O que Rutherford esperava com seu experimento

O que Rutherford esperava com seu experimento

Your browser isn’t supported anymore. Update it to get the best YouTube experience and our latest features. Learn more

  • O que Rutherford esperava com seu experimento
  • O que Rutherford esperava com seu experimento
  • O que Rutherford esperava com seu experimento
  • O que Rutherford esperava com seu experimento
Remind me later

O que Rutherford Esperava? Rutherford esperava desvios de todas as partículas, se: ... Este experimento consistia no bombardeamento de uma fina lâmina de ouro com partículas alfa. Rutherford pretendia observar que estas partículas, ao se chocarem com a lâmina de ouro, iriam mostrar se o átomo era maciço ou não.

Quais foram as principais descobertas de Rutherford?

Ernest Rutherford foi um grande físico e químico, ele é responsável pela descoberta das partículas alfa e beta, além de ter conceituado a meia-vida radioativa. Ernest Rutherford foi um físico e químico neozelandês. ... No ano de 1911, Rutherford criou o modelo atômico que levaria seu nome, o átomo de Rutherford.

Qual foi a maior contribuição do modelo atómico de Rutherford?

O modelo atômico de Rutherford ofereceu uma grande contribuição para os estudos da física e da química. Contudo, tal modelo possui falhas quando observada a teoria do eletromagnetismo. De acordo com essa teoria, todas as partículas, quando são submetidas a uma aceleração, emitem uma onda eletromagnética.

Qual foi a descoberta de Chadwick?

A descoberta do nêutron aconteceu no ano de 1932 com o físico inglês James Chadwick. Utilizando a conservação da quantidade de movimento, realizou uma experiência que comprovou a existência do nêutron. ... Com esse feito e por seus importantes trabalhos, em 1935 James foi premiado com o Prêmio Nobel da Física.

Como foi a descoberta do Neutron?

Chadwick percebeu que o núcleo do berílio radioativo emitia partículas neutras, sem carga elétrica e com a massa praticamente igual à massa dos prótons (na verdade, é um pouquinho maior). Dessa forma, foi descoberta a terceira partícula subatômica, que foi denominada de nêutron.

Quem foi Chadwick e qual foi sua teoria?

James Chadwick foi físico, nascido no dia 20 de outubro de 1891 na Inglaterra. Foi ele quem descobriu a partícula nula dos átomos, os nêutrons. ... Ao medir a dispersão das partículas, foram capazes de determinar a carga positiva dos núcleos dos átomos atingidos.

Como foram descobertos os quarks?

A descoberta em 1975 do méson que veio a ser denominado de J/ψ levou ao reconhecimento que ele seria composto de um quark charmoso e um antiquark. ... O quark inferior foi descoberto em 1980 e o quark superior em 1996 no acelerador de partículas Tevatron, do Fermilab.

Quando foi descoberto o quark?

1995

Por que o conjunto proposto de quarks não poderia se limitar a apenas seis?

Os quarks nunca podem ser detectados isoladamente, somente em grupo de três. ... Além disso, as partículas como prótons não podem ser formadas por apenas dois quarks porque os prótons são formados por dois quarks up e um quark down, sendo a soma das cargas dessa partícula igual a 1.

O que há dentro de um elétron?

Elétron (e- ou β−) é uma partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica. Ele tem carga negativa e se localiza na eletrosfera, em torno do núcleo atômico, o que decorre da força eletromagnética. ... A carga positiva dos prótons junto com a carga negativa dos elétrons dão origem à carga elétrica.

Qual é o tamanho de um elétron?

Elétron
Antipartícula:Pósitron (também chamado de antielétron)
Teorizada:Richard Laming (1838–1851), G. Johnstone Stoney (1874) e outros.
Descoberta:J. J. Thomson (1897)
Massa:9.×10−31 kg5.

Qual o tamanho de um próton?

O próton, uma das subpartículas atômicas, pode ser ainda menor do que se pensava. Uma comissão internacional havia determinado que o raio (ou raio de carga) do próton era de 0,8768 x 10-15 metros (m).

O que é próton e elétron?

No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém quase toda a massa do átomo. ... Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária. Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária. Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.

