O que é processo endotermico

Reações Endotérmicas e Exotérmicas são grandezas que medem a quantidade de calor (energia) absorvida e liberada durante as reações químicas. Elas são estudadas pela termoquímica.

Qual a diferença entre elas?

Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

As aves e os mamíferos têm a capacidade de manter a estabilidade da temperatura do corpo. Por esse motivo eles são chamados de animais endotérmicos, popularmente, “animais de sangue quente”.

Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

A mudança de estados físicos, nessa ordem: gasoso, líquido e sólido, é um exemplo de reação exotérmica. Cada um deles ocorre na medida em que a energia é liberada, ou seja, quando há menos calor.

Repare que ao invertemos essa ordem (sólido, líquido e gasoso), existe produção de energia (mais calor). Neste caso, a reação é endotérmica.

Exemplos do Cotidiano

A gordura corporal funciona como um combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é absorvida por ele. Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo de reação endotérmica.

Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento estamos, por sua vez, diante de um processo exotérmico. Isso porque o calor que é liberado transformará esse alimento para que ele seja consumido.

Entalpia é a energia existente em todas as substâncias e que são alteradas em decorrência das reações endotérmicas e exotérmicas.

Como não é possível calcular a entalpia, foi estabelecido o cálculo da sua variação.

Assim, mediante a comparação da entalpia padrão (temperatura de 25º C sob a pressão atmosférica de 1atm), seria possível calcular a variação da entalpia.

De acordo com a Lei de Hess, a entalpia final menos a entalpia inicial (ΔH = Hf – Hi) resulta nesse dado.

Se a reação endotérmica absorve energia, isso quer dizer que a entalpia do reagente (final) é menor do que do produto (inicial). Logo, a variação da entalpia é positiva (ΔH > 0).

Por sua vez, se a reação exotérmica libera energia, isso quer dizer que a entalpia (energia) do reagente é maior do que a do produto. Logo, a variação da entalpia é negativa (ΔH < 0).

Leia também:

  • Reações Químicas
  • Equilíbrio Químico
  • Combustão

Um processo endotérmico é qualquer processo com um aumento na entalpia H (ou energia interna U) do sistema. Nesse processo, um sistema fechado geralmente absorve energia térmica de seus arredores, que é a transferência de calor para o sistema.

O que é processo exotérmico e endotérmico?

Um processo exotérmico libera calor, fazendo com que a temperatura do ambiente imediato aumente. Um processo endotérmico absorve calor e resfria o ambiente. ”

O que é reação endotérmica Resposta curta?

As reações endotérmicas são reações químicas nas quais os reagentes absorvem energia térmica do ambiente para formar produtos. ... As reações endotérmicas geralmente envolvem a formação de ligações químicas através da absorção de calor do ambiente.

O que é endotérmico em química?

Uma reação química ou mudança física é endotérmica se o calor for absorvido pelo sistema do ambiente. No decorrer de um processo endotérmico, o sistema ganha calor do ambiente e, portanto, a temperatura do ambiente diminui.

É endotérmico quente ou frio?

As reações endotérmicas são o oposto das reações exotérmicas. Eles absorvem a energia térmica do ambiente. Isso significa que os arredores das reações endotérmicas são mais frios como resultado da reação. O derretimento do gelo é um exemplo desse tipo de reação.

Como saber se é exotérmico ou endotérmico?

Portanto, se a soma das entalpias dos reagentes for maior que a dos produtos, a reação será exotérmica. Se o lado do produto tiver uma entalpia maior, a reação é endotérmica. Você pode se perguntar por que as reações endotérmicas, que absorvem energia ou entalpia do ambiente, acontecem.

É exotérmico quente ou frio?

Em uma reação exotérmica, o sistema perde calor à medida que o ambiente aquece. Aquela bolsa de gelo que o treinador está colocando na massa? É um exemplo de reação endotérmica. Uma reação endotérmica é quando o calor é necessário para a reação, então ela extrai calor de seus arredores, fazendo-os sentir frio.

Que é um processo exotérmico?

Em termodinâmica, o termo processo exotérmico (exo-: "fora") descreve um processo ou reação que libera energia do sistema para seus arredores, geralmente na forma de calor, mas também na forma de luz (por exemplo, uma faísca, chama , ou flash), eletricidade (por exemplo, uma bateria) ou som (por exemplo, explosão ouvida durante a queima ...

Fritar ovo é endotérmico ou exotérmico?

No caso de cozinhar um ovo, o sistema (ovo) é aquecido e para isso a energia é retirada do ambiente (frigideira). Portanto, a reação é uma reação endotérmica.

Quais são os dois exemplos de exotérmico?

As reações exotérmicas são reações químicas que liberam energia na forma de calor ou luz....

Exemplos de combustão

  • Acendendo um fósforo.
  • Uma exibição de fogos de artifício.
  • Acendendo carvão em uma churrasqueira.
  • Iniciando um forno a gás.
  • Acendendo lenha para uma fogueira.
  • Queimando um pedaço de papel.

Está derretendo endotérmico ou exotérmico?

A fusão é uma reação endotérmica na qual a quantidade total de calor na substância, também conhecida como entalpia, aumenta. A matéria sólida só pode...

Qual é a reação mais endotérmica?

As reações mais endotérmicas são impulsionadas pela entropia. Para absorver o calor do ambiente, a energia deve ser redistribuída de uma forma ainda menos disponível do que a energia aleatória nessa temperatura. Isso significa que deve receber mais graus de liberdade, a liberdade de mais estados moleculares do que antes.

Your browser isn’t supported anymore. Update it to get the best YouTube experience and our latest features. Learn more

Remind me later

As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia.

Qual a principal característica das reações endotérmicas e exotérmicas Cite exemplos das duas reações?

Nas reações exotérmicas, há liberação de calor. ... Nas reações endotérmicas, ocorre absorção de calor. A entalpia dos produtos será maior que a entalpia dos reagentes, portanto, a variação da entalpia será positiva (∆H > 0), como no segundo diagrama.

Quais são os processos endotérmicos?

  • São exemplos de processos endotérmicos: 1 Ebulição da água; 2 Fusão da água; 3 Fotossíntese; 4 Bolsa de gelo instantâneo. More ...

Qual a diferença entre reações endotérmica e exotérmica?

  • Reações Endotérmicas e Exotérmicas são grandezas que medem a quantidade de calor (energia) absorvida e liberada durante as reações químicas. Elas são estudadas pela termoquímica. Qual a diferença entre elas? Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de...

Quais são os processos exotérmicos?

  • Processos exotérmicos. Uma reação comum de combustão é a queima da madeira. Sabe-se que esse processo ocorre com liberação de energia na forma de calor e também de luz. Assim, essa reação é denominada exotérmica (o prefixo “exo” significa “para fora”), pois há liberação de calor.

Qual o significado do prefixo endotérmico?

  • Liquefação ou condensação da água. Processo endotérmico. ... O prefixo endo, presente nesse processo químico, significa “para dentro”. Outro exemplo dessa situação é a evaporação da água em estado líquido, que para ocorrer precisa absorver cerca de 44 kJ.

Última postagem

Tag