O que é o setor primario

Índice

O setor primário inclui todas as atividades econômicas dedicadas à exploração dos recursos naturais, obtendo em troca matérias primas. Destinam-se ao consumo humano direto ou à transformação pelo setor secundário.

Ou seja, cabe ao setor primário extrair diretamente os bens que a natureza fornece, sem modificá-los em um processo industrial.

Deve-se lembrar que em economia todas as atividades comerciais ou produtivas são divididas em cinco grandes setores: primário, secundário, terciário, quaternário e quinário.

Setor primário, secundário e terciário

Em muitas ocasiões, os bens produzidos nas atividades primárias passam pelo setor secundário para sua produção (doces ou pães, por exemplo).

Deve-se destacar que o setor primário é de vital importância para a sobrevivência do ser humano. A razão é que ele se encarrega de prover alimentos, tanto para as pessoas quanto para o gado.

Outra questão a destacar é que as atividades do setor primário têm origem na antiguidade. Assim, devemos lembrar que os primeiros homens já realizavam tarefas como colher frutos.

Mais tarde, no Neolítico, o homem descobriu a agricultura e a pecuária. Desde então, mais atividades foram adicionadas ao setor primário.

Características do setor primário

Entre as características mais importantes do setor primário estão:

  • Explora recursos naturais.
  • A produção do setor primário pode e costuma ser utilizada posteriormente em outros setores, como o secundário.
  • É um setor muito importante para a economia. Uma vez que satisfaz as necessidades primárias.
  • Seu peso foi drasticamente reduzido nos países desenvolvidos e tem maior peso na economia dos países emergentes ou em desenvolvimento. No entanto, é muito importante em ambos.
  • Começa a ser uma atividade mais desenvolvida no Neolítico, quando o homem descobre a agricultura e a pecuária.
  • Depende de fatores como o clima ou o solo.

Finalmente, deve-se notar que existem setores como a mineração de combustíveis fósseis que não se enquadram no setor primário. No entanto, a mineração dedicada à extração de metais preciosos, como ouro, é considerada o setor primário.

Atividades do setor primário da economia

As principais atividades neste setor são:

  • A agricultura: Todas as atividades relacionadas com o cultivo da terra. Sua importância é fundamental porque tem como objetivo a obtenção de produtos vegetais (como frutas, vegetais, grãos ou gramíneas) para a alimentação humana e pecuária. Pode ser irrigado ou seco.
  • Pecuária: Mão-de-obra relacionada com a criação de gado doméstico, para a exploração e comercialização de alimentos ou peles. Pode ser intensivo, extensivo ou transumante (movimentação periódica de gado).
Tipos de gado
  • Caçando: Atividades relacionadas com a captura de animais silvestres para consumo e comercialização de alimentos e peles.
  • Pesca e piscicultura: Empresa responsável pela extração de peixes ou outros organismos aquáticos.
  • Apicultura:É a atividade dedicada à criação de abelhas, para obtenção de mel e cera.
  • Silvicultura ou extração de madeira: Trata-se de cultivar árvores na floresta para obter madeira.
  • Mineração: É a extração de minerais como ouro, prata, cobre, zinco, molibdênio, entre outros. A extração de combustíveis fósseis não está incluída.

Empresas do setor primário

A seguir, apresentaremos alguns exemplos de empresas do setor primário:

  • Uma empresa agrícola que cultiva milho.
  • Um fazendeiro que vende leite de suas vacas.
  • A atividade do proprietário de uma empresa que possui oliveiras e produz azeite.

Produtos do setor primário

Por outro lado, entre os produtos do setor que podemos destacar estão:

  • Azeite de oliva.
  • Grãos de milho.
  • Leite.
  • Farinha de trigo.
  • Fruta.
  • Vegetais.

Agora, se fosse um milk-shake, em que o leite (produto primário) passou por um processo de transformação, estaríamos falando do setor secundário. O mesmo vale para o pão. Um pão comprado em uma padaria não é um setor primário, é um setor secundário.

Exemplo do setor primário

Como exemplo de setor primário, poderíamos citar a exploração florestal. Por meio dessa atividade, a madeira silvestre é extraída da floresta para ser enviada às indústrias.