Qual a importância do elétron?

Os elétrons têm tudo a ver com a eletricidade, pois se os elétrons não tivessem sido descobertos com certeza quase tudo que está em nossa volta não existiria, não haveria nada que dependesse da eletricidade, tanto para o funcionamento quanto para a fabricação de algo.

Como podemos definir o tipo de átomo?

O atomo é a menor porção de uma matéria, possui um núcleo, formado por protóns ( carga positiva e neutrons ( carga neutra), e camadas ao seu redor constituidas por eletrons ( carga negatica).

Quais são as estruturas do átomo?

A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.

Qual é o átomo construtor da matéria conhecida?

Talvez menos conhecido, mas não menos importante do que os cientistas anteriores, o químico nuclear americano Glenn Seaborg é um dos principais construtores de átomos do mundo: além de fabricar um dos primeiros elementos transurânicos, o plutônio, em 1940, ele participou da sintetização de outros nove elementos ...

Como podemos explicar o surgimento dos átomos?

Este nome (átomo) foi dado pelo filósofo grego Demócrito (546 - 460 a.C.). ... Já no século XX, Ernest Rutherford, através de uma experiência com lâminas de ouro descobre que os átomos não eram exatamente o que diziam Dalton e Thomson. O átomo tinha espaços vazios, enquanto se podia perceber um núcleo denso.

Quando o átomo passa a ser divisível?

Essa concepção foi mudada em 1897, quando o físico inglês Joseph John Thomson anunciou a descoberta de uma partícula que habita o interior do átomo, o elétron. Com essa descoberta, Thomson mudou mais de dois mil anos de história, e mostrou que o átomo podia ser dividido.

Como se faz um átomo?

Para criar um elemento químico qualquer, basta jogar dois átomos diferentes num acelerador, um de encontro ao outro. A pancada fará com que o núcleo desses átomos se fundam. Como os elementos químicos se caracterizam pelo número de prótons no núcleo, o resultado da fusão é um terceiro tipo de átomo.

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

O experimento de Rutherford foi utilizado para contestar o modelo atômico de Thomson, conhecido como “pudim de passas”. Nesse experimento, Ernest Rutherford e sua equipe constataram que o átomo era constituído principalmente de espaço vazio e, além disso, um núcleo pequeno, denso e maciço. A seguir, aprenda mais sobre esse experimento e o que foi comprovado com sua realização.

Publicidade

Índice do conteúdo:

  • O que foi
  • O que comprovou
  • Vídeos

Em 1911, o físico Ernest Rutherford e sua equipe realizaram um experimento que revolucionou o modo como a estrutura atômica era compreendida. Até o momento, o modelo aceito era o de Thomson, no qual o átomo era constituído de um núcleo maciço com carga positiva e cargas negativas estavam grudadas em sua superfície. No entanto, ao realizar o experimento para estudar a trajetória de partículas alfa (α) com materiais sólidos, pôde constatar que a estrutura atômica diferiria da proposta.

Relacionadas

O experimento consistia em uma caixa metálica de chumbo que continha um material radioativo e emissor de partículas alfa. Na frente dessa caixa, havia uma lâmina fina de ouro, com 10-4 mm de espessura, além de um anteparo circular recoberto com uma camada de sulfeto de zinco, utilizada como detector, visto que esse composto fluorescia quando exposto às partículas α. Na imagem abaixo, veja uma representação do experimento:

O que Rutherford esperava com seu experimento
Representação do experimento de Rutherford e o comportamento das partículas alfa com os átomos de ouro.

Ao final do experimento, foi possível observar que a maioria das partículas realmente passava direto pela folha de ouro, como já era de se esperar. Porém, algumas desviavam o caminho e outras, uma minoria, era refletida. A conclusão tomada, portanto, foi de que a maior parte do núcleo é vazia, por onde as partículas α passavam. Outra parte, bem menor, era maciça e fazia com que tais partículas fossem desviadas ou refletidas. Essa conclusão também pode ser vista na imagem anterior.

