Para os sólidos, quanto maior a superfície de contato, menor será a velocidade da reação química.

Pular

A velocidade de uma reação química geralmente cresce com o aumento da temperatura.

Sem comentários para está questão.

figuras de linguagem - Criptografia - remédios constitucionais: mandado de segurança - princípios que regem o brasil em suas relações internacionais. - formas de estado, formas de governo e sistemas de governo. - análise combinatória ou princípio da contagem - arranjo sem repetição - organização do estado - Análise de dna - Química orgânica - volumes - flexão verbal de número (singular, plural) - Evolução - Microbiologia - Geografia da população - Estequiometria - Óxidos - Reações quimicas - Modelos atômicos - Transformações e equilíbrio químico - Condições de equilíbrio - Hidrostática - teorema de tales - Ecologia - sujeito ativo (ctn, art. 119 120) - onde aonde - Termoquímica - distribuição normal de probabilidade - cálculo da raiz - Cromatografia - Corrosão - Gás natural - Incêndios - Tratamento e atendimento - Transferência de calor - Artrópodes - Sistemas homogêneos: equilíbrio químico na água: ph e poh, indicadores ácido base, solução tampão. - Equilíbrio químico - Representação das transformações químicas - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de avogadro e estequiometria - Propriedades físicas dos compostos orgânicos: polaridade das ligações e moléculas, forças intermoleculares, ponto de fusão e ponto de ebulição, solubilização das substâncias orgânicas - Propriedades químicas dos compostos orgânicos: número de oxidação do carbono. efeitos eletrônicos. caráter ácido base - Velocidade de reação, energia de ativação, concentração, pressão, temperatura e catalisador - Cinética química - Sistemas homogêneos: constantes: kc e kp. deslocamento do equilíbrio: fatores. - Transformações químicas e energia - Termoquímica: energia calorífica, calor de reação, entalpia, equações e lei de hess - Sistemas gasosos lei, teoria cinética, equação e mistura dos gases. princípio de avogadro - Substâncias e suas propriedades - Interações atômicas: geometria molecular, polaridade da ligação e da molécula, forças intermoleculares e número de oxidação -

Você está em Material de apoio > Cinética química

Alguns fatores podem aumentar ou diminur a velocidade de uma reação química. São eles:

- temperatura - superfície de contato - pressão - concentração - presença de luz - catalisador

- inibidores

Temperatura

A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas.

Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e, em consequência, aumenta o número de colisões efetivas. Portanto, a velocidade da reação também aumenta.

Por este motivo, aumentamos a chama do fogão para cozinhar e utilizamos a geladeira para evitar a deterioração dos alimentos.

Superfície de contato

A área de contato entre os reagentes também interfere na velocidade das reações químicas. Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e, portanto, aumenta a velocidade da reação.

Isso explica, por exemplo, porque devemos tomar um comprimido de aspirina inteiro ao invés de em pó. O comprimido em pó reage mais rapidamente, causando lesões no nosso estômago. Se ele for ingerido inteiro, levará mais tempo para reagir, evitando lesões.

   

Uma substância em pó reage mais rápido do que uma substância inteira porque possui maior superfície de contato. Veja outros exemplos:

- a carne é digerida mais facilmente quando mastigada do que inteira; - gravetos queimam mais rápido do que um pedaço de madeira de mesma massa;

- palha de aço queima mais rápido do que um pedaço de ferro de mesma massa.

Pressão

Pressão é a razão entre força e área, ou seja, fazer força sobre uma determinada área. Com o aumento da pressão em um recipiente, diminui o volume e, desta forma, aumenta a concentração dos reagentes. As moléculas se chocam mais, aumentando o número de colísões e, portanto, aumenta a velocidade da reação.

Fonte: brasilescola

Concentração

Concentração está relacionada à quantidade de soluto e de solvente de uma substância. Se aumenta a concentração de reagentes, aumenta o número de moléculas dos reagentes, aumentando o número de colísões e aumentando também a velocidade da reação. Está associada à Lei Cinética (Lei de Guldber-Waage).

Quando se aumenta a concentração de oxigênio numa queima, a combustão acontece mais rápido.

Presença de luz

Algumas reações químicas ocorrem com maior velocidade quando estão na presença de luz. A luz influencia na velocidade das reações porque é uma energia em forma de onda eletromagnética que ajuda a quebrar a barreira da energia de ativação.

A água oxigenada, por exemplo, se decompõe mais facilmente quando está exposta à luz, por isso devemos deixá-la guardada em local escuro.

A fotossíntese realizada pelas plantas é um tipo de reação que é influenciada pela presença da luz. Outra reação onde é muito utilizada a luz é a decomposição do AgBr, que dá origem aos filmes fotográficos.

  

Como referenciar: "Fatores que alteram a velocidade das reações químicas" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 05/09/2022 às 23:15. Disponível na Internet em //www.soquimica.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p5.php

Tanto a palha de aço usada em limpeza doméstica quanto os pregos possuem como principal constituinte o ferro metálico. Se realizarmos uma reação de combustão de uma palha de aço e de um prego, qual queimará primeiro? Se você respondeu a palha de aço, está correto. Ela queima muito mais rápido que o prego, conforme as imagens acima mostram.

Existem vários fatores que influenciam a velocidade das reações e que são estudados em Cinética-Química. Nesse caso, o fator que interfere na velocidade dessa reação de combustão é a superfície de contato dos reagentes. De acordo com a teoria das colisões, para que uma reação química ocorra, é necessário que os reagentes que possuem afinidade química entrem em contato e que ocorram colisões efetivas entre as suas partículas. Para serem efetivas e resultarem em reação, as colisões entre as partículas devem ocorrer em uma orientação favorável e com energia suficiente (energia de ativação).

Essas colisões ocorrem entre as moléculas ou partículas da superfície dos materiais sólidos. Assim, no caso da palha de aço, a sua superfície de contato é maior do que a do prego, ou seja, está mais fragmentada, está com uma maior área exposta e, dessa forma, mais átomos de ferro entram em contato com o oxigênio do ar que causa a combustão. Com isso, a quantidade de choques entre esses reagentes e a probabilidade de ocorrerem choques efetivos aumentam, o que resulta no aumento da velocidade da reação.

Com isso, podemos chegar à seguinte conclusão:

Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior é a taxa de desenvolvimento ou velocidade de uma reação e vice-versa.

Isso pode ser visto em diversas situações do cotidiano. Por exemplo, a própria palha de aço enferruja mais rápido que o prego ou uma barra de ferro porque ela tem uma maior superfície de contato com o oxigênio e com a umidade do ar que causa a oxidação do ferro. Outro caso é se colocarmos em uma mesma quantidade de água um comprimido efervescente inteiro, um comprimido em pedaços e um em pó. Veremos que o pulverizado será o que se dissolverá mais rápido, pois está mais fragmentado. O último a terminar de efervescer será o comprimido inteiro, pois ele é mais compactado e sua superfície de contato é menor.


Reação entre antiácido efervescente e água em duas situações diferentes: no primeiro copo, o antiácido está em pó; no segundo, está em comprimido

Videoaula relacionada:

Última postagem

Tag