Os problemas econômicos fundamentais o que, quanto, como e para quem produzir:

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 759 palavras | 4 páginas

    1 1- Porque os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez dos recursos de produção?R-Com os recursos limitados, surge a necessidade de direcionar esses bens e distribuir os resultados, pois caso não houvesse escassez de tais recursos, nãohaveriarazão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir. 2- O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação? R- A CurvadePossibilidade de Produção (CPP) mostra a capacidade que a sociedade tem de produzir determinados produtos X e Y, e quanto de Y deixaria de ser produzido casofossenecessário o aumento de volume de produção de item X. 3- Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente. R-Oformato côncavo se dá pelo fato de que quanto mais se produzir (com incrementos iguais) um item X, maior será a queda na produção de Y (queda cada vez maior acadaincremento em X). 4- Analisando a economia de mercado observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam um fluxo circular de renda. Expliquecomo essesistema funciona. R- Ao analisar uma economia de mercado, notamos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) efamílias(unidades consumidoras e detentoras dos direitos sobre as firmas) tem por contra partida o fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) edos bens(preço pago pelos produtos) e remuneração dos fatores de produção (lucros

  • 1224 palavras | 5 páginas

    1. Definir o que se entende por um problema econômico. O problema econômico é uma das teorias econômicas fundamentais na operação de qualquer economia. Ele propõe que existe uma escassez, que os recursos finitos disponíveis são insuficientes para satisfazer todos os desejos humanos. O problema então se transforma em como determinar o que será produzido e como os fatores de produção (como capital e trabalho) deverão ser alocados. A economia gira em torno de métodos e possibilidades de…

  • 360 palavras | 2 páginas

    da escassez “Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada as necessidades ilimitadas do homem, originam-se as chamadas problemas econômicos fundamentais: o que e quanto? Como produzir? Para quem produzir? R: Em nossa sociedade, a economia predominante e o capitalismo, o qual se baseia na acumulação de capital, além de pregar uma comunidade mundial interdependente, com base na divisão internacional do trabalho e na competitividade. É nesse paradigma que a teoria…

  • 509 palavras | 3 páginas

    1- Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam- se da escassez de recursos de produção? Os problemas econômicos fundamentais originam- se da escassez de recursos de produção, porque em qualquer sociedade os recursos ou fatores de produção são escassos enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo se elevação do padrão de vida. 2- O que mostra a…

  • 933 palavras | 4 páginas

    ciência social e a ciência social estuda a organização e o funcionamento da sociedade. Logo, o objeto da ciência é o homem. O objetivo da ciência econômica é analisar os problemas econômicos e buscar soluções para resolvê-los, de uma forma que traga melhorias a nossa qualidade de vida, assim como, estudar os fluxos e meios da alocação de recursos para atingir determinado fim. Em nosso dia-a-dia nos deparamos, a todo o momento, com diversos problemas econômicos com os quais temos de…

  • 583 palavras | 3 páginas

    Qual é o objeto de estudo da ciência econômica? A Ciência Econômica tem como objetivo ocupar-se do comportamento humano, e estudar como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo dos bens e serviços. 2. O que diferencia a micro e macroeconomia? A microeconomia se trata do comportamento das firmas e dos indivíduos ou famílias, preocupando-se com a formação dos preços e o funcionamento do mercado de cada produto individual. Já a macroeconomia diz…

  • 797 palavras | 4 páginas

    Questionário referente ao capítulo 1 da apostila parte 1/2 1- Porque os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se na escassez de recursos de produção? Os problemas econômicos fundamentais têm sua origem na escassez de recursos de produção porque, ao mesmo tempo que se tem essa escassez de um lado da balança, do outro lado temos as necessidades da população que são limitadas. Caso não existisse essa disparidade não seria necessário…

  • 400 palavras | 2 páginas

    QUATRO PERGUNTAS FUNDAMENTAIS DA ECONOMIA Como os recursos são escassos, logo a sociedade é obrigada a fazer escolhas: É preciso ter claro que essas questões (o que, quanto, como e para quem produzir, e até mesmo o que consumir) não seriam problemas se os recursos produtivos disponíveis fossem ilimitados. Assim, a economia e seus entraves fundamentais originam-se da carência de recursos produtivos. As quatro perguntas fundamentais em economia: 1.O que produzir? Indica que é…

  • 790 palavras | 4 páginas

    1.Defina Economia. O que significam recursos escassos? É também a ciência social que estuda a atividade econômica, através do desenvolvimento da teoria econômica, e que tem na administração a sua aplicação. A escassez, porque esta consiste no problema econômico por excelência. Consequentemente, a escassez de recursos de produção resulta na escassez dos bens. Afirmar que os bens são econômicos implica que eles são relativamente raros ou limitados .A escassez só existe se houver procura…

  • 613 palavras | 3 páginas

    Conceitue economia. Economia é o estudo na qual a sociedade alocação de recursos limitados perante seus desejos ilimitados. É uma ciência Humana e Social de escolhas/ ou trocas. Economia também relaciona questões como necessidade individual e social. 2 - Conceitue necessidades primárias e secundárias. Necessidades primárias caracterizam-se das vitais (como alimentação, moradia, descanso, dinheiro). Já as secundárias caracterizam-se no bem estar do individuo (turismo). 3 - O que…

Trabalho de Economia I - Problemas Econômicos Fundamentais Os problemas econômicos são originados da escassez dos recursos de produção, e podemos colocar como um dos problemas economicos fundamentais, as necessidades do ser humano, que por ter suas necessidades ilimitadas, não podem ter estas necessidades satisfeitas, em virtude da produção de determinado bem ou serviço ser limitada em virtude da falta de recursos para produção destes bens ou serviços.

Outro problema seria também os preços altos de determinados bens ou serviços que, também originados da falta de recursos de produção, são produzidos em quantidade limitada, ou seja sua oferta no mercado é menor que a demanda (procura), e isso faz com que os preços destes bem

…exibir mais conteúdo…

No capitalismo o planejamento e a centralização decorrem da ação do Estado e dos monopólios, enquanto do lado socialista se acentua a tendência a recorrer a determinados mecanismos próprios da economia de mercado, possibilitando a concorrência entre as empresas de propriedade estatal. Em síntese os países organizam-se segundo esses dois sistemas, ou alguma forma intermediária entre eles. A produção de bens pode ser organizada de formas alternativas. Os casos extremos são a direção centralizada e a descentralizada. Na economia de decisão centralizada, o governo toma todas as decisões sobre a produção e a distribuição dos bens. Isso não ocorre na economia de decisão descentralizada ou de mercado, onde as próprias pessoas procuram resolver os problemas econômicos fundamentais (o que, como e para quem produzir) de acordo com o seu auto-interesse. Os Problemas Econômicos na Economia de Mercado Para determinar o que produzir, algumas pessoas se reúnem em empresas para gerar bens que lhes proporcionem lucro. Para resolver como produzir, as empresas empregam técnicas de produção de menor custo. A decisão de para quem se destina a produção é tomada implicitamente pelos donos de propriedade e de trabalho quando decidem como gastar seus lucros e salários.

Ao contrário da economia centralizada, na economia de mercado não há ordens: a produção e o consumo de bens são voluntários.