Qual a importância dos compostos orgânicos

Você já pensou como é importante estudar sobre química orgânica? Os conteúdos dessa área estão presentes no nosso dia a dia, desde no funcionamento do organismo até na comida que comemos. Por isso é fundamental compreender tudo sobre esse segmento para aprender mais sobre o nosso corpo e sobre o mundo ao nosso redor.

Se você deseja iniciar os seus estudos de química orgânica, veja o nosso artigo completo a seguir. Afinal, falaremos sobre o assunto, indicando onde essa área está presente e como estudá-la com mais facilidade. Então, acompanhe as nossas informações e faça bom proveito da leitura!

Qual a importância dos compostos orgânicos

Os melhores professores de Química disponíveis

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

Qual a importância dos compostos orgânicos

O que é química orgânica?

A química orgânica estuda a sintese, a composição e as estruturas dos elementos que apresentam carbono, conhecidos como compostos orgânicos. Já que esses elementos fazem parte dos organismos vivos, pode-se dizer que essa área é, geralmente, chamada de "estudo da vida".

Uma curiosidade sobre a química orgânica é que, inicialmente, se acreditava que os composto orgânicos eram criados somente a partir de organismos vivos. Isso porque não se considerava a possibilidade de criar esses elementos a partir das matérias inorgânicas. Mas após a realização de pesquisas, foi descoberto que se pode sintetizar esses elementos através de transformações químicas.

Essa pesquisas foram realizadas a partir de 1828, quando tudo mudou: um estudioso, chamado de Wohler, conseguiu sintetizar a uréia a partir de elementos inorgânicos. Isso foi necessário para mudar a visão dos pesquisadores em relação aos elementos orgânicos. Atualmente, sabe-se que a maioria dos compostos orgânicos podem ser sintetizados em laboratórios.

Embora muitas pessoas achem que os estudos da química orgânica são complicados, podemos afirmar que essa matéria está muito presente na nossa rotina, o que pode facilitar o entendimento. Afinal, os elementos orgânicos estão presentes no funcionamento do nosso organismo e até mesmo no tecido das nossas calças jeans, como é o exemplo do índigo.

Portanto, se você tem receio em aprender essa matéria, não sinta medo: a química orgânica pode ser observada no nosso dia a dia e serve para compreendermos as transformações naturais, incluindo as mudanças químicas que ocorrem no nosso corpo. Além disso, há vários métodos de ensino que podem facilitar o entendimento desse conteúdo, como a aula de quimica particular. 

Onde a química orgânica está presente no nosso dia a dia?

A química orgânica está presente no nosso dia a dia mais do que imaginamos! Isso porque o nosso organismo conta com vários compostos orgânicos, como os carboidratos, os lipídios e as proteínas. Afinal, as fórmulas dessas "substâncias" são formadas por oxigênio, hidrogênio e carbono.

Vale ressaltar que devido à importância da química orgânica para o nosso dia a dia, essa matéria também se faz muito presente no vestibular. Por isso é importante estudar química Enem e os conteúdos gerais de quimica ensino médio.

A química orgânica está presente na nossa alimentação e no nosso corpo!

Qual a importância dos compostos orgânicos
Alguns elementos orgânicos estão presentas na composição da uva.

Além de estar presente no nosso organismo, a química orgânica também pode ser "vista" na nossa alimentação. Isso porque nos alimentamos, diariamente, de vários compostos orgânicos. Um exemplo disso é quando comemos uva, pois essa fruta contém ácido tartárico, um "elemento" que conta com carbono em sua fórmula.

Mas, vale ressaltar que não só a química orgânica está presente no nosso dia a dia. Isso porque a química, em si, faz parte das funções vitais dos seres vivos. É através das transformações químicas que os alimentos que consumimos se transformam em substâncias necessárias para o funcionamento do organismo, como para manter os órgãos "trabalhando" e produzir energia.

Também é possível "ver" a presença da química orgânica em medicamentos, roupas e outros produtos que utilizamos no dia a dia. Quer ver alguns exemplos? O analgésico conta com dois compostos orgânicos, a aspirina e a morfina. Já em relação aos tecidos, o nylon, o poliéster, o algodão e o linho também contêm "elementos" orgânicos.

A química orgânica faz parte da natureza!

Qual a importância dos compostos orgânicos
O processo de combustão ocorre através de uma transformação da química orgânica.

A química orgânica também está presente na natureza: é através das "equações" químicas que ocorre a fotossíntese. Esse processo é fundamental para a manutenção da vida das plantas. Isso porque a transformação da luz do sol em energia é fundamental para a existência de uma árvore, por exemplo.

Se pararmos bem para pensar, a química orgânica também esteve presente na descoberta do fogo. Isso porque a maioria dos elementos que sofrem combustão são orgânicos. Portanto, no Período Neolítico, quando se descobriu o fogo, o Homo Erectus estava descobrindo como fazer as transformações da química orgânica! Vale lembrar que isso aconteceu há mais de 1,8 milhões de anos.

