Observando o contexto em que é usada a palavra planalto, por que a região foi caracterizada assim

A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. Em todo território são identificadas diversas altitudes, no entanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana. Esse aspecto interfere na configuração da hidrografia, pois os rios escoam suas águas de forma serena e lenta, tornando-os viáveis para a navegação. Grande parte dos rios escoa suas águas em lugares de planaltos e depressões, apesar de os rios de grande relevância, como Amazonas, Araguaia e o Guaporé, cortarem áreas de planícies. Em uma área de planalto encontra-se o ponto mais alto do país, com 2.993,8 metros de altitude, denominado de Pico da Neblina, localizado a noroeste do estado do Amazonas. A região norte abriga um grande potencial hídrico com a presença da Bacia do Amazonas, as águas que escoam sobre a mesma representam 20% de toda água doce proveniente de rios do mundo. O Amazonas é o maior rio do mundo, em extensão (6.571 km) e em volume (média de 180.000 m3/s), isso se deve pelo elevado índice pluviométrico da região e aos 7 mil afluentes. O rio Amazonas possui cerca de 5 km de largura e pode atingir até 100 metros de profundidade.

Publicado por Eduardo de Freitas

O planalto central brasileiro é uma grande área plana e alta (platô) que está localizada em diversos estados brasileiros.

Observando o contexto em que é usada a palavra planalto, por que a região foi caracterizada assim
Observando o contexto em que é usada a palavra planalto, por que a região foi caracterizada assim
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

A capital do Brasil, Brasília, está localizada no planalto central. Por esse motivo, muitas vezes a região em que está o Distrito Federal é chamada de planalto central. O local começou a ter um grande desenvolvimento por conta da construção de Brasília, na década de 60.

Observando o contexto em que é usada a palavra planalto, por que a região foi caracterizada assim

O planalto central é uma região que está localizada na porção central do país e abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Minas Gerais.

Relevo

As chapadas, sem dúvida, são as principais formas de relevo da região, das quais se destacam: Chapada dos Parecis, dos Veadeiros, dos Guimarães e do Espigão Mestre.

Por ser um planalto, o relevo dessa região é plano e alto, com altitudes que variam de 300 a 1650 metros, sendo que o ponto mais alto é a Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, que apresenta altitude máxima de 1650 metros.

Vegetação

O cerrado é a principal cobertura vegetal do planalto central brasileiro. Além dele, a região abriga parte da mata atlântica e dos Campos de altitude.

Muito diversificado, conta com a presença de árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas, além de gramíneas e arbustos.

Fauna e Flora

Com mais de 3 mil espécies de vegetais, a flora do planalto central é bem diversificada das quais se destacam: ipê, aroeira, pau serra, pequi, copaíba, orquídeas, dentre outras.

Além da flora, a fauna é muito rica com mais de 1500 espécies de animais desde aves, mamíferos, répteis, anfíbios e insetos.

Clima

O clima predominante da região é o tropical que apresenta temperaturas elevadas com períodos chuvosos e de seca.

A região possui grande potencial hidrelétrico com dois rios importantes que nascem em seu domínio: o Tocantins e o Araguaia. Além de abranger a bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, abriga também a Bacia Amazônica e a Bacia do São Francisco.

Saiba mais sobre o conceito de: Planície e Planalto.

Observando o contexto em que é usada a palavra planalto, por que a região foi caracterizada assim


Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição) […].

ATIVIDADE EM PDF PRONTA PARA BAIXAR E SALVAR

Formação das palavras por composição

Considera-se palavra composta aquela que é formada pela junção de dois elementos ou de duas palavras que, em geral, podem ser identificados pelo falante como uma unidade de significado único.

Existem, na língua portuguesa, palavras compostas não só por outras que já existem e se juntam, como porta-retrato e porco-espinho, mas também pela combinação de elementos de outros idiomas (geralmente de origem grega ou latina), como agricultura e micróbio.

