Para concatenar as 4 palavras abaixo e forme a frase Excel e a chave selecione a alternativa correta

O Excel apresenta uma configuração chamada '"concatenar" (ou "concat", nas versões mais recentes do programa) capaz de unir informações de diversas células em apenas uma. O recurso é útil para criar textos variáveis, como formulários e requerimentos. Dessa forma, ao alterar um nome ou valor na célula referenciada, a frase será atualizada automaticamente, sem a necessidade de editá-la.

Confira, no passo a passo a seguir, como usar a função concatenar do Excel. O procedimento foi realizado no Office 2016, mas as dicas também valem para as versões anteriores da suíte de produtividade da Microsoft. Como exemplo, reproduziremos a criação de um requerimento simples.

Como criar um calendário 2018 no Excel

Como criar gráficos no Microsoft Excel

Passo 1. Defina as células que serão usadas como fonte de dados. Neste exemplo, vamos usar as informações da coluna "B";

1 de 5 Exemplo de coluna com dados de entrada — Foto: Reprodução/Helito Bijora Exemplo de coluna com dados de entrada — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Agora, em outra célula, escreva a função "=concat(" ou "=concatenar(" (sem aspas). Caso deseja começar a frase com um texto próprio, é preciso adicionar aspas antes do início do trecho, como mostra o exemplo abaixo. Para inserir a primeira célula de dados, é só digitá-la entre aspas e ponto e vírgula (;), conforme vemos na imagem a seguir;

2 de 5 A função 'concatenar' requer que as células sejam inseridas no texto entre aspas e ponto e vírgula — Foto: Reprodução/Helito Bijora A função 'concatenar' requer que as células sejam inseridas no texto entre aspas e ponto e vírgula — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. Quando terminar, lembre-se de fechar o parênteses e as aspas no final da função. Após pressionar Enter, no caso do exemplo, o texto será completado automaticamente com os dados contidos na coluna "B";

3 de 5 O requerimento é completado automaticamente pelo Excel com a função "concatenar" — Foto: Reprodução/Helito Bijora O requerimento é completado automaticamente pelo Excel com a função "concatenar" — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 4. Ao realizar qualquer alteração no texto ou valor das células de dados (coluna "B"), o texto do requerimento será automaticamente atualizado sem a necessidade de editar a fórmula.

4 de 5 Dados alterados são atualizados automaticamente no requerimento pelo Excel — Foto: Reprodução/Helito Bijora Dados alterados são atualizados automaticamente no requerimento pelo Excel — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Solução de problemas

De acordo com a Microsoft, os problemas mais comuns ao usar a função concatenar são aspas aparecendo no resultado, palavras misturadas ou sem espaçamento e erro de argumento. Confira, na tablela, as dicas da própria fabricante para como resolvê-los.

5 de 5 Problemas comuns da função 'concatenar', segundo a Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft Problemas comuns da função 'concatenar', segundo a Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft

Utilize as dicas para criar textos variáveis no Excel sem grande esforço.

Precisa de ajuda com fórmulas no Excel? Pergunta lá no Fórum do TechTudo.

Saiba Mais

A função CONCATENAR serve para, em uma única linha de texto, agrupar várias cadeias de caracteres, formando frases e sentenças, inclusive utilizando dados de células de suas planilhas de Excel. Você vai conhecer detalhes do funcionamento desta função e descobrir cinco aplicações interessantes para ela.

Conhecendo a estrutura da função CONCATENAR

A sintaxe da função CONCATENAR, que é capaz de agrupar um total de até 255 cadeias de texto em uma só, é muito simples e prática. Nela, apenas o primeiro argumento é obrigatório. Os demais vão depender da quantidade de cadeias de caracteres que serão agrupadas. Vejamos:

=CONCATENAR(texto1, [texto2], …)

texto1: Trata-se de um argumento obrigatório e será o primeiro item a ser concatenado.

texto2: Argumento opcional. A partir deste argumento, todos os outros serão também opcionais, observando o limite acima mencionado.

Todos os itens da função devem ser separados por ponto e vírgulas (;). Outra forma de obter o agrupamento de cadeias de texto, é substituir a função CONCATENAR pelo operador “&”. Caso fôssemos aplicar a função nas fórmulas A1 e B1, poderíamos fazê-lo das seguintes formas:

=CONCATENAR(A1;B1)

=A1&B1

Exemplos de aplicações da função CONCATENAR no Excel

Agora que já conhecemos suas características, vamos conhecer algumas possibilidades de aplicação da função CONCATENAR:

Agrupando nome e sobrenome

Em nosso primeiro exemplo, vamos agrupar nomes e sobrenomes em uma tabela utilizando a função.

O primeiro argumento será, logicamente, o primeiro nome (que em nosso exemplo está na célula D5). O próximo item apresenta um aspecto importante: como precisaremos deixar um espaço entre o nome e o sobrenome, o segundo argumento será exatamente o espaço em branco (” “). O terceiro item será a célula E5, que equivale ao sobrenome. Confira:

Assim, fechando os parênteses teremos a estrutura da função pronta. É só arrastar para as demais células abaixo e teremos os nomes e sobrenomes na mesma cadeia de texto.

Concatenando dados de células e textos pré-definidos

Outra aplicação possível é a utilização, na mesma fórmula, de argumentos extraídos de células e de textos pré-definidos. Neste caso, utilizaremos a cadeia de texto da célula D5 no primeiro argumento. No segundo item, definiremos a exibição de um traço (separado por espaços vazios) e no último argumento o país (Brasil). Veja como fica o resultado final:

Trabalhando com séries de datas

Existe ainda a possibilidade de aplicar a função CONCATENAR com séries de datas. Para obter êxito, é necessário acrescentar a função TEXTO, criando assim uma formatação especial a fim de impedir que o Excel entenda as datas como fórmulas matemáticas. A sintaxe ficaria assim:

=CONCATENAR(TEXTO(D5;”DD/MM/AAAA”);” – “;TEXTO(E5;”DD/MM/AAAA”))

Confira nosso exemplo:

Combinando a função CONCATENAR com outras funções

Graças à sua versatilidade, o Excel permite que o usuário extraia o máximo de suas planilhas combinando funções. No próximo exemplo, vamos mostrar como aplicar as funções CONCATENAR e MÉDIA em conjunto.

Observe que utilizamos primeiramente a função CONCATENAR. No primeiro argumento, colocamos o texto “Média final” e no segundo o sinal de igualdade cercado de espaços vazios (” : “). A novidade aqui está no terceiro item, no qual lançamos mão da função MÉDIA, para obtermos o resultado final dos alunos. Veja como ficou:

Aplicando o operador “&”

Finalmente, vamos mostrar como aplicar o operador “&” ao invés da função CONCATENAR. Utilizando nosso exemplo anterior, vamos eliminar o nome da função e os parênteses, substituindo o sinal de ponto e vírgula pelo operador. Como estamos lidando com duas funções, os parênteses referentes à média permanecem. Ficará assim:

Você conheceu neste artigo a estrutura da função CONCATENAR e algumas de suas possíveis aplicações. Aproveite estes recursos para incrementar suas planilhas e obter resultados ainda mais satisfatórios. Compartilhe conosco suas experiências nos comentários e conheça os nossos cursos de excel online.

Última postagem

Tag