Diante disso, podemos ver que o homem utiliza os conhecimentos de química orgânica há muito tempo - por mais que não tivessem conhecimento disso. Afinal, os estudos nessa área se iniciaram somente no início do século XIX, quando se percebeu a diferença entre os compostos orgânicos e minerais, os diferenciando entre química orgânica e inorgânica.

Ademais, para finalizar, quase todas as ações comandadas pelos nossos órgãos também são decorrentes das transformações químicas. Quando sentimos alguma emoção, por exemplo, processos aconteceram no nosso organismo para que essa sensação fosse sentida. Isso comprova como a química geral é importante nas nossas vidas!

Onde se aplica a química orgânica?

Qual a importância dos compostos orgânicos
Até mesmo o processo produtivo de garrafas plásticas é realizado a partir da química orgâmica.

Como já foi dito, podemos observar a química orgânica está em quase tudo ao nosso redor: nos medicamentos, nos plásticos, nas nossas roupas, pois ela está muito presente no nosso dia a dia. Mas, para que você compreenda melhor, vamos aprofundar esse assunto. Assim, podemos perceber que a química orgânica não é esse "bicho de sete cabeças" que todos falam!

Se começarmos a falar do nosso corpo, por exemplo, já vem à mente dois compostos orgânicos: a ureia e a glicose. Além disso, se citarmos os organismos de outros seres vivos, sejam animais ou vegetais, também podemos encontrar vários outros elementos orgânicos, como enzimas, vitaminas, etc.

Faça um curso de quimica online!

Para se ter uma ideia, a química orgânica é aplicada até mesmo nos processos produtivos de sabões, tintas e combustíveis! Portanto, os elementos orgânicos são responsáveis por manter as nossas roupas limpas, por possibilitar que os automóveis se locomovam e até mesmo por pintar os tecidos das nossas roupas, por exemplo.

Para ser ainda mais preciso sobre a importância da química orgânica nas nossas vidas, o carbono (elemento principal de uma cadeia orgânica) está presente em quase 18% do organismo humano. Além disso, todas as matérias vivas são constituídas de diferentes estruturas de carbono.

Qual a importância de Friedrich Wohler para a definição de quimica orgânica nos tempos atuais?

Qual a importância dos compostos orgânicos
Friedrich Wohler foi responsável por descobrir que os elementos orgânicos podem ser criados a partir de matérias não vivas através de experimentos químicos. Isso pode ser aprendido em aulas de quimica ou curso técnico em química!

Para começarmos a falar da importância de Friedrich Wohler para a química orgânica na atualidade, que tal voltar um pouco no tempo e discutir sobre o que se pensava dessa área antes das pesquisas desse estudioso?

Bem, logo no início dos estudos da química, essa área foi dividida em duas: a orgânica (que estudava os elementos criados a partir de organismos vivos) e a inorgânica (que estudava os elementos criados a partir de matérias não vivas). O nome "orgânico" foi definido como um derivativo da palavra "organismo".

Essa divisão ocorreu pelo seguinte motivo: acreditava-se que os compostos orgânicos só poderiam ser criados a partir de organismos vivos. Essa teoria foi chamada de "teoria da vida", e perdurou por longos anos.

Apesar dessa ideia ter sido confirmada por muitos pesquisadores, como Jons Jacob Berzelius e Torbern Olof Bergman, em 1928, Friedrich Wohler conseguiu mostrar que essa teoria estava errada através de um procedimento químico que realizou durante as suas pesquisas.

Isso porque ele fez o seguinte experimento no laboratório: transformou cianato de amônio em ureia através de uma reação endotérmica. Portanto, ele "pegou" um elemento inorgânico, e a partir dele, sintetizou um composto orgânico presente no suor dos animais e na urina.

Assim, esse experimento de Wohler foi considerado um divisor de águas nos estudos da química orgânica. Afinal, a teoria anterior foi comprovadamente errada, se descobrindo a possibilidade de criar elementos orgânicos a partir de matérias não vivas. Diante disso, atualmente, a química orgânica é dita somente como o ramo que estuda os "elementos" que contém carbono.

E aí, viu como Wohler foi um agente transformador dos estudos de química orgânica? Esse pesquisador, até os dias atuais, é visto como o "pai" dessa área. Isso porque ele conseguiu comprovar a possibilidade de transformar uma matéria não viva em elemento orgânico, e assim mudar a vida das pessoas. Afinal, esse estudo conseguiu salvar vidas!

Se você tem interesse em aprender mais sobre isso, aproveite para fazer um curso de quimica, seja para se tornar técnico em quimica, fazer trabalho de quimica ou realizar experimentos quimicos para observar uma transformação da matéria. Tudo o que se aprende nessa área é fantástico!