Onde comparar carne de sol em salvador

OBS: Disponível apenas para Salvador-BA

A carne de fumeiro, ou fumeiro é um preparo tradicional e típico da região do Recôncavo Baiano, particularmente do município de Maragogipe, defumado artesanalmente em moquéns. Alguns antigos produtores de Maragogipe usam a palavra moquear ao invés de defumar, que é uma expressão indígena para a técnica de desidratar carnes e peixes.

A produção do fumeiro requer tradição e conhecimentos locais que são passados de geração em geração pelas famílias. Cada família tem sua particularidade na preparação do fumeiro. Algumas abrem as carnes em mantas, outras salgam a carne, deixam descansando e defumam no outro dia. Outras as deixam descansando na salmoura por algumas horas e defumam no mesmo dia. Porém a parte comum no processo e o que deixa o fumeiro famoso é quando ela é feita do corte de chã de dentro, o coxão mole do porco, cujo pedaço oferece uma carne rosada, fibrosa, uma camada de gordura que a envolve, oferecendo um sabor característico.

Carne Seca, Carne de Sol e Charque. Qual a Diferença?

A diferença reside basicamente na técnica de preparo. Todas são feitas com carne bovina, sendo que a carne de sol, depois de cortada, é ligeiramente salgada e deixada em locais cobertos e bem ventilados. Como exige um clima muito seco, o preparo da carne de sol só é possível nas regiões semi-áridas do Nordeste. A secagem é rápida, formando uma espécie de casca protetora que conserva a parte de dentro da carne úmida e macia. Dos três tipos de carne desidratada, é a que cozinha com maior rapidez. 


Já a carne seca, também conhecida como carne-de-vento, carne-do-sertão, carne-do-Ceará, carne-do-Sul, ou jabá (do tupi yaba ou jabau, que significa fugir, esconder-se), é esfregada com mais sal e empilhada em lugares secos. As "mantas" de carne são constantemente mudadas de posição, para facilitar a evaporação. Em seguida elas são estendidas em varais, ao sol, até completar a desidratação. 


O charque, típico da região Sul do Brasil (o nome vem do dialeto quíchua xarqui, língua dos índios que habitavam a região dos Andes), é preparado de modo similar ao da carne seca. O diferencial está na maior quantidade de sal e de exposição ao sol ao qual o charque é submetido, o que lhe garante uma maior durabilidade.

*Imagens meramente ilustrativas.
** Produto embalado a vácuo garantindo assim a sua conservação.

É proprietário desta empresa?

Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).


Page 2

É proprietário desta empresa?

Corrigir o meu cadastro Excluir o meu cadastro

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral

de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).