Primeira fase da uel são quantos dias


A Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou as datas do Vestibular 2020. A primeira fase será no dia 20 de outubro de 2019. Já a segunda fase está marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro. A boa notícia é que, neste ano, o vestibular da UEL não vai coincidir com a prova da Universidade Federal do Paraná (UFPR), como vinha acontecendo em concursos anteriores. A prova da UEL também não vai coincidir com o ENEM, que será nos dias 3 e 10 de novembro.

Outra novidade é a inclusão dos novos cursos de Nutrição e de Biotecnologia. O novo curso de Biotecnologia terá duração de quatro anos, período integral e oferta inicial de 20 vagas. O bacharel em Biotecnologia pode atuar nas áreas de saúde, indústria, prestação de serviços, agricultura e pesquisa. Na 2ª fase do Vestibular as matérias específicas serão Biologia, Química e Matemática.

Já a graduação em Nutrição será oferecida já neste vestibular, com a primeira turma iniciando as atividades em 2020, em período integral e duração de quatro anos. O curso foi autorizado no ano passado com expectativa de atender inicialmente 40 alunos em sua primeira turma. As matérias específicas serão Biologia, Química e português.

A lista dos livros e autores que poderão ser cobrados nas provas de Literaturas e de Língua Portuguesa, na 2ª fase do concurso, são as mesmas do ano passado (confira relação completa abaixo).

A hora da estrela - Clarice Lispector.

Alguma poesia - Carlos Drummond de Andrade.

Vozes anoitecidas - Mia Couto.

Amor de perdição - Camilo Castelo Branco.

Clara dos Anjos - Lima Barreto.

Comédia para se ler na escola - Luis Fernando Veríssimo.

O demônio familiar - José de Alencar.

O filho eterno - Cristovão Tezza.

Poemas escolhidos de Gregório de Matos - Gregório de Matos.

Quarenta dias - Maria Valéria Rezende.

🎧 Podcast

5º dia de festival

O vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é aplicado uma vez ao ano, nas cidades de Londrina, Cascavel e Curitiba. Quase 2.600 vagas são oferecidas no processo seletivo.

As inscrições para o Vestibular da UEL são realizadas em agosto e setembro, pelo site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos). A taxa fica em torno de R$ 150, mas há possibilidade de solicitar isenção antes do início das inscrições.

Os pedidos de isenção podem ser feitos por candidatos que possuam Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e através de análise socioeconômica. Neste último, podem concorrer estudantes que frequentaram o Ensino Fundamental e Ensino Médio completo somente na rede pública de ensino. 

Os servidores da UEL e seus dependentes também contam com direito à isenção ou desconto na taxa. Para estes, a modalidade de isenção é chamada Análise Socioeconômica do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC). 

Provas

As provas são aplicadas em duas etapas presenciais, sendo a primeira constituída por 60 questões de conhecimentos gerais acerca dos conteúdos de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. A primeira fase é realizada geralmente entre os meses de outubro e novembro.

Os aprovados nesta etapa passam pelas provas da 2ª fase, aplicadas durante dois dias, geralmente no mês de dezembro, e formadas por 20 perguntas de Língua Portuguesa e Literatura e 10 questões de Língua Estrangeira, além da confecção de uma redação.

Na segunda fase os candidatos também respondem 12 questões discursivas de três disciplinas específicas ao curso escolhido, e os concorrentes aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design Gráfico, Design de Moda e Música, fazem, ainda, prova de habilidade específica, chamada também de PHE.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Baixe aqui as provas da UEL!

Enem e SiSU

Atualmente, os candidatos podem utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso na UEL através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Cada curso oferta porcentagem específica, que varia de 10% a 50%, no número de vagas para ingresso por este Sistema.  

As vagas remanescentes do vestibular tradicional também podem ser oferecidas para participantes do Enem, em vestibulares específicos realizados pela UEL.

A Universidade reserva para o SiSU 17,5% das oportunidades ofertadas. Para concorrer as vagas da UEL pelo SiSU, o candidato precisa ter obtido resultado igual ou superior a 500 pontos na média das notas das quatro provas objetivas da última edição do Enem, além de não ter tirado zero em nenhuma delas. E, claro, se inscrever no Sistema durante o prazo de inscrições.

Cotas

A UEL implantou uma nova metodologia para seu Sistema de Cotas em 2011, que até então dependia do número de candidatos inscritos pelo sistema. Atualmente, 45% do total das vagas de cada curso são reservadas para cotistas. 