Agora, vamos imaginar que a madeira é transformada em papel em uma fábrica. Este seria um exemplo de um setor secundário.

Por fim, todo o processo para chegar ao comprador final exigirá uma série de serviços (transporte, financiamento, assessoria jurídica, representação comercial, etc.) que serão prestados pelo setor terciário.

Entre os exemplos, poderíamos também expor o setor primário por país. Um caso seria o setor primário no México, onde este setor se caracteriza por oferecer uma grande diversidade de produtos. O que é possível, graças à grande variedade de climas existentes no território.

Além disso, o México possui grandes extensões de litoral que permitem a exploração de outras atividades do setor, como a pesca.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Os setores da economia são a divisão de atividades econômicas exercidas em um país.

Estas atividades são classificadas de acordo com as etapas de exploração dos recursos naturais, a transformação da matéria-prima ou a prestação de serviços.

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos:

  • Setor Primário: extração de matérias-primas
  • Setor Secundário: indústria
  • Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais

A economia de um país é classificada de acordo com os setores da economia a que ele se dedica.

Por isso, sua riqueza é medida segundo o desenvolvimento de cada setor. Assim, quanto maior a concentração econômica no segundo e terceiros setores, mais desenvolvido este país será.

Setor Primário

O Setor Primário é o estágio no qual ocorre a produção a partir dos recursos naturais existentes para exploração.

Normalmente estão ligados à atividades de agrícolas (lavoura permanente, lavoura temporária, horticultura, etc.), mineração, pesca e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça e obtenção de outros produtos sejam eles renováveis ou não.

Neste setor da economia, as atividades econômicas irão obter o produto primário por meio de extração ou produção.

No setor primário serão obtidas as matéria-primas para os outros setores. Apesar de ser fundamental, possui pouco valor agregado e não gera muitas riquezas aos países que exploram apenas modalidade econômica.

O Setor Secundário da economia corresponde ao momento quando as matérias-primas são transformadas em produtos industrializados de alto valor agregado. Isso ocorre devido o emprego de altas tecnologias.

Portanto é um setor de considerável riqueza para o desenvolvimento econômico dos países. No entanto, é o responsável pela maior parte da poluição e degradação ambiental do Planeta.

A matérias-primas são transformadas em produtos aptos para o consumo ou em maquinários e ferramentas industriais. Dessa maneira, o setor alimenta a si próprio e ao setor terciário.

A indústria, justamente, é a atividade mais importante deste campo. Especialmente aquelas que purificam, processam e embalam a matéria-prima, assim como aquelas que fornecem água, gás e eletricidade.

Fazem parte deste setor, indústrias da divisão automobilística, alimentício, naval, aeronáutica, de tecnologia avançada, informática, construção civil, etc.

Setor Terciário

O Setor Terciário é o campo da economia capitalista que mais cresce atualmente e onde se encontram os produtos de maior valor agregado. Caracteriza-se pela inclusão comercial de tudo aquilo que não abarca os outros setores, onde o foco está nas relações interpessoais.

Este é também definido como o setor de comércio e prestação de serviços. Aqui é onde se dá a comercialização dos bens tangíveis e intangíveis (imateriais), como a oferta de serviços prestados às empresas ou a particulares.

Neste setor apresenta-se um alto grau de valor agregado e desenvolvimento econômico, típico dos países desenvolvidos, os quais concentram suas atividades nesta categoria. Destas nações virão as grandes empresas como refinarias, automobilística e maquinaria.

Por outro lado, no Setor Terciário é requerido mão de obra muito mais qualificada, sendo o campo que mais contrata trabalhadores, muitas vezes na qualidade de profissionais liberais.

Vale destacar que este é o setor do comércio em geral, da venda de serviços como educação, saúde, segurança, transporte, finanças, telecomunicações, desenvolvimento de softwares, consultorias, reunindo uma infinidade de atividades.

Nos países desenvolvidos e nos emergentes, o terceiro setor é muito forte. Entretanto, podem surgir problemas como o crescimento desordenado e ao excesso de mão de obra qualificada.

Temos mais textos sobre o assunto para você:

  • Extrativismo
  • Indústria
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

Última postagem

Tag