalho conjunto do desenvolvimento do pensamento crítico, do levantamento de maiores questionamentos junto ao conhecimento do fazer, isto é, da prática.

Portanto, a arte para a criança é movimento, é reflexão, autoconhecimento e expressão em um mundo que, cada vez mais, torna-se digital, menos tátil, mais imediato e baseado em curtidas e comentários nas redes sociais.

Quais os benefícios de estudar arte na escola?

Agora que você conhece a importância de se estudar arte na escola, veja abaixo quais são os benefícios que essa prática traz para os alunos! 

Auxilia a criança a expressar seus sentimentos

Para nós que somos adultos, expressar os sentimentos pode ser uma tarefa complicada e, muitas vezes, repreendida. Muitos fazem terapia para aprenderem a compreender o que sentem, suas emoções e como elas afetam suas ações no cotidiano. Muitos apresentam essa dificuldade, mesmo conhecendo nomes como raiva, saudade, alegria, confusão, tristeza.

No entanto, imagine a criança que, dependendo da idade, ainda tem seu vocabulário limitado, tem dificuldade em expressar suas vontades, dores e anseios e ainda não tem uma compreensão ampliada sobre o mundo e suas relações individuais e sociais? 

Para elas a arte se tornará um veículo de aprendizado sobre si e sobre o mundo. Ela aprenderá a refletir e entender seus momentos de raiva, sobre seus sonhos, metas, vontades, dores, medos, sobre o que lhe traz satisfação. 

A arte será um exercício de autoconhecimento, ferramenta tão importante para assimilar os próprios limites, para delimitar o que é bom ou não para si e para enxergar o mundo a partir de uma perspectiva resiliente.

Ajuda no desenvolvimento da criatividade

Antes de falarmos sobre a criatividade na infância, vamos discutir sobre algumas novas habilidades que as empresas têm pedido de seus colaboradores atualmente. Com o desenvolvimento avançado da comunicação, nosso trabalho cada vez mais digitalizado e mais próximo do público por meio das redes sociais, as organizações têm pedido que seus novos funcionários sejam: 

  • criativos;
  • dinâmicos;
  • abertos para lidar com a diversidade;
  • persistentes;
  • inovadores;
  • possuam autonomia;
  • autoconfiantes;
  • determinados.

Todas essas qualidades estão presentes em bons líderes de empresa, bons gerentes e bons empreendedores. Você sabia que quanto mais cedo desenvolvemos essas habilidades, menos difícil ficará demonstrá-las na vida profissional?

Nesse momento, você pode estar se perguntando “mas estamos pensando no futuro da criança?”. Sim, estamos pensando no futuro, afinal, independentemente da profissão que ela escolha, é muito importante que essas características apareçam no desempenho profissional.

O trabalho com artes na infância será fundamental para que o aluno desenvolva sua criatividade, uma das qualidades mais procuradas em empresas inovadoras, como produção de conteúdo, moda, educação, publicidade, arquitetura e construção, entre diversas outras possibilidades.

Nas aulas de artes, o educando terá contato com outras formas de expressões artísticas, outras culturas, novos universos étnicos, o que se transformará em uma bagagem fundamental de referências para a vida e para idealizar produções cada vez mais criativas.

Possibilita que a criança entenda a sociedade

Compreender a sociedade, suas regras, seus valores, culturas e nossa herança histórica pode ser um trabalho muito árduo para uma criança que chegou recentemente no mundo. Muitas pessoas acreditam que o mundo digital pode trazer todo esse conhecimento de forma rápida e completa. 

No entanto, o trabalho do professor é organizar e ajustar essas informações à faixa etária do aluno por meio das artes, ou seja, a atividade não será apenas teórica, será orientada e aplicada. Por meio da arte, o aluno compreenderá determinadas construções sociais que são em prol de um coletivo e, ao mesmo tempo, poderá construir uma reflexão sobre o significado da arte e a sua relação com a humanidade.

Além do mais, o aluno verá que a arte é uma produção histórica que reflete o pensamento do homem em sua época. Todo esse conceito auxiliará o educando a entender o contexto de formação da humanidade, assim como, o que nos tornamos hoje.

O professor explorará e estudará todos esses conceitos, para chamar o aluno à reflexão sobre a própria cultura e sobre os diversos intercâmbios culturais que foram construídos no decorrer dos tempos

Apura o senso crítico

Como você pensa? Como você toma novas atitudes? Geralmente, acompanha as ideias da maioria das pessoas ou costuma pensar de forma diferenciada, “fora da caixa”? Não se preocupe caso você pense como a maioria das pessoas, isso é algo extremamente normal já que vivemos em sociedade e grande parte de nossas ações são pautadas no desenvolvimento coletivo.

Todavia, em alguns momentos importantes de nossa vida, é significativo pensar por nós mesmos, nos autoconhecermos para nos mantermos coerentes em nossas opiniões e ações. É dessa forma que o senso crítico nos ajudará a desenvolver e valorizar as nossas capacidades individuais perante o mundo. 

Além do mais, a arte faz com que nossa inteligência emocional amadureça, e assim, mesmo diante das adversidades da vida, teremos uma visão positiva, construtiva, resiliente sobre a existência.

Você já imaginou que a arte tem toda essa capacidade de desenvolver esse senso crítico? Afinal, quando aprendemos um conteúdo específico na aula de artes, aprendemos também como pensar sobre ele e como reinterpretá-lo a partir de nossa concepção de vida e de todo o conhecimento prévio que adquirimos no decorrer de nossa formação.

Quais são as modalidades mais trabalhadas atualmente com crianças?