O que o experimento de Rutherford comprovou

Sendo assim, o experimento foi muito importante para o estudo atômico e comprovou que o modelo proposto anteriormente por Thomson era equivocado. O átomo, na verdade, é formado majoritariamente de espaços vazios, que permitiram a passagem livre da maioria das partículas α. Além disso, há um núcleo maciço, que promoveu o desvio e reflexão de uma parte das partículas.

Como já se tinha conhecimento de que as partículas α possuem uma unidade de carga positiva, o desvio aconteceu por conta de repulsão entre cargas iguais, visto que a hipótese era de que o núcleo também tinha carga positiva.

Publicidade

Entretanto, o modelo proposto por Rutherford não era completamente correto, visto que ainda deixou a dúvida com relação à estabilidade do núcleo atômico. Se ele era composto de cargas negativas, como átomos com maiores massas atômicas são estáveis com tantas cargas positivas acumuladas no mesmo espaço? A repulsão de cargas não permitiria isso. Tal questionamento só foi respondido com o modelo atômico de Rutherford-Bohr que introduziu o conceito dos nêutrons no núcleo, que estabilizam as cargas.

Vídeos sobre o experimento de Rutherford

Agora, veja alguns vídeos selecionados para ajudar a assimilar o conteúdo estudado e visualizar como o experimento foi realizado:

O modelo atômico experimental de Rutherford

Publicidade

Apesar de não estar correto, o modelo de Rutherford para o átomo foi revolucionário para a ciência, visto que foi introduzido o conceito de orbitais, região onde os elétrons se encontram e rodeiam o núcleo. Veja como foi, para os pesquisadores da época, essa descoberta e como foi realizado o experimento de Rutherford.

As conclusões do experimento de Rutherford

Ao realizar esse experimento, Rutherford concluiu que o átomo é constituído de um núcleo positivo rodeado pelos elétrons, que possuem carga negativa, numa região que ocupa a maior parte do volume dessa partícula. Veja como foi realizado esse experimento, que mudou a maneira que os cientistas enxergavam os átomos.

O modelo de átomo praticamente vazio

Até o ano de 1911 acreditava-se que o átomo era como um pudim de passas, conforme o modelo atômico de Thomson. Porém, nesse ano, Rutherford e sua equipe realizaram um experimento e provaram o contrário. Na verdade, o átomo é constituído de um núcleo pequeno, que abriga a toda a massa da partícula, e os elétrons se encontram num espaço vazio ao redor desse núcleo. Veja no vídeo mais detalhes do modelo atômico de Rutherford.

Publicidade

Em síntese, o experimento de Rutherford, realizado bombardeando partículas radioativas em uma lâmina de ouro, foi essencial para o estudo da atomística e introduziu o conceito de que um átomo é constituído majoritariamente de espaço vazio e seu núcleo é extremamente pequeno e maciço. Não pare de estudar por aqui, aprenda sobre outra região dos átomos, a eletrosfera.

Referências

Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente (2005) – Peter Atkins e Loretta Jones
Química: a ciência central (1999) – Theodore L. Brown, Eugene H. LeMay, Bruce E. Bursten e Julia R. Burdge
Química Inorgânica(1992) – Peter Atkins, Duward F. Shriver e Cooper H. Langford

Exercícios resolvidos

1. [PUC]

Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:

a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva. b) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons. c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa dos elétrons. d) uma região central com carga negativa chamada núcleo.

e) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.

Por seu experimento, Rutherford pôde concluir que a maior parte do átomo é vazia e seu núcleo, onde se encontram as cargas positivas, é extremamente pequeno e denso. Sendo assim, a alternativa correta é a letra e) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.

2. [UCDB-MT]

No modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo com carga ……, onde …… estaria concentrada. Ao redor do núcleo estariam distribuídos os ….. . A alternativa que completa corretamente a frase é:

a) negativa – toda a massa – elétrons. b) positiva – metade da massa – elétrons. c) positiva – toda a massa – elétrons. d) negativa – toda a massa – nêutrons.

e) positiva – toda a massa – nêutrons.

Completando as lacunas, a frase correta fica: “No modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo com carga positiva, onde toda a massa estaria concentrada. Ao redor do núcleo estariam distribuídos os elétrons.”
Sendo assim, a alternativa correta é a letra c) positiva – toda a massa – elétrons.