Porque os gatos mordem quando fazemos carinho

Porque os gatos mordem quando fazemos carinho

É um enigma, com certeza. Uma hora seu gatinho amado está todo satisfeito com você fazendo carinho onde ele mais ama, e logo em seguida, quando você menos espera, lá estão os arranhões no seu braço ou as marcas de dente.

Você não está sozinho. Muitos tutores de gatos chamam esse comportamento comum de “Mordida de amor”, mas especialistas em comportamento felino têm dado um nome mais formal: Agressão induzida por Carinho, e é um tema pouco conhecido.

Normalmente, um gato amigável procura atenção humana, nesses casos, para suprir uma necessidade de atenção por não receber atenção por um determinado tempo. Tutores descrevem estes gatos como se mudassem de “amigáveis” para “ferais” como se um interruptor de luz fosse ligado.

Algumas possibilidades têm sido propostas para explicar por que os gatos podem fazer isso:

1- Pode ser uma manifestação da chamada Agressão induzida por Carinho, em que os gatos procuram controlar uma situação e mostrar quem está no controle.

2- Pode haver algum estímulo negativo significativo associado a ser acariciado em uma certa região que afeta estes gatos em particular.

3- Estes gatos podem ser especialmente sutis em deixar os seres humanos saberem quando está infeliz, de modo que sua mudança de atitude parece mais brusca do que ela realmente é.

Seja qual for a causa, a boa notícia é que este comportamento não significa necessariamente que você não pode interagir com o seu gato. Observe-o e tente encontrar seu limite, assim, talvez você consiga saber o ponto exato onde precisa parar antes de levar uma mordida 🙂

Fonte: Vetstreet

Tempo de leitura: 4 minutos

Um gato mordendo pode ter vários significados: desde troca de dentes até brincadeiras inofensivas. Porém, quando isso acontece com frequência, pode ser um sinal de alerta para o tutor! Afinal, o que o bichano está querendo dizer com esse comportamento?

Porque os gatos mordem quando fazemos carinho
Porque os gatos mordem quando fazemos carinho

Para te ajudar a entender porque os gatos mordem, o blog da Petz preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema. Lembre-se: sempre que o seu amigo apresentar sinais que fogem do comum, busque a ajuda de um veterinário para um diagnóstico correto! 

Gato filhote mordendo: o que significa

Gato filhote mordendo de leve é um comportamento esperado quando o pet brinca com alguém. Afinal, essa é a maneira que ele tem de demonstrar que está gostando da brincadeira. Em geral, esse comportamento indica apenas que ele quer brincar, mas ainda não sabe fazer isso sem agredir.

Sendo assim, um gato mordendo nessa fase é apenas um animalzinho cheio de energia para gastar. No entanto, é muito importante educá-lo para ele não se acostumar a brincar desse jeito! Caso contrário, ele terá a tendência a reagir sempre assim e se tornará um gato adulto que morde a todos. 

Gato mordendo por estresse

Ao atingir a juventude e ao longo de toda a vida adulta, o felino gosta de paz e tranquilidade. Ele costuma viver no próprio ritmo: come quando quer, recebe carinho quando pede e brinca com quem se sente à vontade. 

Por isso, quando algo perturba essa tranquilidade, causando estresse e ansiedade, o pet pode ficar mais agressivo e morder. Alguns cenários que podem trazer certa irritabilidade e, consequentemente, gerar as mordidas de gato são os seguintes:

  • ambientes muito barulhentos;
  • convivência com outros animais estranhos;
  • visitas que o gato não conhece;
  • mudança de casa;
  • cio;
  • gravidez.

Nesses casos, todo o lado tranquilo do bichano vai embora. Em situações assim, é comum ver o gato com os pelos eriçados e miando repetidamente, mas, com o passar do estresse, as mordidas também vão embora. 

Medo pode fazer o gato morder

O medo também é um fator que pode desencadear um quadro de gato mordendo. Nesse caso, a mordida não acompanha a euforia da brincadeira nem a irritabilidade de sair da rotina, mas olhar fixo, orelhas para trás e andar devagar, recuando para trás. 

Pode ser que um bicho estranho tenha entrado na casa e assustado o felino. Porém, se ele morder e tiver reações típicas de medo, é importante tentar descobrir de onde vem essa sensação do pet.

Porque os gatos mordem quando fazemos carinho
Porque os gatos mordem quando fazemos carinho

Carinho seguido de mordida

Outra dúvida muito comum é porque o gato lambe e morde depois. A lambida é uma maneira suave que o animal tem de brincar e fazer carinho. Quando ele se lambe, além de se limpar, sente bem-estar. 

Por isso, se o bichano te lambe e, em seguida, dá mordidas suaves, não se preocupe! Isso é um sinal de que ele está fazendo carinho e te chamando para brincar.

O que fazer para o gato parar de morder?

Se você se pergunta como fazer o gato parar de morder, a boa notícia é que não é tão complicado assim. Uma das coisas que você pode fazer é redirecionar o comportamento para um brinquedo, como um ursinho de pelúcia. À medida que você deixa o pet morder sua mão, está se colocando como “presa” para ele. 

Evite dar a mão para gato morder

Em geral, o gato adora brincar agarrando, mordendo e dando até chutinhos, pois isso serve como um treino para caça: antes de matar a presa, ele brinca com ela até enjoar. Então, quanto mais estimulado ele for, principalmente quando vê uma mão imitando uma garra, mais ele vai morder. 

A garra feita com as mãos funciona como se a “presa” estivesse lutando contra o gato para sobreviver. Isso desperta o instinto de caçador no bichano e só torna a brincadeira mais divertida para ele. Inclusive, incentiva a manter o gato mordendo a “caça”. 

Por isso, a “mão morta” funciona. O bichano gosta de pegar as presas vivas e adora quando elas tentam fugir. Então, se a mão fica parada, a brincadeira perde a graça, e ele vai procurar outra coisa para morder. 

Coloque limites nas mordidas de gato

Uma segunda maneira de mostrar para o gatinho que morder não é bacana é colocar limites. Até onde ele pode brincar sem te machucar? Ele ainda não sabe, então mostre.

Você pode tentar colocar esse limite de vários jeitos: batendo palma quando ele morder demais ou soprando de leve a carinha dele até ele parar de morder. A intenção é fazer com que ele se distraia da ação. 

É muito importante que ele se distraia da mão, já que o instinto de caça do bichano fala mais alto. Por isso, se ele perceber que você quer tirar a mão ou o pé da brincadeira, vai tentar te manter ali com muito mais força, o que pode instigar a manter o gato mordendo, causando uma mordida mais séria.

Entenda o que causa estresse no gato

É importante entender o que causa estresse e ansiedade no bichinho e se isso pode ser mudado. Se for uma situação passageira, como uma mudança de casa, por exemplo, o ideal é tentar fazer com que ele se sinta confortável e respeitar o tempo de adaptação dele.

Crie distrações para corrigir gato mordendo

Criar distrações para o bichano é uma maneira divertida de corrigir o gato mordendo muito. Você pode fazer isso com brinquedos interativos, que fazem barulho, têm penas ou varetinhas que simulam a presa. 

Porque os gatos mordem quando fazemos carinho
Porque os gatos mordem quando fazemos carinho

Na loja on-line da Petz, você encontra todos os tipos de brinquedos, arranhadores e vários apetrechos para o bichano se sentir bem e gastar essa energia. Entre já no site e confira nosso catálogo completo!