Entre as vagas reservadas para os cotistas:

- 20% são destinadas a candidatos que estudaram integralmente as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas;

- 20% para candidatos autodeclarados negros que também estudaram em instituições públicas;
- 5% para candidatos autodeclarados negros independente do percurso de formação.

A 1ª Fase do Vestibular UEL 2020 vai ser aplicada no próximo dia 20 de outubro, às 14 horas, nas cidades de Londrina, Cascavel e Curitiba.

A Prova de Conhecimento Gerais contém 60 questões objetivas das disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. 

Mas antes de conhecer um pouco mais sobre a prova da 1ª Fase, você precisa saber que:

  • O Cartão de Inscrição, com o local e sala de prova, vai ser divulgado no dia 11 de outubro, às 17 horas, no site da COPS.
  • A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) orienta que os candidatos cheguem com 1 hora de antecedência nos locais de prova.
  • A abertura dos portões e das salas começa às 13h20 e, pontualmente, às 14 horas são fechados. Por isso, faça tudo com antecedência e calma, para não ficar assim:

Primeira fase da uel são quantos dias

  • As questões devem ser resolvidas e passadas para o Cartão-Resposta (gabarito) no prazo máximo de 4 horas.

Prova da 1ª fase

Como já adiantamos acima, a Prova de Conhecimentos Gerais possui 60 questões objetivas. Neste tipo de prova, de cinco alternativas (a, b, c, d, e) só uma é a correta. 

Além da forma tradicional, com enunciado e alternativas, as questões do Vestibular UEL podem pedir a análise de 4 afirmações. O candidato deve escolher a alternativa em que as frases são corretas. Por exemplo:

Primeira fase da uel são quantos dias

Há também perguntas que pedem para julgar entre Verdadeiro e Falso e, depois, escolher uma alternativa em que a sequência é correta. É o caso da questão abaixo:

Primeira fase da uel são quantos dias

A opção escolhida deve ser preenchida no Cartão-Resposta – é esta folha que vai ser corrigida para contabilizar o número de acertos.

Provas e gabaritos

É possível acessar o Caderno de Provas dos últimos anos para ter uma ideia de como são elaboradas as questões de Conhecimentos Gerais .

Confira abaixo as 60 questões dos três últimos Vestibulares.

Vestibular 2019 

Primeira fase da uel são quantos dias

Vestibular 2018

Primeira fase da uel são quantos dias

Vestibular 2017

Primeira fase da uel são quantos dias

Provas comentadas

A COPS também disponibiliza as provas comentadas de todas as fases do Vestibular UEL na Revista Diálogos Pedagógicos.

As provas são explicadas nestes dois vídeos pela diretora pedagógica da COPS, Juliana Tonelli.

Para acessar a Revista clique na imagem.

Primeira fase da uel são quantos dias

Correção

Lembra do Cartão-Resposta citado ali em cima? É por meio dele que todas as questões são corrigidas. Uma máquina faz a leitura da folha e identifica o número de acertos de cada candidato.

Os candidatos que fizerem menos de 25% da prova, ou seja, acertarem menos que 15 questões, são eliminados do processo seletivo. Porém, fazer mais do que 15 pontos também não é suficiente para ser aprovado para a 2ª Fase. 

Cada curso possui uma nota de corte e uma pontuação exigida. No Vestibular 2019, por exemplo, o curso de Medicina teve pontuação mínima de 48 acertos pelo Sistema Universal. Já no curso de Biomedicina, a quantidade de acertos mínimos foi de 31 pontos.

A nota de todos os cursos do Vestibular do ano passado está disponível no item Pontuação Máxima e Mínima da 1ª Fase.

Resultado

O gabarito provisório da 1ª Fase do Vestibular 2020 vai ser divulgado no mesmo dia da Prova (20 de outubro) após as 20h. Com ele, já é possível ter uma ideia da quantidade de acertos.

De 20 a 22 de outubro é aberto período para recurso. Quem não concorda com alguma questão ou acha que houve erro nas alternativas, pode entrar com pedido de revisão.

Depois disso, no dia 1º de novembro, a COPS disponibiliza o gabarito definitivo da Prova de Conhecimentos Gerais.

Uma semana depois, dia 8 de novembro, sai resultado da 1ª Fase , às 17 horas, no site da COPS.

Quer saber tudo sobre o Vestibular UEL 2020? Siga @vestibularuel no Facebook e Instagram.

Já quer ficar por dentro do que acontece na UEL? Faça seu cadastro na nossa lista de transmissão do Whatsapp.