A composição das palavras em português faz-se de duas maneiras: por justaposição e por aglutinação. No primeiro caso, os elementos de composição são justapostos – separados ou não por hífen. No segundo, nas palavras compostas por aglutinação, os elementos se fundem geralmente com perda de um ou mais fonemas.

Atividades prontas em PDF para baixar no grupo do Telegram. Participe!
https://t.me/portuguescompartilhado

1. Leia este trecho de um artigo que fornece informações sobre a região Centro-Oeste do Brasil.

[...]

Hidrografia do Planalto Central

Estão presentes na região do Planalto Central, três importantes regiões hidrográficas brasileiras, sendo elas a Região Hidrográfica Amazônica, a Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia e a Região Hidrográfica Paraguai. São importantes rios que constituem essas regiões hidrográficas: o Rio Xingu e o Rio Tapajós (Amazônica), o Rio Araguaia e o Rio Tocantins (Tocantins-Araguaia) e ainda o Rio Paraguai, na Região Hidrográfica Paraguai.
O clima na região do Planalto Central é marcado por características de tropicalidade, por ser uma região localizada na região intertropical. São registradas duas estações bem definidas, uma chuvosa (outubro a março) e outra seca (abril a setembro).

[...]

POLON, Luana. Planalto Central. Estudo prático.
Disponível em: <www.estudopratico.com.br/planalto-central/>. 

a) Você sabe onde está situado o Planalto Central no Brasil?

b) Para caracterizar a região, são usadas algumas palavras formadas por composição. Você consegue identificá-las? 

c) Observando o contexto em que é usada a palavra planalto, por que a região foi caracterizada assim?

d) Se não existisse o termo planalto em nosso idioma, de que forma o autor teria de descrever o local? O que isso traria como consequência para a construção da frase?

e) A palavra hidrográfica é composta pelos elementos hidro + grafia. Usando seus conhecimentos gramaticais, procure explicar o sentido dela.

2. Em textos de divulgação científica, é comum o emprego de certas palavras relacionadas ao campo da ciência, que podem ser formadas por aglutinação. Leia este trecho de um inventário de aves. 

Seriema
(Cariama cristata) 
Família Cariamidae

Caracterização
Mede 90 cm, seu peso é 1.400 g. Ave pernalta de aparência arcaica e porte avantajado; ave terrícola. De asas largas e “duras”, cauda longa. Plumagem cinzenta com ligeira tonalidade parda ou amarelada [...].

Habitat
Vive no cerrado, campos sujos, também nos planaltos descampados. O desmatamento progressivo contribui para expandir seus domínios na medida em que lhe proporciona novas áreas de habitat favorável.

[...]

SERIEMA. Embrapa.
Disponível em: <www.faunacps.cnpm.embrapa.br/ave/seriema.html>. 

a) Em relação às informações do habitat da seriema, percebe-se um paradoxo, ou seja, uma contradição no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Qual paradoxo é esse? 

b) De acordo com o contexto, as características da seriema justificam o uso da classificação como ave pernalta? Por quê? 

c) Considerando que o elemento grego -cola significa habitar, explique o sentido de terrícola. O uso desse termo também é apropriado à seriema em função do contexto em que é utilizado? Justifique.

d) Reflita: Quais são as vantagens de se usar processos de composição por aglutinação em uma língua?

GABARITO (conteúdo para assinantes)
Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro.
Blog fechado para professores. 


Page 2

  • Isabelly
  • há 2 anos
  • Português
  • 256

Leia o trecho de um artigo que fornece informações sobre a região Centro-Oeste do Brasil. a) Você sabe onde está situado o Planalto Central no Brasil?b) Para caracterizar a região, são usadas algumas palavras formadas por composição. Você consegue identificá-las?c) Observando o contexto em que é usada a palavra planalto, por que a região foi caracterizada assim?d) Se não existisse o termo planalto em nosso idioma, de que forma o autor teria de descrever o local? O que isso traria como consequência para a construção da frase?e) A palavra hidrográfica é composta pelos elementos hidro+grafia. Usando seus conhecimentos gramaticais, procure explicar o sentido dela.

por favor respondam corretamente :)​