As modalidades que serão trabalhadas com as crianças dependerá do currículo da instituição e do planejamento do professor, que será focado, justamente, nas necessidades do público-alvo. Porém, há determinadas áreas que são gerais e competem a todo aprendizado. Acompanhe! 

Teatro

O teatro trabalha de forma extraordinária toda a capacidade expressiva da criança. Você já observou e admirou aquelas pessoas que sabem se comunicar de maneira ponderada, que sabem articular movimento corporal e fala? Geralmente, essas habilidades são desenvolvidas nas aulas de teatro.

Além do mais, a interpretação é algo natural para o mundo das crianças. Elas têm a capacidade de imaginar e inventar, o que dificilmente o adulto saberá colocar em prática de forma tão autêntica. Portanto, o teatro torna-se essa oportunidade de expressão e de aprendizado sobre a própria comunicação e o próprio corpo. 

Música

A música é uma das formas mais significativas de uma pessoa compreender-se ou expressar-se emocionalmente, tanto que, independentemente da cultura, ela estará presente. Além disso, a música envolve um trabalho com várias partes do cérebro, pois pede do aluno: memorização, boa percepção, interpretação, articulação dos sons, entre outros.

Você já teve contato com aquelas cenas em que uma professora leva uma música para sala de aula e todas as crianças dançam, se divertem, cantam e vivem a música como a melhor expressão de si mesmas?

Isso acontece, pois para a educação infantil, a música despertará o lado lúdico da criança, trará conhecimento de maneira divertida, permitirá a socialização, uma alfabetização mais ágil e, se trabalhar com partituras, com o desenvolvimento das habilidades matemáticas. 

Artes visuais

Primeiramente, é preciso demonstrar que as artes visuais auxiliam de uma maneira muito específica na percepção do aluno sobre as imagens, principalmente, durante a alfabetização. Por exemplo, uma criança aprende o número “8” quando está aprendendo a letra “E” do alfabeto. 

Quando ela tem uma compreensão melhor sobre as diferenças entre formas e estética, com certeza, ela terá mais facilidade em diferenciar qual é o número e qual é a letra. O mesmo pode acontecer com as letras “P” e “B” ou “E” e “F”, por exemplo. 

Por segundo, preocupando-se com o seu papel na educação dos filhos, muitos pais atualmente se questionam: “para que meu filho deverá aprender a desenhar? Como as artes visuais podem ajudá-lo a ter uma profissão?”.

Você já notou como o campo de videogames e de produção digital tem crescido atualmente? Os desenhos, além de serem publicados em revistas em quadrinhos, novelas gráficas e publicidade, também são fortes na área de produção visual de jogos digitais e design gráfico de empresas de tecnologia. 

Então, as artes visuais, além de auxiliar no presente, podem colaborar com a criança no futuro, oferecendo oportunidades inovadoras de emprego e produção.

Dança

Quem não fica admirado de observar como uma bailarina se movimenta? De conhecer grupos de dança que têm uma sincronia fantástica? De ver como que um dançarino de jazz improvisa movimentos contemporâneos que são dotados de muita flexibilidade e beleza?

A dança é um esporte que tem essa capacidade de chamar a nossa atenção, pois trata-se de movimento corporal e música juntos em um mesmo ritmo. A sincronia faz-se tão perfeita que ficamos presos na apresentação e buscamos compreender como algo tão complexo pode parecer tão simples quando executado com maestria.

Dança é expressão, música, sincronia, saúde e autoconhecimento. Ela auxilia a criança a desenvolver equilíbrio no corpo e na vida, ou seja, o trabalho é físico e mental. A dança não traz apenas elementos bonitos em sua execução, ela mexe com aquele que dança, trabalha a criatividade, a movimentação rápida, o raciocínio e a compreensão sobre tempo, harmonia e, ao mesmo tempo, firmeza e mobilidade.

Como escolher uma boa escola com educação artística para os filhos?

As obras de arte — considerando corpo, artes visuais, música, artes plásticas e toda forma de expressão subjetiva — resultam de uma construção social, auxiliam a desenvolver uma percepção mais sensível sobre si e as heranças históricas que todo aquele conteúdo traz, alimentando, por sua vez, a percepção crítica.

Nas escolas, a arte é uma lei. Na maioria dos países desenvolvidos, a arte é um elemento fundamental no currículo educacional. No Brasil, de acordo com a Lei 13.278/2016:

  • o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica;
  • a Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.

Essa legislação, com certeza, leva em consideração o poder transformador e formador da arte na escola, principalmente, nos anos iniciais. Então, para escolher uma boa escola com educação artística para os filhos, faça uma pesquisa e procure boas informações sobre:

  • como é a relação família e escola para que você mantenha-se informado sobre as atividades executadas;
  • número de aulas de arte por semana;
  • materiais disponíveis para os alunos executarem seus trabalhos;
  • o que a escola pensa sobre o ensino de artes;
  • converse com o professor da disciplina e conheça sua didática e seu método de ensino;
  • veja nas redes sociais da escola se há alguma divulgação das últimas notícias relacionadas aos trabalhos artísticos dos discentes.

Além disso, ao visitar a escola, verifique se há murais, se há pinturas ou apresentações frequentes dos alunos e de suas produções. Com certeza, assim você conseguirá ter uma percepção ampla, não só se há ou não o trabalho com a disciplina na escola, assim como, conhecer um pouco do que é produzido pelos educandos.

Notou como estudar arte é fundamental para a formação do aluno e do seu futuro como cidadão? Esse aprendizado, principalmente nos anos iniciais, faz-se primordial para o seu crescimento e para a compreensão de si mesmo e seu lugar no mundo!

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre esse assunto e sobre outras informações importantes a respeito do processo educativo? Então, assine a nossa newsletter e aprenda muito mais sobre o assunto!